terça-feira, 30 de outubro de 2012

Após primeiro treino físico, Ganso diz: 'Estou tranquilo, foi levinho'

Bruno Quaresma - 29/10/2012 - 21:16 São Paulo (SP)

Primeiro treino de Ganso com o grupo são-paulino - (Foto: Miguel Schincariol)
Ganso correu em ritmo lento em torno do campo (Foto: Miguel Schincariol)

Paulo Henrique Ganso está liberado pelos fisioterapeutas e iniciou na tarde desta segunda-feira os trabalhos com os preparadores físicos do São Paulo. Após pouco mais de uma hora e meia de atividade, o meia saiu de campo sem se dizer cansado:

– Estou tranquilo, foi levinho.

GALERIA DE FOTOS:
> Confira as imagens do primeiro treino de Ganso

Pode até ter sido leve no que se refere à intensidade, mas a diversidade de exercícios foi grande. Ele começou matando a saudade da tradicional roda de “bobinho” com os jogadores que não foram utilizados no Recife. Mas logo se separou do restante da equipe e foi para outro campo, que é mais utilizado pelos goleiros. Ao lado de Osvaldo, o camisa 8 iniciou a série de atividades com o preparador Sérgio Rocha. Foram cerca de dez movimentos diferentes, todos em contato com a bola.

Apesar de simples, a atividade foi a que mais chamou a atenção no CT da Barra Funda. E não foi apenas da imprensa. Rogério Ceni, Lucas e os fisioterapeutas do clube ficaram de olho em cada passo dele.

Ney Franco também acompanhou o treinamento e aproveitou um descanso do atleta para trocar rapidamente algumas palavras com seu futuro titular. O clube não dá prazos, mas é certo que Ganso terá condições de jogo até o fim de novembro.

A partir de agora, a carga física irá aumentar e o meia está pronto para encarar.

– O próximo treino vai ser mais forte – avisou Paulo Henrique.

Sempre que tinha um descanso, o camisa 8 virava os olhos para o minicoletivo, que acontecia ao lado. Um sinal de que gostaria de estar ali. Ganso ainda não pode, mas vai se juntar aos companheiros em breve. Enquanto a expectativa cresce, ele mostra, a cada toque na bola, a qualidade que o fez ser contratado.

O TREINO DE GANSO

Aquecimento
O primeiro trabalho com bola de Ganso com seus companheiros foi o famoso “bobinho”. Ele participou da atividade em uma roda com Cícero, Jadson, Osvaldo, Paulo Assunção, Cañete e Lucas Farias. Apesar de estar sem ritmo, o camisa 8 foi um dos últimos a ir para o meio da roda. Antes de se separar do grupo, Paulo Henrique fez alongamento com Paulo Assunção

Treinamento
Ao lado de Osvaldo, que desfalcou o time contra o Sport, Ganso iniciou as atividades com Sérgio Rocha, preparador físico, no campo ao lado do que os reservas faziam a atividade. Primeiro, apenas movimentação lateral e frontal, além de toques rasteiros. Depois, o jogador começou a devolver a bola de primeira, recebendo ela no alto. Na sequência, Ganso tinha de dominar na coxa e tocar com o pé. O próximo exercício foi com passes de cabeça. Ele fez zigue-zague nos cones, seguido de lançamento para Sérgio Rocha. Errou com a esquerda e acertou com a perna direita. Depois, matava a bola no peito, antes de realizar o passe.

Trote
Em ritmo lento, o jogador correu em torno dos gramados do CT. A cada volta, ele parava e os preparadores físicos conferiam os batimentos cardíacos do camisa 8.

Abdominal
Para finalizar, Ganso fez exercícios para o abdómen. Durante o movimento, Sérgio Rocha jogava a bola para o meia dar cabeçadas.



São-paulinos esperam La U dando espaços para contra-ataques

Rhodolfo, São Paulo (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Rhodolfo (de azul) elogia time chileno
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

Para garantir vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o São Paulo sofreu diante da desconhecida LDU de Loja. Após empatar por 1 a 1 no Equador, o Tricolor passou sufoco na volta. Diante de uma forte retranca adversária, a equipe tomou alguns sustos e, com a igualdade por 0 a 0, avançou por ter feito um gol na casa do rival. Agora, nas quartas, contra a Universidad de Chile (CHI), todos acreditam que a história será diferente.

Isso por causa do estilo de jogo da atual campeã da competição. O técnico Jorge Sampaoli prioriza o ataque, principalmente quando La U atua no estádio Nacional de Santiago. Como os paulistas atuam no esquema 4-3-3, todos acreditam em um grande jogo na próxima quarta-feira, no Chile. Mesmo com Luis Fabiano poupado por não estar 100%, a formação tática será mantida.

- O último duelo foi complicado porque a LDU ficou toda retrancada. O time do Chile é diferente, eles jogam para cima, jogam para vencer. Será uma grande partida porque todos buscam o gol o tempo todo. Uma vitória nos dará muita moral, já que estaremos enfrentando a atual campeã da Sul-Americana - afirmou o zagueiro Rhodolfo.

O atacante Osvaldo seguiu pela mesma linha de raciocínio.

- Ficamos sem espaço contra a LDU. Como La U também atua com três atacantes, tenho certeza de que eu e o Lucas teremos espaço para jogar. Temos de repetir no Chile o que fizemos nos outras partidas em que atuamos fora na Sul-Americana e marcar gols para decidir em casa - ressaltou.

Universidad de Chile e São Paulo iniciam nesta quarta-feira a briga por uma vaga na semifinal do torneio continental. O confronto de volta está marcado para o dia 7 de novembro (quarta-feira), no estádio do Pacaembu. O palco da disputa foi modificado porque o estádio do Morumbi vai sediar um show da cantora Lady Gaga. 



Em processo de recuperação, Ganso inicia treinos no campo

Ganso no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Ganso faz exercícios no campo do CT do São Paulo
(Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Paulo Henrique Ganso fez, nesta segunda-feira, seu primeiro treino no campo, com os demais jogadores do São Paulo. Contratado por mais de R$ 23 milhões em setembro, o meia está em processo de recuperação de uma lesão no músculo reto femural da coxa esquerda e ainda tem esperanças de estrear pelo Tricolor este ano.   

Nesta segunda, no CT da Barra Funda, o camisa 8 foi liberado e começou trabalhos físicos no campo com o preparadores Alexandre Lopes e Sérgio Rocha. Na última semana, ele já havia ido a campo para uma atividade com bola, mas sob a supervisão dos fisioterapeutas do clube. O jogador passará agora a treinar com os preparadores físicos do Tricolor.

- É uma transição do REFFIS para os trabalhos físicos. Vamos trabalhar essa semana em cima dessa evolução. Até domingo teremos uma noção mais precisa de como vamos trabalhar a segunda semana do Paulo Henrique - disse Alexandre Lopes, em entrevista ao site oficial do São Paulo.

- É como se fosse uma intertemporada. Vamos fazer uma readaptação dos trabalhos físicos e técnicos, para dar essa progressão e uma qualidade melhor para ele dentro da segunda semana - completou o preparador físico.

Alexandre Lopes evita falar em prazo para a estreia de Ganso. O meia fará alguns trabalhos com o grupo, mas sempre voltado para a parte física, antes de ser liberado para os coletivos.

- Não dá para falar em prazo ainda. É a primeira semana de trabalho físico dele. Primeiro vamos observar a estruturação do jogador, como ele se desenvolve para ter uma noção de como será a sequência. Ele fará trabalhos técnicos, alguns com o grupo, mas sempre entregue mais à preparação física - concluiu o preparador. 



Luis Fabiano e Paulo Miranda estão fora da partida contra La U

Luis Fabiano no treino do São Paulo (Foto: João Pires / Vipcomm)Luis Fabiano, em treino do São Paulo, no CT
(Foto: João Pires / Vipcomm)

O atacante Luis Fabiano está fora da partida desta quarta-feira, contra a Universidad de Chile, em Santiago, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Apesar de não ter sentido nenhuma dor aguda na partida contra o Sport, no último sábado, o camisa 9 deixou o campo reclamando de um incômodo muscular. O Fabuloso passou por uma análise dos fisiologistas do clube nesta segunda-feira, e foi constatado que ele está muito desgastado fisicamente e que, se entrasse em campo, o risco de sofrer nova lesão seria grande. 

Com isso, Luis Fabiano vai alternar exercícios de fortalecimento no Reffis com trabalhos no campo. Ele tem presença assegurada na partida de domingo, contra o Fluminense, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

Na saída do gramado em Recife, no último sábado, após a goleada sobre o Sport, Luis Fabiano já havia deixado claro que gostaria de ser poupado.

- Não é a situação adequada, venho de lesão, o ideal seria não ficar jogando em sequência, mas, pela importância do jogo (no Chile), eu me coloco à disposição. Só digo que gostaria muito de enfrentar o Fluminense no domingo, até porque tenho um confronto direto - afirmou.

Além do Fabuloso, outro jogador que também não vai viajar será o zagueiro Paulo Miranda, que vem atuando como lateral-direito. Ele torceu o joelho esquerdo no segundo tempo da partida contra o Sport e fará tratamento durante toda a semana. A princípio, a situação do atleta não preocupa a comissão técnica e ele também deverá jogar contra o Flu.

Sem os dois titulares, o técnico Ney Franco ainda vai esperar o treino desta terça-feira, já no Chile, para definir os substitutos. Para a lateral, Douglas surge como principal candidato. Para o comando da ataque, são três opções: Cícero, Ademilson e Willian José. A tendência é que o primeiro, por ser mais experiente, seja o escolhido pelo treinador.

A lista dos atletas que viajará para o Chile na manhã desta terça-feira não foi divulgada, mas nela constarão os nomes de Osvaldo e Jadson. O primeiro não atuou contra o Sport por sentir dores na coxa esquerda. O segundo estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo e será escalado como titular contra La U. 



Para Lédio Carmona, árbitros sempre vão errar: 'Eu não vejo solução'

Com a polêmica anulação do gol de Barcos, no sábado, no Beira-Rio, o comentarista do SporTV Lédio Carmona acredita que os erros de arbitragem sempre acontecerão no futebol. Para o jornalista, medidas como a profissionalização podem ajudar a diminuir as falhas, mas é impossível acabar completamente com as polêmicas.

- Não vejo solução. Por mais que o árbitro seja profissional, ele vai continuar falhando. A profissionalização ajuda, eles vão se preparar mais, mas vão continuar errando. É uma profissão falível. É muito difícil - disse o comentarista, no ".

Na opinião de Lédio Carmona, o mais importante da arbitragem é ser justa para ambas as equipes em campo. Por isso, mesmo que a irregularidade seja observada por uma pessoa fora do trio, é válido observar a infração.

- A Justiça é tudo. Se o jogador colocou a mão na bola, não tem o que discutir. Pode ser o delegado, o comentarista, o torcedor, o maqueiro, alguém precisa anular esse gol. O erro não pode existir. Por isso, a tecnologia tem que ser implantada. Eu sei que isso levaria 20 anos para ser implantado no futebol. Não adianta botar tecnologia no jogo da Série A e no jogo da Série D não ter. Vai levar muito tempo. Então, é preciso remediar. Pode espalhar árbitros pelo campo, o que não pode é um gol com a mão ser validado.

Lédio Carmona citou outro comentarista para criticar quem afirma que o gol não poderia ter sido anulado se o árbitro tivesse sido avisado por uma pessoa de fora do trio.

- O Nando Gross, da Rádio Gaúcha, comentou: pela primeira vez na história do futebol mundial que um árbitro foi criticado por anular um gol feito com a mão. A discussão está muito desvirtuada. O gol foi com a mão. O Barcos deu um tapa na bola.

barcos Internacional X Palmeiras (Foto: Renan Olaz/Futura Press/Agência Estado)Barcos desviou com o braço. Gol foi anualdo com polêmica (Foto: Renan Olaz/Futura Press/Agência Estado)



Show de Lady Gaga faz São Paulo 'se mudar' para o Pacaembu

O São Paulo mudará de casa para o confronto de volta com o Universidad do Chile, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Em vez de o Morumbi, o Pacaembu será o palco da partida do dia 7 de setembro. A mudança se dá em função do show da cantora Lady Gaga no estádio tricolor.

A apresentação da popstar norte-americana está agendada para o dia 11 de novembro, mas o estádio estará interdita já no dia 7 para a montagem do palco. O estádio do Morumbi é frequentemente alugado para grandes shows. Neste ano, Roger Waters fez show no local, que ainda receberá a cantora Madonna no início de dezembro.

O primeiro confronto entre o Tricolor e a Universidad do Chile será nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília). O time que avançar à semifinal enfrenta o vencedor de Independiente, da Argentina, e Universidad Católica, outra equipe chilena. No entanto, caso o São Paulo e o Grêmio cheguem às semis, os dois duelarão, já que o regulamento do campeonato não permite que dois times brasileiros façam a final.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Dois de Lucas, TN10, Seedorf e Bruno Mendes disputam o gol mais bonito

A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro será terminada só na quarta-feira, mas 20 gols já foram marcados. Assim, o já elege o gol mais bonito nesta segunda-feira. Veja todos os candidatos no vídeo à esquerda e escolha o seu favorito. O resultado será divulgado na terça-feira no programa, que começa às 11h45m (de Brasília).

Clique aqui para votar no gol mais bonito da rodada

O primeiro candidato é o holandês Seedorf, do Botafogo. No sábado, no Engenhão, após passe de calcanhar de Lodeiro, Bruno Mendes ajeitou para o camisa bater de primeira, para abrir o placar contra o Atlético-GO.

O segundo candidato é mais um jogador do Botafogo. O atacante Bruno Mendes arriscou de muito longe e fechou o placar na goleada do Alvinegro por 4 a 0 sobre o Dragão, aos 34 minutos do segundo tempo.

Já o meia Lucas, do São Paulo, concorre com dois gols. Seu primeiro veio na vitória do Tricolor por 4 a 2 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, arriscou de muito longe e acertou o ângulo. Aos 17 minutos do primeiro tempo, o jogador acertou uma bomba no ângulo do goleiro Saulo, que nada pôde fazer. Também na disputa, está o seu terceiro gol naquele jogo. Lucas tabelou com Luis Fabiano e tocou rasteiro, fazendo o quarto do São Paulo, aos 13 da etapa final.

Fechando a lista, está o meia Thiago Neves, do Fluminense. Na quinta-feira, no Engenhão, ele fez, de cabeça, o segundo do Tricolor, aproveitando uma ótima jogada e um cruzamento perfeito de Wellington Nem. O time das Laranjeiras venceu o Coritiba por 2 a 1.

Clique aqui para votar no gol mais bonito da rodada

lucas sport x são paulo (Foto: RUBENS CHIRI/PERSPECTIVA/Agência Estado)Lucas posa para 'fotos' dos companheiros (Foto: RUBENS CHIRI/PERSPECTIVA/Agência Estado)