quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Elenco do São Paulo se reapresenta com reforços e começa pré-temporada em Cotia

LANCEPRESS! - 03/01/2013 - 16:33 São Paulo (SP)

Aloísio, Lúcio e Negueba (Foto: Divulgação)
Aloísio, Lúcio e Negueba tiveram primeiro contato com os novos companheiros nesta quinta, no CT da Barra Funda (Foto: Divulgação)

Após 21 dias de férias depois da conquista da Copa Sul-Americana de 2012, o São Paulo se reapresentou na tarde desta quinta-feira no CT da Barra Funda para iniciar a pré-temporada de 2013. O encontro serviu para que os novos reforços - o zagueiro Lúcio e os atacantes Aloísio e Negueba - tivessem o primeiro contato com o novo grupo de companheiros.

Após uma bateria de exames corporais nos atletas, realizados pelo fisiologista Hamilton Tavares e pelo preparador Sérgio Rocha, para tirar medidas e medir o percentual de gordura de cada um, o grupo seguiu para o CFA de Cotia, onde realizará a pré-temporada nas duas primeiras semanas de janeiro.

Além dos três reforços, quem também se apresentou ao clube foi o lateral-esquerdo Thiago Carleto, que esteve emprestado ao Fluminense em 2012. Agora, ele será reintegrado ao elenco tricolor para ficar como reserva imediato do titular Cortez.


Trio experiente bate-papo em Cotia (Foto: Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira, Aloísio e Negueba serão apresentados pelo São Paulo em Cotia. À tarde, o técnico Ney Franco comandará mais um treinamento. O São Paulo estreia no Paulistão no próximo dia 19, contra o Mirassol e, no dia 23, joga a partida de ida contra o Bolívar (BOL), no Morumbi, pela primeira fase da Libertadores.



Ney Franco espera Ganso com condições para ser titular do São Paulo no fim de janeiro

LANCEPRESS! - 03/01/2013 - 14:33 São Paulo (SP)

Ganso - Treino do São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Ney aguarda camisa 8 para começar a temporada como titular (Foto: Eduardo Viana)

O elenco do São Paulo retorna de férias nesta quinta-feira e já dá início ao período de pré-temporada, que será realizada no CFA de Cotia durante a primeira quinzena de janeiro. Contratado na última temporada, o meia Paulo Henrique Ganso começará do zero a preparação, e o técnico Ney Franco espera conta com o camisa 8 com condições de ser titular da equipe até o final do mês.

- Penso em explorar o máximo dele já neste início de temporada. Assim como todos os outros jogadores do elenco, ele precisa estar bem física, técnica e taticamente, mas é um jogador que veio para vestir a camisa de titular do São Paulo, e todo meu planejamento é para que no dia 19 ele já esteja atuando como titular - declarou o treinador, em entrevista à rádio Transamérica.

Ganso chegou ao Tricolor em setembro de 2012, mas por conta de uma lesão na coxa esquerda, passou por tratamento no Reffis até ficar apto a jogar. Na última temporada, o camisa 8 participou de cinco jogos e deu duas assistências. No último jogo, diante do Corinthians, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, atuou durante os 90 minutos.

Com a saída de Lucas para o Paris Saint-Germain (FRA), Ganso deve herdar a vaga do meia-atacante nesse início de temporada. O São Paulo ainda busca um substituto para Lucas. O chileno Vargas já tem negociação adiantada com o Tricolor e os empresários do atacante esperam a definição das tratativas até domingo. O Grêmio também está na briga pelo jogador.



Agentes travam batalha por Vargas e argentino virá ao Brasil para impedir comissão do São Paulo

Guilherme Palenzuela - 03/01/2013 - 18:17 São Paulo (SP)

Eduardo Vargas (Foto: Claudio Santana/AFP)
Antes do Napoli, Vargas jogou pela Universidad de Chile, e causou embate entre agentes em negociação (Foto: Claudio Santana/AFP)

Dois agentes brigam para provar quem é o verdadeiro representante do atacante chileno Eduardo Vargas, do Napoli, e para receberem a comissão do São Paulo caso o empréstimo se concretize nos próximos dias. Nesta sexta-feira, um deles, o argentino Diego Cativa, desembarcará no Brasil para tentar impedir que o outro, o chileno Cristian Ogalde, receba do Tricolor Paulista a comissão pelo negócio.

O embate entre Cativa e Ogalde começou no fim de 2011, pouco antes da venda de Vargas ao Napoli. O negócio rendeu 13,5 milhões de euros (equivalente a R$ 32 milhões, na época) à Universidad de Chile, antigo time do atacante. O alto valor atraiu os empresários e resultou em um embate pelo pagamento da comissão do clube italiano. Segundo a Hero, empresa do argentino Diego Cativa, Ogalde trabalhava na empresa, mas apressou a venda ao Napoli para receber, junto com Eduardo Vargas, pagamento adiantado para selar o negócio.

Desde então, Vargas assumiu Ogalde como seu agente, e as partes brigam para definir quem deve representar o jogador. Procurado pelo LANCE!Net, Cristian Ogalde disse que não conhece Diego Cativa, e que este não tem nenhuma relação com Eduardo Vargas.

Em julho, o São Paulo procurou Cativa para saber da possibilidade de um empréstimo do atacante chileno ao Morumbi, mas a possibilidade não interessava ao jogador naquele momento. Mais tarde, Ogalde ofereceu o atacante a times brasileiros e conversou com as diretorias de São Paulo e Grêmio.

Agora, Diego Cativa, que estava no México para ouvir do interesse de dois clubes locais por Vargas, adiantou a viagem ao Brasil para impedir que Ogalde receba toda a comissão pelo empréstimo com o São Paulo. Para isso, adiantou a chegada, que seria na segunda-feira, para esta sexta.

O São Paulo superou a concorrência do Grêmio e tem acerto encaminhado para concretizar o empréstimo de Eduardo Vargas nos próximos dias.



Fabrício se considera novato e espera apagar alcunha de "bichado"

O volante Fabrício chegou ao São Paulo no começo de 2012, mas ainda se considera novato no clube. Por ter tido um ano prejudicado por seguidas lesões, ele disputou só quatro jogos. Recuperado e com ânimo renovado, ele espera começar bem a temporada, superando as críticas de que vive entregue ao departamento médico.

"Honestamente o último ano não existiu pra mim. Não posso contar 2012 como um ano de atleta profissional, então prefiro esquecer. Ainda pelo Cruzeiro disputei a temporada de 2011 e agora estou me preparando para estrear pelo São Paulo em 2013", disse ao site oficial do time, contando, porém, que sempre recebeu muito apoio.

"Desde o presidente até o funcionário mais simples. Quando saio nas ruas é a mesma coisa, com o torcedor me incentivando e dizendo que conta com o meu retorno. São coisas simples, mas que representam muito pra mim. Isso me motiva demais, me anima a buscar meu espaço. Até mesmo para apagar as críticas de alguns que dizem que estou bichado", comentou.

Sincero, o ex-cruzeirense admite que, em razão dos horários diferentes de trabalho, não conseguiu interagir com o restante do elenco da maneira que gostaria. Por ter ficado um semestre em recuperação de cirurgia no joelho esquerdo, ele nem tem mais um número de camisa.

"É complicado pensar assim, mas infelizmente é o que sinto. Gosto de todos e todo mundo me trata super bem, mas ainda não consegui me sentir inteiramente parte do grupo, estar presente, conquistar meu espaço, sabe? Na fisioterapia você tem outro horário, outro trabalho, outra rotina, é complicado interagir", reconheceu.

Livre de dores no joelho, Fabrício diz que só passará no Reffis (Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica) para cumprimentar fisioterapeutas e realizar fortalecimento muscular. Ou, em outras palavras, "conseguir ajudar o clube dentro de campo".



Ney Franco imagina esquema com Vargas como sucessor de Lucas

O chileno Eduardo Vargas é quem o São Paulo mira para substituir Lucas, que já se apresentou ao Paris Saint-Germain. Segundo o técnico Ney Franco, o jogador, liberado pelo Napoli a negociar um contrato de empréstimo, integra a lista de nomes pretendidos "há muito tempo".

"Tínhamos ele e o Montillo, mas o Vargas é o nome trabalhado pela forma como eu gosto de armar minhas equipes. Perdemos o Lucas, que me dava a opção de armar no 4-2-3-1, com transformação para o 4-3-3. O Vargas daria possibilidade de manter a forma de jogar", disse, em entrevista à Rádio Transamérica.

O 4-2-3-1 foi o esquema tático utilizado na conquista da Copa Sul-americana, no início de dezembro. Foi também com ele que a equipe arrancou no Campeonato Brasileiro para assegurar vaga para a fase preliminar da Libertadores.

Vargas tem 23 anos e chegou ao futebol italiano no início da temporada passada depois de se destacar com a camisa da "U", porém encontrou dificuldade de adaptação e foi pouco escalado.

Como substituto de Lucas no São Paulo, ele atuaria na ponta direita, enquanto Osvaldo provavelmente seguiria ocupando o lado esquerdo do ataque, com Luis Fabiano centralizado à frente. A vaga no meio-campo, em tese, seria disputada entre Jadson e Paulo Henrique Ganso.

"A gente espera que essa contratação possa ser confirmada", concluiu Ney Franco, que reinicia os trabalhos na reapresentação do elenco, nesta quinta-feira, no CT de Cotia.



Aloísio avisa aos tricolores que tem experiência em Libertadores

Aos 24 anos, o atacante Aloísio já tem um pouco de experiência acumulada como trunfo para fazer sucesso no São Paulo. O reforço vindo do Figueirense começou a carreira no Grêmio, atuou no futebol europeu (defendeu o modesto Chiasso, da Suíça, entre 2007 e 2008) e rodou por clubes de menor expressão até chegar ao Morumbi. No seu currículo, consta até uma participação em Copa Libertadores da América.

"Tive o privilégio de jogar a Libertadores de 2007 pelo Grêmio, mas eu era muito novo", recordou Aloísio, pouco aproveitado na campanha que levou o Tricolor do Rio Grande do Sul ao vice-campeonato continental. "Agora, vou trabalhar ainda mais para poder colher bons frutos. Batalharei bastante para tentar fazer meus gols. É isso que quero mostrar para todos os torcedores são-paulinos", avisou.

O novo atacante do São Paulo também não é desconhecido para parte do elenco. Aloísio atuou com Edson Silva e Maicon no Figueirense. "Eles só me falaram coisas boas e vão me ajudar muito neste começo. Sempre ouvi elogios ao São Paulo, mas o Maicon disse ainda mais. Não tem coisa igual no Brasil. Espero corresponder a toda essa confiança que depositaram no meu futebol", declarou.O que mais chamou a atenção da diretoria do São Paulo para contratar Aloísio, contudo, foi um feito recente. O então atacante do Figueirense marcou 14 gols no último Campeonato Brasileiro, atrás somente de Fred (20), do Fluminense, e de seu agora companheiro Luis Fabiano (17). Ele assinou contrato válido por 18 meses, com possibilidade de extensão até o final de 2017.



Direção anuncia calendário de 2013 com 2ª edição do Mundialito em pauta

A temporada 2013 do showbol pode ter uma novidade. Além das quatro competições que fazem parte do calendário da modalidade no Brasil (Carioca, Paulista, Brasileiro e Rio-São Paulo), o ex-zagueiro da seleção brasileira e diretor do evento Ricardo Rocha prevê a disputa da segunda edição do Mundialito neste ano.

Brasil e Argentina no Mundialito de showbol em 2006 (Foto: AFP)Com presença de Maradona, Brasil e Argentina se enfrentaram no Mundialito de 2006 (Foto: AFP)

Foram reservadas cinco datas para a realização do torneio entre países, que aconteceu pela primeira vez em 2006, em Jerez de la Frontera, na Espanha. A intenção da organização é que o campeonato ocorra em junho, logo antes da Copa das Confederações, mas pode ser reagendado para o segundo semestre por falta de disponibilidade dos jogadores.

- Nossa intenção é realizar aqui no Brasil o II Mundialito de Showbol. Tenho mantido contato com algumas seleções da Europa e existe grande chance da realização desta competição. Aproveitaríamos também o momento que o Brasil vive com a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Tenho certeza que será um sucesso - acredita Ricardo Rocha.

Em 2006, o Mundialito contou com quatro equipes: Brasil, Argentina, Espanha e Holanda.. Liderada por Djalminha, a seleção brasileira derrotou os anfitriões por 3 a 2 na final e se sagrou campeã.

Para este ano, a organização procura aumentar para seis o número de países. Pela amizade entre os ex-jogadores e Zinedine Zidane, a França pode ser um dos novos times na competição.

Carioca abre temporada e Rio-São Paulo fecha

A primeira competição do ano do showbol no Brasil será o Campeonato Carioca, de 28 de fevereiro a 17 de março. Em sequida vem o Campeonato Paulista, de 23 de maio a 9 de junho. No segundo semestre, haverá o Campeonato Brasileiro, de 29 de agosto a 22 de setembro, e o Torneio Rio-São Paulo será o último torneio, de 7 a 24 de novembro.



Éboli aprova reforços do São Paulo e elogia Timão por segurar campeões

Após um fim de ano sem muitas contratações de jogadores pelos times brasileiros, o comentarista Carlos Eduardo Éboli analisou a chegada de alguns atletas ao clubes nacionais. Para ele, Corinthians e São Paulo fizeram as escolhas mais acertadas ao trazer o zagueiro Lúcio e o meio-campo Renato Augusto, respectivamente.

- Pela experiência e por manter a forma física, o Lúcio pode ser considerado um reforço para a zaga do São Paulo, e o Renato Augusto é um reforço para o Corinthians. Ele chega para brigar com qualidade por uma vaga no meio de campo - analisa.

Na opinião do comentarista, o Timão seria o clube que tem o melhor elenco da temporada, apesar de não ter contratado muitos jogadores. Para ele, o fato de conseguir manter os atletas que conquistaram o título do Mundial de Clubes foi decisivo para o Corinthians.

- O Corinthians já tem um ótimo elenco e manteve seus principais jogadores, talvez esse tenha sido o principal reforço do time, a manutenção do elenco vitorioso.

renato augusto beyer leverkusen (Foto: Agência AFP)Renato Augusto, que estava no Bayer Leverkusen,
vem para reforçar o Corinthians (Foto: Agência AFP)

No entanto, Éboli acredita que nem todas as negociações das outras equipes podem ser consideradas reforços para o ano de 2013.

- A gente tem que refletir sobre o que é reforço e o que é contratação. O Vasco contratou sete jogadores e teve o retorno do Bernardo, mas o time trouxe jogadores que tiveram lampejos na carreira, não tiveram uma afirmação. O São Paulo fez boas contratações pontuais. Além do Lúcio, eu gostei da chegada do Aloísio, que é um bom atacante. O Henrique não deixa de ser uma boa contratação do Botafogo, ele não se firmou como titular no Sport, mas foi o artilheiro do Campeonato Mundial na seleção sub-20. Muitos times estão pensando ainda onde devem contratar, o que eu acho um ponto positivo, para não contratar de qualquer maneira - explica.



Sem gastar com reforços, São Paulo recebe R$ 87,2 milhões por Lucas

Lucas na partida do PSG contra o Lekhwiya (Foto: Reuters)Lucas rendeu R$ 87 mi ao Tricolor  (Foto: Reuters)

A decisão do São Paulo de receber apenas em janeiro o dinheiro da venda de Lucas ao PSG, concretizada em agosto, é motivo de comemoração no clube. Graças à valorização do euro, em vez dos R$ 108,3 milhões iniciais, a transferência será concluída em R$ 116,2 milhões. O Tricolor tem direito a 75% desse valor, equivalente a R$ 87,2 milhões, que cairão de uma só vez nos cofres do Morumbi nesta primeira quinzena de janeiro. Mas se alguém espera que a fortuna fosse investida na contratação de jogadores, está muito enganado.

Os reforços garantidos até agora pelo São Paulo não tiveram altos custos. O zagueiro Lúcio rescindiu seu contrato com o Juventus (ITA). Já o atacante Aloísio teve seu vínculo encerrado com o Figueirense, e também negociou diretamente a diretoria paulista, que ainda recebeu Negueba por empréstimo de um ano. Em troca, cedeu sua parte dos direitos econômicos de Cleber Santana ao Flamengo. Outros dois jogadores próximos também não terão "preço de compra": o atacante Wallyson, livre do Cruzeiro, e o goleiro Renan Ribeiro, em fim de contrato com o Atlético-MG.

Na avaliação da diretoria, o fato de ter uma quantia substancial em caixa não obriga o São Paulo a gastar com novos jogadores. Não há relação direta. O presidente Juvenal Juvêncio vê o elenco praticamente completo para a disputa da próxima temporada e acha que novas aquisições podem até prejudicar o trabalho do técnico Ney Franco. No time que terminou 2012 como titular, atletas importantes como Ganso e Fabrício, por exemplo, não tinham espaço no time.

- Não é porque temos dinheiro que vamos deixar de seguir nossa política. Nunca contratamos ou deixamos de contratar por questões financeiras, o que é obstáculo é nossa política financeira rígida - afirmou o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.

Ganso, treino do São Paulo (Foto: Luis Pires / VipComm)São Paulo desembolsou R$ 16,5 milhões para
contratar Ganso (Foto: Luis Pires / VipComm)

Ao contrário do que ocorreu no início do ano passado, quando a diretoria tinha a intenção de reformular completamente o grupo, dessa vez vê a necessidade de alguns ajustes. No primeiro semestre de 2012, entre as contratações de Jadson, Cortez, Osvaldo e Rafael Toloi, o clube gastou quase R$ 30 milhões. Na última metade do ano, investiu R$ 16,5 milhões para tirar Paulo Henrique Ganso do Santos. O valor foi pago à vista por exigência do Alvinegro.

Por outro lado, um pouco antes, o São Paulo havia recebido R$ 17,9 milhões pelas vendas de Oscar para o Internacional, e depois do clube gaúcho para o Chelsea.

Sem pendências, o dinheiro que virá da França estará à disposição do clube para investir ao longo do ano. O time de futebol, os centros de treinamento, a área social e o Morumbi são destinos possíveis.

- O clube, como um todo, tem um planejamento de despesas e receitas, que entram todas num valor comum, e são distribuídas de acordo com o orçamento. Desde 2004, sempre terminamos o ano com superávit, e em 2012 isso ocorreu novamente, segundo relatório do nosso departamento financeiro. Por outro lado, não temos fins lucrativos, e não é inteligente terminar o ano com um superávit gigantesco, pois isso significa que você deixou de investir. Então, estamos sempre promovendo melhorias - disse o vice-presidente.

Outro temor de Juvenal Juvêncio com muitas contratações é inibir o surgimento de jovens revelados no CT de Cotia. O São Paulo gasta de seis a sete milhões de dólares por ano com a manutenção do local, e não pode tirar espaço dos jogadores das categorias de base. A venda de Lucas e a valorização de Wellington, ambos criados no clube, são exemplos.

A exceção deste início de 2013 deverá ser o chileno Eduardo Vargas. O Tricolor avançou na negociação para contratá-lo por empréstimo do Napoli, e deverá pagar por isso. O clube italiano deseja também que o salário do atacante seja bancado pelos brasileiros. Caso ele realmente seja confirmado, deverá ser o último reforço, ao menos para o início do ano.

Em negócios feitos "de graça", como os de Lúcio e Aloísio, o salário passa a ser a maior fonte de despesas. No caso do zagueiro, como seus direitos pertencem a ele mesmo, o São Paulo acaba diluindo um pagamento maior nos vencimentos mensais. Por isso, não gosta de dizer que contratou os atletas gratuitamente.

Eduardo Vargas na partida do Napoli (Foto: Getty Images)Para contratar Vargas, do Napoli, por empréstimo, São Paulo terá de efetuar pagamento  (Foto: Getty Images)



Ney Franco confirma que Vargas é o alvo para manter São Paulo no 4-3-3

Vargas na partida do Napoli (Foto: AFP)Vargas é o nome desejado por Ney Franco para
manter o São Paulo com três atacantes (Foto: AFP)

Ney Franco não é mesmo chegado a mistérios. Antes da reapresentação do grupo para a pré-temporada, o técnico do São Paulo confirmou que Eduardo Vargas é o nome desejado por ele e a diretoria para preencher a lacuna deixada por Lucas, vendido para o PSG, da França. O chileno, que não obteve sucesso no Napoli após ser negociado pela Universidad, onde fez sucesso, sobretudo na Copa Sul-Americana de 2011, está na mira tricolor há meses.

A chegada de Vargas daria a Ney a possibilidade de manter o esquema campeão da última edição da Sul-Americana, com jogadores velozes nas pontas. Na versão original, Lucas, pela direita, e Osvaldo na esquerda infernizaram os laterais adversários. O comandante vê em Vargas características semelhantes: velocidade e habilidade.

- O nome trabalhado é o do Vargas, é um nome que nós conversamos há muito tempo. Tínhamos ele e o Montillo, mas o Vargas é o nome trabalhado pela forma como eu gosto de armar minhas equipes. Perdemos o Lucas, que me dava a opção de armar no 4-2-3-1, com transformação para o 4-3-3. O Vargas me daria a possibilidade de manter a forma de jogar, espero que a contratação possa ser confirmada - disse o técnico em entrevista à Rádio Transamérica.

O interesse por Montillo esfriou quando o Cruzeiro informou à diretoria são-paulina que o Santos havia feito uma oferta superior ao que Juvenal Juvêncio havia proposto pelo argentino. O São Paulo disse que entendia a opção do clube mineiro pela oferta mais volumosa, mas que não iria aumentar nem um centavo. Vargas passou, então, a ser prioridade no Morumbi.

Uma oferta ao Napoli já foi feita e a resposta positiva pode ser dada nos próximos dias. A negociação está num estágio avançado. O Tricolor gostaria de um período de um ano e meio de empréstimo, enquanto os italianos falavam em apenas um ano.

Caso a chegada de Vargas seja confirmada, Ney Franco terá um dilema em sua escalação. Ele confirmou que Ganso deverá iniciar o ano como titular do São Paulo. Se estiver ao lado de Jadson, o esquema preferido do técnico será modificado para o 4-4-2. O camisa 10, até então, era considerado intocável. Ele foi o líder de assistências da equipe no ano, com 17, e o segundo que mais atuou: 69 jogos, ao lado do zagueiro Rhodolfo.

Por enquanto, o único atacante que pode fazer o papel de Lucas é Negueba, que será apresentado nesta sexta-feira e ficará no Morumbi até o fim de 2013, por empréstimo. Ademilson, utilizado no setor durante o ano passado, está com a seleção brasileira que vai disputar o Sul-Americano Sub-20, na Argentina, e Wallyson, ex-Cruzeiro, deve assinar contrato com o São Paulo nos próximos dias.



Eduardo Vargas escolhe o São Paulo, e acerto fica mais próximo

Eduardo Vargas comemora gol do Napoli (Foto: Getty Images)Eduardo Vargas está muito perto de ser reforço do
São Paulo (Foto: Getty Images)

A intensa disputa pela contratação do chileno Eduardo Vargas está cada vez mais próxima de ser vencida pelo São Paulo. A negociação se arrasta há mais de um mês, e pode ter entrado em seu capítulo final no primeiro dia de 2013, quando o clube formalizou uma proposta que atendia aos interesses do Napoli. A intenção é anunciar a chegada do atacante nos próximos dias. Os italianos gostariam de contratar um substituto antes de sua liberação para abafar a saída de um jovem que custou 12 milhões de euros.

Quem cuida de toda a transação desde o início é Cristián Ogalde, mesmo agente que tratou da venda de Vargas para o Napoli, e quase não aparece na mídia. No fim de novembro, ele visitou o CT do São Paulo, na Barra Funda, e, recebido pelo diretor de futebol Adalberto Baptista, conheceu a estrutura do clube. Gostou do que viu, mas mesmo assim foi também ao Santos. O Alvinegro esteve adiantado nas negociações, mas fez questão de ter o atleta, no mínimo, por um ano e meio. Também propôs ao Napoli um empréstimo sem custos, apenas com o valor do salário.

O Grêmio chegou a Ogalde em um segundo momento, também recebeu o empresário, mas o São Paulo já havia marcado território, e era mais vantajoso financeiramente. O clube paulista, caso feche mesmo o negócio, vai pagar integralmente o salário de Vargas, algo em torno de R$ 240 mil por mês. O presidente Juvenal Juvêncio gostaria de ter concluído a contratação do chileno antes da virada do ano, mas o período, repleto de recessos, atrapalhou.

O técnico Ney Franco confirmou que o nome de Vargas é trabalhado há algum tempo. Já na visita de novembro, Adalberto mostrou a Ogalde a importância que o chileno teria na equipe, taxado de substituto de Lucas, jogador mais caro da história do futebol brasileiro e ídolo da torcida. A presença do São Paulo na Libertadores e a consequente exposição para Jorge Sampaoli, novo técnico da seleção chilena, também foram fatores importantes. Vargas é um velho conhecido do treinador, do tempo em que trabalharam juntos na Universidad e conquistaram o título da Sul-Americana, em 2011. Isso lhe dá grande esperança de disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

O São Paulo dará início aos treinos da pré-temporada nesta sexta-feira, no CT de Cotia, quando os também atacantes Aloísio e Negueba serão apresentados. O desejo do clube é incorporar Vargas, pouco utilizado no Napoli na última temporada, o mais rapidamente possível ao grupo para que ele não fique defasado fisicamente no início da temporada, quando o time terá o compromisso de passar pelo Bolívar para chegar à fase de grupos da Libertadores.



Estafe de Vargas espera definição de empréstimo até domingo e tem o São Paulo como favorito

Guilherme Palenzuela - 03/01/2013 - 06:30 São Paulo (SP)

Eduardo Vargas (Foto: AFP)
São Paulo está na frente em corrida para contratar Vargas por empréstimo (Foto: AFP)

Os empresários do atacante chileno Eduardo Vargas, do Napoli, esperam selar o empréstimo do jogador ao São Paulo até domingo. Neste momento, só o clube do Morumbi conseguiu agradar as partes envolvidas e avançar na negociação, e é o destino provável.

O São Paulo já concordou em pagar 1 milhão de euros (R$ 2,7 millhões) pelo empréstimo até dezembro. Agora, tenta diminuir a exigência salarial do Napoli. O clube italiano, que investiu 13,5 milhões de euros (R$ 32 milhões, na época) para tirar o jogador da Universidad de Chile há um ano, não quer pagar parte dos salários do jogador enquanto ele esteja emprestado.

Depois de colocada a exigência do Napoli, o São Paulo recusou a hipótese de ter que arcar integralmente com os vencimentos do chileno. Atualmente, Vargas recebe o equivalente a R$ 200 mil mensais. A quantia está dentro do limite do São Paulo, e é semelhante ao que é pago a alguns atletas do time titular. Mesmo assim, o Tricolor negocia para diminuir, pois já investirá para conseguir o empréstimo de um ano.

No Brasil, o Grêmio também fez uma proposta por Vargas e conversa com os empresários do jogador. No entanto, o clube gaúcho ainda não conseguiu satisfazer o Napoli e foi ultrapassado pelo São Paulo durante as negociações no fim de 2012.

Eduardo Vargas chamou a atenção de clubes europeus em 2011, quando atuava pela Universidad de Chile do técnico argentino Jorge Sampaoli. Naquele ano, foi campeão e artilheiro da Copa Sul-Americana e, logo depois, foi vendido ao Napoli.

Na Itália, não atuou no mesmo nível, e deseja vestir outra camisa na próxima temporada. Na semana que vem, o estafe de Vargas virá ao Brasil com a expectativa de realizar o desejo, e a camisa mais provável para o chileno, em 2013, é a do São Paulo.

Críticas na Itália abalaram chileno

Até o mês de setembro, Vargas não tinha o interesse de voltar a jogar na América do Sul. Entretanto, as críticas recebidas no fim de 2012 por parte da torcida do Napoli e da imprensa fizeram com que o chileno reconsiderasse a hipótese.

No Napoli, Vargas teve começo promissor, mas não conseguiu conquistar espaço no time, que vive a tradição de acolher bem os atletas sul-americanos. No fim do ano passado, viveu seu pior momento, e sofreu críticas por não conseguir justificar o investimento feito pelo Napoli, que pagou 13,5 milhões de euros para tirar o artilheiro da Sul-Americana de 2011 da Universidad de Chile.

A principal crítica ao jogador é por não ter conseguido se adaptar à vida e ao estilo de jogo na Itália. Agora, Vargas já considera voltar ao futebol sul-americano para demonstrar seu valor e para não perder espaço na seleção chilena às vésperas da Copa de 2014 no Brasil, agora comandada por seu ex-treinador da La U, Jorge Sampaoli.

O São Paulo procurou Vargas para tentar um empréstimo na janela anterior, em julho, mas teve resposta negativa do atacante.

Estafe de Vargas chega na próxima semana

Já há um representante do estafe de Eduardo Vargas no Brasil, para intermediar as negociações entre São Paulo e Napoli, e ainda para ouvir outros clubes interessados. Na próxima semana, o empresário do jogador, Diego Cativa, chegará ao país e espera selar o negócio.

Neste momento, Cativa está no México, para ouvir sobre o interesse de dois clubes do país em Eduardo Vargas. Após as primeiras reuniões, o São Paulo permanece como o primeiro na corrida para contar com o atacante chileno.

Além do Tricolor Paulista, o Grêmio também chegou a fazer uma proposta pelo jogador, mas por enquanto não conseguiu avançar nas negociações. Flamengo e Vasco chegaram a mostrar interesse, mas nem entraram em conversas com seus empresários e com a diretoria do Napoli.

Entre os empresários do atleta, a expectativa é selar o negócio com o São Paulo até o fim da semana. Os clubes mexicanos não conseguem satisfazer a exigência salarial do Napoli, e nem agradam tanto Vargas como os brasileiros. O Grêmio, maior concorrente do clube do Morumbi, era o destino provável do chileno até a entrada do São Paulo na negociação, e não tem evoluído durante as últimas conversas.



Ney Franco confirma negociação com Vargas e espera chileno para manter esquema

LANCEPRESS! - 03/01/2013 - 07:00 São Paulo (SP)

Eduardo Vargas (Foto: AFP)
Eduardo Vargas é o objetivo do São Paulo após saída de Lucas para o PSG (Foto: AFP)

O técnico são-paulino Ney Franco, que já havia elogiado o atacante chileno Eduardo Vargas, confirmou na noite de quarta-feira que o São Paulo tem encaminhada uma negociação com o atleta do Napoli. Em entrevista à Rádio Transamérica, o técnico disse torcer para que o Tricolor consiga concretizar o negócio, para que possa manter o esquema tático que vinha usando em 2012, com Lucas:

- O nome trabalhado realmente é o Vargas. É o nome que a gente vem conversando há muito tempo. A gente ttinha dois nomes dois nomes, Vargas e Montillo, e o Vargas é o nome que é trabalhado, pela forma como é montada a equipe. É o nome que eu gosto. A gente perdeu o Lucas, que nos dava a opção de armar a equipe no 4-2-3-1 e o Vargas nos daria a possibilidade de manter a forma de jogar. E a gente espera que essa contratação possa ser confirmada - disse Ney Franco.

O São Paulo tem avançado nas negociações com o Napoli e com os empresários de Vargas durante os últimos dias, e lidera a corrida para contar com o chileno em 2013. Agora, o Tricolor tenta diminuir a pedida salarial do clube italiano, que exige que o clube pague 100% dos salários de Vargas, que chegam a R$ 200 mil por mês.

Além do São Paulo, no Brasil o Grêmio também chegou a manifestar interesse pelo atacante, fez uma proposta, mas não conseguiu avançar na negociação. Flamengo e Vasco falaram da vontade de contar com o chileno, mas não fizeram ofertas. Os empresários do jogador passaram o Réveillon no México para ouvir sobre o interesse de dois clubes, mas saíram do país sem conseguir evoluir nas negociações.



Esbanjando sensualidade, atriz pornô dá boas vindas a Lucas no PSG

LANCEPRESS! - 03/01/2013 - 08:51 Paris (FRA)

Atriz (Foto: Reprodução da internet)

A atriz pornô e modelo francesa Virginie Caprice mandou um recado pra lá de sensual para o ex-são-paulino Lucas por meio do Twitter. Em português, Virginie escreveu acima dos seios e em parte do braço: "Bem-vindo ao PSG, Lucas Moura". O brasileiro fez sua estreia pelo Paris Saint-Germain na última quarta-feira, na vitória por 5 a 1 em cima do Lekhwiya, do Qatar (Foto: Reprodução da internet)



Central do Mercado: Fla tenta novos nomes, e Cris agita Grêmio e Raposa

Conca e Ibson no jogo das Estrelas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Contato com Conca aconteceu no Jogo das Estrelas
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

No segundo dia de 2013, o mercado da bola esteve bastante agitado. E um dos clubes protagonistas nesta quarta-feira foi o Flamengo. Um dia antes da reapresentação oficial do elenco, o Rubro-Negro se movimentou nos bastidores. A diretoria foi buscar informações a respeito de Conca, que foi sondado pelo Fluminense, clube onde é ídolo, e pensa também em Jorge Henrique, campeão mundial com o Corinthians em 2012, para reforçar o ataque. Do atual elenco, a diretoria confirmou as renovações com Léo Moura e Amaral.

Quem também agitou o dia foi Cris. O experiente zagueiro rescindiu com o Galatasaray e movimentou o mercado brasileiro. O Grêmio anunciou na manhã desta quinta que está apalavrado com um defensor. Logo se falou no nome de Cris. Mas o Cruzeiro, ex-clube do jogador, também manifestou interesse e a novela começou.

O Botafogo surpreendeu o Sport ao anunciar a contratação de Henrique. O Alvinegro comprou 50% dos direitos econômicos do atacante junto ao São Paulo e frustrou o clube pernambucano que sonhava com a permanência do jogador. Ele também interessava ao Cruzeiro, que fez apenas sondagens. Outra negociação do Alvinegro é com Julio Cesar, lateral-esquerdo que jogou no Grêmio em 2012.

Algumas novelas tiveram fim nesta quarta. O Fortaleza anunciou o retorno de Ronaldo Angelim ao clube sete anos depois de sua saída. O zagueiro está com 37 anos. Após ano ruim no Flamengo, Negueba finalmente se apresentou ao São Paulo e agradeceu ao técnico Ney Franco pela oportunidade.

Mas outras seguem firme agitando os primeiros dias de 2013. Zé Love, por exemplo, disse em seu Twitter que falta pouco para acertar com o Vasco. O Gigante da Colina também espera acertar com Sandro Silva e Pedro Ken, ambos do Cruzeiro, e com Leonardo, do Atlético-MG. Já Felipe não continua mesmo no clube. René Simões manteve a postura e condenou publicamente as polêmicas do ídolo. Outra que continua sem final é a de Vargas. O chileno interessa a Flamengo, São Paulo e Grêmio, que promete lutar até o fim. No Palmeiras, Marcos Assunção está sem contrato e não sabe se se reapresenta nesta quinta.

As dispensas também vão acontecer. Elton, Ramírez e Martinez devem deixar o Corinthians. William Barbio foi emprestado pelo Vasco ao Atlético-GO. Por fim, um velho conhecido do futebol brasileiro reapareceu. Adriano disse em comunicado que segue em busca de um clube para jogar em 2013, após passagem frustrada pelo Flamengo. Resta saber se alguém ainda acredita no Imperador.
 



Ney Franco afirma que pretende escalar Ganso como titular no dia 19

Paulo Henrique Ganso na coletiva do São Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Ganso deve começar o ano como titular do São
Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)

Paulo Henrique Ganso deverá começar o ano como titular do São Paulo. Contratado por R$ 23,9 milhões, ele disputou apenas cinco partidas no ano passado, em razão do longo tempo de inatividade por lesões, e também porque o time estava embalado e os concorrentes em boa fase. Mas, de acordo com o técnico Ney Franco, em 2013 o cenário será diferente. Nesta quarta-feira, ele disse que pretende escalar o camisa 8 entre os titulares no dia 19, na estreia da equipe no Campeonato Paulista, contra o Mirassol.

Anteriormente, Ney já havia dito que deve repetir a formação dessa partida no duelo contra o Bolívar, dia 23, pela Libertadores. O jogo pelo torneio estadual servirá como teste para a competição internacional, prioridade do São Paulo na temporada. Isso significa que Ganso deve atuar também diante dos bolivianos.

- Meu pensamento é explorar o máximo do Ganso já neste início de temporada. Claro que ele precisa estar bem física, técnica e taticamente, mas é um jogador que veio para vestir a camisa de titular do São Paulo, e todo meu planejamento é para que no dia 19 ele já esteja atuando como titular - afirmou o comandante em entrevista à Rádio Transamérica.

Todo meu planejamento é para que no dia 19 o Ganso já esteja atuando como titular"

Ney Franco

Com a intenção de Ney, fica a dúvida sobre quem vai sair do time. A opção mais lógica é que ele substitua Lucas, negociado com o PSG. Porém, o São Paulo corre atrás da contratação do chileno Eduardo Vargas, nome aprovado pelo treinador, justamente para que ele possa manter sua forma preferida de atuar, com dois homens abertos no setor ofensivo, variando entre o 4-2-3-1 e o 4-3-3. Com Ganso no lugar de Lucas, a equipe atuaria com dois armadores mais centralizados: ele e Jadson. Se Ney quiser manter a formação campeã da Copa Sul-Americana, o camisa 10, líder de assistências no ano passado, passaria a ser o favorito a sair.

Antes da abertura da temporada, no Paulista, o São Paulo fará dois jogos-treino no CT de Cotia, justamente para que o técnico possa esboçar a formação escolhida. É provável que Ganso e Jadson iniciem o ano juntos, com Osvaldo e Luis Fabiano no ataque. Seja como for, sua presença deve atrair muitos torcedores ao Morumbi, palco das duas primeiras partidas do ano. Em sua apresentação, antes do jogo contra o Cruzeiro, 40 mil tricolores compareceram. Já na estreia diante do Náutico o público foi de 62 mil pessoas.



Ex-São Paulo, ala Oitomeia é apresentado no InterMovistar

Oitomeia InterMovistar (Foto: Sandra Santiago/Divulgação)Oitomeia (à esq.) posa ao lado do técnico Jesus
Velasco Tejado (Foto: Sandra Santiago/Divulgação)

Principal jogador do São Paulo na Liga Futsal 2012, o ala Oitomeia foi apresentado nesta quarta-feira em sua nova equipe, o InterMovistar, da Espanha. O jogador atuará ao lado do companheiro de posição, Gadeia, contratado recentemente junto ao Marechal Rondon.

- A expectativa de chegar em um time na metade da temporada é alta. Estamos em uma etapa de transição, em que novos jogadores estão chegando, e temos que nos adaptar o mais rápido possível - comentou Oitomeia.

Conhecido pelo estilo irreverente, o ex-são paulino - que chegou a pintar o cabelo durante a Liga 2012 - mandou um recado à torcida do Inter que, no último ano, ficou com o vice-campeonato da Copa Intercontinental, perdendo a decisão para o Carlos Barbosa.

- Eles vão ver um jogador alegre e carismático. Deixei boas recordações em todos os lugares que joguei. A tristeza eu deixo em casa - brincou.

Além de Oitomeia e Gadeia, o Inter contratou o ala argentino Borruto, que disputou o último Mundial na Tailândia pela seleção de seu país. Ele chega na equipe no lugar do brasileiro Betão, que foi para o Cazaquistão.

Cissé e Jogador de Futsal, São Paulo (Foto: Reprodução)Por conta do visual extravagante, Oitomeia chegou a ser comparado ao francês Cissé (Foto: Reprodução)



Bota acerta contratação do atacante Henrique, que estava no Sport

A diretoria do Botafogo acertou a contratação do atacante Henrique, de 21 anos, que pertence ao São Paulo e estava emprestado ao Sport. O Alvinegro comprou 50% dos direitos econômicos. O jogador deve assinar contrato até 2016 e a tendência é de que se apresente já nesta sexta-feira, quando o restante do elenco volta ao trabalho.

O atacante era visto como uma prioridade para o Leão, que estava otimista em mantê-lo no clube, mas não conseguiu.

Henrique sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Henrique comemora um de seus gols pelo Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Henrique chegou ao Sport em maio, mas só fez sua estreia com a camisa rubro-negra em agosto, por conta de uma questão burocrática - ele veio do Granada-ESP e precisou aguardar abertura da janela de transferências internacionais. Foram quatro gols marcados em 13 partidas disputadas. Ele fez sucesso com a seleção brasileira sub-20, sendo artilheiro e Bola de Ouro do Mundial da categoria, disputado em 2011.

Agora, o técnico Oswaldo de Oliveira tem Bruno Mendes, Loco Abreu, Henrique, Sassá, Rafael Marques, Vitinho e William como opções para o ataque.
 



GUIA DA PRÉ-TEMPORADA: tudo sobre a fase de preparação dos times

A abstinência de futebol no Brasil está com os dias contados. A maioria dos times volta ao trabalho nesta quinta-feira de olho na temporada 2013. Estaduais, Copa do Brasil, Libertadores, Copa Sul-Americana, Brasileirão, são muitos os campeonatos que movimentarão o país durante o ano. Para fazer um bom papel, é necessária uma pré-temporada proveitosa. No infográfico abaixo, o GLOBOESPORTE.COM traz um resumo de como será esse período para as principais equipes do país. Além do local e do dia de início das atividades, o internauta pode conferir a atual situação do elenco do seu time: quem chegou e quem saiu.

Não constam nos respectivos elencos para a pré-temporada os jogadores convocados para a seleção brasileira sub-20 que disputa o Sul-Americano a partir do dia 10, na Argentina. São os casos, por exemplo, do meia Fred, do Inter, e do atacante Bruno Mendes, do Botafogo.

Também não estão nas listas os jogadores com futuro indefinido, casos como o de Leonardo Moura, que ainda não renovou com o Flamengo, além do meia Cícero e do lateral-direito Wellington Silva, prestes a serem anunciados por Santos e Fluminense.