quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prestes a jogar de vermelho, SP lembra outras 'camisas alternativas'

O São Paulo usará uma camisa toda vermelha no domingo, contra o Penapolense, no Morumbi, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Trata-se de uma ação comemorativa, em alusão às novas arquibancadas do estádio. A ação segue o mote "Vermelho, a cor da Raça". Apesar de o Estatuto do clube proibir a utilização de uniformes diferentes daqueles estipulados, não será a primeira vez que a equipe atuará com "camisas alternativas"

Segundo o departamento de comunicação do clube, ao menos em 23 partidas (de um universo de mais de 5 mil) o Tricolor usou uma camisa diferente das tradicionais.

São Paulo Camisas Negras (Foto: Reprodução/Site Oficial do São Paulo)São Paulo com camisas negras, em 1930 (Foto: Reprodução/Site Oficial do São Paulo)

Em 1930, por exemplo, o São Paulo atuou de preto, com a camisa da A. A . das Palmeiras, em amistoso contra a seleção dos Estados Unidos, que jogava de branco - o uniforme número 2, com a camisa listrada, só foi lançado em 1932.

Dez anos depois, o time passou a jogar com uma camisa listrada verticalmente em preto e branco, com gola e punhos em vermelho (similar à da Seleção Paulista). Foram pelo menos sete jogos com esse uniforme.

São Paulo Camisas Listrada (Foto: Reprodução/Site Oficial do São Paulo)São Paulo, com camisas listradas em preto e branco, em 1940 (Foto: Reprodução/Site do São Paulo)

Em 1966, o São Paulo usou um uniforme tricolor, com três faixas verticais largas, preta, branca e vermelha, com o emblema do São Paulo ao centro do peito. A camisa foi uma criação do conselheiro, jornalista e então diretor de futebol, Paulo Planet Buarque. Foram pelo menos dez jogos com esse uniforme, usado inclusive em clássicos contra Santos, Corinthians e Palmeiras.

Camisa São Paulo uniforme tricolor (Foto: reprodução / site oficial do São Paulo)Camisa do São Paulo com três faixas grandes (Foto: reprodução / site oficial do São Paulo)

Em 1966, durante excursão na Espanha, o time jogou com o uniforme azul do Recreativo de Huelva, e venceu o Real Madrid (de branco) por 2 a 1. O São Paulo também jogou com uma camisa vermelha do Unión Española, do Chile, em amistoso contra o Palestino, em 1978 - vitória por 1 a 0.

São Paulo Camisa Azul (Foto: Reprodução/Site Oficial do São Paulo)São Paulo com camisa azul, do Recreativo Huelva (Foto: Reprodução/Site Oficial do São Paulo)

Em 2000, o time jogou um amistoso com o uniforme todo branco, no torneio amistoso Constantino Cury, quando enfrentou o Avaí, de Florianópolis, jogando o primeiro tempo com uma camisa branca estilo retrô em homenagem ao centenário do Club Athlético Paulistano - fundado em 29 de dezembro de 1900 -, um dos times relacionados com a fundação do Tricolor. Para o segundo tempo dessa partida, o São Paulo voltou com seu uniforme tradicional. Vitória para o São Paulo por 3 a 2.

São Paulo Camisa Paulistano (Foto: Reprodução/Site Oficial do São Paulo)São Paulo, com a camisa do Paulistano, em 2000 (Foto: Reprodução/Site Oficial do São Paulo)



Vice do Tricolor rebate acusação de aliciamento e ataca o Vasco

Adalberto Batista Craque do Brasileirão 2012 (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Adalberto Baptista diz que São Paulo não irá mudar
sua postura (Foto: Fernando Martins)

O vice-presidente do São Paulo, Adalberto Batista, negou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, no CT da Barra Funda, que o clube tenha aliciado garotos das categorias de base de outras agremiações, conforme acusações de clubes como Flamengo, Corinthians, Santos, Palmeiras e Atlético-MG, entre outros. Em seguida, atacou a estrutura oferecida pelo Vasco.

Questionado sobre o código de ética defendido por estes clubes, Adalberto Batista afirma desconhecer tal "cartilha" e diz não aceitar "acordos ilegais" que possam prejudicar o futebol e os direitos dos atletas.

- Não posso assinar um acordo que é ilegal. Como vou assinar algo que priva o jogador de atuar onde ele quer, mesmo sem contrato? É uma liberdade que ele tem. Quando você assina contrato com um jogador, você assina para ter uma série de responsabilidades - disse Batista, que descarta mudar a postura da diretoria tricolor.

De acordo com matérias, o Vasco vive em condições precárias de higiene, sem papel higiênico e tampa na privada"

Adalberto Baptista

Segundo o vice-presidente do São Paulo, o possível boicote de outros clubes, que ameaçam não participar de torneios em que o Tricolor esteja inscrito, não altera em nada a administração do clube.

- Não tem motivos para mudar. O São Paulo não reconhece essa associação de pretensos executivos, muitas vezes ligados a empresários de futebol. O São Paulo nunca recebeu qualquer tipo de indagação ou convite. Vamos continuar agindo da forma que achamos correto - declarou Baptista, confirmando a participação do clube na Copa 2 de julho, na Bahia.

Adalberto Baptista ainda alfinetou o diretor-executivo do Vasco, Renê Simões, um dos autores das críticas. Ex-diretor das categorias de base do Tricolor, o dirigente deixou o CT de Cotia no ano passado e se juntou às outras agremiações a fim de organizar um boicote contra o próprio São Paulo. Segundo Baptista, Simões tem disparado contra o ex-clube para aparecer.

- O Renê está chateado porque ele vem perdendo atletas seguidamente e está num clube que, infelizmente, de acordo com matérias publicadas e apesar da grandeza do Vasco da Gama, vive em condições precárias de higiene, sem papel higiênico, tampa na privada, esgoto a céu aberto. Além de tudo, aqueles jogadores que têm contrato, com uma ajuda de custo, não estão recebendo. Esses jogadores estão conseguindo a liberação da Justiça e indo para outros clubes, mas quando vêm para o São Paulo, dá Ibope.



Osvaldo exibe camisa rasgada e se diz 'revoltado' por pênalti não dado

Aos 41 minutos do segundo tempo, o atacante Osvaldo entrou na área rival e foi derrubado por Mena na área, mas o árbitro paraguaio Carlos Amarilla não marcou o pênalti que poderia até ter dado a vitória ao Brasil sobre o Chile, no Mineirão. Nesta quinta, o são-paulino exibiu a camisa rasgada no lance e lamentou a decisão do juiz.

- Consegui dar o corte no primeiro adversário para dentro da área e quando fui levantar a cabeça o outro marcador fez a carga no meu corpo e não deu para ver mais nada.  Levantei com a minha camisa toda rasgada e revoltado pelo juiz não ter dado o pênalti.  Se ganhássemos o jogo daquela forma me daria uma moral muito grande, mas agora não adianta lamentar - disse Osvaldo.

Sem a chance de marcar de pênalti, o Brasil empatou em 2 a 2 com os chilenos e deixou o campo vaiado pela torcida mineira. Até gritos de "olé", a favor do rival, a Seleção de Luiz Felipe Scolari ouviu das arquibancadas.

A partida foi a última antes da convocação da Copa das Confederações, que será divulgada por Felipão em 14 de maio. Osvaldo espera ter conquistado a confiança do treinador nas oportunidades que teve.

- Procurei fazer o melhor nos treinamentos, no tempo que estive em campo, e espero ter mostrado que posso ser uma boa opção para o time caso seja preciso colocar mais velocidade no jogo, mudar a partida. Vou continuar fazendo o meu trabalho pelo São Paulo e ficar na torcida para ter agradado e estar na convocação para a Copa das Confederações - concluiu.

camisa osvaldo rasgada amistoso brasil x chile (Foto: Divulgação)A camisa rasgada de Osvaldo durante o amistoso com o Chile no Mineirão (Foto: Divulgação)



Para simbolizar raça, São Paulo instala rede vermelha no Morumbi

O São Paulo prepara uma grande festa para as quartas de final do Campeonato Paulista, diante do Penapolense, no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), com transmissão do SporTV. O estádio terá todas as suas cadeiras na cor vermelha, que segundo os dirigentes tricolores simboliza a raça da equipe.

Até as redes das traves do Morumbi agora estão na cor vermelha. Até o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, foi escalado para “ajudar” na transformação da arena. O mandatário tricolor fixará na arquibancada inferior a última cadeira da reforma que pintou de vermelho a casa são-paulina.

Rede do Morumbi (Foto: Reprodução: SporTV)Rede do Morumbi na cor vermelha (Foto: Reprodução: SporTV)

Iniciada em 2012, a troca dos assentos, importados do México, consumiu cerca de R$ 3 milhões dos cofres e faz parte do plano da diretoria para modernizar o Morumbi depois de ficar fora da Copa do Mundo. A última parte, que consiste na cobertura das arquibancadas, deve começar apenas no fim do ano.

A ocasião é histórica também por conta de um fato raro: pela primeira vez em sua história, o São Paulo entrará em campo com uniforme sem as tradicionais listras na horizontal ou na vertical. O capitão Rogério Ceni e os outros 17 jogadores subirão a campo vestidos de vermelho da cabeça aos pés.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


FPF define árbitros das quartas de final do Paulistão

A Federação Paulista de Futebol definiu na tarde desta quinta-feira os árbitros das quartas de final do Campeonato Paulista. Guilherme Ceretta de Lima apitará o clássico entre Santos e Palmeiras, no sábado, às 16h15m, na Vila Belmiro (transmissão da TV Globo). Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza comandará Mogi Mirim x Botafogo, também no sábado, às 18h30m, no estádio Romildo Gomes Ferreira, em Mogi (SporTV).

No domingo, Raphael Claus foi o escalado para o confronto entre Ponte Preta e Corinthians, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli (TV Globo), enquanto Wilson Luiz Seneme apitará São Paulo x Penapolense, às 18h30m, no Morumbi (SporTV).

Nas quartas, a única vantagem dos quatro times mais bem colocados na primeira fase é a de jogar em casa. A decisão ocorre em partida única. Em caso de empate no tempo normal, a definição do classificado vai para os pênaltis.

Nas semifinais, o vencedor de São Paulo x Penapolense enfrentará quem passar de Ponte Preta x Corinthians. No outro lado, o confronto será entre os ganhadores de Mogi Mirim x Botafogo e Santos x Palmeiras.



Para comentarista, 'deu pena' da Seleção no empate diante do Chile

Desde 2009 a seleção brasileira não vence uma partida contra as maiores seleções do mundo. O último triunfo foi contra a Inglaterra. De lá para cá perdeu para Argentina, Alemanha e a própria Inglaterra. Mas não só, dos últimos cinco jogos, desde que Luiz Felipe Scolari assumiu a Seleção, o time só venceu um compromisso, contra a Bolívia, por 4 a 0. Para o comentarista Marco Antônio Rodrigues, o momento atual do time do Brasil é “de dar pena”.

- O que vimos essa semana (nas semifinais da Copa dos Campeões) foi muita intensidade, movimentação, velocidade da bola, marcação sob pressão no campo de ataque. O Brasil parece um bando desorganizado, errando passe. Deu pena da seleção brasileira, com aquela camisa, tão desorganizada. Antes não conseguia vencer as seleções grandes, hoje não consegue ganhar das seleções médias – detonou Bodão, no “Arena”.

Segundo Maurício Noriega, o problema é mais profundo que se supõe.

- Nós vimos a seleção enfrentando recentemente a Seleção enfrentando seleções dos mais variados níveis: Inglaterra, Itália, Rússia, Bolívia, Chile, e as dificuldades são sempre as mesmas. Eu vejo a seleção jogando um futebol lento, a velocidade que a bola é trabalhada. A gente confunde velocidade com chutão pra frente do zagueiro e o Neymar correndo atrás da bola. O problema é micro, por conta do jogo de ontem, e macro no sentido do conceito – expôs Noriega.

Ronaldinho, Brasil x Chile (Foto: William Volcov/Agência Estado)Para Marco Antônio Rodrigues, 'deu pena' do Brasil diante do Chile (Foto: William Volcov/Agência Estado)

Deu pena da Seleção, tão desorganizada"

Marco Antônio Rodrigues

Edinho, que disputou as Copas de 1978, 1982 e 1986, diz que é preciso mudar a filosofia nas categorias de base.

- A Seleção é um catado e sempre tem que propor jogo. Hoje em dia uma equipe que não marca dificilmente joga. E foi o que vimos ontem. O Chile tem um conceito de jogo, o que não temos. Aqui o atacante não marca, quer bola no pé. Os meias não podem carregar a bola, atrapalha a dinâmica do jogo. Vimos no gol do Chile, o Paulinho querendo carregar a bola, perdeu e saiu o gol do Vargas. Nosso conceito tem que mudar. Nosso estilo de jogo é ultrapassado. Temos que mudar na base, criar uma nova filosofia. Se não marcarmos os outros jogadores, não dá.

Para o ex-jogador, Felipão erra ao apostar em Ronaldinho Gaúcho.

- Estamos querendo resgatar jogadores que não foram para a Copa de 2010. No Atlético-MG tem jogador correndo para o Ronaldinho.

Alberto Helena Jr segue a mesma linha de Edinho.

- É um absurdo o Brasil não ter um conceito, um bando correndo atrás da bola, beque dando chutão lá para frente. O Atlético-MG é diferente, ele é meia-atacante, e no futebol brasileiro ele consegue fazer. O Ronaldinho não é, nunca foi, e nunca será o meia armador da Seleção. O Ronaldinho, não é meia-armador, o Jadson não é. E não dá para querer que Kaká e Ronaldinho liderem esse jovens. Eles não têm perfil de líderes, não são líderes.



Ceni e Luis Fabiano viram exemplo de dedicação para os jogadores

luis fabiano rogério ceni são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Rogério Ceni e Luis Fabiano, em treino do Tricolor
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Os retornos de Rogério Ceni e Luis Fabiano aos treinamentos do São Paulo, além de garantirem uma maior qualidade técnica ao time dirigido por Ney Franco, deixam o elenco tricolor ainda mais motivado para encarar o Penapolense no próximo domingo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

Para o zagueiro Rafael Toloi, contratado em julho do ano passado, a presença da dupla no vestiário contagia o grupo e faz a diferença nos momentos decisivos.

- Eles servem de exemplo para todos nós, jogadores. Mesmo tendo conquistado tudo, e por aquilo que representam dentro do clube, eles continuam trabalhando forte no dia a dia e nos jogos para conquistar mais títulos. São jogadores importantes, que nos motivam ainda mais - afirmou o zagueiro.

Wellington nunca fez questão de esconder sua idolatria pelo goleiro Rogério Ceni. Ao falar sobre o retorno do camisa 1 aos treinamentos, o volante são-paulino lembrou do vídeo divulgado pelo próprio clube, mostrando o discurso emocionado no vestiário que antecedeu a partida contra o Atlético-MG. Abraçado ao goleiro, Wellington não escondia sua emoção, e gritava com os companheiros na tentativa de "acordá-los" para o jogo.

- O Rogério Ceni é meu ídolo. Ele fala com a gente em todos os jogos, e sempre consegue nos motivar de uma maneira diferente. Nós já temos a motivação de atuar pelo São Paulo, esse clube grande, mas ele tira um algo a mais. Eu me inspiro nele - comentou Wellington.

O goleiro, que desde a partida contra o Atlético-MG estava no departamento médico tratando a lesão no tornozelo direito, voltou aos treinos na manhã desta quarta-feira, e mostrou que está pronto para jogar contra o Penapolense. O centroavante Luis Fabiano também participou das atividades com bola, após se ausentar da partida contra o Mogi Mirim, no último domingo, por causa de dores na panturrilha, e deve retornar à equipe titular na vaga de Aloísio.



Wellington 'muda de ideia' e passa favoritismo ao Atlético-MG

Wellington em coletiva no São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Wellington, em coletiva no São Paulo
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Não sabemos o que mudou da última quarta-feira para cá, quando o São Paulo bateu o Atlético-MG por 2 a 0, pela Libertadores, e encheu o volante Wellington de confiança, a ponto de o meio-campista afirmar que o Tricolor, classificado para as oitavas de final, contra o mesmo Galo, chegava como favorito.

Companheiros, comissão técnica, diretoria ou mesmo a assessoria de comunicação, talvez, tenham feito ele "mudar de ideia" sobre o duelo brasileiro no mata-mata. A verdade é que Wellington tem um novo discurso, agora, com o time de Ronaldinho Gaúcho em vantagem.

- Falei que éramos favoritos pelo grupo que temos, mas, na minha opinião, o Atlético-MG é favorito. Tem o melhor time da competição, o melhor ataque. Temos que respeitar e entrar com humildade, como foi no último jogo - explicou o volante, ao ser questionado sobre sua declaração, oposta a do técnico Ney Franco e do goleiro Rogério Ceni, que mantiveram o Galo favorito, mesmo após o trunfo no Morumbi.

Logo após a partida, o camisa 5 do São Paulo, ainda eufórico pela vitória, talvez tivesse esquecido do tradicional protocolo dos jogadores de futebol, de jogar a responsabilidade para o adversário.

- O São Paulo, onde vai, é favorito. A nossa história é brincadeira. Eu falei: se puder, pisem, porque quando cresce... - disse o volante.

Na oportunidade, Wellington, ao lado do companheiro Denilson, foi bastante elogiado pelo técnico Ney Franco por neutralizar as principais jogadas de ataque do Atlético-MG, anulando o meia Ronaldinho Gaúcho.

São Paulo e Atlético Mineiro se enfrentam pela primeira partida das oitavas de final no dia 2 de maio, no Morumbi. O segundo jogo está marcado para o dia 8, no estádio Independência, em Belo Horizonte.



Souza revive rivalidade e provoca Vampeta após acesso da Portuguesa

Souza usou o lado provocador ao comemorar o acesso da Portuguesa à elite do Campeonato Paulista. Principal jogador do time do Canindé na Série A2, o meia relembrou a rivalidade com Vampeta e alfinetou o colega, com quem trocou algumas farpas nos tempos em que defendiam São Paulo e Corinthians.

Meia souza da portuguesa (Foto: Marcos Ribolli)Souza não esquece tempos de provocações com o ex-volante Vampeta e alfineta (Foto: Marcos Ribolli)

O camisa 10 da Lusa citou a campanha mal-sucedida do Grêmio Osasco, clube que tem Vampeta como diretor e homem-forte do futebol, na fase de classificação para provocar o rival. Para Souza, o sucesso de um clube e o fracasso de outro no primeiro semestre é retrato do que acontece desde quando eles eram atletas.

Espero que ele possa ter um pouco mais de sorte no ano que vem como dirigente. Até porque, naquelas épocas, ele só tomava chumbo e hoje continua igual"

Souza provoca Vampeta

- Entra ano, sai ano e continua tudo do mesmo jeito: eu ganhando e ele (Vampeta) perdendo. Encontrei com ele uns tempos atrás, ainda na primeira fase, e ele falou que o Osasco ia jogar nove em casa e ia subir. Parece que deu errado a contagem dele. Ou seja, tudo continua igual: eu ganhando e o Velho Vamp em baixa - disse o meio-campista.

A rivalidade entre Souza e Vampeta começou em meados da primeira década dos anos 2000, por disputas acirradas entre São Paulo e Corinthians. O auge aconteceu em 2007, quando o volante retornou ao Timão e ajudou na quebra do tabu de quatro anos sem vencer o Tricolor. Naquele mesmo ano, porém, Souza acabou campeão brasileiro, enquanto Vampeta foi rebaixado à Série B.

Ainda lembrando os velhos tempos, o meia seguiu a provocação e desejou sorte ao ex-jogador do Corinthians, que em 2014 tentará levar o Osasco pela primeira vez à elite do Paulistão. Enquanto isso, a temporada marcará a volta da Portuguesa à primeira divisão.

- Espero que ele possa ter um pouco mais de sorte no ano que vem como dirigente. Até porque, naquelas épocas de jogador, com Corinthians e São Paulo, ele só tomava chumbo e hoje continua do mesmo jeito - afirmou Souza, sem segurar a risada.

Viola sendo apresentado no Grêmio Osasco pelo Vampeta (Foto: Renato Silvestre / Ag. Estado)Vampeta apresenta Viola no Osasco: time de estrelas não funcionou (Foto: Renato Silvestre / Ag. Estado)



Veja os resultados de quarta na Copa do Brasil, Libertadores e 11 estaduais

Taça Libertadores da América 2013 (Oitavas de final - jogos de ida)

Newell's Old Boys-ARG 0 x 1 Vélez Sarsfield-ARG

Copa do Brasil 2013 (Primeira fase - jogos de volta)

Botafogo 2 x 0 Sobradinho-DF
Avaí 4 x 1 Volta Redonda
Paraná 2 x 3 São Bernardo

Campeonato Paulista Série A2 2013 (Fase semifinal – 5ª rodada)

RB Brasil 5 x 3 Guaratinguetá
Rio Claro 0 x 2 Audax São Paulo
Capivariano 1 x 2 Portuguesa
Catanduvense 0 x 0 Comercial-SP

* Rio Claro e Portuguesa garantiram vaga na Série A1 em 2014. A Portuguesa também se classificou para a final da Série A2.

Campeonato Paulista Série A3 2013 (Fase semifinal – 2ª rodada)

Flamengo-SP 1 x 1 Marília
Itapirense 2 x 1 Setãozinho
Batatais 1 x 0 Independente-SP
São Bento 2 x 1 Inter de Limeira

Campeonato Carioca Série B 2013 (Taça Santos Dumont – Semifinal)

Bonsucesso 0 x 0 Portuguesa-RJ

- Bonsucesso está classificado para a final contra a Cabofriense.

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2013 (Primeiro turno – 2ª rodada)

Internacional SM 3 x 1 Brasil de Farroupilha

Campeonato Baiano 2013 (Segunda fase – 7ª rodada)

Botafogo-BA 0 x 3 Juazeirense
Bahia 0 x 0 Bahia de Feira
Juazeiro 1 x 0 Vitória da  Conquista
Feirense 1 x 2 Vitória

* Vitória, Bahia, Juazeiro e Juazeirense estão classificados para a semifinal

Campeonato Pernambucano 2013 (Octogonal do rebaixamento - 2ª rodada)

Pesqueira 1 x 0 Serra Talhada
Central 3 x 1 Belo Jardim
Chã Grande 4 x 1 Petrolina

Campeonato Cearense 2013 (Segunda fase - 13ª rodada)

Icasa 2 x 0 Guarany de Sobral
Horizonte 3 x 0 Guarani de Juazeiro
Ferroviário 2 x 2 Fortaleza

Campeonato Paraibano 2013 (Segundo turno – 10ª rodada)

CSP 5 x 0 Sousa

Campeonato Sergipano 2013 (Segunda fase – 15ª rodada)

Socorrense 0 x 0 América-SE
Sergipe 2 x 2 River Plate-SE
Boca Júnior 2 x 2 Confiança

Campeonato Piauiense 2013 (Primeira Fase – 14ª rodada)

Paranahyba 4 x 1 River-PI
Piauí 3 x 3 Picos
Barras 1 x 4 4 de Julho
Cori-Sabbá 1 x 1 Flamengo-PI

* Semifinais definidas: River-PI x Piauí e Parnahyba x Flamengo-PI

Campeonato Tocantinense 2013 (Segundo turno – 2ª rodada)

Tocantinópolis 1 x 2 Interporto
Gurupi 4 x 1 Araguaína