segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vivendo momento de instabilidade, Ney Franco prega reflexão

Ney Franco entrevista coletiva no São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Ney Franco diz que grupo está fechado (Foto:
Carlos Augusto Ferrari)

Líder isolado do Campeonato Paulista, o São Paulo está perto de terminar a primeira fase na ponta. Por outro lado, vê distante a chance de passar de fase na Taça Libertadores. A boa fase no Paulista não diminui a pressão por resultados na competição continental, e as cobranças só aumentam.

Após a derrota por 2 a 1 diante do Strongest, na Bolívia, quinta-feira, o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, disse que o time precisa de alguns ajustes para se acertar e brigar por alguma coisa nesta temporada. Por conta do resultado, o São Paulo ficou em situação muito complicada na competição. O Tricolor precisa vencer o líder Atlético-MG e torcer por um tropeço dos bolivianos contra o Arsenal, na Argentina. Por conta de tudo isso, o técnico Ney Franco prega que todo mundo precisa refletir sobre a fase da equipe.

– O Juvenal falou que precisamos sempre fazer reflexões. Estou tranquilo no cargo, estamos fazendo um bom trabalho no Paulista, mas fomos infelizes em alguns jogos na Libertadores. E temos ainda um duelo contra o Atlético. Dependendemos do resultado de outro jogo, então o que não falta na minha cabeça é reflexão - afirmou o treinador.

O último mês do São Paulo não foi dos mais tranquilos. Denilson ofendeu um torcedor, em resposta a críticas feitas em rede social, a torcida fez protestos em frente ao CT no último sábado, jogadores reclamaram de substituições e dirigentes criticaram abertamente atuações da equipe. Ney espera que a vitória no Paulista, diante do Botafogo-SP, neste domingo, por 3 a 1, fora de casa com o time reserva, dê ânimo para a equipe tentar engrenar em busca da classificação na Libertadores.



Artilheiro do Ano: Alex marca seu décimo gol em 2013 e sobe na lista

Alex Coritiba Cianorte (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Alex é o artilheiro do Coritiba na temporada
(Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)

De volta ao Brasil após passar oito anos no futebol turco, o meia Alex, do Coritiba, prova a cada semana que seu faro de gol continua apurado. De falta, o jogador de 35 anos marcou o primeiro na vitória do Coxa por 2 a 0 sobre o Toledo, no domingo, seu décimo na temporada, e se tornou artilheiro do Campeonato Paranaense ao lado de Douglas Coutinho, do rival Atlético-PR. O craque aparece pela primeira vez entre os jogadores que estão no topo da lista do Prêmio Artilheiro do Ano, dividindo a 14ª colocação com outros onze jogadores.

Na briga pela ponta, o atacante Giancarlo, do Ferroviário, que passou em branco na derrota por 2 a 0 para o Ceará, ainda tem uma boa vantagem na liderança da premiação, mas Careca, do Cene, vem na cola. O artilheiro do Campeonato Sul-mato-grossense marcou um na goleada de 3 a 0 em cima do Sete de Dourados, também no domingo, chegou aos 16 em 2013 e diminuiu a diferença para três gols.

Outros dois jogadores que integram o 'top 5' marcaram na rodada de fim de semana. David Dener, da Desportiva Ferroviária, balançou a rede uma vez no triunfo de 2 a 1 dos grenás sobre o Aracruz e pulou para a terceira colocação do ranking ao lado de Elton, do Náutico, com 14 gols. Já Joelson, do Porto-PE, fez seu 12º gol no ano no empate em 1 a 1 com o Santa Cruz, e agora divide a quinta posição na lista com Luis Fabiano, do São Paulo, Rogério, do Náutico, e Marciel, do Guarany de Sobral.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a lista de artilheiros do ano:

Prêmio Friedenreich 08/04/13 (Foto: Editoria de Arte)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols

montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)



Para Belletti, trabalho de Ney Franco no São Paulo, 'no geral, é positivo'

O São Paulo lidera com folga o Campeonato Paulista e tem um jogo a menos que todos os principais concorrentes, mas a palavra "crise" ainda é permanente, principalmente nas entrevistas. Depois da vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo-SP, neste último domingo, Ney Franco voltou a ter que falar sobre problemas. Mas para o ex-jogador e comentarista do SporTV Belletti, o trabalho do treinador do São Paulo tem sido positivo.

- O trabalho do Ney (Franco), no geral, é muito positivo. Se fala muito em troca de treinador para resolver problemas dentro e fora de campo, e acho que o Ney tem certo controle de tudo isso.

Enquanto lidera o Estadual, a campanha do São Paulo na Libertadores é ruim, e o time não depende apenas mais de si para garantir vaga nas oitavas de final da competição continental. A derrota para o The Strongest na última rodada, por 2 a 1, gerou contestações do presidente do clube, Juvenal Juvêncio.

Ney Franco São Paulo jogo Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ney Franco vive situações opostas entre o Paulista e a Libertadores (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- Se o presidente do clube diz que precisa contratar muito, (vale lembrar que) no começo da temporada ele também participou da elaboração do elenco, então tem parcela de culpa. Todo mundo é culpado disso, de estar bem no Paulista e não tão bem na Libertadores - avalia Belletti, que ainda destaca a atenção para a carência de um craque que chame a responsabilidade, à exceção do goleiro Rogério Ceni.

- Com a saída do Lucas, na hora do jogo mais difícil em que precisa mais do craque, não tem. O São Paulo está deixando a desejar, dependendo ainda muito do Rogério Ceni.

Com quatro pontos em seu grupo da Libertadores, o São Paulo precisa vencer o Atlético-MG no Morumbi no dia 17, pela última rodada, além de torcer para que o The Strongest não vença o Arsenal de Sarandí fora de casa.

Assista aos vídeos do "Troca de Passes"

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Lúcio celebra gol após polêmica com Ney e crê em vaga na Libertadores

Lúcio abriu a vitória do São Paulo sobre o Botafogo-SP por 3 a 1, neste domingo, em Ribeirão Preto (assista aos gols). Este foi o principal lance do zagueiro de 34 anos desde sua substituição na derrota por 2 a 1 para o Arsenal, na Argentina, quando foi pivô de uma polêmica com o técnico Ney Franco, ao discordar da substituição. Na vitória deste domingo, o zagueiro acertou um chute forte rasteiro em cobrança de falta e contou com a falha do goleiro Rafael no lance, já que a bola foi no meio do gol. Na comemoração, ele foi abraçar os jogadores reservas no banco.

- Eu acho que a gente precisa olhar pra frente, aquilo que aconteceu na Argentina já é passado. Um grupo forte se forma assim, superando adversidades. Foi uma vitória boa aqui em Ribeirão e temos de valorizar o trabalho que está sendo feito – comentou o defensor, na saída do gramado após a vitória.

Apesar da boa atuação deste domingo, Lúcio deve voltar para a reserva na próxima quarta-feira, contra o União Barbarense, fora de casa. O zagueiro deve ficar fora também da partida contra o Atlético-MG, na semana seguinte, que vai definir o futuro do São Paulo na Libertadores-2013.

- Nossa situação é difícil na Libertadores, precisamos reconhecer, mas eu acredito e acho que temos de acreditar até o fim. O mais importante é fazermos a nossa parte: precisamos vencer o Atlético-MG no Morumbi. Temos de acreditar até o último minuto – finalizou.



Futebol e futsal movimentam o dia no SporTV com transmissões ao vivo

A bola vai rolar nesta segunda-feira no SporTV, com transmissões ao vivo de partidas pelo Campeonato Português, Liga Paulista de Futsal e no Sul-Americano sub-17. O Canal Campeão ainda exibe ao vivo os programas , com três edições ao longo do dia, , , e .

Pato gol Corinthians x Tijuana (Foto: Reuters)Pato gol Corinthians x Tijuana (Foto: Reuters)

Mas o destaque da programação fica por conta do de hoje, que, em seu mês de comemoração pelos 10 anos no ar, terá a participação do atacante Alexandre Pato, do Corinthians, e a dupla Zezé di Camargo e Luciano como atração musical. Galvão Bueno apresenta o programa.

Vice-líder do Português fecha rodada

O SporTV transmite a partir de 16h o duelo entre Porto e Braga, no estádio do Dragão, com narração de Roby Porto e comentários de André Loffredo. A partida fecha a 25ª rodada do Campeonato Português, em que o Porto é o segundo colocado, com 60 pontos, sete a menos que o líder Benfica. Já o Braga ocupa o quarto lugar, com 43 pontos, e uma vitória pode levá-lo ao terceiro lugar, na zona de classificação à Liga dos Campeões.

Sul-Americano sub-17

As seleções de Colômbia e Venezuela jogam às 19h10, com transmissão do SporTV2, em jogo que terá a narração de Cláudio Uchoa e comentários de Edinho. O jogo é valido pela quarta rodada do Grupo A, com a Venezuela no quarto lugar, com três pontos em dois jogos. A Colômbia é lanterna com dois pontos, também em dois jogos. Dos cinco times da chave, três passam para o hexagonal final.

Rodada da Liga Paulista de Futsal

Com narração de Guto Nejaim e comentários de Marcelo Rodrigues, São Paulo e São Bernardo se enfrentam às 17h, na tela do SporTV2. Em seguida, às 19h15, no SporTV, jogam Corinthians e Sertãozinho, com narração de Daniel Pereira e comentários de Marcelo Rodrigues.

Suzano/São Paulo x Araçariguama Liga Paulista (Foto: Thiago Fidelix)São Paulo enfrenta o São Bernardo pela Liga Paulista de Futsal (Foto: Thiago Fidelix)



Com amigo Doni, Falcão acompanha vitória do São Paulo no Santa Cruz

Falcão com amigo Doni e amigos no jogo entre São Paulo x Botafogo-SP, em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução Instagram)Falcão com amigo Doni e amigos no jogo entre Bota e São
Paulo, em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução Instagram)

O craque do Orlândia e da seleção brasileira de futsal, Falcão, esteve na tarde deste domingo no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e acompanhou a vitória do São Paulo por 3 a 1 sobre o Botafogo-SP. O jogador esteve acompanhado do goleiro Doni, que recupera-se de um problema cardíaco no Pantera, onde foi revelado.

Em uma rede social, o craque publicou uma foto ao lado de Doni, que tenta convencer Falcão a jogar pelo Botafogo no Paulistão de 2014. O goleiro já assinou contrato com o Pantera para encerrar a carreira após o Estadual do ano que vem, e convidou o amigo e astro do futsal para voltar aos gramados. O ala da seleção brasileira sinalizou positivamente para 'um ou dois jogos' com a camisa do time de Ribeirão Preto.

- Ainda é cedo para confirmar, mas é uma possibilidade. O Doni é um grande amigo e pode ser que dê certo. Se acontecer, vai ser com muito prazer. Embora eu jogue essas peladas de fim de ano, a bola é a mesma, os jogadores são profissionais, o jeito de bater na bola é o mesmo. Quem sabe, no ano que vem, eu faça um ou dois jogos pelo Botafogo - afirmou o jogador em fevereiro, após o convite de Doni.

A principal tentativa de Falcão em atuar no campo aconteceu em 2005, justamente no São Paulo, porém, pouco aproveitado pelo então técnico Émerson Leão, o jogador retornou para o futsal.



Veiga e Rafael Santos detonam arbitragem de Bota-SP x São Paulo

Os botafoguenses foram unânimes na análise da derrota do time para o São Paulo, por 3 a 1, na noite deste domingo. Para o elenco, o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza foi o responsável pelo primeiro revés do Pantera no Santa Cruz. No jogo, ele expulsou Zé Antônio por carrinho em Douglas no primeiro tempo, e André, por falta em Ademilson , aos 16 minutos da segunda etapa.

Botafogo-SP x São Paulo Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (Foto: Thiago Calil / Agência Botafogo)Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza foi criticado pelos botafoguenses (Foto: Thiago Calil / Agência Botafogo)

- Faltou um árbitro hoje, ele fez a diferença no jogo. A gente vem sofrendo há um bom tempo com arbitragem, não gosto de comentar muito. Conheço ele (o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza), é imparcial, mas cometeu dois erros e deu a vitória para o São Paulo - desabafou o técnico Marcelo Veiga.

O goleiro Rafael Santos foi ainda mais enfático que o comandante ao falar sobre a arbitragem.

Zé Antônio Botafogo-SP x São Paulo (Foto: Thiago Calil / Agência Botafogo)Para Rafael, expulsão de Zé Antônio foi injusta
(Foto: Thiago Calil / Agência Botafogo)

- Dá para ver o que aconteceu, é uma vergonha. A gente sai de campo com a derrota, mas tem que olhar e ver esses erros, as coisas estão feias para o nosso time. São no mínimo sete cartões em jogadas que não existem, e uma expulsão direta que não existiu também - criticou o camisa 1, que na sequência pediu providências à direção do Pantera.

- Tem muita coisa errada. A diretoria, o nosso presidente, alguém tem que ver o que está acontecendo, isso não está certo - completou.

Na próxima rodada, o Botafogo tentará sua reabilitação diante do Bragantino, no Santa Cruz, às 18h30m.



Confira os resultados deste domingo em 27 campeonatos estaduais

Campeonato Paulista 2013 (Primeira fase - 17ª rodada)

Corinthians 2 x 0 São Bernardo
Ponte Preta 1 x 2 Palmeiras
Botafogo-SP 1 x 3 São Paulo
Atlético Sorocaba 3 x 2 Mirassol

- São Paulo, Ponte Preta, Mogi Mirim, Santos, Corinthians e Palmeiras estão classificados para as quartas de final. 

Campeonato Paulista Série A2 2013 (Fase semifinal - 1ª rodada)

Rio Claro 1 x 1 Guaratinguetá

Campeonato Paulista Série A3 2013 (Primeira fase - 18ª rodada)

Flamengo-SP 5 x 2 América-SP
Novorizontino 0 x 1 Marília
Votuporanguense 2 x 2 Francana
São Vicente 0 x 0 Rio Preto
Independente-SP 2 x 0 Palmeiras B

- São Bento, Flamengo-SP e Itapirense estão classificados para a próxima fase.

Campeonato Carioca 2013 (Taça Rio - 5ª rodada)

Audax Rio 1 x 0 Macaé
Botafogo 3 x 0 Olaria
Bangu 1 x 1 Boavista
Vasco 2 x 1 Friburguense

Campeonato Mineiro 2013 (Primeira fase - 9ª rodada)

América TO 2 x 1 Villa Nova
Atlético-MG 4 x 0 Boa Esporte
América-MG 1 x 4 Cruzeiro

Campeonato Mineiro Módulo 2 2013 (Primeira fase - 10ª e última rodada)

Uberaba 1 x 0 Democrata SL
Mamoré 5 x 2 Patrocinense
Uberlândia 1 x 2 URT
Democrata GV 3 x 1 Minas Futebol
Betim 2 x 2 Tricordiano

- URT, Patrocinense, Democrata GV e Minas Futebol estão classificados para o Quadrangular final. Uberaba e Social foram rebaixados.

Campeonato Gaúcho 2013 (Taça Farroupilha - 6ª rodada)

Veranópolis 1 x 0 Internacional
Santa Cruz-RS 4 x 0 São José-RS
São Luiz 2 x 1 Esportivo
Pelotas 2 x 2 Passo Fundo

- Canoas é rebaixado para a Segunda Divisão.

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2013 (Primeiro turno - 4ª rodada)

Aimoré 0 x 1 Brasil de Pelotas
Riograndense 3 x 1 Riopardense
São Paulo-RS 0 x 0 Internacional SM
Brasil de Farroupilha 2 x 0 Glória
Panambi 3 x 0 Gaúcho
Santo Ângelo 2 x 0 Guarany de Camaquã

Campeonato Paranaense 2013 (Segundo turno - 8ª rodada)

Paraná 1 x 0 JMalucelli
Toledo 0 x 2 Coritiba
Paranavaí 2 x 0 Nacional-PR
Rio Branco-PR 2 x 3 Cianorte

Londrina 0 x 1 Operário-PR
 

Campeonato Catarinense 2013 (Segundo turno - 7ª rodada)

Criciúma 3 x 0 Joinville
Chapecoense 2 x 1 Camboriú
Atlético Ibirama 0 x 0 Metropolitano
Juventus-SC 2 x 1 Guarani de Palhoça
Avaí 2 x 1 Figueirense

- Camboriú é rebaixado para a Segunda Divisão.

Campeonato Baiano 2013 (Segunda fase - 4ª rodada)

Bahia 1 x 5 Vitória

Campeonato Pernambucano 2013 (Segundo turno - 10ª rodada)

Porto 1 x 1 Santa Cruz
Náutico 0 x 2 Ypiranga-PE
Salgueiro 0 x 0 Central
Pesqueira 2 x 0 Chã Grande
Petrolina 2 x 0 Serra Talhada

Campeonato Cearense 2013 (Segunda fase - 10ª rodada)

Ferroviário 0 x 2 Ceará
Guarani de Juazeiro 0 x 0 Guarany de Sobral

Campeonato Cearense Série B 2013 (Primeira fase - 4ª rodada)

Quixadá 1 x 1 Crateús
Itapipoca 2 x 0 Pacatuba
Nova Russas 2 x 0 Uniclinic
Maranguape 3 x 0 Arsenal de Caridade

Campeonato Paraibano 2013 (Segundo turno - 6ª rodada)

Sousa 0 x 2 Campinense
Atlético-PB 2 x 1 Botafogo-PB
Auto Esporte 3 x 1 Nacional de Patos
Treze 0 x 2 CSP

Campeonato Potiguar 2013 (Copa Cidade de Natal - 2ª rodada)

Santa Cruz-RN 0 x 1 ABC
Potiguar de Mossoró 2 x 0 Alecrim
Assu 1 x 1 Corintians-RN

Campeonato Sergipano 2013 (Segunda fase - 12ª rodada)

América-SE 0 x 1 Sergipe
Confiança 0 x 1 Itabaiana
Boca Júnior 3 x 0 Olímpico
Lagarto 0 x 3 Estanciano

Campeonato Goiano 2013 (Primeira fase - 16ª rodada)

Anápolis 3 x 1 Grêmio Anápolis
Crac 2 x 1 Aparecidense
Goianésia 3 x 2 Vila Nova
Rio Verde 3 x 0 Itumbiara

- Goianésia está classificado para a semifinal.
- Itumbiara é rebaixado para a Segunda Divisão.

Campeonato Brasiliense 2013 (Taça Mané Garrincha - 3ª rodada)

Unaí 2 x 2 Botafogo-DF
Brazlândia 0 x 2 Ceilandense
Brasiliense 1 x 0 Sobradinho

Campeonato Mato-Grossense 2013 (Primeira fase - 18ª e última rodada)

Cacerense 0 x 1 Mato Grosso
Cuiabá 0 x 0 Mixto
Luverdense 0 x 1 Sinop
Vila Aurora 1 x 1 União Rondonópolis

- Semifinalistas definidos: Mixto x Luverdense e Cuiabá x Mato Grosso.
- Vila Aurora é rebaixado para a Segunda Divisão.

Campeonato Sul-Mato-Grossense 2013 (Quartas de final - jogos de volta)

Cene 3 x 0 Sete de Dourados
Naviraiense 2 x 2 Novoperário
Ivinhema 3 x 1 Misto

- Cene, Naviraiense e Ivinhema estão classificados para a semifinal.

Campeonato Capixaba 2013 (Primeira fase - 15ª rodada)

Espírito Santo 2 x 3 Estrela do Norte

- Espírito Santo é rebaixado para a Segunda Divisão.

Campeonato Amazonense 2013 (Taça Cidade de Manaus - 1ª rodada)

Princesa do Solimões 1 x 0 Iranduba

Campeonato Maranhense 2013 (Segundo turno - 2ª e 3ª rodadas)

Santa Quitéria 1 x 0 Imperatriz
Cordino 1 x 3 Bacabal
Maranhão 3 x 1 Americano-MA
Sampaio Corrêa 2 x 1 São José-MA

Campeonato Piauiense 2013 (Primeira fase - 12ª rodada)

Barras 1 x 0 Cori-Sabbá
Piauí 1 x 0 Parnahyba

Campeonato Acreano 2013 (Primeira fase - 12ª rodada)

Plácido de Castro 2 x 0 Andirá
Náuas 0 x 5 Rio Branco-AC
Alto Acre 3 x 6 Juventus-AC

Campeonato Rondoniense 2013 (Primeira fase - 7ª rodada)

Espigão 1 x 0 Vilhena
Rolim de Moura 1 x 2 Ariquemes
Ji-Paraná 0 x 2 Genus



Após 'rodada dupla', Maicon sente lesão muscular na coxa e vira baixa

Maicon virou desfalque no São Paulo após a vitória deste domingo, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto (assista aos gols ao lado). O volante deixou o estádio Santa Cruz sentindo dores na coxa direita e será submetido a exames nesta segunda-feira.

Apesar do resultado dos exames, ele deve ser poupado do duelo do meio de semana contra o União Barbarense, fora de casa. Ele e Aloísio foram os únicos que participaram do duelo contra o Strongest, na quinta-feira, em La Paz, na Bolívia, e da partida deste domingo, com o time reserva.

- A situação do Maicon preocupa. Hoje a gente saberia que correríamos riscos se colocássemos jogadores que jogaram na Bolívia. Por isso, seguramos o Maicon e o Aloisio, e o planejamento inicial não era colocá-los no jogo, mas na parte tática foi necessário - avisou Ney Franco, que emendou:

- Infelizmente aconteceu o que a gente não queria. Ele está reclamando de muita dor, vai passar por avaliação e esperamos que seja lesão mínima pra voltar o mais rápido possível.

Além de Maicon, o atacante Luis Fabiano, com uma lesão na panturrilha, também deve ficar fora da partida em Santa Bárbara-SP. Rodrigo Caio, expulso neste domingo, é outra baixa.



Ney Franco comemora vitória fora e quer assegurar logo o primeiro lugar

A vitória diante do Botafogo-SP neste domingo, por 3 a 1, fora de casa, deixou o São Paulo com vantagem de quatro pontos em relação à Ponte Preta (38 a 34), segunda colocada na tabela. Classificado para as quartas de final desde a última rodada, o treinador Ney Franco comemorou o resultado em Ribeirão Preto e quer que o time termine a primeira fase na liderança.

O Tricolor pode assegurar a primeira posição na fase de classificação na próxima quarta, no duelo contra o União Barbarense, com duas rodadas para o fim desta etapa do torneio. Isso daria ao time a vantagem de decidir sempre diante sua torcida.

– Jogar aqui é muito difícil, temos de comemorar muito essa vitória. Na quarta temos a chance de definir nossa classificação (em primeiro) dentro do Campeonato Paulista – disse o treinador.

O São Paulo teve dificuldade para fazer o resultado. O jogo estava 0 a 0 até os 28 minutos do segundo tempo, quando Lúcio marcou de falta. Na sequência, Aloísio e Ademilson marcaram. Dimba descontou. Com cinco derrotas na competição, o Botafogo perdeu só para o Tricolor em casa.

– Do outro lado tinha um time muito competente, não tinha perdido aqui ainda, sistema defensivo bom, mas nossa equipe teve uma qualidade muito boa e tem tido uma consistência nos jogos do Campeonato Paulista – completou Ney Franco.

O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira, em fora de casa, para encarar o União Barbarense. O jogo é válido pela 10ª rodada e havia sido adiado.

Ney Franco Fabricio São Paulo (Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)Ney Franco passa instruções para Fabricio (Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC)



Atuações do São Paulo: Ademilson lidera Tricolor em boa vitória

DENIS - goleiro
Goleiro pouco apareceu na partida devido ao esquema defensivo do Botafogo-SP. Porém, no gol botafoguense, espalmou para o meio da área nos pés do atacante Dimba. Nota: 5,0

RODRIGO CAIO - lateral-direito
Na defesa não teve muito trabalho. Apoiou bastante no segundo tempo, mas foi inocente ao ser expulso em um lance sem perigo nenhum à meta do Tricolor, aos 19 da etapa final, no momento em que seu time tinha dois jogadores a mais. Nota: 4,5

LÚCIO - zagueiro
De volta ao time, o zagueirão protagonizou boas disputas com Nunes no primeiro tempo, apesar de algumas falhas em saídas de bola. No segundo tempo, assumiu a braçadeira de capitão com a saída de Fabrício e surpreendeu ao bater uma falta de longa distância e fazer o primeiro gol do Tricolor, abrindo caminho para a boa vitória. Nota: 6,0

RHODOLFO - zagueiro
Cobriu bem as saídas de Lúcio ao ataque e neutralizou a maioria dos lances de ataque do Botafogo. Não comprometeu. Nota: 5,5

CORTEZ - lateral-esquerdo
Sumido no primeiro tempo e pouco acionado no segundo, o lateral-esquerdo quase não participou do jogo. Foi substituído na etapa final ao sentir cãibras. Nota: 3,5

WELLINGTON - volante
Como o Botafogo praticamente não atacou, Wellington teve liberdade para ir ao ataque e participou do segundo gol, marcado por Aloísio. Nota: 6,0

FABRÍCIO - volante
Ficou perdido no primeiro tempo sem função, já que o adversário teve pouca posse de bola. Abusou em algumas faltas, levou cartão amarelo, e foi substituído no segundo tempo. Nota: 4,0

DOUGLAS - meia
Apareceu bem pela direita em alguns lances no primeiro tempo. No segundo, participou ativamente do ataque tricolor. Nota: 6,0

CAÑETE - meia
Esteve apagado no setor de criação. Na oportunidade que teve para marcar, chutou por cima do gol. Foi pouco efetivo. Nota: 4,5

WALLYSON - atacante
Deu trabalho aos defensores do Botafogo quando o jogo estava 0 a 0. Estranhamente caiu de produção quando o Tricolor fez o primeiro gol. Nota: 5,0

ADEMILSON - atacante
Abriu espaços no setor defensivo do Botafogo e foi ousado, principalmente no segundo tempo. Em um lance de velocidade e oportunismo, "tabelou" com seu marcador, saiu na frente do goleiro do Bota e demonstrou tranquilidade para balançar as redes. Nota: 6,5

ALOÍSIO - atacante
Sua entrada deu mais qualidade ao setor ofensivo do Tricolor. Deu trabalho aos marcadores e fez um bonito gol. Nota: 6,0

MAICON - meia
Entrou no início do segundo tempo, pouco apareceu e ainda deixou o gramado com uma contusão muscular, deixando o São Paulo com dois jogadores a menos, já que Ney Franco tinha feito as três alterações. Nota: 4,0

HENRIQUE MIRANDA - lateral-esquerdo
Entrou no fim do jogo e pouco atuou. Sem nota

BOTAFOGO-SP
Com a proposta de marcar o São Paulo e explorar os contra-ataques, o Botafogo se perdeu após a expulsão de Zé Antônio no primeiro tempo. A equipe praticamente abdicou do ataque. Na segunda etapa, a situação piorou com o cartão vermelho de André. Quando tomou o primeiro gol, não teve reação. No fim ainda acabou marcando com Dimba, mas foi insuficiente para evitar sua primeira derrota como mandante no Paulistão.