sexta-feira, 29 de março de 2013

Com todo elenco à disposição, São Paulo acirra briga por vagas na equipe

ney franco são paulo (Foto: Daniel Guimarães/Frame/Agência Estado)Ney Franco pode escolher quem quiser para clássico
(Foto: Daniel Guimarães/Frame/Agência Estado)

Ney Franco não poderá reclamar da falta de opções para escalar o São Paulo que fará o clássico contra o Corinthians, neste domingo, às 16h, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. Pela primeira vez desde o início da temporada, o treinador contará com todos os jogadores à disposição para, enfim, encontrar o time ideal que provavelmente será usado também na Taça Libertadores.

Paulo Miranda foi o último a deixar o departamento médico após operar o joelho esquerdo. Apenas o atacante Negueba segue em tratamento no joelho direito, mas sequer chegou a sonhar em atuar – se machucou logo no segundo dia de treinos no ano e passou por uma cirurgia.

Apenas quatro atletas são considerados titulares absolutos e não brigam por posições: o goleiro Rogério Ceni, o meia Jadson, o atacante Osvaldo e o centroavante Luis Fabiano. Independentemente de qual seja o esquema tático escolhido, o 4-2-3-1 ou o 4-4-2, o quarteto tem toda a preferência na disputa pelas vagas.

As batalhas pelos lugares são intensas já na defesa. Na lateral direita, o zagueiro Paulo Miranda é o preferido do treinador desde o ano passado, mas o volante Rodrigo Caio teve boas exibições improvisado na função e recebeu elogios. Douglas, originário da posição, corre por fora depois de alternar altos e baixos nas primeiras partidas. Lucas Farias, de 18 anos, faz parte do elenco.

Rogério Ceni São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Ceni é um dos quatro titulares absolutos do São
Paulo de Ney Franco (Foto: Marcos Ribolli)

Pela lateral esquerda, a concorrência é semelhante. Cortez fechou 2012 em alta, porém, caiu gradativamente de produção e passou a ser muito ameaçado por Carleto. Depois de regressar do empréstimo ao Fluminense, o jogador fez bons jogos recentemente e dificilmente sairá. O grupo ainda conta com o garoto Henrique Miranda.

Já na zaga, Ney Franco vem utilizando neste momento os jogadores que começaram 2013 na reserva. Rafael Toloi e Edson Silva ganharam a confiança dele e superaram Lúcio e Rhodolfo, criticados. Mesmo assim, a boa atuação dos dois últimos na vitória sobre o Paulista, em Jundiaí, voltou a acirrar a briga. Luiz Eduardo e João Filipe são a quinta e sexta opções.

Os volantes apresentam uma alternância de posições. Denilson pode atuar como o primeiro marcador, função semelhante a que Wellington e Rodrigo Caio fazem, ou ser posicionado mais adiantado, como no ano passado. Assim, passaria a disputar lugar com Fabrício e até com o meia Maicon, recuado para esse posto nas últimas partidas.

Caso o São Paulo continue escalado no esquema 4-4-2 e não seja usado como volante, o mesmo Maicon surge como o reserva imediato de Jadson e Ganso na armação. Se Ney optar pelo 4-2-3-1, ele e Paulo Henrique passam a ser suplentes de Jadson, um dos destaques do time até o momento. Outro que tem características parecidas para atuar no setor de criação é o argentino Marcelo Cañete.

O gringo tenta buscar seu espaço também no ataque, principalmente atuando pelo lado direito. Wallyson, um dos últimos a ficar à disposição após se recuperar de cirurgia no tornozelo esquerdo, é outro. Ambos estão abaixo de Osvaldo, último tricolor a ser convocado para a seleção brasileira. Para a vaga de centroavante, Luis Fabiano é absoluto, mas tem Aloísio como sua “sombra” para a temporada, além do garoto Ademilson.

Ney Franco busca um time ideal desde janeiro. Sem Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain, o treinador encontrou problemas para sustentar a estratégia vitoriosa na Copa Sul-Americana e precisou mudar. Alternativas não lhe faltam para nesse momento.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Confira os resultados de quinta-feira em 16 campeonatos estaduais

28/03/2013 23h38 - Atualizado em 28/03/2013 23h38

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

CAMPEONATO PAULISTA 2013 (PRIMEIRA FASE - 15ª RODADA)
São Bernardo 2 x 2 Atlético Sorocaba CRÔNICA
Santos 2 x 2 Mogi Mirim CRÔNICA / VÍDEO
  Oeste 2 x 2 Guarani CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3 2013 (PRIMEIRA FASE - 15ª RODADA)
Inter de Limeira 2 x 2 Francana CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CARIOCA 2013 (TAÇA RIO - 3ª RODADA)
Duque de Caxias 1 x 3 Resende CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (PRIMEIRA FASE - 8ª RODADA)
Uberaba 0 x 1 Mamoré CRÔNICA
Uberlândia 1 x 1 Patrocinense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO GAÚCHO 2013 (TAÇA FARROUPILHA - 4ª RODADA)
Caxias 0 x 0 Lajeadense CRÔNICA
Canoas 2 x 0 Santa Cruz-RS  
Grêmio 1 x 2 Cruzeiro-RS CRÔNICA / VÍDEO
   VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO GAÚCHO SEGUNDA DIVISÃO 2013 (PRIMEIRO TURNO - 3ª RODADA)
Glória 2 x 1 Aimoré  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARANAENSE 2013 (SEGUNDO TURNO - 6ª RODADA)
Paraná 1 x 1 Operário-PR CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CATARINENSE 2013 (SEGUNDO TURNO - 5ª RODADA)
Criciúma 8 x 0 Juventus-SC CRÔNICA / VÍDEO
Avaí 2 x 0 Guarani de Palhoça CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (SEGUNDA FASE - 7ª RODADA)
Tiradentes 3 x 1 Guarany de Sobral CRÔNICA
Fortaleza 1 x 2 Guarani de Juazeiro CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARAIBANO 2013 (SEGUNDO TURNO - 2ª RODADA)
Campinense 3 x 0 Nacional de Patos CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato brasiliense 2013 (TAÇA MANÉ GARRINCHA - 2ª RODADA)
Capital 3 x 2 Brazlândia CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato mato-grossense 2013 (PRIMEIRA FASE - 16ª RODADA)
Cuiabá 2 x 0 Rondonópolis CRÔNICA
Vila Aurora 0 x 2 Cacerense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato paraense 2013 (TAÇA ESTADO DO PARÁ - 7ª RODADA)
Paragominas 3 x 2 Tuna Luso  
Remo 1 x 0 Águia CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Obs: Paragominas, Paysandu, Remo e Tuna Luso estão na semifinal da Taça Estado do Pará.
campeonato maranhense 2013 (PRIMEIRO TURNO - FINAL - JOGO DE IDA)
Bacabal 3 x 3 Imperatriz CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato acreano 2013 (PRIMEIRA FASE - 10ª RODADA)
Andirá 1 x 5 Juventus-AC CRÔNICA
Rio Branco-AC 1 x 1 Atlético Acreano  
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato rondoniense 2013 (PRIMEIRA FASE - 4ª RODADA)
Vilhena 0 x 0 Ariquemes  
Ji-Paraná 1 x 1 Pimentense CRÔNICA
Espigão 1 x 0 Rolim de Moura CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Paulo Miranda elogia 'rival' e deixa decisão sobre vaga para Ney Franco

Paulo Miranda no treino do São Paulo (Foto: VIPCOMM)Paulo Miranda é opção para a lateral direita no
clássico de domingo (Foto: VIPCOMM)

Ney Franco nunca escondeu que Paulo Miranda é seu preferido para ocupar a lateral direita. Recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, o jogador voltou a atuar contra o Paulista e tem chances de ser mantido no clássico diante do Corinthians, domingo, às 16h, no Morumbi, pelo estadual. A possibilidade só não é maior ainda graças às boas exibições do garoto Rodrigo Caio.

– Eu voltei bem, mas isso (quem vai jogar) é com o professor. O Rodrigo vinha jogando bem. Cabe ao treinador decidir – afirmou o Paulo Miranda.

Com o zagueiro fora desde a estreia na fase de grupos da Libertadores e Douglas em baixa Ney Franco só solucionou os problemas da lateral direita quando improvisou o volante Rodrigo Caio. O garoto, de apenas 19 anos, deu segurança ao setor e ainda marcou o gol da vitória sobre o São Bernardo, no ABC, ganhando ainda mais moral.

Eu voltei bem, mas isso (quem vai jogar) é com o professor. O Rodrigo vinha jogando bem"

Paulo Miranda

– Fiquei feliz por ele. Eu via a dedicação dele nos treinamentos e espero que possa continuar trabalhando forte. Quando o Ney precisar, ele vai poder continuar correspondendo – afirmou o zagueiro.

O treinador, aliás, faz mistério sobre quem escalar. Não só na lateral. O comandante pretende levar até minutos antes do clássico a dúvida sobre qual será a formação inicial do São Paulo. A tendência é de que o time se repita na quinta-feira seguinte, diante do Strongest, na Bolívia, pela Libertadores.

Paulo Miranda garante estar totalmente recuperado do problema que o afastou dos gramados por praticamente um mês. Mesmo assim, confia na força do grupo caso não suporte o ritmo do clássico.

- Estou pronto para jogar quando o treinador precisar. Se eu não aguentar os 90 minutos, temos jogadores capazes de atuar na mesma função com qualidade.



Novato na Seleção, Osvaldo revela trote: 'Deu uma suadeira brava'

Apesar de não ter sido utilizado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o atacante Osvaldo voltou ao São Paulo com muitas histórias para contar sobre os dias que passou com a seleção brasileira. Convocado pela primeira vez, o jogador do São Paulo foi submetido ao tradicional trote dos novatos.

A brincadeira, comandada pelo lateral-esquerdo Marcelo e o zagueiro David Luiz, consistia em subir em uma cadeira durante o jantar para se apresentar ao grupo, agradecer ao treinador pela oportunidade e cantar uma música. O atacante Diego Costa, do Atlético de Madri também participou.

– Deu uma ‘suadeira’ brava. Subi na cadeira e, enquanto não falei o nome do Felipão, eles não sossegaram. Depois, contei piada e cantei uma música do Thalles Roberto (cantor gospel). Foi uma coisa boa, deu para desenrolar bem (risos) – afirmou.

Osvaldo treino do São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Após passagem pela Seleção, Osvaldo voltou aos treinos no São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Faltou apenas matar a vontade de atuar pela primeira vez com a camisa do Brasil. Osvaldo não foi aproveitado no empate contra a Itália, na Suíça, e tinha esperanças de entrar no decorrer da partida diante da Rússia, na Inglaterra, o que não aconteceu.

Agora, ele vive a expectativa de ser chamado novamente pelo treinador no amistoso contra a Bolívia, dia 6 de abril, em Santa Cruz de la Sierra. As chances dele são grandes, já que apenas atletas que atuam no Brasil farão parte da relação. Dois dias antes, ele atuará com o São Paulo frente ao Strongest, em La Paz, pela Libertadores.

– O Felipão disse que ainda tinha dúvidas em algumas posições. Foi um grande passo. As partidas que fiz no São Paulo me levaram para a Seleção. Claro que tenho vontade de jogar, mas não deu, faz parte do futebol. Vou continuar trabalhando para ser lembrado. Foi importante conviver com grandes astros.



São Caetano vence Suzano/São Paulo em casa nesta quinta-feira

Suzano/São Paulo joga em casa no Ginásio Roberto David (Foto: Thiago Fidelix)Suzano/São Paulo perde para o São Caetano
fora de casa (Foto: Thiago Fidelix)

O Suzano/São Paulo foi derrotado pelo São Caetano por 3 a 1. A partida válida pela Liga Paulista de Futsal foi realizada nesta quinta-feira, no Ginásio Joaquim Cambaúva Rabello, no ABC. O tricolor começou o jogo com a vantagem no placar, com o gol do artilheiro do time Guerra (com sete gols na competição), aos 13 minutos de jogo.

Os visitantes permaneceram com a vantagem por quase todo o primeiro tempo. Restando 17 segundos para o fim do tempo regulamentar, Caio, do São Caetano, empatou a partida.

Na segunda metade do jogo, os donos da casa foram mais eficientes no ataque. Caio virou a partida para o São Caetano. Suzano/São Paulo ainda buscava o empate, mas os donos da casa liquidaram o jogo no minuto final, com o gol de Douglas.

O tricolor tem nove pontos na competição. O time jogou oito partidas no estadual, com uma campanha de duas vitórias, três empates e três derrotas. O São Caetano tem o mesmo número de partidas, mas com o resultado do jogo a equipe ultrapassou o Suzano/São Paulo na tabela, que agora tem 10 pontos. Os donos da casa conquistaram duas vitórias, quatro empates e duas derrotas.

O próximo jogo do São Caetano é contra o São José nesta segunda-feira, às 16h15, no Ginásio Parque São Jorge. O Suzano/São Paulo recebe o Araçariguama nesta terça-feira, às 19h, no Ginásio Roberto David.



Ney faz tático com poupados e dá pistas sobre equipe do clássico

Ney Franco quer levar até domingo a dúvida sobre a escalação do São Paulo para o clássico contra o Corinthians, às 16h, no Morumbi, pelo estadual. Mas, no que depender do treino desta quinta-feira à tarde, no CT da Barra Funda, o técnico deve escalar a equipe que foi preservada na vitória por 2 a 0 sobre o Paulista, quarta, no Jayme Cintra.

O comandante realizou uma atividade tática em campo reduzido com dez atletas, mantendo a formação que recebeu muitos elogios dele nos triunfos contra São Bernardo (2 a 1) e Bragantino (2 a 0). Os únicos ausentes foram o goleiro Rogério Ceni e o atacante Luis Fabiano, utilizados em Jundiaí. Os demais ficaram na academia.

Osvaldo treino do São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Ney faz tático no São Paulo nesta quinta-feira (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

O treinador deu ênfase às trocas de passes partindo da defesa, sobretudo com os volantes. Rodrigo Caio, Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto estiveram mais atrás, com Denilson e Maicon no meio. Jadson e Ganso formaram o setor de criação, com Osvaldo, que voltou da seleção brasileira, no ataque. O goleiro Léo foi escalado no lugar do capitão.

Ney não quer revelar a escalação com antecipação para não dar armas a Tite. O técnico, porém, ficou muito satisfeito com as exibições nessa formação, principalmente pela maior posse de bola que a equipe passou a ter. Ele cogita levar o mesmo sistema para o duelo frente ao Strongest, quinta-feira, na Bolívia, pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores.

Alguns jogadores utilizados contra o Paulista correm por fora na briga pelas vagas. É o caso do zagueiro Paulo Miranda, improvisado como lateral-direito. O jogador sempre foi considerado titular da posição pelo técnico, mas precisou operar o joelho esquerdo e só voltou nesta semana. Ele disputa o lugar com o volante Rodrigo Caio, outro bastante exaltado pelas últimas exibições.

O mesmo acontece do lado esquerdo. Carleto entrou e teve bons jogos, ameaçando o lugar de Cortez, que foi apenas regular em Jundiaí. Outra possibilidade é reforçar a marcação no meio de campo. Caso opte por isso, Ney Franco pode dar nova oportunidade a Wellington, titular no início do ano, mas que caiu muito de rendimento.

- O Ney ainda não passou nada, não conversamos com ele. Independentemente disso, o time que começar jogando tem tudo para conseguir um bom resultado – afirmou Paulo Miranda.