terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Com rachão e treino de finalização, São Paulo 'experimenta' Bombonera

Com um treino de aproximadamente uma hora, que contou com a participação do goleiro e capitão Rogério Ceni na linha, o São Paulo fez o reconhecimento do gramado do estádio La Bombonera, palco da primeira partida contra o Tigre, pela decisão da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira,  às 21h50m (horário de Brasília).

Treino São Paulo, La Bombonera (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Tricolor disputa rachão na Bombonera (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)

A equipe comandada por Ney Franco só teve acesso ao estádio após a saída do rival argentino, que não permitiu a entrada dos jornalistas brasileiros. Após o aquecimento, os atletas disputaram o tradicional rachão. A equipe preta, que tinha Luis Fabiano, Rogério e Lucas, derrotou a branca, de Jadson, Rhodolfo e o auxiliar-técnico Milton Cruz, que perdeu diversas oportunidades e acabou vaiado pelos adversários.

O clima não poderia ser melhor. A possibilidade de voltar a ganhar um título após quatro anos deixa a equipe animada. A vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians, no último domingo, utilizando reservas, só trouxe ainda mais confiança. O Tricolor está invicto na Copa Sul-Americana. Em oito partidas, quatro vitórias e quatro empates.

Caso não ocorra nenhum problema de última hora, a equipe entrará em campo com a seguinte formação: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson e Jadson; Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Central do Mercado: movimentação fora de campo marca dia fraco

A terça-feira foi fraca no mercado do futebol brasileiro, e acabou marcada mais por movimentações fora de campo. Enquanto o Vasco apresentou René Simões como novo diretor executivo de futebol, o presidente eleito do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, esfriou o nome de Petkovic para comandar o futebol do clube em 2013. Quem ganha força na Gávea é Felipe Ximenes, atualmente no Coritiba.

René Simões na coletiva do Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)René Simões é apresentado ao lado do presidente Roberto Dinamite (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)

No Inter, a novela Dunga já virou minissérie. Depois de Giovanni Luigi alegar "zelo financeiro" como entrave para anunciar o novo treinador, o ex-comandante da Seleção Brasileira deu a sua versão para as pendências na negociação. Dunga garantiu que não pediu um salário "fora dos padrões" do futebol brasileiro e disse que agora aguarda um contato do clube que o revelou.

O assunto Montillo continua rendendo. O Cruzeiro recusou uma proposta oficial do Santos pelo meia. O diretor de futebol da Raposa, Alexandre Mattos, confirmou que recebeu dirigentes do Peixe na última semana, mas que os números propostos foram muito baixos.

Especulações a mil

Os jogadores ficaram um pouco de lado nesta terça-feira, mas animaram os torcedores envolvidos em algumas especulações. O Palmeiras estuda a possibilidade de contratar o goleiro Fábio, do Cruzeiro. O clube já havia cogitado Fernando Prass, do Vasco, e Dida, da Portuguesa.

No Grêmio, segundo Remi Acord, responsável pelo plano de gestão do presidente eleito Fábio Koff, o clube corre para anunciar a contratação de um "reforço-símbolo" em até 100 dias, para que ele possa disputar a pré-Libertadores.

O Vitória pode ter novo técnico para o início da temporada. O alvo agora seria Silas. Na tarde desta terça-feira, o irmão do treinador, Elicarlos Pereira, disse que o clube sondou o técnico. No entanto, o clube ainda não teria apresentado uma proposta oficial.

Veteranos na mira

Os jogadores mais experientes ainda formam a aposta de muitos times. Aos 38 anos, Paulo Baier renovou com o Atlético-PR. Na pauta do Goiás, o atacante Araújo, de 35, hoje no Náutico, disse que pode voltar. Já Tuta, aos 38 anos, interessa ao Serrano, da terceira divisão do Campeonato Carioca.



Carleto não se abate com vaias no Flu, mas deve voltar ao São Paulo

O lateral-esquerdo Thiago Carleto viveu uma temporada de altos e baixos nas Laranjeiras. Contratado para ser a sombra do lateral-esquerdo Carlinhos, começou o ano com belos gols e terminou vaiado pela torcida nos dois últimos jogos no Engenhão pelo Campeonato Brasileiro (veja no vídeo ao lado), quando o Fluminense já tinha confirmado o tetracampeonato por antecipação. A desconfiança, no entanto, não abala o jogador, que ainda sonha com a permanência nas Laranjeiras. Por outro lado, ele já admite contatos para retornar ao São Paulo, clube que detém seus direitos econômicos até junho de 2014.

Carleto está emprestado até o dia 31 de dezembro e com o preço fixado em um valor considerado alto pela diretoria tricolor. Ele foi procurado pelo técnico Ney Franco, que confirmou a intenção de utilizá-lo no ano que vem, e negocia salários com o clube paulista. Atualmente, Cortez é o titular absoluto da lateral esquerda do Morumbi.

- Quero ficar no Fluminense, mas não depende de mim. O Fluminense tem a opção de compra e até agora não decidiu nada. O São Paulo já demonstrou interesse em me utilizar no ano que vem e estou esperando mais a posição do Fluminense. Enquanto não tiver essa posição, não posso fazer nada - resumiu o lateral durante a Premiação Brasileirão 2012, em São Paulo.

Vaias que não incomodam

A perseguição da torcida não incomoda, garante Carleto. Em um ano de empréstimo, o lateral vestiu a camisa tricolor em 19 partidas e marcou quatro gols. O mais marcante deles nas quartas de final da Libertadores contra o Boca Juniors, no Engenhão, na partida que marcou a eliminação do Flu.

- Só tenho a agradecer à torcida do Fluminense pelo ano. Sei que os que me vaiaram nessas duas últimas partidas são apenas uma meia-dúzia. Se ganhássemos os jogos (Cruzeiro e Vasco), eles estariam aplaudindo. Fiz o último gol do time no Brasileirão e acho que mais uma vez mostrei que posso estar no elenco - frisou.

Sei que os que me vaiaram nessas duas últimas partidas são apenas uma meia-dúzia. Se ganhássemos os jogos (Cruzeiro e Vasco), eles estariam aplaudindo"

Carleto

O jogador citou o caso do titular Carlinhos, que segundo ele passou por situação semelhante, e garantiu não ter mágoas da torcida.

- Ele hoje graças a Deus está na Seleção por merecimento, mas também já foi vaiado pela torcida do Fluminense. Agora é aplaudido. Eu também já recebi aplausos e acho que ganhei a confiança do Abel quando fui requisitado. Hoje posso dizer que o Abel é um pai para mim. Só tenho a agradecer por tudo o que está acontecendo na minha vida. Assim como só posso agradecer aos torcedores. Não tenho mágoas. Se hoje eles me vaiam, eu tenho que lutar para amanhã ser aplaudido.

Carlinhos reforçou o exemplo dado por Carleto e disse que torce pela renovação do seu contrato.

- A lateral esquerda no Fluminense é uma posição muito cobrada. Já passaram jogadores de seleção brasileira por aqui e fizeram história. Por isso a cobrança acima do normal. Mas de certa maneira serve para melhorar, progredir e chegar ao nível em que estou hoje, sendo convocado para a Seleção e ganhando troféus individuais - frisou o camisa 6 do Fluminense, eleito o melhor do Brasileiro.

Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense



Empolgado com atuação no clássico, Ganso mira 1º gol diante do Tigre

Ganso, no embarque do São Paulo (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Ganso integra a delegação tricolor na Argentina
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)

A cada jogo, o meia Paulo Henrique Ganso se sente mais à vontade no São Paulo. Ele já foi titular, já completou uma partida inteira e, diante do Corinthians, deu suas primeiras assistências. Foram dois passes precisos para os gols de Douglas e Maicon. Empolgado com a atuação diante do arquirrival do time do Morumbi, o jogador agora mira seu primeiro gol pelo Tricolor e promete que não vai demorar.

- A torcida são-paulina quer ver o Ganso dando assistências, deixando os companheiros na cara do gol, fazendo os seus gols. Ainda não saiu, mas em breve vai sair o meu primeiro gol pelo São Paulo - disse o meia, em entrevista ao site oficial do São Paulo.

Ganso tem apenas mais duas chances para fazer esse gol ainda neste ano. O Tricolor disputa as partidas de ida e volta da Copa Sul-Americana, contra o Tigre, da Argentina. Ao menos nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Bombonera, o meia será reserva - o técnico Ney Franco já adiantou que Jadson será o armador titular.

No entanto, Ganso tem um ponto importante a seu favor: a experiência em finais de competições sul-americanas. Pelo Santos, ele foi campeão da Taça Libertadores no ano passado e da Recopa Sul-Americana de 2012 – neste torneio, o meia só atuou no primeiro confronto da decisão. Ele se diz pronto para liderar o Tricolor diante do Tigre.

- Estou preparado. Apesar da pouca idade, sou experiente em chegar a finais de campeonato. Espero ajudar o time e, quem sabe, conquistar meu primeiro título com a camisa tricolor - finalizou o meia.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Top 5 dos golaços: voleios, chapéus e arrancadas moldam as pinturas

O Campeonato Brasileiro de 2012 foi pródigo em gols capazes de fixar residência na memória do torcedor brasileiro. Entre voleios, chapéus, arrancadas e finalizações, o GLOBOESPORTE.COM elegeu cinco dos 940 gols da competição como os mais bonitos da disputa. Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Fred, Jô e Lincoln estão na relação (confira os lances no vídeo ao lado).

Abrindo a lista, Neymar e sua típica arrancada que deixa fila de adversários pelo caminho. Na 31ª rodada, o craque santista recebeu a bola no meio de campo, partiu em linha reta em direção ao gol e driblou três jogadores antes de fazer o segundo do Santos no empate por 2 a 2 com o Atlético-MG, na Vila Belmiro. O lance lembra até a arrancada que o atacante fez em 2011 contra o Flamengo e que foi eleito o gol mais bonito daquele ano pela Fifa.

Só que a jogada não é uma exclusividade do santista. E Ronaldinho Gaúcho comprovou que, apesar dos seus 32 anos, ainda tem pique para aliar velocidade à técnica. Contra o Cruzeiro, na 19ª rodada, ele arrancou do meio de campo, aplicou três dribles (sendo dois em cima de um mesmo adversário) e tocou com estilo para o fundo da rede. Foi o segundo do Atlético-MG, também num empate por 2 a 2, no Independência.

No quesito finalizações, Fred deu uma aula de voleio na vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Flamengo, na 27ª rodada. No Engenhão, ele recebeu um cruzamento de Deco na entrada da área e emendou de primeira. Com um pouco menos de plasticidade, Jô também adotou o recurso e garantiu o triunfo do Atlético-MG por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Olímpico, pela sétima rodada. Mas o lance não teve apenas a finalização com estilo: o passe dado por Bernard foi antecedido de dois chapéus.

Fechando a lista, Lincoln esbanjou categoria e precisão. Apesar da derrota do Coritiba para o Vasco por 2 a 1, na 36ª rodada, ele levantou a torcida no Couto Pereira. Após uma cobrança aberta de escanteio de Rafinha, o meia dominou de direita e, sem deixar cair, mandou um foguete no ângulo de Fernando Prass.



Mesmo não inscrito, Cañete viaja com SP para a Argentina. Veja lista

Cañete no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Cañete, ex-Boca, viajou com o São Paulo para a
Argentina (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

O São Paulo viajou com força máxima para a Argentina. Até quem não está inscrito na Copa Sul-Americana, como o meia Cañete, foi junto. O primeiro jogo da decisão contra o Tigre será nesta quarta-feira (21h50, horário de Brasília), no estádio La Bombonera, do Boca Juniors, ex-clube de Cañete.

São 21 jogadores com condições de jogo relacionados por Ney Franco, incluindo todos os titulares, poupados no clássico contra o Corinthians: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Toloi, Rhodolfo, Cortez, Wellington, Denilson, Jadson, Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano. 

Confira os relacionados para o jogo:

Goleiros: Rogério Ceni e Denis
Zagueiros: Rhodolfo, Toloi, Edson Silva e Paulo Miranda
Laterais: Douglas e Cortez
Meio-campistas: Wellington, Denilson, Jadson, Maicon, Casemiro, PH Ganso, Paulo Assunção e Cícero
Atacantes: Luis Fabiano, Lucas, Osvaldo, Ademilson e Willian José 



Neymar posta foto ao lado dos 'feras' Lucas e Ronaldinho

Nesta segunda-feira os craques do Brasileirão foram premiados pela CBF. Neymar ganhou o troféu de melhor atacante e o Globolinha, prêmio de gol mais bonito. Ronaldinho Gaúcho foi eleito melhor meia e Craque da Galera e Lucas faturou como um dos melhores meias do Campeonato Brasileiro.

Nesta terça-feira o astro do Peixe postou uma foto no Instagram ao lado dos outros dois premiados. O craque santista não se conteve e afirmou:

- Feras. - disse Neymar.

Neymar posou ao lado de Gaúcho e Lucas (Foto: Reprodução / Instagram)Neymar posou ao lado de Gaúcho e Lucas (Foto: Reprodução / Instagram)



A hora do ouro: Douglas confia na conquista ‘adiada’ da Sul-Americana

Douglas exibe medalha da Copa Sul-Americana (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Douglas posa com medalha de vice-campeão
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)

Chegou a hora de tirar o gosto amargo da boca. Dois anos depois de perder para os argentinos do Independiente a final da Copa Sul-Americana, com o Goiás, nos pênaltis, o lateral-direito Douglas terá a chance de conquistar o título que escapou pelas mãos. O jogador guarda com orgulho a medalha de prata da competição continental, mas espera ansiosamente pela de ouro, que pode ser conquistada pelo São Paulo diante do Tigre, também da Argentina.

– Ficou aquele gostinho amargo. Espero que esse ano seja diferente. Eu tinha 19 anos na época, seria meu primeiro título como profissional, logo no meu primeiro ano como titular do Goiás. Eu desejava muito essa conquista. Por uma fatalidade, nos pênaltis acabamos perdendo. Espero que, com a camisa do Tricolor, possamos ganhar essa taça para completar minha alegria – disse Douglas.

O lateral está confiante para receber a medalha “adiada”. Apesar de ter uma atuação destacada no clássico contra o Corinthians, quando fez o gol que iniciou a virada por 3 a 1, ele agora está na reserva do Tricolor. Mesmo no banco, Douglas terá participação na final. O lateral repassou ao grupo as lições aprendidas na sofrida derrota de 2010.

– Uma lição que tiro é que não tem jogo fácil. Pelo Goiás, contra o Independiente (outra equipe argentina), conseguimos uma vantagem de dois gols em Goiânia, mas tomamos os gols na Argentina, fomos para os pênaltis e perdemos. Por isso, temos de entrar focados nos dois jogos. Não podemos pensar que um resultado bom no primeiro jogo já vai garantir o título. Precisamos entrar concentrados nas duas partidas para não sermos surpreendidos – alertou Douglas.

Não podemos pensar que um resultado bom no primeiro jogo já vai garantir o título"

Douglas

E foi por muito pouco que o título escapou em 2010. Depois de vencer por 2 a 0 em casa, o Goiás empatava em 1 a 1 em Avellaneda, mas os argentinos fizeram o 3 a 1, que levou a decisão para as penalidades, e foram perfeitos nas cobranças - acertaram os cinco pênaltis enquanto os alviverdes perderam apenas um, com o atacante Felipe. Quem também esteve em campo naquela noite foi o zagueiro Rafael Toloi, um dos atletas do Goiás que acertou sua cobrança e terá mais uma chance de ganhar o título da Sul-Americana, agora pelo São Paulo.

As cenas da lamentação ficaram na memória de Douglas, mas o jogador está confiante de que elas serão apagadas depois das finais dos próximos dias 5 e 12 – o primeiro duelo será na Bombonera, na Argentina, e o segundo terá o Morumbi como palco. O lateral está confiante que as imagens que ficarão serão as das comemorações do título adiado, mas conquistado.

– Tem tudo para dar certo e sermos campeões. Basta fazermos o que já vínhamos fazendo nessa reta final de temporada. Se vencermos, vou colocar a medalha em um quadro, ao lado da de prata. Vai ser guardado com muito carinho na lembrança para sempre.

Missão cumprida em teste para a final

Apesar de ser reserva, Douglas viaja para a Argentina cheio de moral. Ele teve uma atuação destacada no clássico contra o Corinthians, jogo que os suplentes do Tricolor venceram de virada. O jogador, que atua também no meio-campo, bem aberto pela direita, anotou o primeiro dos três gols do triunfo por 3 a 1 no último teste antes das decisões da Sul-Americana.

Douglas exibe medalha da Copa Sul-Americana (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Douglas exibe medalha da Copa Sul-Americana
(Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)

– Saí com a sensação de missão cumprida. Todo o grupo estava com uma vontade e tanto. Isso é gratificante. Ainda mais quando estamos às vésperas de uma final. Vimos que o elenco está querendo algo maior, que é conquistar um título. Foi uma alegria total no vestiário, e vamos levar isso para a Sul-Americana.

Douglas surpreendeu na nova função. Ele acredita que seu desempenho o fez ganhar pontos com o técnico Ney Franco e quer recuperar o seu espaço entre os titulares.

– Já vinha fazendo um trabalho bom em outros jogos, fazendo o que o Ney Franco pedia. Fiz uma função diferente, parecida com a de um segundo volante, mais aberto, consegui fazer uma boa partida, não só eu como todo o grupo desenvolveu um bom trabalho em campo. Consegui abrir um pouco os olhos do treinador para quando ele precisar eu estar à disposição – disse o jogador.

O lateral foi contratado pelo São Paulo em fevereiro, mas uma pubalgia atrasou sua estreia. Ele diz que teve dificuldades em seus primeiros jogos por conta da lesão, mas rapidamente assumiu o posto de titular, que pertencia ao paraguaio Ivan Piris. Ele perdeu espaço para Paulo Miranda e acabou voltando ao banco de reservas, mas continuou sendo bastante utilizado por Ney Franco. Agora, ele projeta voar baixo em 2013.

– Este foi um ano bom. Tive um pouco de altos e baixos, mas foi gratificante ter jogado essas partidas e ter sido recebido como fui. Pode ter certeza que ano que vem estarei voando, porque estou zerado da pubalgia e terei uma pré-temporada boa, o que não tive no ano passado também. Creio que será um ano produtivo. Quero buscar meu espaço novamente na lateral – declarou Douglas. 

Clique e veja mais vídeos do São Paulo

Douglas exibe medalha da Copa Sul-Americana (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Em 2010, pelo Goiás, Douglas foi vice-campeão da Sul-Americana (Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)



Atacante Osvaldo leva astros do São Paulo para jogo beneficente no CE

Ganso e Osvaldo no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Osvaldo levará amigos de São Paulo para jogo
no Ceará (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

A temporada do São Paulo acaba somente no dia 12 de dezembro, após a final da Sul-Americana, mas a programação das férias de alguns atletas já inclui amistosos beneficentes em diversos cantos do país. No próximo dia 15, o atacante Osvaldo realiza jogo na cidade de Guaiúba, a 38 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, sua terra natal.

A partida será às 10 horas da manhã e contará com a presença de astros como Paulo Henrique Ganso, Jadson e Iarley, cearense que hoje defende a camisa do Goiás, atual campeão da Série B. Ainda farão parte do time 'Amigos do Osvaldo' o cantor da banda Garota Safada, Wesley Safadão, o ex-jogador Bechara e o humorista João Neto, o 'Zé Modesto'. 

A ideia é arrecadar alimentos para entidades filantrópicas, como parte das comemorações de Natal e Ano Novo. A organização do jogo ainda tenta trazer atores e outro cantor reconhecido nacionalmente.

Aos 25 anos, Osvaldo vive o ápice de sua carreira. Depois de ser revelado no Fortaleza, passar pelo River do Piauí, pelo futebol dos Emirados Árabes e ganhar visibilidade pelo Ceará, na Série A de 2011, o atacante conquistou notoriedade no tricolor paulista com suas arrancadas e dribles desconcertantes.



Com ansiedade, Tigre se prepara para a final da Copa Sul-Americana

Daniel Aguilera e Daniel Cobito do Tigre (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Daniel Aguilera e Daniel Cobito, torcedores do Tigre
(Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)

Fundado no dia 3 de agosto de 1902, o Club Atlético Tigre sempre foi um time modesto no futebol argentino. Viveu a maior parte do tempo na segunda divisão e começou a chamar a atenção apenas em 2007, um ano após conseguir a promoção, quando obteve o vice-campeonato do torneio Apertura. Repetiu a dose no ano seguinte e novamente agora em 2012, quando ficou atrás do campeão Arsenal de Sarandi por dois pontos. Nada, no entanto, se compara ao que irá acontecer nesta quarta-feira, no estádio de La Bombonera, em Buenos Aires.

O duelo contra o São Paulo, na decisão da Copa Sul-Americana, marcará a primeira final internacional do clube que hoje é comandado por Nestor Gorosito e que completou 110 anos de história na atual temporada. Tal feito mexeu com a cidade, localizada na província de Buenos Aires e que tem população estimada em 300 mil habitantes.

Nos arredores do estádio Monumental Victoria, a expectativa é grande. Durante toda a tarde desta segunda-feira, muitos sócios e torcedores foram ao clube atrás de informações sobre a venda de ingressos, que terá início na tarde desta terça. É bem verdade que os argentinos perderam boa parte de sua força com a transferência do jogo para o campo do Boca Juniors. Afinal, nas quatro apresentações que fez como mandante na Sul-Americana, o “Matador de Vitória”, como o time é conhecido, conquistou três vitórias e um empate. Entre os torcedores que conversaram com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, um curioso aspecto chamou a atenção.

Loja do Tigre, da Argentina (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Loja do Tigre, da Argentina (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)

Poucos esperavam que os comandados por Nestor Gorosito passassem pelo Millonarios, da Colômbia, na fase semifinal. Mas, já que a classificação foi obtida, é permitido sonhar com um voo mais alto diante do Tricolor paulista. Para o comerciante Daniel Aguilera, o Tigre terá de repetir o que fez em Bogotá.

– Temos de jogar com inteligência, como fizemos contra o Millionarios. Não podemos nos expor porque o São Paulo tem uma equipe muito qualificada. Vi a partida contra a Católica e achei um adversário muito forte. Conheço o Luis Fabiano. Para atuar com tranquilidade, será preciso ganhar por 3 a 0. Mas, se acabar 0 a 0, depois jogaremos com os 11 na retranca no Morumbi para buscar o título – afirmou o torcedor.

Ao seu lado, o advogado Daniel Cabito, de 50 anos, mostrava confiança no Tigre. Ele, que foi criado num quarteirão atrás do estádio, morou no Brasil por um ano, na cidade de São Vicente, na Baixada Santista, onde se tornou torcedor do Santos e fã de Neymar.

– Minha infância toda foi aqui, conheço o estádio como poucos. Depois, fui com minha família para Buenos Aires e, quando minha empresa abriu escritório no Brasil, fui morar em São Vicente. Já conhecia São Paulo por ter viajado com meus pais quando criança. Como gosto de futebol, comecei a ir a jogos do Santos, tenho camisa em casa e tudo mais. Se o Tigre enfrentasse o Peixe, ficaria neutro. Mas, contra o São Paulo, não tem nem o que pensar – ressaltou.

Torcedor do Tigre (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Garoto torcedor do Tigre mostra confiança no time
(Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)

Já o prestador de serviços Ariel Lencioni, de 28 anos, veio ao complexo desportivo que fica em frente ao estádio com os filhos Alex, de 9 anos, e Franco, de quatro. Mostrando conhecimento do adversário, disse que será um teste complicadíssima para o Tigre.

– O São Paulo, com seus reservas, ganhou do Corinthians por 3 a 1 pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Será um teste dificílimo, mas podemos sonhar, não? Não custa nada – finalizou.

Tigre e São Paulo se enfrentam na noite desta quarta-feira, a partir das 21h50 (horário de Brasília). A disputa terá transmissão da TV Globo para todo o Brasil. O duelo de volta, com ingressos esgotados, está marcado para o estádio do Morumbi, no dia 12.  



Estudo aponta Brasileirão como 17º torneio mais valioso do mundo

Fluminense Brasileirão 2012 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Fluminense é o atual campeão brasileiro
(Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)

Um estudo da Pluri Consultoria, empresa especializada em mercado esportivo, apontou o Brasileirão como o 17º campeonato de clubes mais valioso do mundo. Juntos, os jogadores que atuam no torneio valem R$ 17,7 bilhões.

O primeiro lugar da lista é da Liga dos Campeões, que reúne os maiores clubes da Europa: os elencos dos 32 participantes somam R$ 17,7 bilhões. A Liga Europa, com 193 participantes, aparece em segundo lugar, com R$ 16,6 bilhões.

O campeonato nacional de Primeira Divisão melhor colocado é o Inglês, em quarto, com R$ 9 bilhões. A Copa da Liga Inglesa, que reúne mais clubes que a Premier League, é o terceiro, somando R$ 11,3 bilhões.

Outros cinco torneios do futebol brasileiro são citados na lista de 60 competições feita pela Pluri: Copa do Brasil (25º, R$ 1,8 bilhão), Paulista (32º, R$ 1,2 bilhão), Carioca (41º, R$ 817 milhões), Gaúcho (57º, R$ 582 milhões) e Série B do Brasileirão (59º, R$ 569 milhões).



Neymar leva o bi do Troféu Armando Nogueira com nota média superior a 7

Neymar é sinônimo de talento, recordes, conquistas e, também, prêmios. Principal joia do futebol brasileiro nos últimos anos, o garoto prodígio fechou a temporada de 2012 com o bicampeonato do Troféu Armando Nogueira. Com média de 7,13, o craque do Santos reagiu durante a competição e ultrapassou o atacante Luis Fabiano, do São Paulo, na última rodada. O atacante se aproveitou do fato de o Fabuloso ter sido poupado contra o Corinthians e contou com a própria inspiração na vitória do Peixe sobre o Palmeiras por 3 a 1, o que lhe deu o prêmio de craque da rodada final do principal torneio do país. Diego Cavalieri e Fred (Fluminense) e Lucas (São Paulo) também figuram entre os cinco jogadores de melhor média da Série A.

Neymar, Santos (Foto: Alex Silva / Agência Estado)Neymar se transforma cada vez mais em um craque sem limites (Foto: Alex Silva / Agência Estado)

No ano passado, Neymar fechou o Brasileirão com média de 6,98 e foi seguido de perto por Fred, Montillo, Dedé e Ronaldinho Gaúcho. Neste ano, apesar de ter atuado apenas 17 vezes devido aos compromissos com a Seleção Brasileira e outros pelo próprio Santos em competições simultâneas, o camisa 11 manteve atuações do mais alto nível e por isso acabou coroado como o craque do Armandão.
 

Dentre as 17 vezes em que foi avaliado na Série A deste ano, Neymar recebeu duas vezes a nota 7, um 7,5, cinco notas 8, um 9,5 e um dez. O grau máximo foi obtido na partida em que o Santos goleou o Cruzeiro por 4 a 0 no Estádio Independência, pela 34ª rodada. Neste jogo, o craque anotou três gols, deu uma assistência e saiu ovacionado pela torcida adversária, fato muito raro no futebol da atualidade. 

O goleiro mais bem avaliado do campeonato foi também um dos pilares do título conquistado pelo Fluminense. Decisivo em boa parte das vitórias de seu time, Diego Cavalieri foi uma verdadeira muralha humana e passou a ganhar um lugar especial no coração dos tricolores.
Na lateral direita, Cicinho (Sport) foi quem mais se destacou. Do lado esquerdo, João Paulo, da Ponte Preta, venceu a disputa com os concorrentes.

Diego Cavalieri no treino do Fluminense (Foto: Bia Figueiredo / Photocamera)Diego Cavalieri é o único entre os cinco que não joga no ataque (Foto: Bia Figueiredo / Photocamera)

Xerife do Atlético-MG, Réver não deu chances para os demais zagueiros e ostentou a excelente média 6,39. Paulinho, do Corinthians, desfilou regularidade e deu as cartas entre os volantes. O holandês Seedorf desbancou Ronaldinho Gaúcho por uma pequena margem e terminou o Brasileirão como o melhor meia. Craque do Armandão, Neymar foi consequentemente o atacante mais bem avaliado.

As listas dos melhores por posição do Campeonato Brasileiro foram formadas a partir da apuração das médias de todos os jogadores que disputaram o mínimo de 40% dos jogos da competição. As notas foram dadas pelos comentaristas do SporTV e por repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Confira os melhores por posição:

Parcial Armando Nogueira 03/12 - armandão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)



Na reapresentação, são-paulinos treinam jogada para evitar ponto forte do Tigre (ARG)

LANCEPRESS! - 03/12/2012 - 18:51 São Paulo (SP)

O elenco são-paulino voltou aos treinos na tarde desta segunda-feira, no CT da Barra Funda, após a vitória diante do Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Poupados da partida, os titulares foram ao campo, enquanto os reservas fizeram um trabalho na academia.

Na preparação para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, os titulares fizeram uma atividade com o campo reduzido. Divididos em dois times, as equipes podiam dar até dois toques na bola. A descontração ficou bastante aparente entre os jogadores, que a cada erro do companheiro esboçavam brincadeiras.

Ao final, o técnico Ney Franco comandou um treino tático, visando a parte defensiva da equipe. Bolas alçadas das duas laterais, além do meio do campo iam em direção para área. A zaga deveria intervir e afastar o perigo. Essa jogada é um dos pontos fortes do Tigre (ARG).

Enquanto isso, os reservas ficaram na academia, no trabalho regenerativo após as partidas.

Na manhã desta terça-feira, a equipe viaja para Buenos Aires (ARG). Pela noite, o time fará o reconhecimento do gramado do estádio La Bombonera, palco do primeiro jogo da final do torneio continental.



São-paulino Rhodolfo aprova decisão por final em La Bombonera

LANCEPRESS! - 03/12/2012 - 18:49 São Paulo (SP)

Rhodolfo - Coletiva do São Paulo (Foto: Renato Cordeiro)
Rhodolfo aprova decisão do Tigre de levar jogo para La Bombonera (Foto: Renato Cordeiro)

O Tigre confirmou nesta segunda-feira que o palco do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana será mesmo La Bombonera, casa do Boca Juniors.

E quem aprovou a decisão não foi só a Conmebol, mas também o zagueiro são-paulino Rhodolfo, que crê em um desfecho positivo para o Tricolor na primeira partida da decisão.

- Com certeza é melhor, é campo neutro. Eles vão encher o estádio, nosso time ainda não jogou lá. É um estádio muito falado, mas a gente tem vontade de conhecer e trazer de lá um bom resultado - disse o camisa 4, em entrevista coletiva nesta segunda.

Perguntado se o clube do Morumbi chega como favorito para faturar o título continental, o defensor negou e aproveitou para exaltar a qualidade do time argentino.

- Não, eles não chegaram na final à toa. Todo mundo falava que o Millonarios (COL) era favorito (na semifinal) e não foi bem assim. Tem boa bola parada, jogam bem e estão na final com méritos. É complicado, tem que ter o maior cuidado com eles - completou Rhodolfo.



Tigre confirma e decisão da Sul-Americana com o Tricolor será em La Bombonera

LANCEPRESS! - 03/12/2012 - 15:52 São Paulo (SP)

La Bombonera (Foto: Igor Siqueira)
La Bombonera será o palco do jogo entre Tigre x São Paulo nesta quarta-feira (Foto: Igor Siqueira)

O Tigre confirmou por meio de seu site oficial que a decisão da Copa Sul-Americana será mesmo em La Bombonera, casa do Boca Juniors. O clube argentino enfrentará o São Paulo nesta quarta-feira, no jogo de ida do torneio, no estádio dos xeneizes.

A equipe do técnico Néstor Gorosito não pôde mandar seu jogo no José Dellagiovanna por decisão da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). A entidade não permite que estádios com capacidade para menos de 40 mil pessoas sediem as decisões de competições organizadas por ela.

Nesta terça-feira, o presidente do Tigre, Rodrigo Molinos, se reunirá com o presidente do Boca, Daniel Angelici, para acertar detalhes de segurança, venda de ingressos e organização da partida em geral.



Após confusão, torcida do São Paulo esgota ingressos para final da Sul-Americana

LANCEPRESS! - 03/12/2012 - 18:30 São Paulo (SP)

Morumbi lotado (Foto: Bruno Quaresma)
Morumbi estará lotado para segundo jogo da final da Sul-Americana (Foto: Bruno Quaresma)

Depois de problemas com a comercialização de ingressos para o jogo contra o Tigre no próximo dia 12, no Morumbi, na partida de volta da Copa Sul-Americana, a torcida do São Paulo fez bonito e esgotou as entradas para a grande decisão do torneio continental.

Os pouco mais de 64 mil ingressos colocados à disposição foram todos vendidos pela internet, já que os postos de venda só começariam a vendê-los no próximo dia 9.

Para acompanhar a partida, ainda restam cadeiras cativas, para sócios-proprietários, e camarotes do estádio do Morumbi.



No São Paulo, Denis não se surpreende com chegada de Renan Ribeiro

Bruno Quaresma - 03/12/2012 - 08:31 São Paulo (SP)

Denis - Treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
Denis tem contrato com o São Paulo até 2016 (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

O acerto que o São Paulo fez com Renan Ribeiro não surpreende a Denis. O goleiro, que foi um dos destaques da vitória sobre o Corinthians neste domingo, continua com a cabeça tranquila e ciente de que está preparado para ser o substituto de Rogério Ceni.

- O São Paulo já queria contratar um goleiro desde quando o Rogério machucou no começo do ano. Não fico surpreso, estou fazendo meu trabalho e mostrando o resultado do meu trabalho. Acho que é mais um para vir ajudar, caso aconteça alguma coisa com o Rogério no ano que vem, comigo também, estamos todos sujeitos a lesões. Vou estar trabalhando para que eu possa estar sempre jogando.

Denis teve seu contrato renovado no ano passado. O atual vínculo é válido até 2016. Desde 2009 no clube, ele já substitui Ceni por diversas vezes. No primeiro semestre desta temporada, atuou em todos os jogos, já que o capitão se recuperava de uma cirurgia no ombro direito.

Pelo bom desempenho que tem mostrado, o camisa 22 acredita estar pronto para ser titular do Tricolor, assim que o Mito decidir parar de jogar. Ceni, 39 anos, renovou seu contrato e 2013 deve ser o último ano dele como goleiro profissional.

- Estou trabalhando para substituir o Rogério. Estou há quatro anos trabalhando para isso. As vezes que o São Paulo precisou, eu consegui entrar em campo e mostrar para todos: torcida, diretoria, comissão tecnica e para mim mesmo, que quando o Rogério parar, eu tenho condições de ser o titular - declarou Denis.



Lucas: Se precisar, quebro as duas pernas para ser campeão

O meia Lucas fará sua despedida pelo São Paulo nas duas partidas da final da Copa Sul-americana, contra o Tigre. Com a transferência acertada para o Paris Saint-Germain na próxima temporada, o jogador prometeu se doar ao máximo para se despedir do Tricolor com o título continental diante dos argentinos.

"Se precisar, quebro as duas pernas para ser campeão. Já fui negociado, mas quero dar este título à torcida. É o prêmio que quero dar ao clube que amo muito", afirmou o atleta, na premiação dos melhores do Campeonato Brasileiro, organizada pela CBF, em uma casa de shows da capital paulista.O primeiro jogo da decisão será em território argentino, no estádio La Bombonera. Já a decisão está marcada para o Morumbi, o que aumenta a confiança de Lucas em alcançar o troféu.

"Estamos caminhando como eu quero, só falta ser campeão. Vamos jogar a segunda partida em casa, com o apoio da nossa torcida, o que é muito bom para nós. Queremos fazer um bom resultado fora e, depois, temos de levantar a taça no Morumbi", comentou o garoto, eleito para a seleção do Brasileirão.

Promovido aos profissionais em 2010, Lucas ainda não conseguiu um troféu pelo time principal do Tricolor. "Devo isso ao São Paulo e vou dar minha vida para conseguir", completou.



Lucas cita zona de conforto no Brasil, mas evita conselho a Neymar

A dois jogos de deixar de ser jogador do São Paulo e se tornar reforço do Paris Saint-Germain para a sequência da temporada 2012-2013, o meia-atacante Lucas garante que sai do Brasil para deixar de lado sua ‘zona de conforto’. Ao ser questionado sobre a necessidade do amigo Neymar em também sair do País para amadurecer profissionalmente, o são-paulino prefere não opinar.

"Não posso aconselhar porque ainda não fui, não sei como vai ser. Isso vai de cada um, porque também dá para amadurecer muito no Brasil", conta Lucas, que vê Neymar preparado para se destacar também fora do Brasil: "Ele está pronto para jogar Copa do Mundo, para jogar fora também. Eu quero ir para saber como é, para jogar os melhores campeonatos, estar ao lado dos melhores jogadores e crescer como pessoa. Morar fora não é fácil, quero saber como é".

O discurso de Lucas a respeito da necessidade de sair do País por parte de Neymar, que nesta segunda-feira foi considerado unanimidade em uma premiação esportiva, é o elo entre duas linhas de pensamento. A primeira, manifestada pelo novo técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, dá conta que não existem motivos para o atleta deixar o futebol nacional. Já a outra, que encontra em Carlos Alberto Parreira, Ronaldo, Joseph Blatter e Cafu seus principais representantes, é de que Neymar precisa sair do Brasil para se destacar e evoluir.

Antes de começar a viver sua experiência internacional, no entanto, Lucas ainda tem as finais da Copa Sul-americana para disputar. O meia-atacante e seus companheiros embarcam para a Argentina nesta terça-feira e encaram o Tigre no dia seguinte, em partida válida pela ida da decisão continental. "Quero aproveitar o tempinho que resta e depois pensar lá na França. Foi difícil tomar essa decisão, mas tenho que buscar meus objetivos e sair da zona de conforto. Tenho o mundo para conquistar", resume o camisa 7.

"Ansiedade está grande para minha primeira final como profissional. Desde que subi persigo um título, então vão ser os dois jogos da minha vida. Devo isso para o São Paulo. Dinheiro nenhum paga um título", relata o jogador, mais um dos tricolores que comemorou a classificação do Tigre e não do Millonarios-COL para as finais: "Temos que fazer por merecer dentro de campo, correr bastante pra conquistar esse título".



Sem confirmar nomes, vice tricolor fala em até cinco contratações

O vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, que andava meio ausente dos treinos da equipe, apareceu no CT da Barra Funda na tarde desta segunda-feira. Evasivo, como de costume, ele não quis confirmar especulações a respeito da próxima temporada, mas confirmou a procura por contratações.

"Estamos trabalhando com um número pequeno, de dois a cinco jogadores", disse o dirigente, que, assim como o diretor de futebol, Adalberto Baptista, silencia-se quando ouve nomes de possíveis reforços tricolores. "A postura da nossa gestão sempre foi de não falar em nomes antes do fim da temporada", justificou.

O fim da temporada é 12 de dezembro, data da segunda final da Copa Sul-americana, contra o Tigre-ARG, no Morumbi. A diretoria promete, já no dia seguinte à decisão, anunciar os jogadores que passarão a defender o clube a partir do ano que vem.

Um nome certo é Aloísio. O próprio atacante de 24 anos, destaque do Figueirense no Campeonato Brasileiro, confirmou ter assinado pré-contrato. Quem também estaria apalavrado é o goleiro Renan Ribeiro, que tem 22 anos é está atualmente na reserva do Atlético-MG - a próxima temporada deverá ser a última de Rogério Ceni.

Lucca, do Criciúma, é outro que tem o São Paulo como possível destino em 2013. A carreira do jogador de 22 anos, em recuperação de cirurgia no joelho direito, passou a ser agenciada pelo DIS, grupo de investimentos que levou Paulo Henrique Ganso do Santos para o Morumbi. Seu futuro, no entanto, ainda não foi definido.

Na contramão das contratações, o técnico Ney Franco não poderá mais contar, depois da Sul-americana, com Lucas. Desde o meio do ano, o meia-atacante está negociado por 43 milhões de euros com o Paris Saint-Germain, ao qual se apresentará em janeiro.



Ingressos para partida de volta no Morumbi se esgotam em um dia

Não há mais ingressos para a partida de quarta-feira que vem, entre São Paulo e Tigre-ARG, no Morumbi. O clube paulista informou que todas entradas, exceto para cativas e camarotes, foram vendidas. A carga total é de 64 mil lugares.

A comercialização se deu apenas pela Internet. No domingo à noite, mil bilhetes haviam sido comprados, mas a venda online foi suspensa - segundo a empresa, por problemas técnicos - e retomada na manhã desta segunda-feira. Em menos de 24 horas, todos os assentos disponíveis se esgotaram.

Classificado com campanha invicta, tendo quatro vitórias e quatro empates, o São Paulo abre a decisão às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, em La Bombonera.

Diferentemente das fases anteriores, na final o gol como visitante não é critério de desempate. Foi dessa forma, tanto nas oitavas (contra LDU de Loja) como na semifinal (Universidad Católica) que a equipe brasileira obteve sua classificação.

O provável time que iniciará a partida de ida é Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson e Jadson; Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano.



São paulinos assistem a vídeos do Tigre e destacam bola área rival

Os jogadores são-paulinos que viajarão a Buenos Aires para decidir a Copa Sul-americana, contra o Tigre, assistiram na manhã desta segunda-feira a alguns vídeos do adversário. O foco principal da aula tática preparada pela comissão técnica foi a perigosa bola área do time argentino.

"Sabemos que o ponto forte é esse. Eles têm vários jogadores (com altura) acima de 1,87m. Nosso time não é muito alto, mas evoluímos bem na marcação da bola área. Treinamos agora e vamos treinar mais um pouco para chegarmos atentos a isso", disse o zagueiro Rhodolfo.

A altura média do elenco tricolor, na verdade, é maior do que a do Tigre - Rhodolfo, por exemplo, tem 1,93m. A equipe argentina, porém, ao mesmo tempo em que tem baixinhos, conta com ''gigantes'' como os zagueiros Echeverría (1,92m) e Donatti (1,91m) e o volante Castaño (1,91m).

Echeverría foi o autor do gol do empate por 1 a 1 com o Millonarios, na segunda semifinal, em Bogotá, que classificou a equipe argentina para a decisão da competição. O defensor argentino de 31 anos desviou cruzamento à meia altura, mas a jogada começou em bola parada pela meia.

Os jogos separados pela comissão técnica foram as semifinais e as quartas de final (diante do Cerro Porteño). Depois do compacto de alguns minutos, os atletas deixaram a sala convictos de que não encontrarão facilidade. Ao menos foi esse o discurso.

"Eles não chegaram na final à toa. É uma boa equipe. Todos falavam que os Millonarios era o favorito, mas futebol não é bem assim. Eles marcam muito bem, e a gente não pode pensar que vai ser fácil. Se estão na final, têm méritos e vão fazer um jogo complicado. Temos que ter o maior cuidado possível", receitou Rhodolfo.

O confronto está marcado para 21h50 (de Brasília) de quarta-feira, em La Bombonera.



Em reapresentação atípica, titulares é que vão a campo no São Paulo

O elenco tricolor voltou à ativa na tarde desta segunda-feira, um dia depois da vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians. Como quem atuou no clássico foram os reservas, desta vez o treino técnico com bola no gramado do CT da Barra Funda contou com o grupo principal, o qual geralmente só realiza trabalho regenerativo.

As principais estrelas foram poupadas da última rodada do Campeonato Brasileiro por conta da primeira final da Copa Sul-americana, contra o Tigre-ARG, nesta quarta-feira. O palco da partida, confirmado nesta segunda pelos argentinos, será La Bombonera, estádio de propriedade do Boca Juniors.

Em campo reduzido, os jogadores considerados titulares fizeram o último trabalho na capital paulista. A delegação tricolor viaja na manhã desta terça-feira para Buenos Aires, onde, à noite, fará um último treinamento, com local ainda indefinido.

Com "tanque cheio", como o técnico Ney Franco classificou após a vitória com reservas, o São Paulo deverá ser formado por Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson e Jadson; Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano.

Invicto no torneio continental, com quatro vitórias e quatro empates, o São Paulo enfrenta o Tigre às 21h50 (de Brasília) de quarta-feira. Ao contrário das fases anteriores, na decisão o gol como visitante não vale como critério de desempate.

A partida de volta será na semana seguinte, no Morumbi, quando o meia-atacante Lucas fará sua despedida com a camisa tricolor. Em janeiro, ele se apresenta ao Paris Saint-Germain.