quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aos 34 anos, Lúcio impressiona na pré-temporada do São Paulo e terá folgas na preparação física

Guilherme Palenzuela - 10/01/2013 - 14:00 Sâo Paulo (SP)

Lucio - São Paulo (Foto: Renato Cordeiro)
Lúcio rescindiu contrato com a Juventus para jogar no São Paulo (Foto: Renato Cordeiro)

O zagueiro Lúcio, de 34 anos, é a principal contratação do São Paulo para o ano de 2013, e já surpreende a comissão técnica nos primeiros dias de pré-temporada, no CFA de Cotia. Na manhã da última terça-feira, enquanto o elenco fez exercícios de reforço muscular no Reffis, o defensor ganhou folga por conta do bom preparo físico com que chegou ao clube. A rotina será seguida nos próximos dias, e Lúcio será o único jogador do elenco que será retirado de determinados exercícios por já ter atingido a condição física ideal.

Os 34 anos de idade não fazem mal à condição física de Lúcio. Sua superioridade em relação ao elenco se justifica no ano de 2012. Lúcio deixou a Juventus (ITA) no fim de dezembro, enquanto o clube italiano estava no meio da temporada. Apesar de não ter participado da maioria dos jogos da ex-equipe, o zagueiro participava ativamente dos treinos, fato, agora, comprovado pela comissão técnica do São Paulo.

- Em determinados momentos da pré-temporada, vamos optar por tirá-lo de parte de alguns trabalhos, assim como aconteceu no trabalho físico da manhã de terça, quando ele não participou dos exercícios físicos com o grupo. Optamos por tirá-lo porque seria saturar um pouco, ele vinha em atividade na Juventus até dezembro, quando foi contratado, e já está preparado, então está em plenas condições. Não vi nenhum senão - disse o chefe da preparação física do São Paulo, Alexandre Lopes, após o treino da tarde de quarta-feira, em Cotia.

Lúcio foi contratado pela diretoria são-paulina com a intenção de reforçar a defesa e dar à equipe um pouco do perfil da Copa Libertadores, para a qual o São Paulo volta, em 2013, após não participar das duas últimas edições. O zagueiro foi o capitão da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul, fazia parte da Amarelinha até setembro de 2011 e acumula no currículo passagens vitoriosas por clubes como Bayern de Munique (ALE) e Inter de Milão (ITA).

O reflexo da boa condição física foi exposto no primeiro esboço da equipe titular do técnico Ney Franco, no treino da última segunda-feira. Lúcio já ganhou a posição de titular do time, deixou Rafael Toloi no banco, e tem tudo para disputar desde o início a partida contra o Bolívar (BOL), no próximo dia 23, pela primeira fase da Copa Libertadores.

Lúcio já deu a resposta a quem duvidava de sua condição física, aos 34 anos. No próximo dia 23 terá a chance de mostrar à diretoria e à torcida que a confiança na grande contratação para 2013 vai se converter em alegrias.



Após 'porcaria' de férias, Fabrício espera ter condições de jogo em fevereiro

LANCEPRESS! - 10/01/2013 - 14:28 Cotia (SP)

Fabrício - São Paulo (Foto: Tom Dib)
Fabrício não joga desde junho do ano passado (Foto: Tom Dib)

Para que não tenha um 2013 como foi 2012, Fabrício praticamente não descansou durante as férias. O volante, que só jogou quatro partidas no ano passado devido às lesões, chegou até a ir ao CT da Barra Funda no período de folga por conta própria:

- Nas férias, eu fiquei cinco dias sem treinar só. Treinei na praia, em academia e cheguei a vir aqui no São Paulo também. Essas férias foram uma porcaria, nunca vi treinar nas férias, foi a primeira vez.

Em junho de 2012, ele rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e, desde então, se recupera. Nos primeiros jogos da temporada ele não terá condições de atuar. A expectativa é de que possa voltar a ser relacionado em fevereiro.

Fabrício não parou de treinar nem nas férias: 'Foi horrível'

Como Ganso ficou com a camisa 8, Fabrício usará a 25 neste ano. Ele está com saudade do gramado, mas ainda sente dores e não quer antecipar o retorno:

- Estou com muita vontade, mas não adianta pôr a carroça na frente dos bois. A gente está devagar, na fase de adaptação. A vontade é grande, mas não adianta atropelar, se não atrapalha todo o trabalho.

- Eu só estou seguindo o protocolo certinho, não tinha mexido com bola até então. Nessas fases de adaptação, o joelho dói muito. Foi assim para correr, na bicicleta, e agora para jogar futebol - concluiu.



Loja virtual do São Paulo inicia pré-venda das novas camisas do clube

LANCEPRESS! - 10/01/2013 - 16:37 São Paulo (SP)

A São Paulo Mania, loja virtual do Tricolor, já iniciou a pré-venda das novas camisas um e dois do clube, agora fabricadas pela empresa de material esportivo Penalty.

O desenho das peças ainda é mantido em sigilo, mas o torcedor são-paulino já pode adquiri-las no site por R$ 199,90, sem o pagamento de frete. O início das entregas está previsto para 18 de janeiro.

O São Paulo apresentará seu novo uniforme dia 17 deste mês, dois dias antes da estreia da equipe no Paulistão, contra o Mirassol, no Morumbi.



São Paulo pode atingir 90 jogos em 2013 e chegar a recorde do século

Bruno Quaresma e Guilherme Palenzuela - 10/01/2013 - 09:46 São Paulo (SP)

Treino do São Paulo (Foto: Renato Cordeiro)
São Paulo faz pré-temporada cuidadosa no CFA de Cotia para suportar temporada longa (Foto: Renato Cordeiro)

Recorde do século? Se tiver sucesso nas competições, Tricolor pode chegar a disputar até 90 partidas nesta temporada. Nos últimos anos, máximo foi 79.

O torcedor que já está com saudade de ver o São Paulo em campo não precisa se preocupar. 2013 tem tudo para ser a temporada com mais jogos do Tricolor neste século. A equipe pode chegar a disputar até 90 partidas.

Até agora, o recorde pertence à temporada de 2005, quando a equipe viajou até o Japão para disputar o Mundial de Clubes e totalizou 79 partidas. Por enquanto, já é possível saber que a equipe disputará, ao menos, 64 jogos neste ano. A classificação diante do Bolívar (BOL), na primeira fase da Libertadores, já garante mais seis partidas da fase de grupos.

Se a quantidade de jogos é impossível de dizer, um fato é certo: o São Paulo participará, se não for ao Mundial, de seis competições diferentes (Paulistão, Libertadores, Brasileirão, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga Bank e Sul-Americana), pela primeira vez depois de 12 anos. Para ter sucesso, a equipe terá de estar muito bem preparada.

O impressionante número é assunto no clube desde o ano passado e chega a gerar uma certa preocupação. Uma pré-temporada adequada e 30 dias de férias aos jogadores seriam o ideal, mas a equipe, que completa uma semana de trabalhos hoje, já terá de iniciar uma sequência de jogos de quarta e domingo daqui a nove dias, com a estreia no Campeonato Paulista. Tudo isso com só 20 dias de folga, já que a final da Sul-Americana foi em 12 de dezembro.

– O que faremos diante de tudo isso é tomar um cuidado especial a partir do momento que a temporada começar efetivamente. A partir daí, poderemos fazer um monitoramento pela segurança que temos da pré-temporada e pela análise de dados feita durante estes primeiros dias. É o que podemos fazer para tentar prevenir algum tipo de problema – afirmou Alexandre Lopes, chefe da preparação física do Tricolor.

Negueba é o único que se lesionou, mas em lance acidental. O elenco tem 20 atletas de linha, mas ainda será reforçado com Wallyson (veja pág. 16) e pode ter o chileno Vargas. Ademilson, que está com a Seleção Brasileira sub-20, e os garotos da Copinha também retornarão. Com diversas partidas, Ney Franco deve poupar em alguns jogos para aguentar a maratona.

Sérgio Rocha, preparador físico do São Paulo: 'A média dos resultados dos testes foi boa'

"A diferença para esse ano, em relação ao ano passado, é a maior quantidade de jogos. Mais competições, todas muito próximas uma das outras, então a gente está tendo um cuidado redobrado para tentar evitar lesões.

A metodologia é um pouco diferente, até pelo tempo que a gente tem. Vamos dosar bem, sentir a situação de cada atleta, dar suplemento pós-treino e ficar monitorando. A gente está aqui em Cotia, então a gente fica 24 horas com os atletas.

A média dos resultados dos testes corporais foi boa. Em 20 dias de férias não dá para perder totalmente a capacidade física. O ideal seria 30 dias de folga, trabalhar da forma adequada, a gente bate todo ano na mesma tecla, mas infelizmente é uma questão que não muda.

Não estamos com um elenco tão grande. Sem o Negueba, são 20 jogadores de linha, sem contar os que estão disputando a Copa São Paulo. Não sei se o Ney Franco vai querer revezar o elenco nas competições, mas sempre existe essa opção.

Não tem jeito, a pré-temporada é uma etapa muito importante, mas é a que se menos tem cuidado"

Jogos ano a ano neste século:

Temporada de 2012: 78 jogos
Temporada de 2011: 70 jogos
Temporada de 2010: 71 jogos
Temporada de 2009: 67 jogos
Temporada de 2008: 71 jogos
Temporada de 2007: 73 jogos
Temporada de 2006: 73 jogos
Temporada de 2005: 79 jogos
Temporada de 2004: 74 jogos
Temporada de 2003: 76 jogos
Temporada de 2002: 63 jogos
Temporada de 2001: 70 jogos



Rhodolfo comemora chance de atuar ao lado do ídolo Lúcio: 'É um sonho'

Bruno Quaresma - 10/01/2013 - 12:03 Cotia (SP)

Luis Fabiano, Rhodolfo e Casemiro (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
Rhodolfo, ao centro, corre durante a pré-temporada com Luis Fabiano e Casemiro (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

Antes o mais experiente da defesa do São Paulo, Rhodolfo agora tem a oportunidade de jogar ao lado de um jogador com três Copas do Mundo no currículo. Quando Lúcio era campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, o camisa 4 tinha apenas 16 anos e tem o pentacampeão como ídolo:

- Sou fã do Lúcio, sempre me espelhei o vendo jogar. é um zagueiro que tenho acompanhado há muito tempo. Estou realizando um sonho de poder atuar ao lado dele.

A manutenção de Rhodolfo na equipe titular surpreendeu a muitos. Todos esperavam que quem formaria dupla com Lúcio seria Rafael Toloi, pelo desempenho no fim da temporada passada.

No entanto, Ney Franco optou por Rhodolfo e justificou a escolha pelo lado que cada atleta atua em campo. Lúcio sempre jogou pela direita, assim como Toloi. Já o camisa 4 tem o costume de atuar pela esquerda e seguiu no setor.

- Nas férias todo mundo estava me vendendo e colocando no banco, mas é uma competição sadia entre a gente. Todos os jogadores da defesa são amigos. O Ney Franco que decide, quem ele optar vai desempenhar um bom papel.

O jogador foi alvo de especulações de jornais italianos sobre uma possível ida ao futebol europeu. Rhodolfo, no entanto, afirma que nenhuma proposta chegou até ele.



Adolescente no penta, Rhodolfo se empolga com Lúcio: 'É um sonho'

Lucio no treino do São Paulo (Foto: Divulgação / saopaulofc.net)Rhodolfo faz dupla com o ídolo Lúcio
(Foto: Divulgação / saopaulofc.net)

Rhodolfo custa a acreditar no que vê ao olhar para o lado direito quando está em campo pelo São Paulo nos treinos da pré-temporada, no CT de Cotia. Lúcio, o ídolo que ele assistia na televisão brilhar na Europa e com a camisa da seleção brasileira agora é seu companheiro de zaga no Tricolor. Nova inspiração para o defensor afastar as críticas e se recuperar em 2013.

- Sou fã do Lúcio, sempre me espelhei nele. É um zagueiro que tenho acompanhado há muito tempo. É um sonho poder atuar ao lado dele - afirmou o zagueiro, oito anos mais novo e que tinha 16 na conquista do penta.

Rhodolfo tinha apenas 16 anos quando viu Lúcio chegar ao ápice da carreira, em 2002, conquistando a Copa do Mundo, disputada no Japão e na Coréia do Sul. Depois disso, ele ainda foi tricampeão alemão, campeão italiano, do Mundial de Clubes, da Liga dos Campeões e duas vezes da Copa das Confederações.

Rhodolfo espera aproveitar a experiência do novo parceiro de zaga para fazer a carreira deslanchar. O zagueiro, grande aposta tricolor quando foi contratado do Atlético-PR, teve momentos de oscilação no ano passado e só voltou a fazer boas atuações na reta final da Copa Sul-Americana.

A desconfiança era tanta que defensor começou 2013 cotado para ser reserva. No entanto, o técnico Ney Franco optou por tirar Rafael Toloi da equipe, já que ele também atua pelo lado direito, assim como Lúcio.

- Ele é um cara bastante experiente, com passagens pela Seleção. Tenho certeza de que vai nos passar tudo o que aprendeu - ressaltou Rhodolfo.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Lucas explica opção pela 29: 'De trás para frente dá o ano que eu nasci'

Lucas, PSG (Foto: Reprodução / Twitter)Lucas vai atuar com a 29 (Foto:Reprodução/Twitter)

O meia Lucas vai fazer a sua estreia oficial pelo Paris Saint-Germain nesta sexta-feira, às 18h (de Brasília), contra o Ajaccio, pelo Campeonato Francês. E a camisa escolhida pelo ex-jogador do São Paulo no PSG foi a 29. Um dia antes do primeiro jogo pelo clube francês, ele explicou em seu site oficial o motivo da escolha do número.

- Foi um fato curioso. Tinham uns números disponíveis. Sempre gostei de números, de matemática. Peguei a 29, pois, de trás para frente dá 92, ano em que eu nasci. E 9 menos 2 dá 7, número que eu gosto. Espero que dê sorte, assim como deu a 37 e a 7 no São Paulo, que sem dúvida marcou minha história - explicou.

A negociação envolvendo o jogador foi a mais cara do futebol brasileiro. Para contar com Lucas, o PSG desembolsou R$ 118 milhões. O jogador foi apresentado de forma oficial no fim de 2012 e disputou o amistoso contra o Lekhwiya, em Doha, no Qatar. O time francês venceu por 5 a 1.

O confronto desta sexta-feira será transmitido ao vivo pelo Sportv. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real.



Contra efeitos da altitude, São Paulo chegará a La Paz no dia do jogo

O São Paulo quer se precaver contra qualquer problema que os 3.640m de altitude de La Paz possam trazer a seus jogadores, contra o Bolívar, dia 30 de janeiro, pelo último jogo da fase prévia da Taça Libertadores. Para evitar que sintam algum desconforto com a mudança de ambiente, os jogadores só chegarão à capital boliviana poucas horas antes da partida.

Assim que o adversário ficou definido, em sorteio no dia 21 de dezembro, no Paraguai, a comissão técnica enviou à diretoria um roteiro de viagem. Nele, a delegação ficará concentrada por cerca de dois dias em Santa Cruz de la Sierra, distante mais de 800km de La Paz. O grupo treinará na cidade e viajará no período da manhã do dia do confronto.

- Faltam algumas questões de logística para definirmos, mas a ideia principal é essa. Chegando no dia, o atleta não sente tanto, os efeitos da altitude são menores. É chegar e jogar o mais rápido possível - afirmou o preparador físico Alexandre Lopes.

Ney Franco comanda treino com grupo do São Paulo (Foto: Site Oficial/saopaulofc.net)São Paulo teme os efeitos da altitude de La Paz (Foto: Site Oficial/saopaulofc.net)

A cúpula do futebol tricolor teme que um período maior em La Paz traga prejuízos físicos aos jogadores, como dores de cabeça, náuseas e vômito. Por outro lado, o grupo terá de se adaptar rapidamente à maior velocidade da bola, principalmente em chutes de longa de distância, uma das armas preferidas dos clubes bolivianos.

No ano passado, pelas oitavas de final da competição, o Santos teve problemas contra o mesmo adversário. O Peixe perdeu por 2 a 1, em La Paz, com dois gols partindo de cobranças de faltas. Na Vila Belmiro, porém, massacrou por 8 a 0 e se classificou.

O São Paulo decidirá a classificação para a fase de grupos em solo boliviano, já que o primeiro confronto está marcado para o dia 23 de janeiro, no Morumbi.

- O segundo e o terceiro dia são os piores. A grande questão da nossa chegada é se acostumar com a velocidade da bola. É o mais difícil - acrescentou Lopes.

Para evitar sustos, os jogadores do São Paulo admitem a importância de construírem uma boa vantagem de gols no duelo inicial, na capital paulista. A disputa pela vaga vale o futuro do clube no torneio mais importante das Américas.

- Temos de fazer alguns gols e não tomar. Todos os jogos são importantes, mas esse é o do ano para nós - disse o zagueiro Rhodolfo.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Aloísio Chulapa cita Rivaldo e diz que brilhará na Série A3 com a Francana

O condicionamento físico daquele Aloísio, autor da assistência para o gol de Mineiro contra o Liverpool, na final do Mundial Interclubes de 2005, já não é mais o mesmo. A descontração, a alegria e o bom humor das entrevistas continuam afiados. Aos 37 anos, o centroavante, marcado na história do São Paulo por deixar o volante são-paulino na cara do gol, foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira na Associação Atlética Francana, clube do interior de São Paulo que disputa a Série A3 do Campeonato Paulista.

Aloísio Chulapa, atacante da Francana (Foto: Divulgação / Francana)Aloísio Chulapa 'parabeniza' Rivaldo por jogar Série
A1 (Foto: Divulgação / Francana)

Após anunciar que deixaria o futebol em 2012, após a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro pelo CRB, Aloísio Chulapa voltou atrás e anunciou que defenderia o Sport Atalaia, time de sua terra natal. Porém, o desafio será bem longe de Alagoas. O centroavante retorna ao futebol paulista e promete incomodar os zagueiros da terceira divisão do Estadual.

Experiente, com três títulos brasileiros e um mundial de clubes na carreira, o centroavante garante que tem plenas condições de atuar no meio da 'garotada'.

Se a idade pode pesar? Aloísio diz que não e cita o meio-campista Rivaldo para garantir que está pronto para mais um desafio em sua carreira.

- A pegada na Série A3 é maior, mas é disso que eu gosto. Esse desafio é muito bom para você mostrar que tem condições de jogar. Você vê o Rivaldo. Ele está de parabéns! Na idade que tem (40) e vai disputar o Paulistão da Série A1. Nós estamos mostrando que temos condições de disputar, e estamos iguais a essa garotada que está aí, firme e forte. Tenho certeza que vou fazer de tudo pra mostrar isso dentro de campo - disse Chulapa.

Valores de contrato e salários não foram divulgados pelo clube e nem pelo jogador. Aliás, Aloísio aproveitou para deixar bem claro que não quer mordomias em Franca. O que for feito pelo grupo, será feito para ele também. Para o atacante, conquistar o acesso à Série A2, principal objetivo do clube neste ano, dependerá da união de jogadores, comissão técnica e direção.

- Não é porque eu consegui conquistar o Mundial, Brasileiros, que eu vou chegar e querer ser mais do que alguém. Todos serão iguais. O que oferecer pra mim, tem que oferecer para o roupeiro, para todos. Assim que a gente consegue nosso objetivo. Tudo o que eu conquistei, fiz por merecer, junto com o meu grupo. Vamos fazer de tudo para, neste ano, centenario do clube, dar alegria aos torcedores - disse Chulapa.

O atacante concede entrevista coletiva nesta sexta-feira e deve iniciar os treinamentos na próxima semana. A estreia da Francana na Série A3 será no próximo dia 27, contra o São Vicente, fora de casa.

rivaldo (Foto: Reprodução / Globo Nordeste)Rivaldo recebe os parabéns de Chulapa por jogar a Série A1 aos 40 (Foto: Reprodução / Globo Nordeste)



Ameaçado por Toloi, Rhodolfo promete fim da oscilação em 2013

Rhodolfo, zagueiro do São Paulo (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Rhodolfo quer se firmar ao lado de Lúcio
  (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

Rhodolfo começa 2013 como titular da zaga do São Paulo ao lado do pentacampeão Lúcio, mas ainda não tem garantias de que continuará na função. Com Rafael Toloi à espera de um vacilo dele para tomar a vaga, o defensor aposta em um ano mais estável para convencer o técnico Ney Franco de que poderá permanecer na equipe.

- Eu sei que não fui bem em algumas partidas do Brasileirão, mas na reta final cresci bastante. Eu e Toloi nos acertamos e fomos uma das melhores defesas do segundo turno. Esse ano vai ser diferente. Vou estar 100% focado para não deixar oscilar mais. Vou manter uma regularidade - afirmou.

Toloi acabou a temporada passada como um dos jogadores preferidos da torcida, mas foi para o banco com a chegada de Lúcio. Segundo o treinador, Toloi e Lúcio atuam pelo lado direito, enquanto Rhodolfo se fixa pela esquerda. No entanto, deixou em aberta a possibilidade de fazer mudanças no futuro.

No treino desta quinta-feira pela manhã, no CT de Cotia, local das atividades antes do início das partidas oficiais, Ney Franco testou Rafael Toloi na vaga. A ideia do treinador, porém, é colocar Rhodolfo diante do Mirassol, em 19 de janeiro, pela estreia no Paulistão, e frente ao Bolívar, dia 23, pela Taça Libertadores.

- É uma competição sadia entre nós. Os cinco zagueiros do elenco se dão muito bem. Eu estava acostumado a jogar pela esquerda, e o Toloi pela direita. Quem o Ney optar por jogar vai se dar muito bem - disse.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Quem será o maior destaque do Brasil no Sul-Americano sub-20?

O Brasil estreia nesta quinta-feira contra o Equador, às 20h45 (de Brasília) pelo Sul-Americano sub-20. É tempo de renovar a geração de craques e lutar pelo tetracampeonato. Por isso o “Arena SporTV” quer saber quem será o maior destaque do Brasil no Sul-Americano sub-20?

Rafinha Alcântara no treino da Seleção sub 20 (Foto: Daniel Falcão / Globoesporte.com)Rafinha Alcântara em treino do Brasil
(Foto: Daniel Falcão / Globoesporte.com)

Os concorrentes são variados. A dupla do Flamengo, Matheus e Adryan, o atacante do Fluminense, Marcos Jr., e o atacante Bruno Mendes, são os representantes do futebol carioca.

O meia Fellipe Anderson e o atacante Ademílson, do São Paulo, também disputam a preferência dos eleitores.

A dupla Gre-Nal também tem representantes na enquete. O meia Fred, o Internacional, e o atacante Leandro, do Grêmio.

Por último, mas não menos importante, está o meia Rafinha Alcântara, que joga no Barcelona.

Então agora vote e escolha quem será o maior destaque do Brasil no Sul-Americano sub-20?

O “Arena” começa às 14h (de Brasília) e para participar basta acessar a página do programa.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)



PSG:Ancelotti anuncia Lucas como titular

O técnico do Paris Saint-German Carlo Ancelotti confirmou que Lucas fará sua estreia oficial pelo clube nesta sexta, contra o Ajaccio, pela 20ª rodada do Campeonato Francês. O treinador revelou ainda que o brasileiro será titular.

"Fisicamente, ele está bem. Tecnicamente, também. Tatitcamente, ele vai se adaptando ao time, está acostumado a jogar em um lado. Lucas vai melhorar com os treinos".


Ancelotti elogiou a facilidade do brasileiro em se comunicar com os companheiros.

"Ele não tem nenhum problema de comunicação. Temos muitos brasileiros e ele fala inglês bem. Vai se adaptar rapidamente".

Comprado pelo PSG por R$ 118 milhões, Lucas se apresentou ao PSG no final do ano passado e fez sua estreia no amistoso contra o Lekhwiya, do Catar, em Doha, no dia 2 deste mês.



Cortez minimiza Seleção, mas vê trabalho no São Paulo como vitrine: 'Papai está no controle'

LANCEPRESS! - 09/01/2013 - 20:15 São Paulo (SP)

Cortez - São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)
Cortez não tem a Seleção como principal objetivo em 2013 (Foto: Miguel Schincariol)

O lateral-esquerdo Cortez, do São Paulo, diz que não tem como meta principal chegar à Seleção Brasileira em 2013. Para ele, que participou dos dois jogos do Superclássico das Américas, contra a Argentina, em 2011, as novas convocações surgirão a partir do bom trabalho no São Paulo.

- Esse ano agora eu quero focar ao máximo no São Paulo, jogar ainda melhor, conquistar título. Esse trabalho vai abrir portas para mim na Seleção. Não adianta pensar na Seleção se eu não fizer o meu trabalho no São Paulo. Deixa acontecer porque Papai está no controle - afirmou o jogador no fim da tarde desta quarta-feira, em entrevista coletiva no CFA de Cotia, onde o elenco faz a pré-temporada.

Cortez foi contratado pelo São Paulo no início de 2012, e não teve concorrentes na última temporada. O jovem Henrique Miranda, de 19 anos, foi o único que disputou posição com ele, e não ofereceu riscos. Como resultado, o titular atuou em 74 dos 78 jogos que o Tricolor fez no ano - recordista do elenco.

Agora, em 2013, ele disputará a posição com Carleto, que voltou de empréstimo após temporada no Fluminense. Mesmo assim, Cortez tem tudo para manter a titularidade.



Preparador físico exalta forma de Lúcio: 'Se precisasse, jogaria hoje'

edson silva lucio são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Lúcio, em treino com Edson Silva, no São Paulo 
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Lúcio chegou com moral ao São Paulo. Mesmo sem atuar pelo Juventus, último clube dele na Itália, foi colocado como titular imediatamente pelo técnico Ney Franco. Com status de um novo líder do elenco e um xerife dentro de campo, o pentacampeão agrada também pelo comprometimento. Segundo o preparador Alexandre Lopes, o condicionamento físico do veterano de 34 anos é invejável.

- Não temos nenhum senão com relação à parte física. Ele não vinha jogando, mas vinha em atividade normalmente na Itália. É um jogador que está em melhor condição que muitos porque estava treinando. Se precisasse, jogaria hoje - afirmou.

A boa forma do zagueiro é tanta que ele vem sendo até poupado de algumas atividades físicas para não ser sobrecarregado com exercícios de grande esforço. O restante do grupo, porém, não vem tendo alívio e trabalha em dois períodos praticamente todos os dias da pré-temporada, no CT de Cotia.

- Estamos optando por tirá-lo de alguns trabalhos físicos porque não há necessidade de colocá-lo nesse esforço. Não tem nada a ver com a idade. Ele não tem nenhuma restrição ao treinamento - acrescentou Lopes.

Ney Franco quer o zagueiro em ação o quanto antes. Com ele em ritmo normal, o treinador pretende escalá-lo para enfrentar Mirassol, dia 19, pela estreia no Campeonato Paulista, e diante do Bolívar, dia 23, pela primeira partida da fase prévia da Taça Libertadores.

Quieto e um pouco alheio às brincadeiras dos mais jovens, Lúcio vem sendo visto mais vezes na companhia de Luis Fabiano, com quem conviveu na seleção brasileira que disputou a última Copa do Mundo, na África do Sul. Mesmo assim, já vem despertando o respeito dos outros atletas.

- É sempre importante ter um jogador experiente como ele jogando ao nosso lado. Ele pode nos passar muita coisa boa - afirmou o lateral-esquerdo Cortez.



Confira os resultados de quarta-feira da Copa SP, Paraibano e Cearense

09/01/2013 23h36 - Atualizado em 09/01/2013 23h36

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Zebra rondoniense e recuperação de Timão e Galo no sexto dia da Copa SP

O sexto dia da Copa São Paulo de futebol júnior foi marcado pela primeira grande zebra da competição: em Presidente Prudente, o rondoniense Espigão derrotou o Grêmio por 2 a 0, embolando a disputa do Grupo A. Apesar do resultado, o time gaúcho ainda tem chances de classificação, já que a tendência é que os melhores segundos colocados somem ao menos seis pontos, ainda possíveis para o Tricolor.

Passadas duas rodadas da competição, 20 clubes seguem com 100% de aproveitamento, com seis pontos cada: Coritiba (Grupo B), Figueirense (C), Linense (D), América-SP (E), União São João (G), Bahia e Audax São Paulo (H), Atlético-PR e Francana (I), Vasco (K), Goiás (L), São Paulo (M), Santa Cruz (N), Botafogo (O), Fluminense e Velo Clube (S), Santos (V), Internacional e Grêmio Osasco (W) e Paraná (Z). Porém, nenhum time está garantido na fase de mata-mata.

Nesta quarta, mais um clube ganhou pelo placar de 7 a 0, repetindo goleada do Flamengo em cima do Santos-AP na terça: o Bahia atropelou o Botafogo-PB, em Louveira, pelo Grupo H. No Grupo G, o Corinthians se recuperou de tropeço na estreia e derrotou o Americano-MA por 3 a 0, em Araras. No S, em Rio Claro, o Fluminense passou pelo Itaúna-MG por 2 a 0. O Internacional bateu o Nacional-AM por 2 a 1, em Osasco. E o Atlético-MG venceu o Rio Preto por 3 a 1, em Lins, se mantendo na briga pela vaga do Grupo D.

Resultados desta quarta, 09/01

Grupo C (Estádio Jorge Ismael de Biase, em Novo Horizonte)
Novorizontino 2 x 3 Ferroviária
Desportiva Ferroviária 0 x 4 Figueirense

Grupo H (Estádio José Silveira Nunes, em Louveira)
Audax São Paulo 2 x 0 Criciúma
Botafogo-PB 0 x 7 Bahia

Grupo J (Estádio Otacília Patrícia Arroyo, em Monte Azul Paulista)
ABC 1 x 2 Vitória
Monte Azul 1 x 6 Mogi Mirim

Grupo L (Estádio Vila São João, em Leme)
Lemense 0 x 2 Guarani
Guarany-SE 2 x 3 Goiás

Grupo N (Estádio José Pereira, em Sumaré)
Sumaré 0 x 3 Santa Cruz
São Raimundo-RR 1 x 1 Ceará

Grupo P (Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo)
São Bernardo 2 x 1 Caxias
JV Lideral-MA 1 x 2 Fortaleza

Grupo R (Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz)
Desportivo Brasil 1 x 2 Atlético-GO
América-RN 1 x 0 Avaí

Grupo T (Estádio Salvador Russani, em Atibaia)
Atibaia 2 x 1 Guaratinguetá
RB Brasil 2 x 1 Sport

Grupo W (Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco)
Osasco 3 x 1 Paulista
Nacional-AM 1 x 2 Internacional

Grupo X (Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos)
Flamengo-SP 4 x 1 Vila Nova
Juventus-SP 1 x 3 América-MG

Grupo Z (Estádio Comendador Souza, em São Paulo)
Nacional-SP 1 x 3 Ponte Preta
Tocantinópolis 0 x 3 Paraná

Grupo S (Estádio Benitão, em Rio Claro)
Velo Clube 2 x 0 Atlético-AC
Itaúna-MG 0 x 2 Fluminense

Grupo A (Estádio Prudentão, em Presidente Prudente)
Grêmio Prudente 4 x 0 Aquidauanense
Espigão 2 x 0 Grêmio

Grupo D (Estádio Gilbertão, em Lins)
Linense 2 x 1 Noroeste
Rio Preto 1 x 3 Atlético-MG

Grupo F (Estádio Tenente Carriço, em Penápolis)
Penapolense 2 x 2 Portuguesa
Náutico 1 x 1 Juventude

Grupo I (Estádio José Lancha Filho, em Franca)
Francana 2 x 0 Barras
ASA 1 x 2 Atlético-PR

Grupo G (Estádio Hermínio Ometto, em Araras)
União São João 2 x 0 XV de Piracicaba
Americano-MA 0 x 3 Corinthians

Jogos desta quinta, 10/01 (horários de Brasília)

Grupo V (Estádio Alfredo Schiavetto, em Jaguariúna)
14h Remo x São Mateus
16h Santos x Corinthians-AL

Grupo M (Estádio Prof. Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos)
16h30m União Rondonópolis x Guaicurus-MS
18h30m São Carlos x São Paulo

Grupo U (Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos)
19h São Caetano x São Francisco-BA
21h São José-SP x Cruzeiro



São Paulo reafirma contrato de R$ 36 milhões com nova parceira

O São Paulo divulgou uma nota oficial na noite desta quarta-feira reiterando os valores de seu novo contrato com a Penalty, fornecedora de materiais do clube pelos próximos três anos. No início do ano, ao anunciar o acordo, o Tricolor divulgou que receberia mais de R$ 35 milhões por ano. Na verdade, serão R$ 36 milhões, num total de R$ 108 milhões.

A versão online da revista "Época Negócios" publicou, nesta quarta, a informação de que desse montante, apenas R$ 13 milhões seriam pagos em dinheiro, e o restante teria sido calculado pela multiplicação de 110 mil peças fornecidas por 200 reais, um valor médio dos produtos. Essa soma resultaria os R$ 35 milhões divulgados por São Paulo e Penalty.

Em nota assinada pelo vice-presidente de comunicações, Julio Casares, o clube paulista afirmou que esse não é o número correto de peças e disse que o valor mencionado se aproxima apenas do que foi pago de luvas pela empresa. Embora o São Paulo não divulgue, apoiado em termos de confidencialidade, o acordo previa que R$ 16 milhões fossem pagos imediatamente após o início da validade do contrato.

O clube esclarece que, nos termos, está envolvida a exploração do estádio do Morumbi, e diz que em nenhum momento teve o intuito de comparar a sua parceria à dos principais rivais, principalmente Corinthians (que recebe R$ 30 milhões por ano da Nike) e Flamengo, que recentemente assinou um contrato com a Adidas que poderá atingir os R$ 36 milhões.



Central do Mercado: Inter contrata Vítor Júnior, e Fla fica perto de Elias

Elias comemora gol do Sporting (Foto: AFP)Elias deve ser o primeiro reforço do Flamengo para
a temporada 2013 (Foto: AFP)

A quarta-feira foi de poucas novidades no mercado brasileiro. O Internacional, no entanto, anunciou seu primeiro reforço da temporada, o meia-atacante Vítor Júnior, que jogou no Botafogo em 2012 e pertencia ao Corinthians. E a diretoria colorada está de olho em outro homem de frente, o atacante Caio, que está vinculado ao Bota e na última temporada defendeu o Figueirense. Ele, porém, tem uma proposta da Coreia mais vantajosa financeiramente.

O Flamengo está mais próximo de anunciar sua primeira contratação. O volante Elias, do Sporting-POR, tem chance de acertar por empréstimo de uma temporada. Ele tem 27 anos e, após uma ótima passagem pelo Corinthians, chegou na seleção brasileira. Outra cara nova que pode pintar é Gabriel, atacante o Bahia. Ele seria repassado por investidores ao Rubro-Negro. A imprensa italiana noticiou que o Fla pode tentar o lateral-direito Jonathan, do Inter de Milão.

Quem está de malas prontas para deixar o país é o Loco Abreu. O atacante uruguaio se desvinculou do Botafogo e encaminhou seu retorno ao Nacional-URU, onde é ídolo. A apresentação deve ser no domingo. O Bota cancelou a transferência de Anderson Aquino, que já treinava no clube mas foi reprovado nos exames médicos. Desta forma, o atacante será devolvido ao Coritiba.

O São Paulo, enfim, anunciou nesta quarta-feira a contratação de Wallyson, que estava no Cruzeiro. Já o Grêmio, que deseja ter o meia Marquinho, do Roma, pode ter que se desfazer de revelações se quiser levar a negociação à frente. Para liberar o atleta, os italianos desejam receber Saimon e Fernando em troca.

Algumas novelas tiveram novos capítulos nesta quarta. A imprensa italiana noticiou que o Atlético-MG é mais um a entrar na lista dos candidatos a contratar Vargas, do Napoli, por empréstimo. São Paulo, Grêmio e Flamengo já haviam mostrado interesse. Já na imprensa francesa, Nenê, do PSG, foi colocado na mira do alemão Schalke. O meia-atacante interessa a Santos, Flamengo e Botafogo.

No Vasco, o meia Felipe deu adeus de vez ao entrar na justiça por causa dos rendimentos atrasados. Até o momento, o Fluminense apareceu como possível interessado no experiente jogador. A diretoria cruz-maltina sonha com Julio Baptista, do Málaga, para tentar reforçar o elenco. Ao menos o zagueiro Dedé deve permanecer. A diretoria do Corinthians avisou que só investiria no jogador se os valores diminuírem. Quem deve ser contratado pelo Timão é o zagueiro Gil, do Valenciennes.



Fabrício faz primeiro treino completo e agrada à comissão técnica

Fabrício, volante do São Paulo (Foto: Marcelo Prado/ GLOBOESPORTE.COM)Fabrício, volante do São Paulo: agora vai?
(Foto: Marcelo Prado/ GLOBOESPORTE.COM)

Depois de quase um ano afastado dos gramados em virtude de seguidos problemas físicos, o volante Fabrício começa a voltar ao ritmo normal no São Paulo. Nesta quarta-feira à tarde, no CT de Cotia, o jogador participou do primeiro treinamento completo com bola desde o início da pré-temporada.

O marcador foi colocado em ação na atividade técnica em campo reduzido e agradou à comissão técnica pela boa movimentação que teve. O jogador mostrou muita vontade nos lances e, de quebra, ainda fez o gol que encerrou o trabalho.

Apesar da atuação, ele não participará dos amistosos contra o Barueri, no sábado, e RB Brasil, na próxima quarta-feira. O técnico Ney Franco já adiantou que o jogador também não será relacionado para enfrentar Mirassol, na estreia no Paulistão, dia 19, e Bolívar, dia 23, pela prévia da Libertadores.

Segundo o preparador físico Alexandre Lopes, Fabrício continuará fazendo treinos separados do grupo para evoluir fisicamente e não correr riscos de sofrer novas lesões. Ele prefere não projetar uma data para que o volante esteja totalmente liberado para ser relacionado.

– Estamos esperando a resposta dia a dia para não pularmos etapas. Foi tudo bem? Vamos para uma nova. Hoje ele foi bem. Primeiro, ele vai participar do trabalho, depois fazer alguns jogos-treino e assim por diante – afirmou.

Fabrício chegou ao São Paulo no ano passado, mas não conseguiu engrenar. Depois de vários problemas, o jogador sofreu uma lesão no joelho esquerdo na quinta rodada do Brasileirão, contra o Atlético-MG, e disse adeus à temporada. Até agora, ele fez apenas quatro partidas pelo clube.