quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ganso perde vaga, e Ney escala Denilson e Aloísio como titulares

Aloísio São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Aloísio vai começar jogando nesta quinta
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)

O volante Denilson e o atacante Aloísio são as novidades do São Paulo para enfrentar o The Strongest, nesta quinta-feira, às 21h30m, no Morumbi, pela segunda rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. No treino desta quarta-feira pela manhã, no CT da Barra Funda, o técnico Ney Franco confirmou a equipe que inicia o confronto sem o meia Paulo Henrique Ganso.

No fim da atividade do dia anterior, uma brincadeira de chutes a gol e de controle de bola deu pistas falsas sobre a formação. Ao lado de outros nove jogadores titulares estava o meia Maicon, escalado no início dos confrontos diante de São Caetano e Linense. No entanto, isso não se confirmou e Denilson, preservado na rodada passada, voltou.

Ney Franco quer o São Paulo jogando da mesma maneira que a goleada por 5 a 0 sobre o Bolíviar, pela fase prévia da competição sul-americana. O time foi escalado no esquema 4-2-3-1, com Aloísio posicionado pelo lado direito do ataque, na mesma linha de Osvaldo, pela esquerda, e Luis Fabiano como centroavante. Jadson ficou na armação.

O treinador parou o trabalho por diversas vezes para orientar o posicionamento da equipe, insistindo bastante na marcação ofensiva. Para que isso acontecesse, Denilson esteve livre para encostar no setor ofensivo. Os laterais Douglas e Cortez se alternaram nas descidas.

São Paulo treino (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Denilson treina entre os titulares e está escalado (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Com a confirmação do time, Paulo Henrique Ganso continua sem ser titular em confrontos da Libertadores. O jogador foi utilizado mais vezes no Campeonato Paulista, competição utilizada pelo técnico como um laboratório visando possíveis modificações na Libertadores.

O São Paulo começa a partida com a seguinte formação: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Cortez; Wellington, Denilson e Jadson; Aloísio, Luis Fabiano e Osvaldo.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Internautas preferem o Brasileirão com clássicos na última rodada

Em reunião na segunda-feira, dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, 11 votaram pela mudança na tabela do torneio, tirando os clássicos da última rodada. No entanto, os internautas que visitaram o site do reprovaram a medida em massa: 87,39% dos votos foram contra a decisão.

Clique aqui e veja o resultado final da votação

Para o jornalista Sidney Garambone, da TV Globo, com menos clássicos nas rodadas decisivas, aumentam os riscos de partidas "entregadas", ou seja, que uma equipe entre em campo sem buscar a vitória, tentando prejudicar outro clube, na luta por título, vaga na Libertadores ou contra o rebaixamento.

- É ruim, espero que mantenham pelo menos alguns clássicos. O risco de "entrega" aumentou, e o que me assusta é que os dirigentes dos clubes concordaram. Parece que eles gostam da possibilidade de "entregar" o jogo. Você faz uma coisa para evitar um problema e eles revertem, é porque não se incomodam. Parece que só os torcedores se incomodam - disse o jornalista.

marcos junior renato silva fluminense x vasco (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)Em 2012, Flu já era campeão e encerrou o Brasileirão contra o Vasco (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)

Sidney Garambone não acredita que, mesmo nas cidades que teriam dois clássicos no mesmo dia, as duas partidas deveriam acontecer com segurança, em grandes palcos.

- Isso é falência da sociedade. No fim do ano, no Rio de Janeiro, por exemplo, teremos o Engenhão e o Maracanã. Poderia fazer os dois jogos tranquilamente. Se a sociedade não consegue manter duas partidas de futebol ao mesmo tempo, não é mais uma sociedade, é barbárie. É culpa de todo mundo: polícia, torcedores, dirigentes.

Somente duas edições do Brasileirão tiveram seus clássicos estaduais na sua última rodada. Em 2011, o Corinthians conquistou o título contra o Palmeiras, empatando por 0 a 0. No ano seguinte, o Fluminense já tinha conquistado o Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Pela Seleção, Fabuloso ignora duelo com Fred: 'Eu me preocupo comigo'

Montagem Luis Fabiano e Fred (Foto: Montagem sobre foto da Vipcomm)Fabuloso e Fred duelam por vaga na Seleção
(Foto: Montagem sobre foto da Vipcomm)

Companheiros de seleção brasileira, rivais na disputa pela camisa 9. Fred e Luis Fabiano prometem travar nos próximos meses uma intensa disputa para ganhar a confiança do técnico Luiz Felipe Scolari e a vaga de titular. Para o Fabuloso, o momento é de se concentrar em ter boas atuações no São Paulo e esquecer a disputa com um de seus principais concorrentes.

– Eu me preocupo comigo. O Fred é um grande jogador, vive grande fase, mas o mais importante é o meu trabalho no São Paulo, fazer gols para ser chamado com ele. Lá na Seleção vamos disputar a posição, e o Felipão vai optar – afirmou.

Grande aposta ofensiva do técnico Ney Franco, Luis Fabiano, aliás, teve um bom início de ano no Tricolor. Em oito partidas disputadas entre Campeonato Paulista e Taça Libertadores, o centroavante fez seis gols, liderando as estatísticas no clube, ao lado do meia Jadson.

– Estar bem no São Paulo é meio caminho andado. Não posso ficar olhando se ele fez (gols) ou quantos nós temos. Seria ruim e eu esqueceria meu trabalho no São Paulo – ressaltou.

A primeira convocação de Felipão deu início à disputa entre os goleadores. Luis Fabiano foi escalado como titular no amistoso contra a Inglaterra, em Londres, mas apareceu pouco e acabou substituído no intervalo. Já o atacante do Fluminense correspondeu. Em alguns minutos, fez um gol, acertou uma bola na trave, porém, não evitou a derrota por 2 a 1.

Enquanto ignora os rivais, o Fabuloso mostra preocupação com o comportamento. Famoso pela indisciplina, o jogador declarou que pretende ser expulso apenas uma vez em 2013 para não perder espaço com o treinador. Na semana passada, Fred se envolveu em uma polêmica ao aparecer em um vídeo beijando uma fã em pleno trânsito de Belo Horizonte.

– As coisas são complicadas, temos de tomar certo cuidado. Uma noticinha vira um noticião (sic), uma coisa que foge das proporções – disse o são-paulino.



Libertadores, Estaduais e Superliga: veja o que acontece em Tempo Real

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite terá estádio vazio em jogo do Timão
Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A quarta-feira do GLOBOESPORTE.COM conta com Tempos Reais dos jogos da Taça Libertadores, além das emoções dos Estaduais por todo o Brasil. Às 22h (de Brasília), pelo torneio continental, o Corinthians recebe o Millonarios em um Pacaembu vazio, por canta da punição da Conmebol pelo incidente em Oruro (Bolívia), que causou a morte do torcedor Kevin Espada, de 14 anos, no empate por 1 a 1 com o San José. No mesmo horário, o Fluminense tenta se recuperar da derrota por 3 a 0 para o Grêmio e visita o Huachipato. Na quinta, é a vez de Palmeiras e São Paulo encararem compromissos pela segunda rodada.

O dia começa com mais uma transmissão ao vivo do Campeonato Capixaba, às 15h com Rio Branco-ES e Linhares se enfrentando e tentando chegar mais perto da zona de classificação. Atlético-AC e Desportiva Ferroviária entram em campo para decidir uma vaga na Copa do Brasil às 20h. Pelo Pernambucano, Sport, Náutico e Santa Cruz entram em campo pela segunda rodada do segundo turno; o Avaí enfrenta o Guarani de Palhoça pelo Catarinense; o Ferroviário recebe o São Benedito no Cearense; CSA x Comercial-AL pelo Alagoano; Sergipe x América-SE e Itabaiana x Confiança no Sergipano: todos os jogos com Tempo Real.

A Superliga feminina de vôlei, que está nas quartas de final, tem às 18h30m o duelo entre Campinas e Pinheiros. O mata-mata tem sequência na sexta, com Minas x Osasco e Praia Clube x Sesi-SP. E também na sexta, o primeiro evento do Jogo das Estrelas do NBB, com Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas, com os principais craques do basquete masculino. E nas manhãs de quinta e sexta-feiras, confira o que acontece nos treinos de Barcelona pela Fórmula 1.

Confira a programação de quarta a sexta (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUARTA, 27/02

15h Rio Branco-ES x Linhares (Campeonato Capixaba) - TRANSMISSÃO AO VIVO

16h45m Middlesbrough x Chelsea (Copa da Inglaterra)

18h30m Campinas x Pinheiros (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m Guarani de Palhoça x Avaí (Campeonato Catarinense) - com vídeos

20h Atlético-AC x Desportiva Ferroviária (Copa do Brasil)

20h Sport x Serra Talhada (Campeonato Pernambucano)

20h Pesqueira x Náutico (Campeonato Pernambucano)

20h15m Ferroviário x São Benedito (Campeonato Cearense)

20h30m CSA x Comercial-AL (Campeonato Alagoano)

20h15m Sergipe x América-SE (Campeonato Sergipano)

20h15m Itabaiana x Confiança (Campeonato Sergipano)

22h Corinthians x Millonarios (Taça Libertadores)

22h Huachipato x Fluminense (Taça Libertadores)

22h Belo Jardim x Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)

QUINTA, 28/02

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

15h15m Corinthians-AL x Murici (Campeonato Alagoano)

17h Sporting Cristal x Tigre (Taça Libertadores)

19h15m Libertad x Palmeiras (Taça Libertadores)

20h15m Sampaio Corrêa x Cordino (Campeonato Maranhense)

21h30m São Paulo x The Strongest (Taça Libertadores)

SEXTA, 01/03

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

18h30m Minas x Osasco (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m XV de Piracicaba x Mirassol (Campeonato Paulista)

19h30m Oeste x União Barbarense (Campeonato Paulista)

21h Jogo das Estrelas do NBB - com vídeos
Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas (basquete masculino)

21h Praia Clube x Sesi-SP (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos



'Zicado' no Morumbi, Luis Fabiano projeta fim do jejum: 'Quinta é o dia'

luis fabiano são paulo coletiva (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Luis Fabiano em entrevista no CT da Barra Funda
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Luis Fabiano tem duas missões na partida contra o The Strongest, nesta quinta-feira, às 21h30m, no Morumbi, pela segunda rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. Além liderar o Tricolor em busca da primeira vitória, o atacante joga para quebrar a série de duas partidas sem marcar em casa. Pouco tempo, mas que incomoda o Fabuloso.

No último sábado, o jogador deixou o gramado bastante irritado com o número de oportunidades desperdiçadas na vitória por 3 a 0 sobre o Linense, pelo Paulistão. O centroavante chamou de “zica” a fase ruim em duelos no estádio Cícero Pompeu de Toledo.

- Quinta é o dia. Estou ali para fazer gols. Acredito que não vou ter tantas oportunidades como tive contra o Linense. Foram algumas e boas. Mas quinta é o dia para acabar com tudo isso e ajudar o São Paulo a sair com a vitória. Sem dúvida, nesses momentos eu tenho mais sorte no Morumbi e consigo fazer mais gols – afirmou.

No ano passado, o Fabuloso teve um desempenho expressivo diante dos tricolores, coroado com o título da Copa Sul-Americana. Nas 24 partidas em que atuou no Morumbi, marcou nada menos que 21 gols. Entre eles, os quatro que anotou na goleada sobre o Independente-PA, pela Copa do Brasil.

Em 2013, ele também começou positivamente, mas caiu de rendimento nas últimas rodadas do Campeonato Paulista. O centroavante fez um diante do Mirassol e outros dois frente ao Bolívar. No entanto, passou em branco contra Ituano e Linense. Ele divide a artilharia da equipe na temporada com Jadson, ambos com seis.

Luis Fabiano, aliás, tem bom retrospecto contra equipes da Bolívia em suas duas passagens pelo Tricolor. Em 2003, ele fez um diante do mesmo The Strongest, em La Paz, pela Copa Sul-Americana. Já em 2012, anotou três nas duas partidas em que o São Paulo enfrentou o Bolívar, pela fase prévia da Taça Libertadores.

- Espero que continue assim. Acho que é coincidência, mas fico feliz. Espero que quinta siga assim – disse.



São Paulo tem histórico de gols e bons placares contra The Strongest

Ney Franco jogadores São Paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)São Paulo tem bom histórico contra o The Strongest,
rival de quinta-feira (Foto: Marcos Ribolli)

O histórico dos confrontos contra o The Strongest dá uma boa vantagem ao São Paulo para a partida desta quinta, às 21h30, no Morumbi, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Em quatro partidas entre os clubes até agora, o Tricolor venceu três e empatou uma. Brasileiros e bolivianos se encontraram pela primeira vez em 2003, pelas quartas de final da Sul-Americana. No jogo de ida, em La Paz, os são-paulinos praticamente garantiram a vaga com uma goleada por 4 a 1. Kleber (dois), Luis Fabiano e Gustavo Nery marcaram.

Mesmo quase classificados às semifinais diante do River Plate, o Tricolor voltou a vencer no jogo da volta, no Morumbi. Diego Tardelli, Souza (duas vezes) comandaram a vitória por 3 a 1. Na ocasião, os paulistas eram dirigidos pelo técnico chileno Roberto Rojas.

Os clubes se encontraram novamente em 2005, mas pela primeira fase da Libertadores. Desta vez, o São Paulo precisou de mais força para evitar a derrota como visitante. O time, dirigido por Emerson Leão, saiu vencendo com Danilo, mas chegou a estar perdendo por 3 a 1 e conseguiu o empate nos minutos finais, com Luizão e Grafite.

No segundo jogo, a equipe havia passado para as mãos do técnico Paulo Autuori e obteve um triunfo tranquilo por 3 a 0, no Morumbi, avançando para as oitavas de final – mais tarde, ficaria com o título ao bater o Atlético-PR na decisão. Os gols tricolores foram anotados por Edcarlos, Luizão e Grafite.

Nesta quinta-feira, o São Paulo precisa de um bom resultado para reagir. Depois da derrota para o Atlético-MG, em Belo Horizonte, o time segura a lanterna do Grupo 3, ao lado do Arsenal, da Argentina.



Sociólogo afirma que extinção das organizadas não é um bom caminho

Estudioso da violência no futebol brasileiro, o sociólogo Maurício Murad esteve no na tarde desta terça-feira, dia 26, em meio a todo o problema ocorrido em função da morte de um torcedor boliviano de 14 anos, chamado Kevin Espada, durante partida entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia, pela Taça Libertadores. O menor H. A. M., de 17 anos, que confessou ter sido o responsável por disparar o sinalizador que matou o adolescente boliviano, é integrante há dois anos da torcida organizada Gaviões da Fiel. Murad pede medidas preventivas e repressivas diante das organizados, mas não a extinção delas.

- A extinção não (seria um bom caminho). Defendo que precisamos de um plano nacional de segurança para o futebol, que implica em três grandes momentos e três conjuntos de medidas interligados - destaca o estudioso, para em seguida detalhar cada um desses conjuntos através de determinadas medidas.

Torcida Corinthians Gaviões da Fiel Mundial Al Ahly (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)Menor de 17 anos, que assumiu crime, é integrante da Gaviões da Fiel (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)

- (É preciso) medidas de curto prazo e repressivas, como, por exemplo, a prisão, levar o processo até o fim, e que as punições sejam garantidas dentro da legislação. Medidas de médio prazo, de prevenção, como, por exemplo, controle das redes sociais. A prevenção é em torno de sete vezes mais barata, eficaz e mais rápida do que a punição. E medidas de longo prazo, de caráter reeducativo, para mudar esse cultura das organizadas, de machismo, exclusão e intolerância à diferença.

Maurício Murad ainda informa um dado que julga "estarrecedor": o Tribunal de Contas da União, ao avaliar os processos criminais no Brasil, incluindo-se os do futebol, concluiu que 95% deles não são finalizados.

Assista aos vídeos do "Arena SporTV"

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Aristeu Tavares é demitido da Comissão de Arbitragem da CBF

Aristeu Leonardo Taves não é mais o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dirigente foi demitido nesta terça-feira e será substituído interinamente por Edson Rezende, responsável pela corregedoria do órgão, até que um novo nome seja escolhido.

Tavares envolveu-se recentemente em um polêmica entrevista ao jornal goiano "O Popular" e teria afirmado que sua comissão recebeu diversas denúncias de árbitros envolvidos em manipulação de resultados no Brasil. Ele teria afirmado, ainda, que muitos dos juízes denunciados continuam apitando, apesar dos casos terem sido informados ao Ministério Público.

Tavares chegou ao cargo da Comissão de Arbitragem em agosto de 2012.



Pela Seleção, Luis Fabiano traça meta de ser expulso só uma vez em 2013

Luis Fabiano, São Paulo x Linense (Foto: Levi Bianco/Agência Estado)Luis Fabiano em partida contra o Linense
(Foto: Levi Bianco/Agência Estado)

Famoso pela indisciplina, Luis Fabiano quer evitar problemas às vésperas da disputa da Copa das Confederações. Chamado pelo Luiz Felipe Scolari para enfrentar a Inglaterra, dia 6 de fevereiro, em Londres, o centroavante fez até um planejamento para ficar mais calmo ao longo da temporada e não perder espaço com o novo treinador da Seleção Brasileira.

- As pessoas que estão acostumadas a me ver com o sangue quente estranham quando estou mais calmo. Tenho um objetivo em relação aos cartões, que é tentar tomar, no máximo, um vermelho. De repente, posso matar uma jogada, não sei. Mas por reclamação dificilmente vou tomar – afirmou.

O Fabuloso foi titular em toda a campanha que resultou na eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O jogador passou um longo período sem ser chamado por Mano Menezes e só voltou quando Felipão reassumiu o posto. Motivo que renovou a esperança do centroavante em disputar mais um Mundial.

- Esse ano é importante pela Copa das Confederações. Tenho vários objetivos e não quero deixar passar por causa de indisciplina. Quero estar no grupo e me manter calmo, bonzinho... – ressaltou.

Por enquanto, a estratégia “paz e amor” do Fabuloso vem surtindo efeito. Até agora, o jogador levou apenas um cartão amarelo (contra o Bolívar, no Morumbi) e nenhum vermelho em 2013. Números bem abaixo de 2012, quando foi advertido 16 vezes e acabou expulso em outras duas.

No último sábado, o jogador desperdiçou várias oportunidades de gols na partida contra o Linense, no Morumbi, pelo Paulistão,. Em alguns momentos, chegou a mostrar irritação por causa da marcação de impedimentos, mas se controlou.

- Na verdade, eu quero (reclamar). Se eu tivesse a certeza de que não estava impedido, reclamaria. Como no jogo não tem replay, estou tendo uma conduta de menos reclamações.



Arnaldo: presidente da Comissão de Arbitragem pode ser demitido da CBF

A polêmica entrevista de Leonardo Aristeu Tavares ao jornal goiano "O Popular", publicada no último dia 20 de fevereiro, pode causar a demissão do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem. A informação é do comentarista Arnaldo Cezar Coelho, que afirma que o comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está avaliando o teor das declarações de Tavares.

- Essa entrevista já chegou à direção da CBF, que está averiguando este caso, que pode redundar até na demissão do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem - disse Arnaldo durante o .

Árbitro da final da Copa do Mundo de 82, Arnaldo disse ter confirmado o conteúdo das declarações e criticou a postura do chefe da arbitragem, que assumiu o cargo em agosto de 2012. Na entrevista, Tavares afirma que a ouvidoria de sua comissão tem recebido diversas denúncias de árbitros que estariam manipulando partidas de futebol no Brasil. O presidente afirmou que alguns dos denunciados continuam apitando, apesar de ter notificado o Ministério Público sobre os casos.

Aristeu Tavares, Marin e Edson Resende, CBF (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Aristeu Tavares (esquerda) ao lado do presidente
da CBF, José Maria Marin, e Edson Resende

- Se uma pessoa um pouco mais responsável dá uma entrevista dessa e depois nega a entrevista, eu não sei onde nós estamos em termos de arbitragem. Ainda mais (em uma área) que precisa de credibilidade. Essa entrevista não ajuda em nada ao futebol brasileiro. É lamentável que durante uma semana em que os árbitros vão se preparar em Goiás, vão fazer testes de avaliação física, o diretor de árbitros dê esse tipo de entrevista infeliz - afirmou Arnaldo.

A entrevista teria sido dada durante a presença dos árbitros em Goiás, na semana passada, para testes de avaliação física. A Comissão de Abitragem esteve presente no encontro. Após publicada a matéria, Tavares negou ter respondido no mesmo teor que foi apresentado pelo jornal.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)