sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Se ganhar Sul-Americana, São Paulo perderá vaga na Copa do Brasil

LANCEPRESS! - 30/11/2012 - 17:55 São Paulo (SP)

As imagens de São Paulo 0 x 0 Universidad Católica (Foto: Ari Ferreira)
Osvaldo lamenta gol perdido contra a Universidad Católica. Jogo classificou São Paulo para a final (Foto: Ari Ferreira)

Um possível título da Copa Sul-Americana deste ano para o São Paulo fará com que o clube não dispute a próxima edição da Copa do Brasil, no ano que vem. O comunicado foi feito na tarde desta sexta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e assinado por Virgílio Elísio, diretor de competições da entidade.

Como o clube campeão da Sul-Americana já assegura vaga para a próxima edição da competição, em 2013, e o São Paulo já está classificado para a Copa Libertadores do ano que vem, a hipótese de título na Sul-Americana para o Tricolor tira o clube da Copa do Brasil de 2013. Não haveria espaço no calendário para organizar a participação do São Paulo nos dois torneios continentais, e na COpa do Brasil, junto com o Paulistão e com o Brasileirão.

Assim, caso o São Paulo conquiste a Sul-Americana, a vaga para a Copa do Brasil de 2013 será passada para o clube melhor classificado no Brasileirão que não esteja classificado para a Libertadores.

O São Paulo disputará as finais da Sul-Americana contra o Tigre (ARG) a partir da semana que vem. O primeiro confronto acontece no dia 5, na Argentina. O jogo de volta será disputado no dia 12, no Morumbi.

Confira abaixo o comunicado da CBF:

"Às
Federações Estaduais de Futebol

Prezados Senhores:

Na hipótese do São Paulo FC sagrar-se campeão da Copa Sul-Americana/2012, garantindo assim sua participação na edição do ano seguinte na mesma competição, esse clube não disputará a Copa do Brasil da próxima temporada, dado o conflito de datas. Nesse caso o seu substituto na Copa do Brasil de 2013 será o primeiro classificado no Campeonato Brasileiro de 2012 uma vez excluídos os clubes que tenham obtido classificação para a Copa Libertadores/2013.

Atenciosamente,

Virgílio Elísio da Costa Neto
Diretor de Competições"



Ney Franco não confirma escalação, mas vai mesclar titulares e reservas

LANCEPRESS! - 30/11/2012 - 18:50 São Paulo (SP)

Ney Franco - São Paulo (Foto: Célio Messias)
Ney Franco ainda não definiu qual time irá escalar (Foto: Célio Messias)

Apesar de ter relacionado os titulares para o clássico com o Corinthians, Ney Franco não garante que a equipe entrará com força máxima em campo. O treinador do São Paulo vai esperar o treino da manhã deste sábado para definir o time. Isso porque a prioridade é total na Copa Sul-Americana, competição que o Tricolor começa a disputar a final na próxima quarta-feira, contra o Tigre, na Argentina.

- A tendência é uma mescla. O meu pensamento é uma mescla. Sempre ouvindo os meus jogadores, preparadores físicos e médicos - explicou Ney Franco.

Se algum titular alegar algum desconforto, Ney Franco irá preservá-lo do clássico de domingo, no Pacaembu. No meio de campo, Jadson tem a vaga garantida, mas se ele não jogar, o substituto agradará a maior parte da torcida:

- O Ganso depende do Jadson. Eu adianto que se o Jadson não jogar, quem joga é o Ganso.

Ney Franco também admitiu que a decisão de levar, ao menos, parte dos principais jogadores se deve pela partida ser contra o maior rival. Na última rodada, diante da Ponte Preta, o treinador não levou nem Rogério Ceni para o confronto.

- Se tivesse um jogo com outra equipe de outra estado, poderíamos jogar igual contra a Ponte Preta. Mas como não teremos jogo no próximo fim de semana, nos dá um tempo hábil para se recuperar. Se tivesse jogo, certamente eu não teria nenhuma dúvida em levar os reservas já para esse jogo - explicou.

21 jogadores foram relacionados para a partida. Com isso, três ainda serão cortados. A definição acontecerá no treino da manhã deste sábado, que será fechado para a imprensa.



Aloísio assina pré-contrato e sonha com parceria com Luis Fabiano

LANCEPRESS! - 30/11/2012 - 15:39 São Paulo (SP)

Aloísio - Figueirense (Foto: Luiz Henrique/FFC)
Aloísio deve defender o São Paulo no próximo ano (Foto: Luiz Henrique/FFC)

O atacante Aloísio, do Figueirense, já tem acerto com o São Paulo para jogar no Morumbi em 2013. Nesta sexta-feira, em entrevista ao Diário Catarinense, ele falou que já tem um pré-contrato assinado com o Tricolor, projetou a parceria com Luis Fabiano e disse que só uma proposta mais alta do exterior pode impedir o negócio.

- Ainda não está tudo certo, é um pré-contrato. Existe uma cláusula se aparecer alguma coisa fora do pais eu posso ir embora. Mas estou preparado, o que vier agora é só coisa boa. Esse ano foi muito bom, e apareceu essa proposta do São Paulo e é um sonho realizado jogar lá - disse.

E MAIS:
Agente diz que Montillo sairá apenas por salário muito elevado
Impaciente, Muricy vai atrás de 'pacotão' do São Paulo

No São Paulo, caso o negócio se concretize, Aloísio será o reserva imediato de Luis Fabiano. Ele, no entanto, se diz fã do camisa 9 tricolor e sonha com uma parceria dentro de campo.

- Eu sou fã do cara (Luis Fabiano). Agora é trabalhar para pelo menos ficar entre os 18 relacionados e depois ir atrás de coisas maiores

Apesar da pássima campanha do Figueirense no Brasileirão - no último lugar e já rebaixado -, Aloísio marcou 14 gols e chamou a atenção do São Paulo. Agora, ele se despede do clube. A contratação para o Tricolor ainda não está definida se será em negociação definitiva ou por empréstimo. Aloísio está registrado na Tombense, clube utilizado por seu agente, Eduardo Uram, e poderia ser repassado por empréstimo ao São PAulo.

- Eu trabalhei e nunca baixei a cabeça. Infelizmente esse ano não foi muito bom para o clube, mas para mim foi ótimo. Um ano que eu apareci no cenário nacional e em que todos me criticavam e diziam que eu era jogador de catarinense. Agora quero ver o que os que me criticavam vão falar, depois desses 14 gols no Brasileiro e contrato com o São Paulo



Em festa da filha de Denilson, elenco do São Paulo comemora vaga do Tigre à final da Sul-Americana

LANCEPRESS! - 30/11/2012 - 11:06 São Paulo (SP)

Denilson aniversário (Foto: Divulgação)
Elenco comemorou a classificação Tigre à final da Sul-Americana (Foto: Divulgação)

Denilson reuniu os amigos na noite desta quinta-feira para comemorar o aniversário da filha Melyssa, que completou quatro anos. Mas a festa, que aconteceu no buffet infantil que fica no Morumbi, também serviu para os jogadores do São Paulo comemorarem a classificação do Tigre (ARG) para a final da Copa Sul-Americana.

Os atletas, enquanto curtiam a festa, ficaram de olho no jogo entre a equipe argentina e o Millonarios (COL), que definiria o adversário do Tricolor na competição internacional. O empate em 1 a 1 deu a vaga ao Tigre, o que permitirá ao São Paulo fazer o segundo jogo em casa.

Rogério Ceni, Lucas, Wellington, Edson Silva, Paulo Assunção, Fabrício, Rhodolfo, Cícero, Maicon, Cañete, Léo, Leonardo e o coordenador-técnico Milton Cruz estiveram presentes no evento.

- Muito bom ter conseguido reunir grande parte dos amigos na festinha da minha filha. Sempre quis fazer algo deste tipo, mas por sempre ter jogado na Inglaterra nunca conseguia conciliar as datas. Foi bom, porque foram duas comemorações diferentes. Primeiro, pelo aniversário da Melissa, e segundo a classificação para uma final de torneio internacional. Estou muito motivado, pois voltei para o São Paulo para ser campeão. Este ano batemos na trave na Copa do Brasil e tenho certeza que aquilo serviu de lição para o time fazer algo diferente - declarou Denilson, que também falou sobre o adversário da final:

- No meio da festinha, a galera sempre dava uma olhada na televisão ou procurava saber pelo celular quanto estava a partida. No fim, o adversário foi exatamente aquilo que a torcida e grande parte dos jogadores torciam. Decidir em casa é o que o torcedor sonhava e vamos retribuir com este título inédito para o clube.

O primeiro jogo é na próxima quarta-feira, na Argentina. No dia 12, a decisão será no Morumbi. Na final, os gols marcados fora de casa não contam como critério de desempate.



Vice-campeão nacional, Tigre quase foi rebaixado no Campeonato Argentino

LANCEPRESS! - 30/11/2012 - 08:20 São Paulo (SP)

Millonarios x Tigre - Copa Sul-Americana (Foto: Luis Acosta/AFP)
Jogadores de Millonarios e Tigre disputam a semi da Sul-Americana (Foto: Luis Acosta/AFP)

O regulamento do campeonato argentino permitiu que, no Clausura deste ano, o Tigre chegasse à última rodada com chances de ser campeão e, ao mesmo tempo, ser quase rebaixado.

Isso se dá por conta do sistema de descenso chamado Promedio, que leva em consideração a pontuação de cada time nas últimas três temporadas, produzindo assim uma média de pontos.

Como a média do Tigre das três temporadas anteriores era baixa, o time precisava, de qualquer forma, fazer uma boa campanha no Clausura. Na última rodada, o Tigre empatou por 2 a 2 com o Independiente e terminou como vice-campeão. O San Martín, que também brigava para fugir do descenso, acabou perdendo do San Lorenzo e, com média pior, permitiu ao Tigre permanecer na Primeira Divisão.



Chamariz de público, Ganso pode virar trunfo para encher Pacaembu

Chamado de amistoso pelo técnico Ney Franco, o clássico contra o Corinthians não tem outro apelo que não a rivalidade. Se a equipe alvinegra já pensa no Mundial de Clubes, o foco são-paulino é a final da Copa Sul-americana. O que poderia ajudar a atrair público ao Pacaembu então?

Paulo Henrique Ganso. Caso os principais jogadores sejam poupados, o meia, maior contratação do clube na temporada e que ainda busca ritmo ideal, começaria jogando pela primeira vez na capital paulista. Ele foi titular no domingo, diante da Ponte Preta, porém em Campinas.

Nas duas vezes em que foi o astro principal, o camisa 8 tricolor levou uma multidão ao Morumbi. No dia de sua apresentação, motivou a maioria dos 40.457 presentes na vitória sobre o Cruzeiro. Diante do Náutico, jogo que marcou sua estreia, o público foi de 62.207 torcedores, recorde do clube na temporada, maior até do que o da semifinal da Sul-americana.As duas marcas superam a capacidade total do Pacaembu, estádio que será utilizado por conta da preparação do show da cantora norte-americana Madonna no Morumbi. A dois dias da partida, a movimentação ainda não tem sido grande, mas pode aumentar de acordo com a escalação que for divulgada por Ney Franco.

A empolgação da torcida com relação ao ex-santista tem sido grande. Na quarta-feira, ao longo do empate sem gol com a Universidad Católica, os são-paulinos fizeram festa quando ele substituiu Jadson. Em seu primeiro toque na bola, na segunda metade da etapa final, novo alvoroço nas arquibancadas. O treinador, entretanto, pede calma.

"Ele foi titular contra a Ponte porque a gente pôde se dar a esse luxo, mas a realidade é que ele não está preparado ainda para jogar o tempo todo. A parte física do Ganso está abaixo da dos demais jogadores, e o contrato dele é de cinco anos. Nosso planejamento é para 2013", falou o comandante, indeciso dos 11 iniciais de domingo.



Ney Franco alcança 10ª final e mira principal título do currículo

Dez finais por clubes em nove anos de carreira como treinador profissional. Essa é a marca que Ney Franco atingiu na quinta-feira ao classificar o São Paulo para a decisão da Copa Sul-americana. O título continental, em sua opinião, daria mais destaque a um currículo que já tem conquistas estaduais e da Copa do Brasil.

"Quando fui contratado, minha fala o tempo todo foi de conseguir uma vaga para a Libertadores, e esse objetivo já foi atingido. Chegar a uma final como essa é muito difícil. O São Paulo há tempos não chegava a uma final", diz o mineiro de 46 anos, referindo-se ao jejum de seis temporadas do clube. A última decisão havia sido a da Recopa de 2006, perdida para o Boca Juniors, da Argentina.

Em conversa com a GE.net no fim de setembro, ainda às vésperas das oitavas de final e fora do G-4 do Campeonato Brasileiro, no qual viria a entrar mais tarde, ele dizia estar convicto de que disputaria a Sul-americana até o fim. Disse também que "no futebol brasileiro, vai terminar qualquer tipo de dúvida em relação a mim se minha carreira for coroada com título nacional ou internacional em São Paulo".Na quinta-feira, logo após obter a classificação com o empate sem gol diante da Universidad Católica, fez discurso semelhante. "Vamos fazer de tudo para sermos campeões, o que, em termos particulares, seria muito interessante. Qualquer campeão com o São Paulo, principalmente em uma competição internacional, coloca em seu currículo um título muito importante", falou.

Não que ele não tenha troféus importantes. Desde que assumiu o Ipatinga, em 2004, sem contar os pela Seleção Brasileira sub-20, Ney Franco ganhou sete. O primeiro deles foi o Mineiro, no ano seguinte, com o próprio Ipatinga. Ainda foi campeão por Flamengo, Botafogo e Coritiba, e só amargou o vice duas vezes: na Taça Rio e no Campeonato Carioca de 2009, quando comandava o Botafogo.

Mas a primeira taça internacional teria mais peso do que todas as outras. E ela está cada vez mais próxima, dada a boa campanha do São Paulo. Em oito jogos, a equipe soma quatro vitórias e quatro empates, com 13 gols marcados e apenas dois gols sofridos.

"Realmente o desempenho é muito bom. Não tomamos gols no Morumbi. Dentro do Campeonato Brasileiro, assim como na Sul-americana, o número é positivo. Temos a melhor defesa do segundo turno", lembra o treinador, orgulhoso da carreira.



'Estou muito feliz no São Paulo', diz Casemiro sobre interesse do Cruzeiro

Casemiro São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Casemiro São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Apontado como um dos atletas envolvidos na negociação entre São Paulo e Cruzeiro para que o meia argentino Montillo defenda o Tricolor na próxima temporada, o volante Casemiro afirmou não ter sido procurado pela diretoria são-paulina para tratar da possibilidade de defender o time mineiro.

- Não estou sabendo de nada. Estou bem tranquilo e muito feliz no São Paulo. Minha equipe está na final da Sul-Americana e já estamos classificados para a Libertadores, então, não adianta ficar pensando em sair - disse Casemiro, que tem contrato com o São Paulo até 2016 e poderia desembarcar na Toca da Raposa por empréstimo.

- Meu pensamento está no São Paulo e quem sabe entrar em um jogo desses como da Sul-Americana e fazer o gol do título para a nação são-paulina. Tenho contrato até 2016 e não tenho pensado em outra coisa a não ser continuar no São Paulo, o time que sempre torci e que me acolheu tão bem - destacou o volante na noite desta quinta-feira, no lançamento do jogo beneficente que promove em São José dos Campos, sua terra natal, no dia 15 de dezembro.

Casemiro Jogo beneficente (Foto: Arthur Costa/ Globoesporte.com)Casemiro em lançamento de seu jogo beneficente ao lado de Renato Santiago (esquerda), Dênis (à direita do volante) e do ex-atacante Marcus Vinícius (Foto: Arthur Costa/ Globoesporte.com)

Ao lado do goleiro Dênis, seu companheiro de São Paulo, do ex-jogador Narciso e de atletas da cidade, como o atacante do Joseense, Renato Santiago, Casemiro se mostrou ansioso para atuar no jogo chamado de Futebol das Estrelas.

- Estou muito feliz em fazer esse evento, é sempre bom ajudar o próximo. Já temos grandes jogadores confirmados e espero que esse jogo passe a ser realizado ano após ano - completou Casemiro.

Já estão confirmados para o jogo festivo no estádio Martins Pereira o atacante Alecsandro, do Vasco da Gama; Luis Fabiano, Jadson, Dênis e Denílson, do São Paulo; Alex Silva, zagueiro do Cruzeiro; Richarlyson, lateral-esquerdo do Atlético-MG; Henrique, volante do Santos, o ex-jogador e comentarista Caio Ribeiro, além de Washington, ex-atacante, com passagens por Atlético-PR e o ex-lateral-esquerdo Rubens Júnior.

O ingresso para a partida é trocado por dois quilos de alimento não perecível. O material arrecadado será destinado ao Fundo de Solidariedade da prefeitura de São José dos Campos. No primeiro dia de trocas, mais de mil ingressos foram retirados. A expectativa é de receber 15.000 torcedores no Martins Pereira.

Os pontos de troca de ingressos são:

- Posto BR Shopping Vale - avenida Benedito Matarazzo (ao lado do Centervale shopping) - São José dos Campos

- Loja Xtreme - avenida Juscelino Kubitschek, 7408, Vila Tatetuba - São José dos Campos

- Doceria Marinella - Avenida 9 de Julho, Centro - São José dos Campos



São Paulo tem clássico para desbancar Corinthians em público

Torcida do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcida do São Paulo só perde em média para a do
Corinthians (Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

São Paulo e Corinthians se despedem do Campeonato Brasileiro no clássico do próximo domingo, no Pacaembu, às 17h. Dentro de campo, o resultado da partida não mudará em nada a situação das equipes. O Corinthians, atual campeão da Taça Libertadores da América, já tem vaga assegurada na edição de 2013 do torneio, assim como o São Paulo, que garantiu a quarta posição na tabela de classificação. Mas uma disputa interessante ocorrerá nas arquibancadas.

Somando as séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, nenhum time levou mais torcedores aos estádios do que o Timão. Em seus 19 jogos como mandante, a equipe teve média de 25.222 pessoas por partida. O Tricolor vem logo atrás, com 24.401. E, como o mando do duelo deste final de semana é da equipe do Morumbi, a chance de ultrapassar existe. Para isso, é preciso que praticamente a totalidade dos 40.199 bilhetes colocados à venda sejam comercializados. Até agora, 12.500 foram vendidos em dois dias de funcionamento.

  As melhores médias de público no futebol Brasileiro
Série Clube Pessoas
A Corinthians 25.222
A São Paulo 24.401
C Santa Cruz 24.347
A Grêmio 22.443
D Sampaio Corrêa 19.527
A Bahia 18.981
A Atlético-MG 18.110
A Sport 17.811
B Vitória 16.192
C Fortaleza 14.574

 Por causa da primeira decisão da Copa Sul-Americana, marcada para quarta-feira, o técnico Ney Franco ainda não decidiu se mandará força máxima ou não nesta partida. Mesmo assim, ele pediu o apoio da torcida.

– Todos aqui sabemos o que representante esse confronto e vamos entrar buscando a vitória. Um resultado positivo dará ainda mais confiança para o duelo da próxima semana – afirmou o treinador.

A torcida do São Paulo já fez bonito neste Campeonato Brasileiro. Dos dez maiores públicos registrados na competição, os quatro primeiros são de jogos da equipe.

O recorde pertence ao duelo registrado no dia 18 de novembro, quando 62.207 pessoas acompanharam a vitória por 2 a 1 sobre o Náutico e a estreia do meia Paulo Henrique Ganso. Pela Copa Sul-Americana, na última quarta-feira, 55.266 torcedores festejaram o empate por 0 a 0 e a classificação para a decisão do torneio.

– A torcida tem sido importante demais nas últimas partidas. Tem nos apoiado, mesmo nos momentos mais difíceis. Contra a Católica, não foi diferente. Isso faz toda a diferença – afirmou o zagueiro Rafael Toloi. 



Vascaína, família de Cícero aguarda finais, mas sonha com transferência

Cícero são paulo treino (Foto: Luis Pires / VipComm)Cícero pode se transferir, e o Vasco é um dos
interessados (Foto: Luis Pires / VipComm)

Desde pequeno, em Castelo (ES), Cícero vestia a camisa do Vasco para acompanhar a última época áurea do clube, entre 1997 e 2000. Agora, a oportunidade de jogar pelo time de São Januário começa a se tornar mais palpável. Interessada no meia, a diretoria do Vasco, a pedido do diretor técnico Ricardo Gomes, já fez contato com o empresário Eduardo Uram, que também negocia outros nomes, e a expectativa fica por conta do encerramento da Copa Sul-Americana, na qual o São Paulo atingiu a final. O versátil jogador está sob contrato com o Tricolor até junho de 2013.

Apesar de ter entrado em campo 64 vezes, Cícero está em baixa no Tricolor paulista. O técnico Ney Franco alega que acertou a equipe com outras peças e o tem mantido o jogador como opção no banco de reservas. Quando a notícia da aproximação com o Cruz-Maltino surgiu, os familiares, animados, entraram em contato com Jorge, mais conhecido como Juninho na cidade, um dos irmãos do meia.

- Há o interesse, sim, mas está muito no início. A maioria da família é vascaína e claro que quer vê-lo no Vasco um dia. Já me ligaram. Mas, além de tudo, são torcedores do Cícero, querem o bem dele. Eu mesmo já fui Bahia, Figueirense, Fluminense, Hertha Berlim e agora sou São Paulo (risos) - comentou Juninho, sem envolver a questão emocional no futuro do irmão.

Curiosamente, houve um desencontro. Quando treinava o São Paulo, Ricardo Gomes insistiu no reforço, que só foi parar no Morumbi pouco depois de sua saída. Desde então, segue observando-o, aguardando uma brecha no mercado para tentar de novo.

Aos 28 anos, Cícero desperta interesse de outros clubes, e o Vasco precisa formular uma proposta que supere os candidatos. Em dificuldades financeiras, o time da Colina tem nele um dos principais reforços da lista para a temporada que vem. O jogador ainda tem outro irmão, Thiago, e os pais Nilza e Jorge, todos torcedores do Vasco e moradores de Castelo (ES).

O lateral-direito Elsinho, do Figueirense, está acertado, e um lateral-esquerdo, um volante e pelo menos mais um atacante são procurados. Outra prioridade é a renovação de Juninho.



Convidados valorizam briga pelo vice ao montar time para o Cartola#38

Se o campeão brasileiro foi conhecido por antecipação (Fluminense), o vice só será definido na última rodada, briga levada em conta pelos convidados do programa Cartola FC SporTV para escalar a equipe no fantasy game. Na hora de montar o time para a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o comentarista Raphael Rezende e o narrador Eduardo Moreno formaram a base com jogadores de Atlético-MG e Grêmio, os dois clubes que ainda brigam pela segunda colocação (Assista ao vídeo).

Clique aqui e escale seu time para a rodada do Cartola FC

O Galo, que enfrenta o Cruzeiro no Independência, tem quatro jogadores na equipe da dupla: os zagueiros Réver e Leonardo Silva, o meia Bernard e o atacante Ronaldinho Gaúcho. Já o Grêmio teve o goleiro Marcelo Grohe e o meia Zé Roberto escalados pelos convidados, lembrando que o Tricolor gaúcho enfrenta o Internacional na despedida do Estádio Olímpico.

Completam o time o zagueiro Renato Santos (Flamengo), o volante Paulinho (Corinthians), o meia Everton Ribeiro (Coritiba) e os atacantes Kieza (Náutico) e Neymar (Santos).

Raphael Rezende e Eduardo Moreno dão as dicas para Cartola#38 (Foto: Christiane Mussi)Raphael Rezende e Eduardo Moreno dão as dicas para Cartola#38 (Foto: Christiane Mussi)

Na rodada anterior, os convidados Eduardo Oliveira, melhor cartoleiro da Liga em outubro, e Mauro Júnior, repórter da TV Globo, optaram por um time sem estrelas e não fizeram boa pontuação. Com 37.64, eles acabaram entrando para o chamado mural da vergonha, a zona de rebaixamento da disputa entre os convidados. 

Para o comentarista Raphael Rezende, Ronaldinho Gaúcho é um jogador que não pode faltar na última rodada.

- Ele está muito motivado, a troca de treinador na Seleção pode representar a volta dele. É muito difícil pensar uma seleção do Felipão sem Ronaldinho convocado. Ele vai querer mostrar serviço e o Atlético-MG precisa do resultado. O Ronaldinho tem tudo para fazer uma boa partida.

Eduardo Moreno considera Zé Roberto, do Grêmio, indispensável, apesar de ter sido Elano, também do time gaúcho, o maior pontuador da rodada passada, com 16.60.

- O Zé Roberto pode não ser um jogador que tem alta pontuação, pontua menos que o Elano, mas é mais regular. É sempre uma boa - explicou.

Cruzeiro não é uma boa na opinião dos convidados

Raphael e Eduardo escalaram quatro jogadores do Atlético-MG e, por este motivo, não indicam nomes do Cruzeiro, adversário do Galo na última rodada do Campeonato Brasileiro, recheada de clássicos.

- A defesa do Cruzeiro vai pegar um Atlético muito motivado, que joga no Independência, com torcida única (no primeiro turno a torcida única foi do Cruzeiro), uma pressão enorme.

A defesa do Figueirense também deve ficar de fora na opinião de Raphael, que aposta em vitória fácil do Coritiba. O meia Everton Ribeiro, do Coxa, é a dica dele de jogador "bom e barato" - o atleta custa C$ 7.95. Eduardo sugere o meia Hugo, do Sport. O preço é considerado uma pechincha: C$ 6.94.

Assista a outros vídeos do Cartola FC



Festa de filha de Denilson também celebra vaga do São Paulo à final

Os jogadores do São Paulo aproveitaram o aniversário da filha do volante Denílson para seguirem nas comemorações pela classificação à final da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, boa parte do elenco tricolor marcou presença em um buffet infantil, localizado no estádio do Morumbi, e, além de celebrar os 4 anos de Melyssa, festejaram a vaga para a decisão contra o Tigre, da Argentina.

Além do anfitrião Denílson, estiveram presente os zagueiros Edson Silva, Paulo Assunção, Fabrício e Rhodolfo, os meias Cícero, Maicon, Wellington, Cãnhete e os goleiros Léo, Leonardo além, do capitão Rogério Ceni e do coordenador técnico Milton Cruz. Já Lucas chegou depois ao local, acompanhado de sua namorada.



Tigre segura Millonarios em Bogotá e decide o título contra o São Paulo

O Tigre superou a altitude de 2.600 metros de Bogotá e a pressão do Millonarios no fim do jogo para empatar em 1 a 1 o segundo jogo da semifinal da Copa Sul-Americana, nesta quinta-feira, no estádio Nemesio Camacho, e se classificou para a final da competição contra o São Paulo. A vaga foi conseguida pelo gol feito na casa do adversário, já que na primeira partida, na Argentina, a igualdade havia sido sem gols.

A primeira partida da final será disputada na província de Buenos Aires, no dia 5 de dezembro. O jogo que apontará o campeão da Copa Sul-Americana será realizada no Morumbi, no dia 12.

O jogo começou aberto, com o time argentino bastante ousado. Mas num tiro de meta mal cobrado pelo goleiro Albil, quase a equipe da casa abriu o marcador. A bola bateu em Cosme e passou rente à trave direita do goleiro do Tigre, aos 11 minutos. A resposta veio num belíssimo chute de Botta de fora da área que quase surpreendeu o goleiro Luis Delgado, dez minutos depois.

Renteria e Diego Ferreira, Millonarios e Trigre (Foto: Agência Reuters)Renteria (18), ex-Inter, Santos e Atlético-MG, tenta impedir avanço de Diego Ferreira, do Trigre (Foto: Reuters)

O time argentino criava as melhores chances e chegou perto do gol novamente aos33, em cabeçada de Maggiolo, que tocou na trave esquerda de Luis Delgado, depois de o arqueiro dar um tapinha na bola. Em bola parada, a equipe colombiana também teve ótima chance, aos , em cobrança de falta feita por Candelo, aos 40. A bola passou perto do ângulo esquerdo de Albil, para fora.

Tigre faz gol, leva o empate no fim e segura pressão

O Millonarios voltou pressionando e ficou a um passo do gol logo aos dois minutos, quando Ochoa entrou na área pela direita e cruzou rasteiro para trás, Ortiz completou, mas Donatti salvou o Tigre, em cima da linha. Com o adversário todo em cima, o time argentino adotou a postura de explorar os contra-ataques.

Aos 13, o time colombiano deu sorte de o árbitro uruguaio Darío Ubriaco ser muito condescendente, pois Jarol martínez deveria ter sido expulso ao dar um soco no rosto de Botta, disparado o mais habilidoso jogador em campo. Naquela altura a equipe da casa já havia diminuído o ritmo e acabou levando o gol, aos 20. Após cobrança de falta com bola alta na área, Magiiolo tocou de cabeça e Echeverría só completou para o gol da pequena área: Tigre 1 a 0.

Em desvantagem, precisando virar, o Millonarios tentou voltar à pressão sobre o adversário, mas os nervos atrapalhavam as articulações das jogadas. Mesmo assim rondava a área do time argentino, que acuado, praticamente só se defendia. Aos 31, Jarol Martínez foi derrubado na área, mas o árbitro deu falta fora da área para irritação da torcida local.

Os minutos finais foram quase um ataque contra defesa, e o time colombiano alcançou o ataque, aos 46, em chute Perlaza de fora da área. A bola desviou em um adversário e enganou Albil. No fim, a pressão foi total, mas não deu resultado: o Tigre segurou o resultado e ficou com a vaga.



Tigre 'realiza desejo' do São Paulo, elimina o Millonarios e está na final

LANCEPRESS! - 30/11/2012 - 00:07 Bogotá (COL)

Copa Sul-Americana - Millionários x Tigre (Foto: Guillermo Legaria/AFP)
Tigre está na final (Foto: Guillermo Legaria/AFP)

Lucas, os jogadores do São Paulo e a torcida tanto torceram, que o Tigre conseguiu eliminar o Millonarios, e está garantido na final da Copa Sul-Americana. Desta forma, o Tricolor do Morumbi vai ter a chance de decidir o torneio continental dentro de sua casa. Os argentinos foram até a Colômbia nesta quinta-feira, e arrancaram o empate em 1 a 1.

Na primeira partida, houve um empate em 0 a 0, e qualquer vitória argentina, ou mesmo uma igualdade com gols já seria suficiente. Mas o time mostrou muita disciplina tática. Soube ficar em seu campo, deixar o adversário jogar, e achou um gol em bola parada. Levou um gol já aos 45 do segundo tempo, segurou o resultado e está na final. O primeiro jogo será em Buenos Aires, no dia 5 de dezembro, e a decisão uma semana depois no Morumbi.

Se o Millonarios acreditava que teria facilidade, logo no início o Tigre mostrou que não seria assim. O time argentino mostrou que pode não ter um grande craque em seu time, mas que sabe marcar forte, que pode ter organização tática, e sair em bons contra-ataques. E foi nisso que se baseou seu jogo, principalmente no primeiro tempo. Botta era o jogador que levava mais perigo, criava boas jogadas, mas Maggiolo e Leone não conseguiu ajudar o bastante.

Do outro lado, o Millonarios era visivelmente uma equipe mais técnica. Ortíz e Candelo comandavam o meio, com o segundo trazendo mais cadência, e o primeiro com mais velocidade, e a dupla de ataque formada por Cosme e Rentería, com muito apoio de Otálvaro, que fazia boas jogadas individuais, e chegou a deixar o ex-atacante do Internacional e do Santos na cara do gol.

Colombianos foram surpreendidos com forte marcação (Foto: Guillermo Legaria/AFP)

O primeiro tempo começou com pressão do Tigre, como bons lances de Maggiolo e Botta, que quase acertou um bonito chute após matada no peito. Depois, o Millonarios atacou bastante, mas a marcação em cima de Cosme e Rentería era forte. Com o tempo, a partida se equilibrou, e os pesos ficaram iguais na etapa inicial.

No início do segundo tempo, o Millonarios achou que iria se aproveitar do preparo físico e do desgaste do Tigre, por causa da altitude de Bogotá, e foi para cima. Logo nos cinco primeiros minutos, foram quatro chances. Sendo que na primeira, Ochoa fez boa jogada de linha de fundo, tocou para Candelo, e Donatti salvou em cima da linha.

Mas pareceu que quem cansou foram os colombianos. Aos poucos os argentinos voltaram à partida, e o gol acabou saindo em jogada de bola parada. Falta cobrada da intermediária, Maggiolo desviou para a pequena área, e Etcheverría ficou livre para completar.

Daí para o fim, o Millonarios tentou pressionar, e só aos 45 minutos que veio o gol, com Perlaza. Mas foi tarde demais, e o Tigre está na final

FICHA TÉCNICA
MILLONARIOS 1 x 1 TIGRE

Local: Estádio Nemesio Camacho "El Campín", em Bogotá (COL)
Data-hora: 29/11/2012, às 22h15 (de Brasília)
Árbitro: Darío Ubriaco (URU)

Gols: Etcheverría (20'/2ºT), Perlaza (45'/2ºT)

Cartões amarelos: Orban, Galmarini, Díaz, Albil (TIG), Martínez, Franco (MIL)
Cartões vermelhos:

MILLONARIOS: Delgado, Ochoa, Henríquez, Franco e Martínez; Ramírez, Otálvaro, Ortíz (Vasquez, 25'/2ºT) e Candelo (Tancredi, 34'/2ºT); Cosme (Perlazza, 29'/2ºT) e Rentería. Técnico: Hernán Torres

TIGRE: Albil, Paparatto, Donatti, Etcheverría e Orban; Galmarini, Ferreira, Leone (García, 48'/2ºT) e Díaz; Botta (Escobar, 31'/2ºT) e Maggiolo (Ftacla, 43'/2ºT). Técnico: Néstor Raúl Gorosito



O São Paulo deve poupar os principais titulares contra o Corinthians?

O São Paulo deve poupar os principais titulares contra o Corinthians?

Sim, o Tricolor precisa priorizar a final da Sul-Americana

63%

Não, o time precisa entrar com força total diante do maior rival

37%


Em boa fase, Osvaldo revela contrastes com a temporada passada

LANCEPRESS! - 29/11/2012 - 18:04 São Paulo (SP)

Osvaldo - São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Osvaldo retoma lembranças do Ceará e se anima com final da Sul-Americana (Foto: Eduardo Viana)

A final da Copa Sul-Americana expõe o contraste de dois anos. Em 2011, na mesma época, o atacante Osvaldo, pelo Ceará, brigava para que o time não fosse rebaixado no Brasileiro. Já em 2012, pelo São Paulo, o camisa 17 está em uma final de um torneio continental. Analisando as temporadas, o atacante se empolga com o rendimento pelo Tricolor paulista.

- Final do ano passado, a gente estava naquela luta para permanecer na Série A. A gente tinha um jogo decisivo contra o Bahia, precisávamos vencer e o Cruzeiro perder. As coisas mudam muito rápido, e isso que é bom no futebol. Hoje, Pelo São Paulo, prestes a ser campeão da Sul-Americana, fruto de um trabalho - declarou, em entrevista coletiva, no CT da Barra Funda.

Retomando o jogo de volta diante da Católica (CHI), com o Morumbi recebendo mais de 55 mil torcedores - recorde de público na temporada em torneios sul-americanos -, o jogador afirma que a torcida dá mais ânimo para conquistar o título do campeonato.

- Ontem (quarta-feira), vendo o morumbi lotado, diante da torcida, a classificação do São Paulo foi muito importante. Agora, queremos mais, o título, quero que na minha primeira final internacional eu possa dar o título ao São Paulo - ressaltou o camisa 17.

De olho na final da Sul-Americana, Osvaldo evita ser poupado do clássico diante do Corinthians, neste domingo, às 17h, no Pacaembu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Ney Franco deve definir a equipe no treino desta sexta-feira, no CT da Barra Funda.



Impaciente, Muricy vai atrás de 'pacotão' do São Paulo

Marcio Porto - 29/11/2012 - 16:56 Santos (SP)

Muricy - Treino do Santos (Foto: Ivan Storti)
Muricy Ramalho tem participado das negociações (Foto: Ivan Storti)

Insatisfeito com o retorno dado pela diretoria com relação às contratações, o técnico Muricy Ramalho está mexendo seus pauzinhos para reforçar o time em 2013. Além de participar da negociação com o atacante Willian José, apalavrado com o Peixe, ele entrou em contato com o São Paulo sondando a situação do zagueiro João Filipe, o volante Casemiro e o meia Cícero.

Muricy mantém contato constante com Milton Cruz, coordenador técnico do rival, inclusive recentemente, e também falou por telefone com o diretor de futebol Adalberto Baptista, mas não recebeu boas notícias sobre o trio.

É que eles fazem parte de um pacotão de seis jogadores que o São Paulo pretende incluir na negociação com o Cruzeiro para contar com o meia argentino Montillo, como o LANCENET! revelou.

O técnico santista ouviu também que o trio pode ser negociado, Casemiro por empréstimo, em caso de boa proposta. Muricy aguarda o desenrolar das negociações entre São Paulo e Cruzeiro, mas já passou os nomes à diretoria santista. A cúpula adota a postura de não se pronunciar sobre contratações.

Eduardo Uram, empresário de Cícero, não descarta o interesse santista, mas diz que não é momento para tratar da situação do jogador. Ele tem bom trânsito com a diretoria do Peixe. Sobre João Filipe, ele diz que o interesse já teve mais quente, esfriou após a chegada de Neto, mas o Santos ainda não definiu a situação de Bruno Rodrigo, o que pode retornar nos contatos.

Já Willian José tem apalavrado um acordo com o Santos e deve ser anunciado logo após o Brasileirão. Ele já aprovou um contrato de um ano e meio, e a participação de Muricy pesou na contratação.

Muricy foi tricampeão brasileiro pelo São Paulo entre 2006 e 2008, e deixou o clube em 2009. Fez grandes amigos no clube e sempre faz elogios a sua estrutura.



Wellington não quer ser poupado e cutuca Corinthians: 'Vamos deixá-los tristes, doloridos'

LANCEPRESS! - 29/11/2012 - 17:19 São Paulo (SP)

O elenco são-paulino se reapresentou na tarde desta quinta-feira, no CT da Barra Funda, após garantir a vaga na final da Copa Sul-Americana. Visando o clássico diante do Corinthians, no domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, os jogadores descartam ser poupados da partida. Aliás, o volante Wellington quer vencer e, de maneira bem-humorada, disse que pretende estragar a preparação do rival para o Mundial Interclubes.

- Se (Ney Franco) optar em me colocar, vou fazer o meu melhor. Eles estão em preparação para o Mundial, vamos deixá-los tristes, viajar tristes, doloridos, chegar um pouquinho mais firme. A gente tem que ter sabedoria para o clássico, para fazer o placar e dar espetáculo à torcida - declarou o camisa 5, em entrevista coletiva.

Focado na decisão do torneio sul-americano, Wellington também quer descansar o suficiente para não perder os últimos jogos da equipe na temporada.

- Depois de um jogo duro que nem foi ontem (quarta-feira), é normal ter dores musculares, estar cansado. A comissão técnica sabe disso. Tenho 21 anos, vou descansar, até domingo estarei descansado para entrar e fazer o meu melhor - afirmou.

Os titulares apenas fizeram trabalhos na academia, enquanto isso os reservas fizeram um trabalho coletivo.



Willian Arão, sobre declaração rival: 'Que façam o deles. Não vai ter ferida'

LANCEPRESS! - 29/11/2012 - 20:41 São Paulo (SP)

Willian Arão e Chiquinho - Corinthians (Foto: Tom Dib)
Willian Arão preferiu exaltar o Corinthians (Foto: Tom Dib)

Após o volante do São Paulo Wellington dizer que quer mandar o Corinthians para o Mundial mais triste e dolorido, depois o Majestoso de domingo no Pacaembu, a resposta do Corinthians veio por meio de alguém que já esteve do outro lado. Willian Arão, que estará com a equipe do técnico Tite no Japão, e já jogou no rival, preferiu colocar panos quentes na polêmica frase.

Formado pelas categorias de base do São Paulo, ele saiu do Morumbi e seguiu diretamente para o Timão em 2011. Na hora de defender o seu clube atual, o volante alvinegro usou do foco na competição intercontinental como sua maior arma.

- Ele tem de defender o dele. Que façam o deles. O Wellington é meu amigo, mas assim como eles, vamos entrar para ganhar. Acho que precisamos nos preparar para o Mundial, mas no domingo não vai ter nada de ferida, não. Mesmo se perdermos... - afirmou.

Com o corte de Guilherme, que não pôde ser inscrito por conta da sua transferência pelo Timão ter acontecido após o prazo da Fifa, Arão ficou com a 24ª vaga na lista.

- Não é demérito nenhum ser o último inscrito. Estou no maior clube do Brasil e vou disputar um Mundial de Clubes. Isso não é demérito para ninguém. Fiquei triste pelo Guilherme, mas também tive que viver minha felicidade de poder participar - concluiu.