quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Com acerto encaminhado, São Paulo admite interesse em Vargas

LANCEPRESS! - 27/12/2012 - 14:30 São Paulo (SP)

Vargas (Foto: Divulgação/Napoli)
Vargas é o alvo do São Paulo para substituir Lucas, que vai para o PSG (Foto: Divulgação/Napoli)

A diretoria do São Paulo não esconde mais o interesse em contratar o atacante chileno Eduardo Vargas, do Napoli (ITA). O acerto com o jogador já está encaminhado, como publicou o LANCE!Net nesta quinta-feira, e os salários já estão sendo discutidos. Segundo o vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes, as conversas existem. O dirigente, no entanto, adota cautela para comentar a negociação:

- Ele é um bom jogador e, sem dúvida, fortaleceria nosso elenco. Existe algum tipo de sondagem, mas termina aí o que tem de verdade nessa história. A possibilidade de contratação, de concretização, por enquanto é só especulação - disse, à Rádio Estadão/ESPN.

Veja lances de Vargas, pretendido pelo São Paulo

O São Paulo negocia Vargas com o Napoli por um empréstimo de um ano. Ele teve destaque na Universidad de Chile, em 2011. Na campanha que rendeu o título da Sul-Americana ao clube chileno, Vargas foi o artilheiro e, depois, foi negociado com o Napoli. No clube italiano, não conseguiu manter o mesmo desempenho e, agora, aceita voltar à América do Sul.

Já Robinho, que já esteve na mira da diretoria do presidente Juvenal Juvêncio, hoje está fora dos planos. Atualmente, o atacante do Milan é disputado por Santos e Atlético-MG. O Flamengo, que seguia a negociação de perto, já descartou a contratação do jogador.

- Não temos nenhum interesse em contratá-lo. Em um momento inicial houve uma sondagem para entender o negócio, mas internamente nos convencemos de que não era o atleta que buscávamos, por uma série de razões - acrescentou Jesus Lopes.



São Paulo diz que Bolívar desmentiu pedido por veto ao Morumbi

LANCEPRESS! - 27/12/2012 - 15:49 São Paulo (SP)

HOME - Gorosito - Tigre (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
Confusão com o Tigre, na Sul-Americana, teria motivado pedido de veto ao Morumbi (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)

O vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, disse nesta quinta-feira que a diretoria do Bolívar (BOL) conversou com o Tricolor e desmentiu as notícias de que o clube pediria veto ao Morumbi por conta do episódio na final da Sul-Americana, contra o Tigre (ARG).

- Eles nos ligaram e disseram que não têm restrições em jogar no Morumbi e que não sabiam de onde estavam vindo as notícias. Estamos encarando com muita naturalidade porque essas notícias estão vindo um pouco mais ao Sul do Rio Grande. Temos convicção de que não excedemos as questões de segurança. A entrada dos torcedores se deu depois da partida e eminentemente de forma comemorativa, não teve risco a ninguém. Sobre os incidentes nos vestiários, temos farta comprovação mostrando que quem começou foram os argentinos do Tigre - disse Jesus Lopes à Rádio Estadão/ESPN.

Apesar da declaração do vice-presidente do São Paulo, a imprensa boliviana noticiou no último dia 22 declarações da diretoria do Bolívar, afirmando que pediria veto ao Morumbi por falta de segurança. Depois do episódio, o presidente Juvenal Juvêncio chegou a ironizar a vontade do Bolívar, e disse que também pediria para atuar longe da altitude.

O São Paulo aguarda a criação do Comitê Disciplinar da Conmebol, que irá definir a possibilidade de punição ao Tricolor e ao Tigre. Como o órgão só será criado em janeiro, a diretoria são-paulina acha improvável que exista tempo para que o Comitê decida a punição ao clube, e que poderá usar o Morumbi na primeira partida, em 23 de janeiro.



Conmebol define horários dos confrontos entre São Paulo e Bolívar

LANCEPRESS! - 27/12/2012 - 15:31 São Paulo (SP)

Morumbi lotado (Foto: Bruno Quaresma)
Primeiro jogo deve acontecer no Morumbi, no dia 23 de janeiro, às 22h (Foto: Bruno Quaresma)

A Conmebol definiu nesta quarta-feira os horários das partidas entre São Paulo e Bolívar (BOL), válidas pela primeira fase da Copa Libertadores.

O primeiro jogo, que deve acontecer no Morumbi, no dia 23 de janeiro, será realizado às 22h. Já a partida de volta, uma semana depois, na Bolívia, será disputada às 20h (horário local), no Estádio Hernando Siles.

E caso o Tricolor supere os bolivianos e passe para a fase de grupos, algumas datas e horários dos confrontos do grupo 3 já estão definidas:

13/02 - 22h - Atlético-MG x São Paulo/Bolivar - Belo Horizonte
28/02 - A definir - São Paulo/Bolivar x The Strongest - São Paulo/La Paz (BOL)
07/03 - A definir - São Paulo/Bolivar x Arsenal - São Paulo/La Paz (BOL)
14/03 - 21h30 - Arsenal x São Paulo/Bolivar - Sarandi (ARG)
04/04 - 20h30 - The Strongest x São Paulo/Bolivar - Hernando Siles - La Paz (BOL)
17/04 - A definir - São Paulo/Bolivar x Atlético Mineiro - São Paulo/La Paz (BOL)



São Paulo diz que bolivianos não pediram veto ao Morumbi

João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol do São Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)João Paulo de Jesus Lopes garante bom clima com
Bolívar (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)

Nada de clima ruim para a partida contra o Bolívar, no próximo dia 23 de janeiro, válida pela primeira fase da Taça Libertadores da América. Pelo menos é o que garante a direção do São Paulo. Nesta quinta-feira, o clube tratou de desmentir boatos da Bolívia de que o rival do Tricolor por uma vaga na fase de grupos da competição continental teria pedido para não atuar no Morumbi.

– Eles (dirigentes do Bolívar) nos ligaram dizendo que não têm restrições a jogar no Morumbi e que não sabiam de onde estavam vindo essas notícias – afirmou o vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes, em entrevista à Rádio Estadão/ESPN.

O São Paulo deverá julgado pelo comitê disciplinar da Conmebol no início de janeiro por causa dos incidentes na decisão da Copa Sul-Americana. Na ocasião, os argentinos do Tigre se recusaram a entrar em campo no segundo tempo após uma confusão nos vestiários, durante o intervalo do jogo.

Apesar do risco de ser obrigado a estrear na Libertadores de 2013 longe de seu torcedor, o São Paulo joga a responsabilidade de toda a confusão para o lado do Tigre e confia que não receberá nenhuma punição.

– Estamos encarando isso com muita naturalidade porque essas notícias estão vindo um pouco mais ao sul do Rio Grande. Temos total convicção de que não excedemos as questões de segurança. A entrada de torcedores se deu depois da partida e de forma comemorativa, não teve risco a ninguém. Sobre os incidentes nos vestiários, temos fartas informações mostrando de que quem começou foi o Tigre – completou o dirigente são-paulino.



São Paulo descarta Robinho e admite interesse no atacante chileno Vargas

Vargas é apresentado no Napoli (Foto: AP)Vargas na apresentação ao Napoli (Foto: AP)

A diretoria do São Paulo vasculha no mercado opções de renome para suprir a ausência do atacante Lucas, vendido ao Paris Saint-Germain. Enquanto descarta investir na contratação de Robinho, do Milan, a cúpula do departamento de futebol tricolor conversa com o Napoli para tentar a liberação do chileno Vargas.

- Ele é um bom jogador e, sem dúvida, fortaleceria nosso elenco se viesse. Há algum tipo de sondagem, mas termina aí o que tem de verdade. A possibilidade de contratação, de concretização, por enquanto é só especulação - afirmou o vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes em entrevista à Rádio Estadão ESPN.

Vargas, de 23 anos, brilhou no Universidad de Chile na campanha do título da Copa Sul-Americana em 2011. No entanto, não conseguiu manter o alto nível no clube italiano e pouco foi utilizado neste período. Por isso, deseja voltar à América do Sul. O Grêmio é outro clube interessado no atacante.

A direção tricolor, porém, garante que não está conversando com o Milan para contratar o atacante Robinho. O nome do jogador chegou a ser comentado no clube anteriormente, mas não empolgou alguns dirigentes. Santos e Atlético-MG são os principais candidatos a repatriar o Rei das Pedaladas em 2013 depois da desistência do Flamengo.

- Não temos nenhum interesse em contratá-lo. Em um momento inicial houve uma sondagem para entender como era o negócio, mas internamente nos convencemos de que não era o atleta que buscávamos por uma série de razões – acrescentou Lopes.

O atacante é o setor mais reforçado pelo São Paulo até o momento. O clube já contratou Aloísio, do Figueirense, e Negueba, do Flamengo. Na próxima semana, o clube deve anunciar a chegada de Wallyson, do Cruzeiro.

- Nosso elenco é muito qualificado. Fizemos algumas contratações e temos outras encaminhadas.
O que nos falta é esse nome de alta expressão que o presidente Juvenal Juvêncio mencionou e temos trabalhado um pouco mais.
 



De férias em MT, Paulo Assunção quer título em sua primeira Libertadores

Contratado neste ano pelo São Paulo, o volante Paulo Assunção aproveita suas férias em Várzea Grande (MT) para recarregar as energias e voltar pronto para o desafio do Tricolor Paulista em 2013: a Taça Libertadores da América.

Ele retorna à capital paulista no dia 02 de janeiro, já que o São Paulo inicia os treinos físicos no dia 03. Logo em sua primeira temporada com a camisa do clube, o volante ajudou na conquista da Copa Sul-Americana na vitória sobre o Tigre.

- Foi muito bom para todos. Eu fiquei um bom tempo fora do país e voltar em um clube grande como o São Paulo me deixou muito contente. Ser campeão e em cima de um clube argentino é ainda melhor – disse o jogador.

Ele vive o desafio de disputar sua primeira Taça Libertadores da carreira. Paulo Assunção iniciou no futebol com a camisa do Palmeiras em 2000, mas não chegou a atuar no torneio.

- Vamos estrear no dia 23 e queremos começar bem. A meta é o título e esperamos começar o ano igual terminamos esse, com conquistas e boas apresentações.

Paulo Assunção é natural de Várzea Grande (MT), onde sempre passa suas férias perto de sua família. Depois de se profissionalizar no Palmeiras, ele teve passagens pelo Porto, AEK Atenas, Nacional-POR e Atlético de Madrid.



Ex-braço direito de Mourinho assume time da Segundona de São Paulo

Para a maioria dos torcedores brasileiros, Baltemar Brito, 60 anos, é um ilustre desconhecido. Mas na Europa, o agora técnico do Grêmio Osasco (SP), tem um trabalho sólido, avalizado por um dos melhores treinadores do mundo na atualidade: José Mourinho, de quem foi o principal auxiliar por oito anos.

Após encerrar a carreira como jogador em Portugal, na década de 80, Baltemar trabalhou por cinco anos com o técnico Félix Mourinho, pai do atual treinador do Real Madrid. A solidez da parceria fez com que Mourinho, o filho, o chamasse em 2001 para trabalhar com ele no União Leiria, de Portugal.

- Ele fazia observações para o pai, preparava treinos. Então ele me convidou. Sabendo dos conhecimentos dele, não hesitei e fui trabalhar com ele – recorda Baltemar ao .

Baltemar Brito, ex-auxiliar de José Mourinho, atual técnico do Al Ittihad da Líbia (Foto: Reprodução)Baltemar Brito chegou a substituir Mourinho à
beira do campo no Chelsea (Foto: Reprodução)

No Porto, a carreira de Mourinho explodiu. Tendo o brasileiro a seu lado. Foram oito anos de sucesso. Onde Mourinho ia – Porto, Chelsea, Inter de Milão –, levava Baltemar. E os títulos os acompanharam: duas Ligas dos Campeões (Porto e Internazionale), dois títulos portugueses, dois títulos ingleses e mais dois italianos. 

- Eu era auxiliar direto no campo. Além de auxiliar, era um amigo. Tinha o convívio diário na casa dele. Posso dizer que em um ano, eu jantava 200 dias com a família (do Mourinho) - lembra o brasileiro, que chegou a substituir Mourinho no Chelsea à beira do campo em um período em que o treinador esteve suspenso.

Em 2010, Baltemar interrompeu a parceria ao aceitar o convite para ser treinador do Belenenses. Mas ficou apenas um mês no comando do clube português.

Depois de passar por maus bocados na Líbia, onde treinou o Al Ittihad de Trípoli, ele decidiu retornar ao Brasil e assumiu o comando do Grêmio Osasco, que disputa a Série A-2 do Campeonato Paulista – a segunda divisão do torneio. E está empolgado com a possibilidade de levar a equipe para a elite do futebol de São Paulo. O clube vai fazer a sua estreia na competição no dia 21 de janeiro, contra a Ferroviária.

- Esse projeto aqui está me rejuvenescendo. Posso dizer que será um brinquedo, no sentido do prazer que está me proporcionando - afirmou.

Assista a outros vídeos do “SporTV News”



Denilson se despede da temporada 2012 e vibra com crescimento

Denilson, São Paulo e Universidad Católica (Foto: Vipcomm)Denilson durante jogo pela Copa Sul-Americana
(Foto: Vipcomm)

Denilson tem em seu currículo os títulos do Mundial de Clubes de 2005 e o Campeonato Brasileiro de 2006. Mas como não entrou em campo no Japão e participou apenas do começo daquele nacional, o volante do São Paulo considera a Copa Sul-Americana como seu primeiro título, de fato, no clube.

Conquista, aliás, que faz o jogador do Tricolor encerrar a temporada de 2012 com a sensação de dever cumprido. Mas também com ambição.

- A missão foi cumprida, mas agora quero ainda mais. Tenho certeza de que o São Paulo tem condições de ganhar muitos títulos em 2013. E vou trabalhar muito por isso. Ganhar a Libertadores seria um sonho e espero alcançar mais essa meta – declarou o volante, em entrevista ao site oficial do São Paulo.

Cria das categorias de base do Tricolor, Denilson retornou ao clube em julho do ano passado, emprestado pelos ingleses do Arsenal.

- Fui revelado no clube, saí muito cedo e mal tive chance de retribuir tudo que o São Paulo me deu. A Sul-Americana foi muito importante pra mim. Um título que ficará guardado pra sempre no meu coração – finalizou o volante.

De volta à Libertadores depois de duas edições sem conseguir vaga, o São Paulo terá pela frente o Bolívar na primeira fase. Se passar pelo time boliviano, o Tricolor avança à fase de grupos da competição continental.
 


 



Morumbi recebe Jogo das Estrelas pela 2ª vez, e Zico planeja despedida

Jogo das Estrelas - Raí e Zico (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Em 2011, Zico homenageou Sócrates
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Organizado desde 2004 por Zico, o Jogo das Estrelas será disputado pela 9ª vez nesta quinta-feira, no Morumbi, em São Paulo. A partida, que acontece no estádio pelo segundo ano consecutivo, terá em campo estreantes ilustres: Conca, ídolo do Fluminense, hoje no Guanghzou Evergrande, da China, e Paulo Henrique Ganso, que trocou o Santos pelo Tricolor Paulista, confirmaram presença. Para o Galinho, contudo, o duelo beneficente poderá representar sua penúltima participação. Próximo de completar 60 anos, o ex-camisa 10 deseja passar a atuar apenas fora dos gramados, como organizador, após 2013. O SporTV transmite o jogo ao vivo, a partir das 21h (de Brasília).

- Ano que vem, eu completo 60 anos. São dez anos de evento e eu quero meu encerramento no Maracanã. Mas quero continuar organizando – revelou o ídolo do Flamengo, em entrevista ao "SporTV News".

É um marco pra nós. É legal a gente fazer algo que ajude essas instituições"

Zico

Com o costume de chamar pessoalmente cada convidado, Zico estará em campo ao lado de ídolos do passado, como Rivelino e Biro-Biro, e craques da atualidade, como Leandro Damião, do Internacional, Emerson Sheik, do Corinthians, Deco, do Fluminense, Lucas, vendido pelo São Paulo ao PSG, e Falcão, do futsal, além de Ibson, do Flamengo. Figuras trandicionais, como o campeões mundiais Fábio Luciano, Edílson e Raí, além de Roger, Amoroso, Athirson, Roberto Carlos, Vampeta e Edmundo, estarão presentes. O tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten também prestigia a partida.

Toda a arrecadação do jogo, que já contou com craques como Seedorf e Maradona no passado, será destinada a instituições de caridade. O evento idealizado por Zico, que começou em seu centro de treinamento, no Rio de Janeiro, recebeu em 2011 um público de mais de 35 mil pessoas no Morumbi. Naquela ocasião, a equipe do Galinho, que contava com Ronaldo e Neymar, venceu por 7 a 5.

- A gente começou com 2 mil pessoas, e o jogo pegou. Todo mundo pegou e ficou feliz em participar. A cada ano, aumenta o número de instituições que a gente ajuda. No ano passado, fui levar o cheque para 12 lugares. É um marco pra nós, e legal a gente fazer algo que ajude essas instituições – afirma Zico.

Em 2011, Zico homenageou o ex-jogador Sócrates, que faleceu em dezembro daquele ano. Nesta quinta-feira, o ex-jogador pretende prestar homenagem aos atletas paralímpicos do Brasil que foram destaque nos Jogos de Londres 2012. O objetivo do Galinho é relembrar os tempos em que ajudou a organizar o jogo de fim de ano da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico) durante mais 20 anos.

Ingressos:

O torcedor poderá comprar sua entrada para o Jogo das Estrelas pela internet (www.ingressorapido.com.br), na bilheteria do Morumbi ou nos postos de venda da Ingresso Rápido em São Paulo. O preço para assistir ao jogo na arquibancada é R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e as cadeiras custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
 



Aguardando liberação de Breno, São Paulo ajuda família do zagueiro

Acusado de iniciar incêndio em sua casa, em 2011, e condenado a três anos e nove meses de prisão, o zagueiro Breno firmou contrato com o São Paulo válido até 7 de outubro de 2015. Detido desde julho deste ano, o defensor tem presença incerta no time tricolor na próxima temporada, já que depende de liberação da justiça alemão para retornar ao futebol. Apesar da incerteza, o clube tricolor já presta auxílio aos familiares do atleta.

O vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, confirmou, nesta quinta-feira, que a agremiação paulista tem acompanhado a situação de Breno na penitenciária de Stadelheim e dado ajuda financeira a família do zagueiro. Além disso, colocou advogados à disposição para tentar a liberação do ex-jogador do Bayern de Munique, que foi revelado pela equipe tricolor em 2007.

"Nossa primeira ação é de solidariedade. Como ex-atleta nosso, muito querido, ele merece toda consideração. Soubemos que a família estava tendo dificuldades, e nos prontificamos a ajudar financeiramente. Já estávamos dando auxílio jurídico. Finalizamos essa situação toda com esse vínculo junto ao São Paulo. Hoje ele tem um contrato de três anos conosco e, após sua liberação, adequaremos sua remuneração a de um jogador profissional", explicou o dirigente em entrevista à Rádio Estadão/ESPN.

Com a presença de Breno incerta no time comandado pelo treinador Ney Franco em 2013, o São Paulo acertou a contratação do experiente zagueiro Lúcio, 34 anos, que estava defendendo a Juventus (Itália). Para o setor defensivo, o clube tricolor ainda conta com Rafael Toloi, Rhodolfo, Paulo Miranda, Edson Silva, João Filipe e Luiz Eduardo.

"Nosso elenco é muito qualificado, mostrou isso neste segundo semestre. Terminamos o ano não apenas com eficácia, mas também apresentando um bom futebol. Nossas necessidades não são tão amplas, são reduzidas. Já fizemos algumas contratações, como Aloísio (ex-Figueirense) e Lúcio. Temos algumas contratações encaminhadas e próximas de concretização. O que ainda nos falta é esse nome de alta expressão e que há uma possibilidade de ser fechado", encerrou.



Vice do São Paulo descarta Robinho e elogia atacante chileno

Atuando pelo Milan desde 2010, Robinho tem sido especulado constantemente para retornar ao futebol brasileiro. Alvo de Santos e Atlético-MG para próxima temporada, o atleta foi descartado pelo Flamengo na última terça-feira devido aos valores da negociação. Agora, quem negou interesse no jogador foi o vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes,.

"Não temos nenhum interesse em contratá-lo. Houve uma sondagem inicial, verificação da situação, mas, internamente, entendemos que ele não é o atleta que buscamos", explicou o dirigente.

Atualmente, o chileno Eduardo Vargas é o principal nome para substituir Lucas no time comandado pelo treinador Ney Franco. O atleta se destacou pela Universidad de Chile na campanha que garantiu o título da Copa Sul-Americana, em 2011, e foi negociado com o Napoli. No clube italiano, não conseguiu repetir o bom desempenho e entrou para a lista de possíveis negociações. O Grêmio é outra agremiação nacional interessada no jogador.

"É um bom jogador e, sem dúvidas, fortaleceria bastante nosso elenco. Há algum tipo de sondagem. Esta é a verdade. Concretização de negociação é apenas especulação", completou.

O atacante Wallyson, que atuou pelo Cruzeiro nos últimos três anos, está próximo de acerto com a equipe tricolor, mas Jesus Lopes negou que a negociação esteja concretizada. Ainda no setor ofensivo, Aloísio, autor de 14 gols na última edição do Campeonato Brasileiro pelo Figueirense, e Negueba (ex-Flamengo) são contratações certas.

"Não temos ninguém contratado. Sempre que o São Paulo fecha um negócio, ele anuncia em seu site. Existe sim algumas tratativas e possibilidades. Até este momento, não temos nada para anunciar", encerrou.



Confiante, São Paulo não teme perder Morumbi na Libertadores

Cotado para perder mandos de campo na próxima edição da Copa Libertadores da América, o São Paulo não teme atuar fora do Morumbi na competição continental. Nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Estadão/ESPN, o vice-presidente de futebol do clube paulista, João Paulo de Jesus Lopes, mostrou convicção de que o time comandado pelo treinador Ney Franco poderá enfrentar o Bolívar, dia 23 de janeiro, no estádio tricolor.

A possível punição passou a ser cogitada devido aos imprevistos na final da Copa Sul-americana, dia 12 de dezembro, diante do Tigre. Na partida decisiva, os argentinos alegaram terem sido agredidos por seguranças do clube paulista nos vestiários do Morumbi. A confusão fez com que a equipe visitante não retornasse para o segundo tempo e confirmasse o título do São Paulo. Com o troféu garantido, torcedores do time tricolor invadiram o gramado para comemorar.

"Estamos encarando isso com muita naturalidade. Percebemos a origem dessas notícias. O que podemos dizer é que temos convicção total de que não excedemos as questões de segurança. A entrada de torcedores no campo foi após o fim do jogo. Foi, eminentemente, comemorativa. Temos farta comprovação de que os argentinos deram inicio aos imprevistos no vestiário", explicou.

Ainda sem ter sido totalmente esclarecida, a polêmica entre brasileiros e argentinos ganhou repercussão internacional. Segundo a imprensa boliviana, o adversário do São Paulo na pré-Libertadores estaria preocupado com as condições oferecidas no Morumbi e teria recusado atuar no estádio tricolor. No entanto, João Paulo de Jesus Lopes desmentiu a informação.

"Ontem (quarta-feira) os dirigentes do Bolívar ligaram para esclarecer que não tem nenhuma restrição por parte deles e que não sabe de onde surgiram essas notícias", completou.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) deve divulgar a decisão final no meio de janeiro. O primeiro confronto entre São Paulo e Bolívar está marcado para 23 de janeiro, na capital paulista, enquanto a decisão ocorre no dia 30 do mesmo mês, na Bolívia. Quem triunfar neste duelo entra no Grupo três da Libertadores, que conta com Atlético-MG, Arsenal (Argentina) e The Strongest (Bolívia).



Retrospectiva São Paulo: a beira do caos e a afirmação sul americana

O pesadelo já passou, o sonho agora é bom. Após quatro anos mal dormidos, o torcedor do São Paulo voltou a abrir a janela para gritar "campeão" em 2012. A trajetória não foi tranquila, porém. O time iniciou desordenado a temporada e amargou duas sentidas eliminações antes de, com Ney Franco no segundo semestre, acordar para garantir vaga na Copa Libertadores e vencer a Sul-americana.

Compositor nas horas vagas - a música "Na beira do caos", que fala da passagem de uma "piração total" para o "firmamento", ganhou fama quando ele dirigia o Coritiba -, o treinador herdou de Emerson Leão um elenco que, até a metade do ano, havia caído na semifinal do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil e era vaiado pela torcida. No primeiro dia de trabalho, pediu para ser cobrado desde então.

A cobrança veio, de fato, pois a equipe demorou a mudar. A princípio, continuou desequilibrada e falhando defensivamente. Enquanto ia conhecendo melhor o que tinha à disposição, Ney Franco testava diversos esquemas táticos, todos sem sucesso. Até que uma formação com três atacantes (Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano) e mais um volante marcador (Wellington) se encaixou e teve êxito nas duas competições restantes.

"Vários foram os fatores que fizeram com que a equipe se desenvolvesse. Além da volta do Wellington (recuperado de cirurgia), o deslocamento do Paulo Miranda para a lateral direita, o acerto defensivo... Isso nos deu condição de jogar com três atacantes. Mais do que isso tudo, o fundamental foi os jogadores entenderem a proposta de jogo", constatou o comandante.

Para um 2013 sem Lucas, negociado por 43 milhões de euros ao Paris-Saint Germain, a principal aposta para a Libertadores é Paulo Henrique Ganso, meia que foi contratado junto ao Santos após arrastada e polêmica negociação. Outro nome relevante será o pentacampeão Lúcio, zagueiro que assinou contrato de duas temporadas.

CAMPEONATO PAULISTA
A primeira competição do ano foi disputada sem Rogério Ceni. Camisa 1 e capitão, ele lesionou o ombro direito ao longo da pré-temporada e foi submetido a uma artroscopia. Seu substituto, Denis estreou com derrota, mas viu a equipe engatar uma boa sequência invicta e terminar a fase de classificação em segundo lugar, com só duas derrotas em 19 rodadas.

O adversário nas quartas de final foi o Bragantino. Apesar da vitória fácil por 4 a 1, no Morumbi, a comemoração não foi completa. Autor de dois gols, um deles de falta, Luis Fabiano deixou o campo irritado não apenas por ter desperdiçado cobrança de pênalti, mas por ter completado série de três cartões amarelos e não poder enfrentar o Santos na partida seguinte.

Sem seu melhor centroavante, Leão escalou Willian José na semifinal. Ele até balançou a rede uma vez, porém a defesa não conseguiu conter Neymar. A estrela santista marcou três gols e calou o Morumbi, com ajuda do zagueiro Paulo Miranda, que cometeu pênalti quando o placar estava em branco, e do goleiro Denis, que aceitou chute de fora da área no momento em que o São Paulo reagia e buscava o empate.

COPA DO BRASIL
O time até foi longe no torneio mata-mata. Depois de eliminar o Independente, do Pará, com a necessidade de disputar o segundo jogo, uma goleada diante do Bahia de Feira foi suficiente para a classificação direta para as oitavas de fina e enfrentar o primeiro difícil adversário, a Ponte Preta.

Pelas falhas na decisão do Paulista, Paulo Miranda caiu em desgraça e foi sacado da concentração desta partida por ordem da diretoria, a contragosto de Leão. O treinador só pôde voltar a utilizá-lo bem mais tarde, e o zagueiro perdeu cada vez mais espaço no grupo.

Mesmo sem o eleito vilão, o São Paulo foi derrotado em Campinas por 1 a 0 e precisava vencer a partida de volta por dois gols de diferença. Logo aos 12 minutos, a equipe interiorana abriu o placar do Morumbi. A queda parecia iminente, mas Casemiro e Lucas reanimaram as esperanças com gols a poucos minutos do intervalo. Na metade da segunda etapa, Luis Fabiano marcou o terceiro e evitou o vexame.

Nas quartas de final, uma vitória em casa e um empate como visitante bastaram para passar pelo Goiás e fazer a semifinal contra o Coritiba. Lucas garantiu o triunfo por 1 a 0, no Morumbi, mas tinha sido muito pouco: em Curitiba, o time paranaense fez um gol em cada tempo e deixou o São Paulo pelo caminho.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Três dias depois da eliminação, o São Paulo visitou a Portuguesa, em jogo da sexta rodada do Brasileiro. O Canindé foi espaço para diversos protestos da torcida tricolor, que vaiou todos os titulares - Luis Fabiano foi chamado de pipoqueiro. Classificado como "sem vergonha" nos gritos que vinham da arquibancada, o time perdeu por 1 a 0 e deixou para trás também Leão, demitido.

Quem assumiu o posto interinamente foi o coordenador técnico Milton Cruz. Após duas boas vitórias, ele passou o cargo para Ney Franco, que deixava os times inferiores da Seleção Brasileira - nos quais conheceu são-paulinos como Lucas, Casemiro, Willian José e Bruno Uvini - para a pressão de um grande clube. Cenário que ele próprio enfatizou, em sua apresentação.

"Não é presunção, tem que me cobrar títulos. Estou aqui para ser cobrado, me cobrar e cobrar a comissão técnica e os atletas. Não vou chegar com discurso de que preciso de tempo, para esperarem até o ano que vem", disse o comandante recém-chegado, após assinar contrato até o final de 2013.

A estreia - sua e do zagueiro Rafael Toloi - foi frente ao Palmeiras. A equipe saiu em vantagem, porém não fazia um bom jogo. Tanto que, mesmo depois da expulsão do palmeirense Henrique, continuou sendo pressionada. Denis defendeu um pênalti cometido por Toloi e cobrado por Valdívia, só que uma falha defensiva coletiva após bola alçada na área terminou em gol de cabeça do baixinho Mazinho: 1 a 1.

Cobrado, como queria, Ney Franco levaria tempo para acertar o time, em especial no aspecto defensivo. Para isso, passou a ter ajuda de Rogério Ceni. Seis meses depois da cirurgia, o goleiro voltou em goleada sobre o Flamengo, a primeira de uma trinca animadora de vitórias. Em seguida, no entanto, veio uma trinca de derrotas, com alarmantes erros da defesa.

A experiência do capitão facilitou o acerto de posicionamento nos treinamentos de bola parada e dividiu a responsabilidade pela má fase da equipe. Veio então uma sequência de seis rodadas sem derrota e a estabilidade necessária para arriscar. O treinador voltou a dar chance a Paulo Miranda, mas como lateral direito improvisado, valeu-se da recuperação do volante Wellington e decidiu escalar três atacantes.

Com Lucas pela ponta direita, Osvaldo pela esquerda e Luis Fabiano centralizado, o São Paulo deslanchou na perseguição ao quarto colocado Vasco, que, por sua vez, entrava em queda livre. Seis vitórias e um empate finalmente o levaram na 29ª rodada para o G-4, de onde não saiu mais. Dada a distância da briga pelo título, a vaga para a Libertadores, depois de dois anos, foi um feito festejado.

Os jogos finais foram usados para dar chance a garotos da base e reservas, como Paulo Henrique Ganso. O meia, contratado em setembro junto ao Santos, chegou com uma lesão muscular e estreou somente na segunda quinzena de novembro. Sua melhor atuação foi justamente no encerramento do Brasileiro, quando deu duas assistências na virada por 3 a 1 sobre o Corinthians.

COPA SUL-AMERICANA
Historicamente desprezado pelos brasileiros, o torneio continental passou a ter importância recente pelo fato de dar ao campeão uma vaga na edição seguinte da Libertadores. Com o fracasso na Copa do Brasil e a dificuldade inicial de ficar entre os quatro primeiros no Brasileiro, a Sul-americana foi sendo valorizada cada vez mais pelo time no decorrer do segundo semestre.

A campanha começou duas vitórias fáceis sobre o Bahia, na fase nacional da competição. Nas oitavas de final, um oponente desconhecido, uma LDU também equatoriana, mas não de Quito, e sim de Loja, cidade à qual a delegação são-paulina chegou depois de quase 20 horas de viagem, incluindo ônibus e escalas de avião.

Um empate por 1 a 1 fora de casa dava a vantagem de seguir para as quartas de final com 0 a 0 no Morumbi. E foi assim mesmo que os comandados de Ney Franco alcançaram a classificação. Em um jogo com arbitragem confusa, que deixou de assinalar pênaltis e muitas faltas, o placar em branco assegurou a passagem de fase.

Mesmo com a classificação, uma polêmica ameaçou conturbar o ambiente do elenco. No segundo tempo da partida, Rogério Ceni pediu a Ney Franco que colocasse Cícero em campo para ajudar na bola aérea. O treinador não só optou por Willian José como criticou a tentativa do goleiro de interferir na substituição. No dia seguinte, reuniu o grupo e disse que não aceitaria ingerências no trabalho.

O capitão se disse surpreso com a repercussão do episódio, acertou-se com o treinador e viu Willian José, atacante muito criticado pela torcida, resolver a partida de ida contra a Universidad de Chile, nas quartas. Sem Luis Fabiano, mais uma vez desfalque por lesão, o jovem anotou os dois gols da vitória por 2 a 0, a qual encaminhou a ida para a semifinal do torneio.

Antes do segundo jogo - disputado no Pacaembu em virtude da realização de um show no Morumbi -, o discurso era de respeito à equipe chilena, campeã da edição passada da Sul-americana. Quando a bola rolou, o time tricolor passeou em campo e venceu por 5 a 0, credenciando-se ainda mais como grande favorito ao título, na medida em que os demais brasileiros já haviam caído.

Na sequência, outro adversário chileno. Menos badalada do que La U, a Universidad Católica acabou sendo mais difícil, e o São Paulo se classificou para a decisão aos mesmos moldes de quando enfrentou a LDU de Loja, com 1 a 1 na ida e apertado 0 a 0 na volta. À essa altura, a vaga para a Libertadores já estava garantida através do Brasileiro, e todas as forças se voltaram para o torneio.

O rival da decisão foi o Tigre, um clube argentino centenário, mas de pouca expressão. Em La Bombonera - a casa do Boca Juniors foi o palco do primeiro duelo porque o estádio do clube não tinha a capacidade mínima de 40 mil lugares -, o favoritismo são-paulino não se confirmou. Luis Fabiano tentou revidar agressão do zagueiro Donatti, e ambos foram expulsos aos 13 minutos, contribuindo para um jogo de poucas chances e o empate sem gol.

Na grande final, no último jogo de Lucas com a camisa tricolor antes da ida para o PSG, o meia-atacante brilhou. Com um gol e uma assistência para Osvaldo, ele comandou a vitória parcial por 2 a 0 no primeiro tempo. Vitória que acabaria se tornando definitiva, pois, após briga com os seguranças do São Paulo no corredor dos vestiários, os jogadores do Tigre se recusaram a retornar a campo.

Após muita indecisão, o árbitro confirmou o fim da partida, e o time brasileiro foi decretado campeão, reafirmando-se no cenário sul-americano e findando jejum de quatro anos sem título - o último havia sido o brasileiro de 2008. Com a conquista, em 2013 a equipe disputará a Recopa Sul-americana, contra o Corinthians, e também a Copa Suruga, frente ao Kashima Antlers, no Japão.

ESTATÍSTICAS
Jogos: 78
Vitórias: 45
Empates: 16
Derrotas: 17
Gols Pró: 139
Gols Contra: 72
Saldo: +67

ARTILHEIROS
Luis Fabiano: 31 gols
Lucas: 16
Willian José: 15
Osvaldo: 11
Jadson: 10
Cícero: 9
Rhodolfo: 6
Maicon: 7
Fernandinho: 5
Ademilson: 4
Rogério Ceni: 4
Douglas: 3
Rafael Toloi: 3
Casemiro: 3
Cortez: 2
Paulo Miranda: 2
Denilson: 1
Wellington: 1
Edson Silva: 1
Contra: 5

CAMPEONATO PAULISTA
22/01 - Morumbi - São Paulo 4 x 0 Botafogo-SP (Rhodolfo, Cícero, Edson Silva e Márcio , Lucas e Willian José)
07/04 - Arena Barueri - São Paulo 2 x 0 Mogi Mirim (Casemiro e Fernandinho)
15/04 - Gilbertão - Linense 2 x 1 São Paulo (Rhodolfo)
21/04 - Morumbi - São Paulo 4 x 1 Bragantino (Fernandinho, Luis Fabiano e Osvaldo)
29/04 - Morumbi - São Paulo 1 x 3 Santos (Willian José)

COPA DO BRASIL
07/03 - Mangueirão - Independente-PA 0 x 1 São Paulo (Cícero)
14/03 - Morumbi - São Paulo 4 x 0 Independente-PA (Luis Fabiano , Maicon e Osvaldo)
02/05 - Moisés Lucarelli - Ponte Preta 1 x 0 São Paulo (Roger)
10/05 - Morumbi - São Paulo 3 x 1 Ponte Preta (Casemiro, Lucas e Luis Fabiano)
16/05 - Morumbi - São Paulo 2 x 0 Goiás (Luis Fabiano e Douglas)
23/05 - Serra Dourada - Goiás 2 x 2 São Paulo (Jadson e Cortez)
14/06 - Morumbi - São Paulo 1 x 0 Coritiba (Lucas)
20/06 - Couto Pereira - Coritiba 2 x 0 São Paulo

CAMPEONATO BRASILEIRO
20/05 - Engenhão - Botafogo 4 x 2 São Paulo (Jadson e Luis Fabiano)
27/05 - Morumbi - São Paulo 1 x 0 Bahia (Luis Fabiano)
06/06 - Beira Rio - Internacional 1 x 0 São Paulo
10/06 - Morumbi - São Paulo 1 x 0 Santos (Paulo Miranda)
17/06 - Morumbi - São Paulo 1 x 0 Atlético-MG (Luis Fabiano)
23/06 - Canindé - Portuguesa 1 x 0 São Paulo
30/06 - Independência - Cruzeiro 2 x 3 São Paulo (Luis Fabiano, Jadson e Lucas)
08/07 - Morumbi - São Paulo 3 x 1 Coritiba (Jadson, Maicon e Osvaldo)
15/07 - Arena Barueri - Palmeiras 1 x 1 São Paulo (Luis Fabiano)
18/07 - Morumbi - São Paulo 0 x 1 Vasco
22/07 - Orlando Scarpelli - Figueirense 0 x 2 São Paulo (Ademilson e Willian José)
25/07 - Serra Dourada - Atlético-GO 4 x 3 São Paulo (Ademilson, Jadson e Rafael Toloi)
29/07 - Morumbi - São Paulo 4 x 1 Flamengo (Maicon, Luis Fabiano )

COPA SUL-AMERICANA
01/08 - Pituaçu - Bahia 0 x 2 São Paulo (Rogério Ceni e Ademilson)
21/08 - Morumbi - São Paulo 2 x 0 Bahia (Willian José e Maicon)
26/09 - Reina del Cisne - LDU de Loja 1 x 1 São Paulo (Bermúdez , Lucas, Luis Fabiano, Rafael Toloi)
22/11 - San Carlos de Apoquindo - Universidad Católica 1 x 1 São Paulo (Rafael Toloi)
28/11 - Morumbi - São Paulo 0 x 0 Universidad Católica
05/12 - Bombonera - Tigre-ARG 0 x 0 São Paulo
12/12 - Morumbi - São Paulo 2 x 0 Tigre-ARG (Lucas e Osvaldo)



São Paulo confia em contar com o Morumbi para jogo contra o Bolívar

Bruno Rodrigues - 26/12/2012 - 20:46 São Paulo (SP)

São Paulo x Tigre - Copa Sul-Americana - Morumbi (Foto: Eduardo Viana)
São Paulo confia em ter Morumbi para jogo contra o Bolívar (BOL) (Foto: Eduardo Viana)

O departamento jurídico do São Paulo está confiante em contar com o Morumbi para o jogo contra o Bolívar (BOL), válido pela primeira fase da Libertadores, que acontecerá no dia 23 de janeiro. A diretoria do clube boliviano externou há alguns dias sua vontade de não jogar no local, "por questões de segurança".

Diante da confusão que ocorreu na final da Copa Sul-Americana contra o Tigre (ARG), o Tricolor pode perder mando de campo em alguns jogos do torneio continental. Além dos problemas no vestiário do estádio, houve também invasão de gramado na comemoração do título. Contudo, nenhum desses fatores preocupa o clube.

O Tricolor, inclusive, lançou um comunicado em seu site oficial para esclarecer que irá jogar no Cícero Pompeu de Toledo a partida contra os bolivianos e que, em breve, já deverá definir as datas, horários e locais de venda de ingressos.

A Conmebol criou uma comissão que se reunirá em janeiro para discutir o caso e definir as sanções a serem aplicadas (ou não) ao São Paulo e aos argentinos. Em caso de perda de mando, o departamento jurídico são-paulino já preparou sua defesa. A única preocupação do jurídico tricolor é em relação a possíveis futuras instâncias do caso, pois o órgão criado pela Conmebol é novo e ainda há incertezas quanto às diretrizes e ao modo de operação da recém-criada comissão. 



Conmebol divulga datas e horários das partidas da Libertadores 2013

A Conmebol divulgou oficialmente nesta quarta-feira a data das partidas da pré-Libertadores e da fase de grupos da 54ª edição da Taça Libertadores da América, que será disputada em 2013. Os primeiros brasileiros a entrar em campo no torneio serão Grêmio e São Paulo, no dia 23 de janeiro, às 22h (de Brasília). Enquanto o Tricolor paulista receberá o Bolívar (da Bolívia) no Morumbi, o gaúcho visitará a LDU (do Equador), em Quito.

Já a fase de grupos poderá ser aberta com um clássico brasileiro. Se o São Paulo passar pela pré-Libertadores, vai encarar o Atlético-MG no dia 13 de fevereiro, às 22h (de Brasília), no Independência. No mesmo dia e horário, o Fluminense, atual campeão brasileiro, estreia contra o Caracas (da Venezuela), fora de casa.

Pré-Libertadores

23/01 (22h) - LDU (EQU) x Grêmio
30/01 (22h) - Grêmio x LDU (EQU)
23/01 (22h) - São Paulo x Bolívar (BOL)
30/01 (22h) - Bolívar (BOL) x São Paulo

Grupo 2
14/02 (22h) - Palmeiras x Sporting Cristal (PER)
28/02 (20h15m) - Libertad (PAR) x Palmeiras
06/03 (19h45m) - Tigre (ARG) ou Deportivo Anzóategui (VEN) x Palmeiras
02/04 (21h30m) - Palmeiras x Tigre (ARG) ou Deportivo Anzóategui (VEN)
11/04 (20h15m) - Palmeiras x Libertad (PAR)
18/04 (22h15m) - Sporting Cristal (PER) x Palmeiras

Grupo 3
13/02 (22h) - Atlético-MG x São Paulo ou Bolívar
26/02 (21h45m) - Arsenal x Atlético-MG
28/02 (21h30m) - São Paulo ou Bolívar x The Strongest
07/03 (19h15m) - São Paulo ou Bolívar x Arsenal
07/03 (21h30m) - Atlético-MG x The Strongest
13/03 (22h) - The Strongest x Atlético-MG
14/03 (21h30m) - Arsenal x São Paulo ou Bolívar
03/04 (22h) - Atlético-MG x Arsenal
04/04 (21h30m) - The Strongest x São Paulo ou Bolívar
17/04 (23h) - São Paulo ou Bolívar x Atlético-MG

Grupo 5
20/02 (22h) - San José (BOL) x Corinthians
27/02 (22h) - Corinthians x Millonarios (COL)
06/03 (22h) - Tijuana (MEX) x Corinthians
13/03 (22h) - Corinthians x Tijuana (MEX)
03/04 (22h) - Millonarios (COL) x Corinthians
10/04 (22h) - Corinthians x San José (BOL)

Grupo 8
13/02 (22h) - Caracas (VEN) x Fluminense
14/02 (19h45m) - Grêmio ou LDU (EQU) x Huachipato
20/02 (22h) - Fluminense x Grêmio ou LDU (EQU)
27/02 (22h) - Huachipato (CHI) x Fluminense
05/03 (21h30m) - Grêmio ou LDU (EQU)
06/03 (22h) - Fluminense x Huachipato (CHI)
12/03 (21h30m) - Caracas x Grêmio ou LDU (EQU)
10/04 (22h) - Grêmio ou LDU (EQU) x Fluminense
18/04 (20h) - Huachipato x Grêmio ou LDU (EQU)
18/04 (20h) - Fluminense x Caracas (VEN)



Pelas redes sociais, Lucas agradece fã por "lição de vida"

O encontro de Lucas com a fã Alline SIlva parece que não será esquecido tão cedo pelo ex-jogador do São Paulo, atualmente no Paris Saint-Germain (PSG), da França. Nas redes sociais, o atacante da seleção brasileira agradeceu os presentes que recebeu de Alline e aproveitou para desejar um feliz Natal.

- Não posso deixar de agradecer essa guerreira Alline pelos presentes que recebi e pela lição de vida – disse o jogador no Twitter.

Lucas agradeceu Alline nas redes sociais (Foto: Reprodução)Lucas agradeceu Alline nas redes
sociais (Foto: Reprodução)

Também em forma de agradecimento, Lucas escreveu em sua página oficial no Facebook. O jogador da seleção brasileira ressaltou que Alline é um exemplo para todos. Até as 14h desta quarta-feira, 1.214 pessoas tinham curtido a publicação.

Com o sonho realizado, a fã também aproveitou a rede social para agradecer não só ídolo, mas também às pessoas que tornaram o encontro possível.

- Estou MUITO feliz! Foi um dos sonhos mais lindos que realizei na minha vida – comentou.

Na página do jogador, a jovem de 20 anos também aproveitou para lembrar a promessa que Lucas fez de voltar a jogar pelo São Paulo no futuro.

- Ainda estou sonhando...mas agora é com a sua volta! - declarou Alline.

O encontro

Fã realiza sonho de conhecer Lucas do São Paulo no Morumbi (Foto: Cauê Maldonado / GloboEsporte.com)Fã realiza sonho de conhecer Lucas no Morumbi
(Foto: Cauê Maldonado / GloboEsporte.com)

Alline Silva se inspira no São Paulo Futebol Clube para superar as dificuldades que enfrenta. Com distrofia muscular e escoliose (desvio na coluna), a jovem não anda há nove anos e usa um aparelho 24 horas por dia para auxiliar na respiração.

Fotos: Veja as imagens do encontro de Lucas do São Paulo com Alline Silva

Antes da despedida do jogador, a moradora de Poá esteve no Morumbi com familiares e conheceu o ídolo. Alline o presentou com uma coruja, em alusão ao seu apelido 'corujinha'. Também levou uma camiseta com parte da letra da música "Eu sei que vou te amar". Ele prontamente a vestiu e os dois, após fotos, autógrafos e um bate papo, logo se despediram.
 



Internautas elegem Diego Souza o melhor reforço do Brasil para 2013

Diego Souza com a camisa do Cruzeiro (Foto: Site Oficial do Cruzeiro)Diego Souza será o destaque do meio-campo do
Cruzeiro em 2013 (Foto: Site Oficial do Cruzeiro)

Destaque do Vasco no título da Copa do Brasil de 2011 e com boas participações em Palmeiras, Grêmio e Fluminense, o meia Diego Souza, agora no Cruzeiro, é considerado o melhor reforço dos clubes brasileiros para 2013, na opinião dos internautas do SporTV.com. O jogador, que estava no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, contou com 43% dos votos e deixou Alex na segunda posição.

O ex-jogador do Fenerbache, da Turquia, acertou o seu retorno ao Coritiba e ficou com 39% dos votos. Na terceira posição, o zagueiro Lúcio, que estava no Juventus, da Itália, agora no São Paulo. O defensor foi lembrado por 9% dos internautas na enquete.

Contratado pelo campeão mundial Corinthians, o meia Renato Augusto, ex-Bayer Leverkussen, da Alemanha, foi o quarto, com 6% dos votos. Na última posição da enquete, com 3%, o goleiro Fernando Prass, que deixou o Vasco para defender o Palmeiras.

Atrás de uma vaga na Seleção, Robinho deseja voltar ao futebol brasileiro. O vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, está no Brasil e está escutando propostas pelo atacante. Santos e Atlético-MG aparecem entre os interessados. O Flamengo também esteve entre os cotados. Na sua opinião, qual deverá será o destino do jogador? Clique e vote.
 



Perto de novo contrato, Wellington quer "fazer história" no Tricolor

O volante Wellington foi um dos pivôs da arrancada do São Paulo até o título da Copa Sul-americana, no segundo semestre, e será recompensado por isso. A diretoria prepara um novo contrato para o jogador de 21 anos, revelado nas divisões de base do clube.

"Tenho contrato até (19 de outubro de) 2015, estou perto de renovar para ficar mais dois anos. Espero renovar, é meu time de coração. Espero ficar mais alguns anos no São Paulo", disse, em entrevista à Rádio Globo.

A partir da próxima temporada, ele não terá mais a companhia de Lucas, que se tornou seu amigo nas equipes inferiores do clube e foi negociado com o Paris Saint-Germain por 43 milhões de euros.

"Não sei se vou seguir os passos do Lucas, ele foi por muito dinheiro. Mas vou fazer meu trabalho, quero fazer minha história e ganhar mais títulos", acrescentou Wellington.

Sua ausência - por conta de grave lesão no joelho esquerdo - durante seis meses era apontada como um dos motivos pela fragilidade defensiva do time. Ao retornar, deu consistência ao meio-campo, ao lado de Denilson, e foi elogiado até mesmo pelo presidente Juvenal Juvêncio.

Campeão pela primeira vez no "time de coração", Wellington fará parte da equipe que volta a disputar a Libertadores depois de dois anos. A estreia na fase preliminar, diante do Bolívar, será em 23 de janeiro, com mando de campo tricolor. Por conta de grave lesão no joelho

"Não vai ser fácil. Nada é fácil para a gente, mas tenho certeza que poderemos brigar em igualdade com os times no Brasil e fora. O grupo é bom, e estamos nos reforçando, os jogadores que chegarem vão somar", concluiu.



Sem receio por mando, São Paulo promete vender ingresso em breve

O São Paulo aparentemente não teme perder mando de campo em razão dos incidentes ocorridos na final da Copa Sul-americana, contra o Tigre-ARG, no Morumbi. Se isso ocorresse, o clube seria obrigado a fazer fora de seu estádio a primeira partida da fase preliminar da Libertadores, diante do Bolívar.

Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira, a diretoria diz que "já está, inclusive, planejando as providências para organização da partida e, dentro em breve, irá informar aos torcedores as datas, horários e locais para venda de ingressos".

A tranquilidade, de acordo com o texto, deve-se ao fato de não haver nenhuma decisão proferida pela entidade que "mencione possibilidade de alteração de local" do jogo de 23 de janeiro.

A Conmebol, no entanto, apura a briga entre jogadores do Tigre e seguranças do São Paulo na final do torneio sul-americano, disputada há duas semanas. A documentação levantada será repassada ao Tribunal de Disciplina, que deve julgar o episódio no próximo mês.

Enquanto a diretoria do Tigre alega que seus atletas foram agredidos pelos seguranças, o São Paulo diz que seus funcionários simplesmente contiveram tentativa dos jogadores da equipe argentina de invadir o vestiário mandante do Morumbi.

O tribunal responsável por analisar o ocorrido terá como representante brasileiro Caio César Rocha, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). De acordo com a entidade, ele será presidente do processo.



Com venda em baixa, São Paulo faz promoção para camisa de Ganso

Noticiada em outubro, a futura mudança de fornecedora de material esportivo fez caírem as vendas de uniformes de jogo nas lojas oficiais do São Paulo. A menos de uma semana do fim do contrato com a Reebok, a rede de lojas oficiais do clube lançou promoção relâmpago da camisa 8 de Paulo Henrique Ganso.

Em vez de R$ 199,90, o produto pode ser adquirido no site da São Paulo Mania (www.saopaulomania.com.br) por R$ 30 a menos. A estratégia da rede não contempla as lojas físicas nem camisas que não sejam as do meia, que fez cinco partidas desde que contratado em setembro - as demais, inclusive sem numeração, continuam com o mesmo preço.

Desde que se soube que a nova fornecedora seria a Penalty, as vendas entraram em baixa tanto na Internet quanto nas franquias espalhadas pelo Estado. "Caiu bastante porque o torcedor se deu conta de que iria mudar e acabou optando pelos modelos casuais", explica Ralph Santos, gerente da loja do Morumbi.

Após o título da Sul-americana, a torcida passou a comprar camisetas que fazem referência à conquista que pôs fim a um jejum de quatro anos do time. No estádio, as mais procuradas são a "Campeão Sul-americano 2012" (preta, com o escudo atrás do troféu) e a "El campeón volvió!!" (vermelha, com o escudo à esquerda do peito).

"A venda de fim de ano está sendo muito alta, o dobro do ano anterior. É reflexo do título. Essas duas camisetas são o carro-chefe, vendem mais do que a camisa de jogo. Do primeiro modelo, vendi quase 300. Da vermelha, que chegou na sexta-feira, foram 150", conta Santos, ao observar que, dentre as de jogo, lidera a do meia-atacante Lucas.

"Com a saída do Lucas (para o Paris Saint-Germain), cresceu bastante a venda de camisas dele. A do Ganso vem atrás, mas caiu desde o início dele no clube. O foco todo foi direcionado para o Lucas. Além das camisas do Rogério Ceni, cujo volume de saída é constante", conclui.