terça-feira, 14 de maio de 2013

Aos 17 anos, Lucas Cavalcante se surpreende com chance: 'Susto'

O zagueiro Lucão, de 17 anos, foi promovido na última segunda-feira ao elenco principal do São Paulo. O novato faz parte do pacote de mudanças promovidas pela diretoria tricolor após as eliminações no Paulistão e na Taça Libertadores - sete foram dispensados, quatro das categorias menores foram promovidos.

Em seus primeiros dias no time de cima, Lucão já percebeu que as coisas são muito diferentes. Nem o nome pelo qual é conhecido ele poderá usar. O departamento de futebol profissional do Tricolor não permite apelidos. Apenas quem chegou ao clube com uma alcunha muito característica, como Ganso, tem permissão para usar. Assim, Lucão agora será Lucas Cavalcante.

Lucas Cavalcanti São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Ex-Lucão, Lucas Cavalcante já foi convocado para seleção sub-20 (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O novato conta que levou um susto quando soube que seria promovido. Ele não esperava ter uma chance tão rápido. Além de Lucas Cavalcante, o técnico Ney Franco promoveu o também zagueiro Diego, o volante Allan e o meia-atacante Lucas Evangelista.

- Na hora em que recebi a notícia foi um susto, porque nunca imaginava que isso aconteceria agora. Depois que caiu a ficha fiquei muito feliz. Estou muito contente com tudo o que tem acontecido e espero que possa conquistar o meu espaço - afirmou.

O defensor é uma grande aposta do Tricolor para o futuro. Com apenas 17 anos, foi convocado pelo técnico Alexandre Gallo a integrar a seleção brasileira sub-20. As boas atuações despertaram o interesse de Ney Franco promovê-lo ao grupo principal do São Paulo.

- Acredito que a minha dedicação, meu empenho e meu trabalho me levaram a conquistar tudo isso. Farei meu trabalho da melhor maneira possível. Sigo focado nos meus objetivos para que tudo possa acontecer de forma natural - disse Cavalcante.

As chances, porém, devem demorar a aparecer. O treinador tricolor quer, primeiro, observar o quarteto antes de colocar alguém em ação. A concorrência na defesa é grande. Lúcio e Rafael Toloi devem continuar como titulares. Os reservas imediatos são Rhodolfo e Edson Silva. Paulo Miranda, hoje improvisado na lateral direita, também atua no setor.



Fechado em Cotia, São Paulo faz primeiro treino com bola

Com portões fechados para a imprensa, o técnico Ney Franco comandou nesta terça-feira à tarde o primeiro treino com bola dos jogadores do São Paulo, no CT de Cotia. A atividade, porém, ainda não ensaiou a equipe que deve estrear no Campeonato Brasileiro contra a Ponte Preta, dia 26, em Campinas.

São Paulo faz treino com bola em Cotia (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)São Paulo faz treino com bola em Cotia (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)

Segundo a assessoria de imprensa, o grupo foi dividido em dois times. O amarelo, liderado pelo zagueiro Lúcio, possuía dois gols e dois goleiros, tendo a missão de superar a equipe vestida de branco, capitaneada pelo meia Jadson, com apenas Denis na proteção. Em seguida, fizeram finalizações.

Os garotos Lucas Cavalcante, Diego, Allan e Lucas Evangelista, promovidos ao elenco profissional na semana passada, participaram do trabalho. Eles estão sendo observados pelo treinador e podem ganhar oportunidade em alguma partida da competição nacional.

O clube deve apresentar na quarta-feira os dois novos reforços contratados do Mogi Mirim. São o lateral-direito Caramelo, de 18 anos, e o meia-atacante, Roni, de 22.
Fora do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores, o São Paulo vem aproveitando os dias sem jogos para tentar reencontrar um caminho na temporada. O grupo permanecerá concentrado na região metropolitana até a estreia no Brasileirão.



Figueira tenta volante Fabrício, mas salário pode ser entrave no negócio

Fabrício, volante do Cruzeiro (Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)Fabrício jogou no Cruzeiro com Adilson por 3 anos
(Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm)

Atualmente, o zagueiro Douglas Silva é a chamada voz do técnico Adilson Batista em campo. Capitão do Figueirense, o jogador orienta e cobra seus companheiros dentro e fora das quatro linhas. No entanto, o comandante alvinegro busca mais um líder para o elenco do Furacão do Estreito, de preferência alguém de sua confiança. Um dos nomes que surgem é o do volante catarinense Fabrício, natural de Imbituba, recém-liberado pelo São Paulo. No entanto, a negociação por esbarrar no alto salário do jogador.

Revelado no interior de São Paulo, pelo União São João, de Araras, em 2000, Fabrício chegou ao Corinthians em 2001, mesma época em que Adilson deixava o clube paulista. A partir de 2006, os dois iniciaram longa jornada atuando juntos, primeiro no Jubilo Iwata, do Japão, e depois no Cruzeiro. Agora em busca de um clube, Fabrício poderia ser o novo líder de Adilson. 

— O Adilson e ele têm uma relação muito bacana, estiveram juntos no Cruzeiro. O Marcos Moura Teixeira (vice de futebol do Figueirense) me procurou, um cara muito íntegro, correto. Conversamos hoje (segunda-feira) também, ele sabe da minha posição, tenho um carinho muito grande com ele. Estaria mentindo se falasse que não pode acontecer, mas também mentiria se falasse que irá acontecer — afirma o empresário do jogador, Reinaldo Pitta.

O que pode travar a negociação seria o alto custo do atleta, que no São Paulo ganhava salário superior a todos os jogadores do Figueirense. Há também a concorrência com clubes da Série A do Brasileiro. O vice-presidente de futebol do clube alvinegro confirma a conversa com Pitta. No entanto, Marcos Moura Teixeira evita falar nome de jogadores que estão sendo negociados. O dirigente diz que o Figueira vai atrás de quem a comissão técnica entenda que seja o melhor para o time.

— Não vou desmetir aqui o Reinaldo Pitta, mas nunca é produtivo falar do que está sendo tratado, não ajuda, cria expectativa na torcida. Qualquer jogador que esteja por aí, nós vamos tentar, desde que a comissão técnica entenda assim. O máximo que podemos levar é um não, mas não vamos deixar de tentar — fala Marcos Moura Teixeira.

João Filipe treino São Paulo (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)João Filipe também foi liberado pelo São Paulo
(Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)

O coordenador de futebol do Figueirense deixou no ar que pode existir uma negociação com Fabrício, ao afirmar que é importante para o time quando jogador e treinador já tenham trabalhado juntos. Leandro Niehues também lembra de outro jogador que passou pelo Figueirense e que trabalhou com Adilson Batista, no São Paulo.

— Quando as coisas dão certo, tem que repetir, é normal essa associação. O João Filipe fez um bom trabalho aqui e jogou com o Adilson no São Paulo, o Fabrício a mesma coisa, trabalhou com o Adilson no Cruzeiro. São atletas que estão disponíveis, e é normal ter essa associação — diz Niehues.



São Paulo/Suzano é multado por "batuque" em jogo da Liga Futsal

O São Paulo/Suzano foi multado nesta segunda-feira em R$ 2 mil pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) pelo uso de instrumentos de percussão por parte da sua torcida, e sofreu também uma advertência por uso indevido de bandeira de torcida organizada, no jogo válido pela sétima rodada da Liga Futsal, contra o Concórdia, no último sábado.

O representante da CBFS, Sérgio Sanches, relatou à entidade as duas infrações no Ginásio Roberto David, em Suzano, durante o jogo.

- Não é proibida a entrada da torcida, tampouco a torcida organizada. Temos algumas regulamentações que precisam ser cumpridas por qualquer pessoa e isso não foi feito – revelou Sérgio Sanches.

São Paulo/Suzano torcida ginásio Roberto David (Foto: Thiago Fidelix)Coordenador do Suzano, Ivan Esposito (de costas, camisa azul e branca), conversa com os torcedores durante o jogo (Foto: Thiago Fidelix)

O uso de instrumentos de percussão dentro dos ginásios (art. 57 do regulamento da competição) foi proibido em uma reunião (14 de dezembro) realizada em Joinville com as franquiadas e o descumprimento é enquadrado como uma medida administrativa, e não cabe recurso. A multa de R$ 2 mil deverá ser paga em sete dias úteis a partir desta segunda-feira.

Em relação a bandeira, a Confederação advertiu a equipe e na reincidência a entidade irá multar o clube. Pelo regulamento, art.79.1.15, o ginásio tem que estar livre de propagandas, abaixo de 8 metros de altura da quadra de jogo e do alambrado, inclusive faixas de torcidas uniformizadas.

Para os torcedores envolvidos no episódio, o representante não soube conduzir a situação.

- Sou são-paulino e acompanhamos a torcida do time em vários jogos, mas não somos ligados (filiados) a qualquer torcida organizada. Acho que ele tomou essa atitude porque o xingamos. Ele pode ser aplaudido e vaiado como qualquer outro jogador ou juiz. Ele tentou me expulsar do ginásio e eu não acho isso certo. Fizemos barulho só no intervalo do jogo para não atrapalhar a partida – explicou  Renato Vitorato, um dos torcedores envolvidos no ato da punição. 

Segundo o coordenador de futsal da equipe, Ivan Espósito, a torcida não sabia das normas, mas disse que explicou, no momento do jogo, e logo foi solucionado. Em relação a notificação, Ivan encaminhou ao jurídico do São Paulo para que o setor tome providências.

- Eu entrei em contato com a CBFS e passei todas as informações à entidade sem esconder nenhum fato. Tomei as medidas no momento do jogo e vamos passar a evitar a entrada de torcidas organizadas com instrumentos e faixas. Nós, Suzano, nunca tivemos esse tipo de problema. Foi um episódio isolado e queremos contar com o apoio da torcida.



Pesquisador aponta efeito de 'drogas sociais' no rendimento de atletas

Os atletas profissionais estão muito mais perto das drogas sociais do que se imagina. A vida social ativa e a grande exposição os deixa sob o risco de uso de álcool, maconha e cocaína, por exemplo. Nos Estados Unidos, o pesquisar John Underwwod descobriu que o estilo de vida de um atleta de rendimento pode dar a ele uma vantagem de 5% a 6%. Ao mesmo tempo, o consumo de álcool pode reduzir o desempenho, em média, em 11,4%.

- O decréscimo no poder de explosão é de 11%. Na velocidade de aceleração, 6%. Na velocidade fora de linha, 8%. Velocidade lateral, 8%. Resistência, 11% - avaliou o ex-atleta e ex-técnico de atletismo, que dedicou os últimos 13 anos a entender o que leva jovens promissores a jamais desenvolverem todo potencial atlético, assim como a decadência prematura de atletas famosos, como Adriano, de 31 anos, dispensado pelo Flamengo no fim do ano passado e hoje sem clube.

Adriano em jantar no Rio de Janeiro (Foto: Ag. News)Adriano, hoje sem clube, é sempre citado por conta
de problemas com bebida alcoólica (Foto: Ag. News)

A pesquisa ressalta que beber álcool após o treino acaba com os efeitos positivos daquele treinamento no corpo humano. Consumir álcool depois da competição torna muito mais difícil a recuperação física. E se a bebedeira levar à intoxicação, se o atleta ficar bêbado por apenas uma noite, o efeito negativo será relativo a 14 dias de treinamentos perdidos.

O programa de John Underwwod já foi apresentado a mais de 600 universidades americanas, de onde saem todos os atletas profissionais do país. Hoje, 83% dos atletas do sistema universitário americano usam álcool regularmente, enquanto 27% usam maconha.

- Se você fuma maconha, ela se acumula no seu sistema nervoso central, o "THC" se liga aos receptores e começa a afetar parte do cérebro para movimentos motores. Não há outro caminho.

Com uma vida social ativa, muitos jogadores não deixam de lado a sua "cervejinha". Há um limite razoável para o consumo dessa bebida entre atletas profissionais? Para o pesquisador americano, sim.

robben bebe cerveja (Foto: Reprodução / Bild.de)Durante programa de TV, Robben causou polêmica
ao beber cerveja (Foto: Reprodução / Bild.de)

- Uma a duas bebidas. Para um ou dois copos comuns, quase não há efeitos fisiológicos mensuráveis. Nós encontramos uma mudança enorme a partir de três drinks.  Hormonalmente, efeitos mínimos mesmo com um ou dois copos. A testosterona começa a diminuir mesmo depois do primeiro drink. Isso mostra o quão sensível o corpo humano é ao álcool.

Utilizando como amostragem o futebol americano, Underwwod verificou que o percentual de contusões para bebedores é de 54%, enquanto para não-bebedores o número atinge 23%.

- O álcool suprime os hormônios, especialmente o hormônio do crescimento humano, que precisamos para reabilitar músculos e tudo o mais. Uma lesão que poderia levar de duas a três semanas para a recuperação, talvez leve de quatro a seis semanas se você está usando álcool.

O atleta que usa drogas sociais não só se contunde, como fica doente com mais frequência.

- A maconha diminui a capacidade imunológica. O álcool diminui muito, você vai ficar doente mais rotineiramente. Você não só vai se machucar mais frequentemente, vai ficar doente com maior frequência.

A Universidade de Stanford, no estado americano da Califórnia, conduziu pesquisas que quantificaram o impacto mínimo das noitadas.

- O tempo de reação normal para um grupo de 24 (atletas) foi 0.186 centésimos de segundo. Esses caras permaneceram acordados a noite toda, sem dormir. No dia seguinte, a média desse time era de 0.246. Um decréscimo de 25% na sua habilidade de mandar o sinal de reação para o estímulo visual.

No futebol brasileiro, casos recentes como o de Jóbson, ex-Botafogo, e Michel, jovem atacante do Fluminense, alertam para os riscos que ainda rondam os atletas profissionais. E o que não deixa de ser curioso é que o melhor jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, tenha se negado a fazer propaganda de bebida alcoólica.

michael fluminense (Foto: Photocamera)Michael foi flagrado em antidoping no Campeonato Carioca por uso de cocaína (Foto: Photocamera)



Negueba volta a correr no campo e ganha apoio do elenco são-paulino

Negueba São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Negueba, em treino (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

O atacante Negueba deve reforçar o São Paulo a partir do mês de julho. Nesta terça-feira, o jogador deu início a uma nova etapa na recuperação do joelho direito, operado em janeiro. O ex-flamenguista foi liberado pelo departamento médico para correr no gramado.

Negueba apareceu no campo durante o trabalho físico do restante do elenco, no CT de Cotia. Ele foi recepcionado pelos outros atletas e ganhou incentivo para o restante do processo. Enquanto corria, recebeu aplausos do volante Wellington, que já passou por duas intervenções no mesmo local.

Até o fim do mês, dependendo da evolução, o Negueba deve ser liberado para realizar alguns trabalhos com bola, mas sem muito impacto para não comprometer a recuperação.

Negueba chegou ao São Paulo no início do ano e se lesionou logo no segundo dia da pré-temporada, em Cotia. O jogador está emprestado pelo Flamengo até o fim de 2013. A diretoria ainda não se pronunciou sobre se tentará prorrogar o vínculo para 2014.



Má pontaria impede primeira vitória do São Paulo/Suzano na Liga Futsal

O São Paulo/Suzano segue com sua sina de empates na Liga Futsal. Contra o Erechim, na noite da última segunda-feira, o Tricolor abriu o placar, dominou o primeiro tempo, tomou a virada e teve que correr atrás do marcador na segunda etapa (veja vídeo ao lado). Durante toda a partida, os são-paulinos finalizaram 20 vezes contra apenas cinco do adversário. Porém, o bombardeio contra a meta do goleiro Gaúcho não foi o suficiente para o time conquistar sua primeira vitóra no campeonato nacional.

- Fizemos um primeiro tempo muito bom, mas não conseguimos converter. Finalizamos 12 vezes, mas oito para fora do gol. Não matamos o jogo e não podemos contar que uma equipe que é a atual campeã da Taça Brasil não vá voltar melhor para o segundo tempo - disse o técnico do São Paulo, Fernando Cabral.

Disputando simultaneamente a Liga Futsal e a Liga Paulista, a equipe tem feito uma média de três jogos por semana. Além da óbvia falta de tempo para treinar, o calendário apertado também impõe viagens desgastantes ao elenco tricolor. Este é um dos motivos apontados por Cabral do time não ter vencido ainda no campeonato nacional.

- Tivemos desfalques neste jogo e também teremos no próximo. Quando conseguimos algum tempo para treinar, realizamos apenas um recreativo, com trabalho tático e algumas finalizações, mas os atletas sentem dor, sentem o cansaço físico.

São Paulo x Erechim Liga Futsal tempo tec. (Foto: Rodrigo Mariano)Fernando Cabral em tempo técnico com os jogadores.  Contra o Erechim, paradas não melhoraram as finalizações da equipe (Foto: Rodrigo Mariano)

Após mais um empate, o Tricolor ocupa a penúltima colocação da Liga Futsal, com 4 pontos em oito partidas, sendo quatro empates e quatro derrotas. Na próxima rodada, o São Paulo/Suzano vai até o Paraná para encarar o Maringá, décimo terceiro colocado da Liga, na próxima sexta-feira, às 20h. Depois, ainda pega o São Bernardo, décimo sétimo (uma posição acima dos suzanenses) e o São Caetano, lanterna do torneio.

- A equipe se entrega 100% e já merece a vitória faz tempo. É ruim olhar a tabela e ver que estamos lá embaixo, mas é um campeonato longo e a vitória vai chegar. Agora teremos três adversários que considero confrontos diretos para tentarmos somar os pontos - concluiu Cabral.

O Tricolor, antes de viajar para enfrentar o Maringá, volta as suas atenções para a Liga Paulista. Nesta quarta-feira, o time vai a capital paulista encarar o Corinthians, no Ginásio Parque São Jorge, às 19h30.



Jadson cumpre meta e festeja vaga: 'Está sendo um ano maravilhoso'

Jadson coletiva São Paulo convocado (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Jadson comemora 'ano maravilhoso' com a camisa
do São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Em pouco mais de um ano, Jadson trocou a desconfiança no São Paulo pela seleção brasileira. Questionado nos primeiros meses no Tricolor, o jogador se firmou, virou referência de um time que ainda não se encontrou na temporada e, nesta terça-feira, teve o bom trabalho recompensado com a convocação para a Copa das Confederações.

– Está sendo um ano maravilhoso na minha carreira. Depois daquela desconfiança que cheguei aqui, as coisas melhoraram muito esse ano, todo mundo me elogiando e vendo meu futebol de verdade. Fiquei muito feliz e emocionado com meu nome na lista. A alegria é enorme de estar no grupo para uma competição dessa – afirmou.

Jadson chegou à Seleção pela primeira vez pelas mãos de Mano Menezes. O meio-campista, ainda jogador do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, disputou a Copa América de 2011. No entanto, entendeu que precisava de mais exposição para continuar sendo convocado. Com Felipão, foi chamado para os amistosos contra Chile e Bolívia.

– Quando saí do Shakhtar, minha vontade era mostrar meu futebol. Depois de conquistar títulos, meu objetivo era voltar à Seleção. Estou feliz com o reconhecimento – ressaltou o meio-campista, que esteve na Ucrânia no fim de semana para ser homenageado na Calçada da Fama do clube.

Estou feliz por estar entre os
23 e vou dar meu melhor"

Jadson

Tímido e de poucas palavras, Jadson prefere não fazer projeções sobre qual o time que Scolari mandará a campo na Copa das Confederações. A grande surpresa da lista foi a ausência de Ronaldinho Gaúcho, em grande fase no Atlético-MG.

– O grupo tem qualidade, todo mundo vai brigar pelo seu espaço. O Felipão já tem em mente quem vai começar jogando. Estou feliz por estar entre os 23 e vou dar meu melhor. Todo mundo sabe a qualidade do Ronaldinho, mas a decisão é do Felipão e temos de respeitar.

O armador, porém, não acredita que tem assegurada uma vaga na Seleção que disputará a Copa do Mundo em 2014.

– Falta muito tempo ainda. Quando temos essa oportunidade temos de dar nosso melhor para ganhar a confiança do treinador.



Felipão anuncia a lista sem Kaká e Ronaldinho; Bernard é a surpresa

Nem Ronaldinho Gaúcho, nem Kaká. O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira a lista dos 23 jogadores convocados para defender a Seleção na Copa das Confederações e deixou os dois campeões mundias de 2002 fora. A principal surpresa da relação é o meia-atacante Bernard, do Atlético-MG.

- Nós não somos um clube, um estado. Somos o Brasil. Convocamos de acordo com o que pretendemos para agora e para a Copa do Mundo, o que achamos o caminho certo para a Seleção. Independentemente de quem torce para A ou B, de quem for escolhido ou não, que nós possamos trabalhar juntos em junho pela nossa Seleção. É isso que eu peço a todos - disse Felipão antes do anúncio da lista.

INFO convocação brasil copa das confederações (Foto: Editoria de arte)

Outra ausência marcante é o volante Ramires, do Chelsea, que deu lugar a Luiz Gustavo, do Bayern. Os jogadores da Seleção vão se apresentar no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro. Nos dois primeiros dias de atividades, o grupo, que vai ficar hospedado no Hotel Sheraton, em São Conrado, vai realizar exames médicos de rotina. A partir daí, Felipão iniciará as atividades na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, também na Zona Sul.

- Acredito que esta seja a convocação mais importante da Seleção desde que chegamos à CBF. Estamos voltados exclusivamente para o preparo da Seleção. Nós vamos procurar seguir o calendário, que nos dá agora, inicialmente, a Copa das Confederações. Depois, a Copa do Mundo. Nós estamos voltados, com nosso trabalho, nossa atenção, totalmente à Seleção. É tempo de Seleção. Não é tempo de eleição. Razão pela qual, com maior respeito a todos, eu pediria humildemente que toda nossa atenção seja voltada à Seleção. Renovo a confiança no trabalho da comissão técnica, que ficará conosco até 2014. O trabalho tem a confiança da CBF. Eles têm total liberdade na convocação e na escalação da Seleção - disse o presidente da CBF, José Maria Marin.

No dia 2 de junho, a Seleção vai encarar a Inglaterra, no Maracanã, na abertura oficial do estádio para os torcedores brasileiros. No dia seguinte, a delegação embarcará para Goiânia para realizar a segunda parte da preparação. No dia 9, o último amistoso antes da estreia nas Confederações. O time canarinho terá a França pela frente, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

O Brasil está no Grupo A do torneio ao lado de Japão, Itália e México. A estreia da Seleção de Felipão na Copa das Confederações será no dia 15 de junho, contra os japoneses, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Quatro dias depois, o rival será a equipe mexicana, em Fortaleza. No dia 22, o time nacional terá os italianos pela frente, na Fonte Nova, em Salvador.

- Tive algumas dificuldades em razão que tinham muitos outros bons jogadores que poderiam estar na lista, mas de acordo com alguns critérios que envolve a participação de grupo estes são os escolhidos - afirmou Felipão.

felipão luiz felipe scolari convocação coletiva seleção brasileira (Foto: André Durão)Felipão anuncia a lista dos convocados em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: André Durão)



Antes de assinar, meia Roni faz primeiro treino no São Paulo

Roni São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Roni já participou dos trabalhos no CT de Cotia,
nesta terça-feira (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

O meia-atacante Roni realizou nesta terça-feira pela manhã, no CT de Cotia, o primeiro treino como jogador de São Paulo. O armador tem tudo acertado com o Tricolor, mas ainda não assinou contrato. A tendência é de que seja apresentado à imprensa na quarta.  O ex-jogador do Mogi Mirim participou de um trabalho físico com o restante do elenco que se preparada para a disputa do Brasileirão. À tarde, Ney Franco comandará a primeira atividade com bola para dar início à montagem da equipe que enfrenta a Ponte Preta, dia 26, em Campinas.

O Tricolor espera anunciar também nesta semana a contratação de outro jogador do Mogi Mirim. Além de Roni, o clube entrou em acordo com o lateral-direito Caramelo. O defensor ainda não participou de nenhuma atividade com o grupo, mas é já considerado atleta do clube.

O elenco, aliás, ganhou ainda outros quatro atletas vindos das categorias de base. Os zagueiros Lucas Cavalcante e Diego, o volante Allan e o meia-atacante Lucas Evangelista. Todos estiveram no trabalho no gramado

O São Paulo vem investindo em reforços que se destacaram no Paulistão. Outro que até estreou diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte, pela Taça Libertadores, é o atacante Silvinho, que disputou o estadual pelo Penapolense, clube eliminado pelo Tricolor nas quartas de final.

A diretoria ainda busca outros jogadores. O alvo agora é o mercado internacional. O volante Felipe Melo, que está pertence ao Juventus, da Itália, surge como um dos nomes preferidos.



Após eliminações, Ney não crê em aposentadoria antecipada de Ceni

Rogerio Ceni, Atlético-MG x São Paulo (Foto: Alisson Gontijo/Agência Estado)Rogério Ceni tem contrato com o São Paulo até 31
de dezembro (Foto: Alisson Gontijo/Agência Estado)

A má campanha do São Paulo no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores alimentou nos últimos dias a especulação de que Rogério Ceni poderia se aposentar antes do fim do contrato – em 31 de dezembro de 2013. Para o técnico Ney Franco, porém, o goleiro continuará em ação e em condições de suportar o restante da temporada.

- O Rogério é um caso atípico, já conquistou muitos títulos e é muito respeitado no clube e pelo torcedor. Ele tem condições de jogar até o final do ano. Creio que possui capacidade técnica e física para suportar isso. Pelo que o jogador tem demonstrado internamente, vai passar por esse processo e estará à disposição.

Após a goleada por 4 a 1 para o Atlético-MG e a queda nas oitavas de final da Libertadores, Ceni não quis falar sobre o futuro. O goleiro disse, ainda no estádio Independência, em Belo Horizonte, que não faria projeções das decisões que poderia tomar nos próximos meses.

O Rogério é um caso atípico, já conquistou muitos títulos e é muito respeitado no clube e pelo torcedor"

Ney Franco, técnico do São Paulo

Desde o ano passado, o capitão tricolor vem cogitando pendurar as chuteiras no fim de 2013. No entanto, nas últimas semanas, circulou pelo Morumbi a possibilidade de ele antecipar a aposentadoria, principalmente por causa do mau momento da equipe, eliminada em duas competições e também distante de conquistar títulos no segundo semestre.

Estaria pesando também a dificuldade em se recuperar de um problema no pé direito, sofrido no clássico contra o Corinthians, ainda pela primeira fase do estadual. Ceni vem atuando com muitas dores e precisando de tratamento intensivo para ter condições de ir a campo. Apesar disso, ele deve ser titular contra a Ponte Preta, dia 26, em Campinas, pela estreia no Brasileirão.

Para a vaga dele, o técnico Ney Franco conta com Denis e os garotos Léo e Jairo, o último promovido recentemente da base. Em junho, o elenco ganhará Renan Ribeiro, do Atlético-MG. O jogador tem um pré-contrato com o Tricolor e se apresentará assim que o vínculo com o Galo acabar.



Mantido pela direção, Ney crê em melhora: ‘Eu me sinto mais forte’

As duas semanas de treinos em Cotia serão também um período para o técnico Ney Franco se reinventar no São Paulo. Ameaçado de demissão por causa dos fracassos no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores, o treinador suportou a pressão e foi mantido pela diretoria. Agora, com o Brasileirão como a grande meta para 2013, o técnico acredita estar fortalecido após o período de turbulência.

Ney Franco Jadson treino São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ney Franco se sente mais fortalecido após permanecer no clube (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

- Eu me sinto mais forte, revigorado. A conversa com os atletas foi muito boa. Acho que estamos no caminho certo. Em alguns momentos, acontecem coisas interessantes e, quando você troca o técnico, isso se perde. Já passei por situações difíceis e agora conheço mais o elenco. A tendência é evoluir em todos os sentidos. Estamos apostando nisso - afirmou.

A pressão sobre o treinador era bastante forte. O título da Copa Sul-Americana e a simbólica conquista do segundo turno do Brasileirão no ano passado foram esquecidos. O técnico passou a ser questionado pelo baixo rendimento do time, principalmente na Libertadores, mas teve o aval da direção para ficar, mesmo depois da goleada sofrida diante do Atlético-MG, por 4 a 1, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores.

- Eu sempre me coloquei muito à vontade em relação ao comando do São Paulo. Sabemos que é difícil mudar essa cultura de troca de treinadores. O Muricy é cobrado no Santos, o Tite viveu uma situação assim há dois anos, agora tem o Gilson (Kleina, no Palmeiras). Espero ter capacidade para atender a essa decisão (não demiti-lo) da diretoria - ressaltou.

Ney luta também para ter o elenco nas mãos novamente. Os quatro primeiros meses do ano foram de turbulência. Lúcio, Ganso e Fabrício mostraram descontentamento ao serem substituídos durante os jogos, externando uma relação ruim com a comissão técnica. No ano passado, Rogério Ceni já havia batido de frente com algumas decisões.

Para que as arestas fossem aparadas, o Tricolor decidiu concentrar o elenco no CT de Cotia até a estreia no Brasileirão. Serão duas semanas de treinamentos e de uma tentativa de melhorar o ambiente. A primeira partida no torneio está marcada para o dia 26 de maio, contra a Ponte Preta, em Campinas.



Com Marin de jurado, musa do Guarani é eleita a Gata do Paulistão

Amanda Sati, Gata do Guarani (Foto: Rubens Scheid)Amanda Sati foi eleita a gata do Paulistão
(Foto: Rubens Scheid)

Se dentro de campo o Guarani tem deixado a desejar - foi rebaixado para a Série C do Brasileiro e para a A2 do Paulista, fora das quatro linhas a torcida bugrina ganhou um motivo para comemorar, na noite desta segunda-feira. Em evento realizado na sede da Federação Paulista de Futebol, Amanda Sati, musa do time verde de Campinas, foi anunciada a vencedora do concurso Gata do Paulistão 2013.

No corpo de jurados esteve presente o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin. Também prestigiaram o evento o mandatário da FPF, Marco Polo Del Nero, e o presidente do Palmeiras, Paulo Nobre.

Aos 22 anos, Amanda também leva para casa um prêmio de R$ 10 mil. Torcedora do São Bernardo, Nathália Abreu, a segunda colocada, ganha R$ 5 mil, enquanto a terceira, Thais Belmonte, representante do Linense, embolsa R$ 3 mil. Além disso, o concurso elegeu Suellen de Andrade, do Palmeiras, a Miss Simpatia, que recebe R$ 2 mil.

Ao todo, foram 20 candidatas, cada uma representando um dos times que disputaram a primeira divisão do Campeonato Paulista deste ano. Elas foram julgadas em cinco quesitos: estética, elegância, graciosidade, desembaraço e desenvoltura.

Esta foi a quinta edição do concurso e, pela primeira vez, só puderam participar concorrentes que nasceram na mesma cidade do clube para o qual torcem. O Bragantino venceu os dois últimos anos, com Lorena Bueri e Caroline Sautchuk. O Corinthians, com Fernanda Passos, e o Botafogo-SP, com Jéssica Carvalho, levaram o prêmio nas outras vezes.

*Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez

Gata Paulistão 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)As concorrentes ao prêmio Gata do Paulistão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



São Paulo/Suzano sai na frente mas cede o empate para o Erechim

São Paulo x Erechim Liga Futsal 2 (Foto: Rodrigo Mariano)Wagninho anotou o primeiro gol do Tricolor
(Foto: Rodrigo Mariano)

Não foi desta vez que o São Paulo/Suzano conquistou sua primeira vitória na Liga Futsal. Jogando no ginásio Professor Roberto David, em Suzano, o Tricolor até saiu na frente do placar contra o Erechim, com gol do pivô Wagninho, mas os visitantes souberam controlar os nervos para empatar a partida em 2 a 2.

Após serem dominados em toda a primeira etapa, os gaúchos voltaram para o segundo tempo melhores em quadra e, após ameaçar por várias vezes a meta do goleiro Pezão, conseguiram virar a partida.  De tanto pressionar, o São Paulo chegou ao empate em pênalti convertido pelo ala Guerra. No final da partida o Tricolor ainda tentou chegar a vitória, mas foi infeliz nos ataques e mais uma vez não conseguiu vencer.

O Tricolor volta as quadras na próxima sexta-feira, quando encara o Maringá, fora de casa, a partir das 20h. Já o Erechim joga um dia depois, as 19h de sábado, contra o Marechal Rondon, em casa.

Domínio tricolor e castigo no fim da etapa

Jogando em casa e buscando sua primeira vitória na Liga Futsal, o São Paulo começou a partida tomando a inciativa no ataque. Logo aos 3 minutos, depois de assustar por duas vezes o goleiro do Erechim, o pivô Wagninho aproveitou uma bola que sobrou na área para estufar a rede a abrir o placar para o Tricolor. Com o gol, os suzanenses continuaram pressionando e não eram ameaçados. Os visitantes tentaram adiantar a marcação, mas a rotação sãopaulina facilitava a saída de bola.

Na última metade da primeira etapa, os donos da casa passaram a marcar meia-quadra, mas ainda assim eram mais perigosos. O Erechim só chegava nos contra-ataques, que logo eram parados pela bem postada defesa tricolor. Restando menos de 2 minutos para o fim do primeiro tempo, na única saída de bola errada do São Paulo, Zico aproveitou a sobra para empatar o marcador e a partida foi para o intervalo em 1 a 1.

São Paulo x Erechim Liga Futsal (Foto: Rodrigo Mariano)Fernando Cabral, técnico do São Paulo, acompanha ataque do Erechim (Foto: Rodrigo Mariano)

Jogo muda no segundo tempo

O segundo período começou mais equilibrado, com os dois times procurando o ataque, mas o Erechim era mais perigoso. Em duas oportunidades o São Paulo foi salvo pelo goleiro Pezão. O volume de jogo dos visitantes assustou os donos da casa, que seguiam sendo salvos por Pezão. Porém, quando Jones chegou cara a cara, o goleiro nada pode fazer. 2 a 1 Erechim, de virada. Com a dianteira do placar a equipe gaúcha se fechou na defesa para explorar os contra-ataques.

São Paulo x Erechim Liga Futsal 3 (Foto: Rodrigo Mariano)Camisa 9, Jones marcou o segundo do Erechim
(Foto: Rodrigo Mariano)

O São Paulo/Suzano pressionava em busca do empate, mas a firme defesa dos visitantes não deixava a bola chegar na meta do arqueiro Gaúcho. Cada bola dividida era comemorada como se fosse um gol pelo Erechim. Na metade final da partida, só o São Paulo atacava. O ala Guerra foi jogar de goleiro-linha e, de tanto insistir, o Tricolor achou um pênalti, após Bagatini colocar a mão na bola. Na cobrança, o próprio Guerra bateu firme e empatou a partida. Com o placar empatado em 2 a 2, as duas equipes procuravam o ataque e a partida ficou emocionante.

No final do jogo o São Paulo ficou quase que todo o tempo no ataque e em diversas oportunidades teve a chance de marcar o terceiro gol, mas a marcação do Erechim seguia firme e bem postada. Os visitantes só levavam perigo no contra-ataque em velocidade, mas o ímpeto são-paulino empurrava o adversário para a defesa. Porém, a pressão tricolor não surtiu efeito e a partida terminou empatada em 2 a 2.