quarta-feira, 19 de setembro de 2012

São Paulo aproveita semana de folga e prioriza atividades táticas

Ney Franco - São Paulo

Rubens Chiri / saopaulofc.net

Por conta do jogo da Seleção Brasileira contra a Argentina, pelo Superclássico das Américas, não foram realizadas partidas pelo Campeonato Brasileiro. A folga da semana fez com que o São Paulo aproveitasse o tempo para um treino tático no CT da Barra Funda. Entretanto, a atividade não contou com as presenças de Luis Fabiano e Lucas.

A dupla tricolor foi escalada pelo técnico Mano Menezes e deve entrar como titular na equipe que enfrenta a Seleção Argentina no Serra Dourada. A partida contará apenas com jogadores que atuam nos dois países.

Nesta quarta, o técnico Ney Franco comandou treino em campo reduzido, priorizando exercícios com toque de bola e posicionamento dos jogadores para o duelo contra o Cruzeiro, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Morumbi.

Atualmente, o São Paulo ocupa a quinta colocação no Campeonato Brasileiro, com 39 pontos, quatro atrás do Vasco. As informações são do Portal Terra.



Negociado com o PSG, Lucas não teme ser esquecido por Mano

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE GOIÂNIA

O meia-atacante Lucas disputará seu último Superclássico das Américas antes de se transferir para o Paris Saint-Germain. Vendido por R$ 108,3 milhões, o meia-atacante do São Paulo acredita que a ida à Europa não irá atrapalhar sua trajetória na Seleção Brasileira.

- Vai depender do meu futebol. Estou saindo, mas estou indo para um grande clube também, vou disputar grandes campeonatos, com excelentes jogadores. Tenho que fazer o meu melhor para seguir tendo a confiança do Mano – declarou.

Apesar da baixa média de idade da Seleção, Lucas acredita que não seja necessário mais atletas com experiência na equipe de Mano Menezes.

- Na seleção é tudo diferente e jogadores muitos novos como eu, Neymar e agora o Bernard carregamos um peso muito grande. Vestir a camisa da Seleção não é fácil, mas a gente tem que procurar aproveitar ao máximo as oportunidades, não se preocupar com a pressão. Essa nova geração é a cara da seleção e vai representar o país na Copa – finalizou.

Brasil e Argentina se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, no Serra Dourada, em Goiânia, pela primeira partida do Superclássico das Américas. Goal.com transmite a partida em tempo real.



Lucas volta a pedir o apoio do torcedor

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE GOIÂNIA

O meia-atacante Lucas, do São Paulo, concedeu entrevista coletiva no hotel onde a Seleção Brasileira está concentrada para o duelo contra a Argentina nesta quarta, às 22h, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pelo Superclássico das Américas. O jogador do São Paulo voltou a pedir o apoio do torcedor nas partidas do Brasil.

- Claro que é triste ver nossa torcida vaiando a Seleção. A responsabilidade é imensa, mas tudo depende do nosso desempenho em campo. Precisamos de empenho e as pessoas precisam entender que Seleção é uma só, é o povo em jogo, nosso País e nossa pátria, e às vezes as pessoas confundem isso – afirmou Lucas.

- Só vamos conquistar a confiança do torcedor com boas atuações, títulos, e esse apoio será fundamental. A Seleção dependia muito dos ídolos de antigamente: Roberto Carlos, Cafu, Ronaldinho. Hoje é tudo novo, uma nova geração, é difícil conquistar uma identificação com o torcedor logo de cara – completou.

Dessa vez, Lucas terá a companhia do companheiro de equipe Luis Fabiano. O atacante volta a Seleção pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 2010.

- Fazer parceria com o Luis Fabiano é maravilhoso para mim. É um grande amigo e dispensa comentários. O entrosamento com ele está muito bom. Com certeza, isso é ótimo para o Brasil – disse.

Nesta terça-feira, Mano comandará o único treinamento com bola da Seleção antes do confronto contra os hermanos. A atividade acontecerá no Serra Dourada, às 17h, com portões abertos ao público.



São Paulo se reapresenta com treino desfalcado pela Seleção

Com quatro jogadores na Seleção Brasileira, o elenco são-paulino se reapresentou na manhã desta terça-feira, no CT da Barra Funda. Após dois dias de folga, o grupo se alternou entre trabalhos físicos na academia e no gramado.

A primeira leva a ir a campo foi dos jogadores reservas. Em seguida, os titulares deixaram a academia e também foram para lá.

Rogério Ceni e os demais goleiros realizaram trabalho específico e, depois, jogaram futevôlei com duas estacas improvisadas e em área delimitada por fita plástica.

Chamados por Mano Menezes para amistoso contra a Argentina, o zagueiro Rhodolfo, o meia Jadson, o meia-atacante Lucas e o atacante Luis Fabiano retornam provavelmente na sexta-feira, ficando à disposição para o confronto de domingo contra o Cruzeiro, no Morumbi.

A vitória por 3 a 1 sobre a Portuguesa, no sábado, reacendeu as esperanças do São Paulo de alcançar o grupo de classificação para a Copa Libertadores. No momento, a distância para o quarto colocado Vasco é de quatro pontos.

Para a partida do fim de semana, o técnico Ney Franco mais uma vez não terá o time completo. O zagueiro Rafael Toloi recebeu o terceiro cartão amarelo está suspenso. Em compensação, volta a contar com Douglas, que cumpriu gancho automático na rodada passada.

O elenco treina em dois períodos nesta segunda-feira. Com a semana livre de compromissos até domingo, Ney Franco aproveitará para preparar a equipe com trabalhos táticos, o que não vinha fazendo até então, segundo ele, a fim de poupar fisicamente os atletas.



Após cumprir suspensão, Douglas celebra semana livre

Após cumprir suspensão na vitória do São Paulo por 3 a 1 sobre a Portuguesa, no último sábado, no estádio Morumbi, o lateral-direito Douglas mostrou satisfação com o fato da equipe tricolor não disputar nenhuma partida no meio desta semana. Em busca de recuperar sua posição para o duelo com o Cruzeiro, que ocorre neste domingo, o atleta mostrou otimismo para o confronto com o time mineiro.

"O elenco está bem contente com uma semana de trabalho. Estamos preparados, agora é só entrar em campo e fazer o que fazemos de melhor, que é jogar futebol", disse o camisa 23, após atividade em campo reduzido no Centro de Treinamento da Barra Funda.

Com pensamento parecido ao de Douglas, o meio-campista Maicon também destacou a importância do período sem jogos. Apesar de o São Paulo não poder contar com Lucas, Luis Fabiano, Rhodolfo e Jadson, que estão com a Seleção Brasileira para a disputa do Superclássico das Américas, contra a Argentina, nesta quarta-feira, o camisa 18 acredita que o time comandado por Ney Franco conseguirá tirar proveito dos treinamentos.

"O trabalho foi muito bem feito hoje (quarta-feira). Estamos sem quatro titulares, mas precisamos aproveitar esta semana para trabalhar com os que estão aqui e, quando eles chegarem, trabalhar o restante para irmos forte para o confronto com o Cruzeiro", encerrou.



PC Vasconcellos: Ganso deve lutar para jogar no Santos ou São Paulo

Ainda sem seu futuro decidido, o meia Paulo Henrique Ganso deve se esforçar para, pelo menos, voltar a jogar o mais raidamente possível, na opinião do comentarista do SporTV Paulo César Vasconcellos. Para o jornalista, seja no Santos ou no São Paulo, o camisa 10 precisa voltar a ser um dos melhores da posição no Brasil e também retornar para a seleção brasileira.

- Fico espantado com a passividade do Ganso. O pianista treina para tocar. Quem estuda inglês quer falar. O Ganso virou jogador de futebol para jogar. E ele não joga. Foi isso que o Ganso escolheu para fazer da vida. Não é só um ganha-pão, é uma diversão também. Em agosto de 2010, ele era uma unanimidade. Muita gente dizia que o Ganso deveria ter ido à Copa do Mundo, que fez falta. Dois anos depois, ele não está fora de três convocações seguidas da seleção brasileira e nem vai estar na lista da seleção do Campeonato - disse o comentarista, no "Redação SporTV".

Para Paulo César Vasconcellos, apesar de contar com vários especialistas para gerenciar a carreira, é o jogador quem deve dar sempre a palavra final. Além disso, com a indefinição, Ganso perde espaço.

- Tem o Grupo X, o Grupo Y, o Grupo Z, mas o Ganso tem que dizer: "Quem entra em campo e assina a súmula sou eu". Não sei se ele está se dando conta do que está acontecendo na sua carreira. Cinco ou seis especialistas cuidam do futuro dele e o futuro dele está se ficando sem bola, sem chuteira, sem meião e sem uniforme.

O comentarista vê o Santos sem possibilidade de chegar ao G-4 do Campeonato Brasileiro e, por isso, Ganso não se torna fundamental para a equipe.

- O Santos já percebeu que não vai lutar contra o rebaixamento. Vai ficar em uma área intermediária. O Ganso vai fazer falta ao Santos? Para ficar em uma posição intermediária, não vai. Quem faz falta ao Santos é o Neymar. O Ganso está fazendo falta para ele mesmo.

O São Paulo tem até a sexta-feira, o último dia de inscrição de jogadores no Campeonato Brasileiro, para concretizar a chegada de Paulo Henrique Ganso. Caso contrário, o jogador seguirá na Vila Belmiro até o fim da competição.

ganso santos treino (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Ganso treina, sem defender o Santos desde 29 de agosto (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)



Ganso: Peixe confirma acordo com Tricolor, mas ainda não libera meia

Paulo Henrique Ganso no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Ganso continua sem saber como terminará a novela
(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)

O Santos confirmou nesta quarta-feira, em nota oficial, que aceitou a nova proposta do São Paulo pelo meia Paulo Henrique Ganso: R$ 23,8 milhões à vista e mais 5% do lucro de uma eventual venda do jogador nos próximos dois anos. Portanto, entre os dois clubes, tudo certo. Isso não quer dizer, porém, que o Tricolor já possa anunciar a contratação do camisa 10.

Na mesma nota, o Peixe informa que enquanto a pendência jurídica com o Grupo DIS, que detém 55% dos direitos sobre o jogador, não for resolvida, Ganso não será liberado. O Peixe questiona desde 2010 os valores que a empresa pagou por 25% dos direitos sobre o meia (com o passar do tempo, a porcentagem do grupo foi aumentando). O clube foi inclusive à Justiça tentar cancelar o acordo, feito pela gestão do ex-presidente Marcelo Teixeira. Esse processo continua. O Departamento Jurídico do Santos entende que o clube não pode vender o atleta enquanto essa questão não for resolvida.

Confira a íntegra da nota santista.

O Santos FC esclarece, a respeito das informações publicadas hoje em parte da imprensa, que:

1) Recebeu ontem nova proposta do São Paulo FC pelo atleta Paulo Henrique Ganso. O documento, do ponto de vista financeiro, atende aos interesses do Clube;

2) Os assessores jurídicos do Santos FC não recomendam a negociação enquanto houver pendências na Justiça envolvendo parte dos direitos econômicos do atleta junto à empresa DIS. Esta situação é de conhecimento do São Paulo FC.

Comitê de Gestão



De olho no G-4, Osvaldo alerta: ‘São Paulo não pode mais dar mole’

Osvaldo no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Osvaldo confia numa arrancada do São Paulo
(Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Oportunidades não faltaram ao São Paulo para entrar na zona de classificação para a Taça Libertadores de 2013. O time flertou com o G-4, fechou sete rodadas do Brasileirão na quinta colocação, mas desperdiçou suas chances. Na última rodada, porém, o Tricolor foi o único entre os oito melhores a vencer e voltou com força à briga. Para o time do Morumbi enfim entrar na zona de classificação, o atacante Osvaldo pede uma arrancada.

- Temos de fazer nossa parte, não se preocupar com outras equipes. O São Paulo não pode mais dar mole neste Brasileiro, não pode vacilar. Vamos entrar focados para fazer uma sequência boa e colocar o São Paulo definitivamente lá em cima - disse o atacante.

Não são grandes os obstáculos no caminho tricolor até o duelo com o Vasco, o atual quarto colocado, que tem quatro pontos de vantagem. No próximo domingo, às 16h, o adversário será o Cruzeiro, no Morumbi. Em seguida, o desafio será superar a má campanha como visitante diante do Coritiba, no Couto Pereira – o Coxa luta para se afastar da zona de rebaixamento. Por fim, o Tricolor disputa em casa o clássico contra o Palmeiras, em crise e longe de deixar o Z-4.

- Não podemos dar brecha para o pessoal da frente se distanciar de novo. Agora é o momento de encostar de vez lá em cima e entrar no G-4 - disse o lateral-esquerdo Bruno Cortez.

Em meio a essa série de jogos até o confronto com o Vasco, no Rio de Janeiro, o São Paulo ainda disputa as oitavas de final da Copa Sul-Americana, que é mais um caminho para assegurar a vaga na Libertadores 2013.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Na 'metamorfose são-paulina', grupo tenta se adaptar a esquemas de Ney

A cada jogo, o técnico Ney Franco tem de montar um São Paulo diferente. Por conta de lesões e suspensões, o treinador chegará à sua 20ª partida à frente do time do Morumbi sem repetir a formação por dois jogos seguidos. Não apenas as peças são trocadas, como também os esquemas táticos. Depois de testar o 3-5-2 e passar pelo 4-4-2, o comandante tricolor armou sua equipe com três atacantes (4-3-3) na última rodada do Brasileirão. Os jogadores, por sua vez, confiam em Ney Franco e dizem líder bem com as frequentes mudanças.

- Essa variação não complica. O Ney sabe quando usar uma ou outra formação. Um jogador também não pode ficar a ver navios. Temos de estar preparados para qualquer situação - disse o volante Wellington.

Info Esquemas Taticos Sao Paulo (Foto: infoesporte)

Diante do Cruzeiro, às 16h do domingo, no Morumbi, pela 26ª rodada do Campeonato Paulista, Ney Franco terá de promover ao menos uma mudança na equipe, já que o zagueiro Rafael Toloi cumprirá suspensão por acúmulo de cartões amarelos. No entanto, o treinador já sinalizou que o 4-3-3 deve ser mantido.

No São Paulo, Ney Franco começou o trabalho adotando sua formação preferida, o 4-4-2. O treinador identificou rapidamente, porém, que o time não estava respondendo bem com marcação avançada que ele pretendia armar. Depois de um empate e uma derrota, a equipe do Morumbi passou a jogar com três zagueiros (3-5-2).

O time respondeu bem à mudança. Em cinco partias, foram quatro vitórias e uma derrota até que Ney Franco considerou o time pronto para atuar no 4-4-2. O Tricolor demorou a engrenar com o esquema, chegou a vencer quatro partidas seguidas, mas uma nova sequência negativa fez o técnico repensar a opção pela formação.

Depois de quatro jogos sem vitórias e apenas um gol anotado, o treinador decidiu deixar o Tricolor mais ofensivo. Deu certo. Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo fizeram grande partida contra a Portuguesa, e foram fundamentais no triunfo por 3 a 1. Bom para Osvaldo, que está ganhando espaço no time e deve se manter entre os titulares.

- Fico feliz, porque conseguimos uma vitória importante, com um esquema ofensivo. Cada vez que entro, tenho de dar conta do recado e ajudar. Espero que possamos encaixar esse esquema para subirmos ainda mais no campeonato - disse o atacante.

Ney Franco e seu auxiliar Eder Paixão (Foto: Divulgação / Site oficial do são Paulo)Ney Franco e seu auxiliar Eder Paixão estudam a parte tática (Foto: Divulgação / Site oficial do São Paulo)

Ney Franco não conta com Luis Fabiano, Lucas, Jadson e Rhodolfo no início desta semana - o quarteto está a serviço da Seleção. Mesmo assim, o técnico pretende usar a folga na tabela para treinos táticos e definir se manterá ou não o 4-3-3.

Clique e veja vídeos do São Paulo



LDU de Loja surpreende, elimina Nacional-URU e pega o São Paulo

O Nacional-URU tinha tudo para se classificar para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas deixou escapar a vaga para o surpreendente LDU de Loja, do Equador. Com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo, por 1 a 0, fora de casa, a equipe uruguaia acabou derrotada pelo time equatoriano, por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio Centenário, em Montevidéu, e viu os visitantes comemorarem a vaga no encharcado gramado pela forte chuva que caiu durante o jogo. O time equatoriano, que avançou por ter feito mais gols na casa do adversário, agora jogará contra o São Paulo.

A confiança dos uruguaios era tanta que a torcida do Nacional-URU não estreou um bandeirão nesta terça, com o objetivo de exibi-lo contra o Tricolor paulista. Mas terá de aproveitar outra oportunidade.

Jonny Uchuari, Nacional x LDU de Loja (Foto: Agência Reuters)Johnny Uchuari comemora o primeiro gol do LDU de Loja sobre o Nacional-URU (Foto: Agência Reuters)

O time visitante abriu o marcador aos 20 minutos de partida, em gol de cabeça marcado por Johnny Uchuari. Mas três minutos depois, Adrián Luna, emendou de primeira um cruzamento da esquerda e empatou.

No segundo tempo, apesar de o empate servir, o time uruguaio atuou quase o tempo todo no campo adversário. E num contra-ataque, Wlater Calderón, que já havia desperdiçado excelente chance, marcou de cabeça o segundo gol da equipe equatoriana, aos 33, em posição duvidosa.

A partir daí, o jogo se tornou dramático para o Nacional-URU, que se lançou todo ao ataque. Porém, no fim quase levou o terceiro, mas o brasileiro Fábio Renato perdeu excelente oportunidade, chutando nas mãos do goleiro Jorge Bava. E aos 48, a equipe uruguaia chegou a fazer um gol, que foi invalidado pelo árbitro chileno Patricio Polic.

Deportivo Quito também avança

Em outro jogo realizado nesta terça, o Deportivo Quito se classificou para as oitavas de final ao vencer novamente o Aurora, da Bolívia, por 3 a 1, no estádio Felix Capriles, em Cochabamba. Na primeira partida, a equipe equatoriana havia vencido em casa por 2 a 1. O adversário será o Tigre, da Argentina, que eliminou o Argentinos Juniors.

Os gols do Deportivo Quito nesta terça foram marcados por Julio Bevacqua, aos 14 do primeiro tempo e aos 14 do segundo, e Luis Armando Checa, aos 35 da etapa inicial. Para o time boliviano, Pablo Olmedo descontou, aos 19 da segunda etapa.