sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Casemiro, Paulo Assunção e Edson Silva: opções para a vaga de Toloi

Com apenas um dia para treinar a equipe que irá enfrentar o Grêmio, domingo, no estádio do Morumbi, o técnico Ney Franco tem um problema no sistema defensivo que, após levar um gol em três jogos, voltou a falhar e foi o destaque negativo na derrota por 2 a 1 para o Fluminense. O zagueiro Rafael Toloi levou o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão automática. O problema está em definir o substituto.

jadson São Paulo (Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/Agência Estado)Edson Silva, Casemiro e Paulo Assunção, as opções de Ney Franco (Montagem: globoesporte.com)

Se quiser manter o esquema 3-5-2, que vem sendo utilizado nas últimas partidas, o treinador tem duas alternativas: usar o zagueiro Edson Silva, que é o substituto imediato dos titulares, ou então improvisar o volante Casemiro. Mesmo sem viver bom momento na temporada, o jogador foi utilizado nessa posição pelo treinador na seleção brasileira sub-20 durante o Mundial disputado na Colômbia, em 2011. Durante a semana, em coletivo realizado no CT da Barra Funda, Casemiro trabalhou na equipe reserva nessa posição.

Outra possibilidade seria modificar o esquema. Ney Franco tem como preferência a formação tradicional, o 4-4-2. O problema é que, como o time não contava com nenhum volante específico de marcação, ele resolveu usar os três beques para dar mais segurança defensiva. A situação mudou agora com a chegada de Paulo Assunção, contratado no último dia da janela de transferências. O meio-campista fez sua estreia no segundo tempo da partida contra o Fluminense.

– Ninguém gosta de perder na estreia, mas fiquei feliz por ser meu primeiro jogo. O time jogou bem e merecia outro resultado. Foi minha volta depois de tanto tempo fora do país. Estou preparado para jogar, depende só do treinador. Independente de quem for jogar, precisamos de uma vitória porque podemos entrar no G-4 – ressaltou o meio-campista. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Vagner Love encerra jejum de gols e do Fla na seleção do Cartola FC

O triunfo do Flamengo sobre o Figueirense fora de casa ficou marcado por reencontros: o do Rubro-Negro com as vitórias após quatro partidas; o de Vagner Love com os gols depois de oito jogos; e o de jogaodores do Fla com a Seleção do Cartola FC, algo que não acontecia desde a sétima rodada. De quebra, o atacante do time carioca ainda foi o maior pontuador do meio de semana, com 17,30. Junto com ele, o zagueiro Marcos González (11,30) e o técnico Dorival Júnior (7,00) integram o time dos melhores.

Santos, Vasco e Atlético-MG emplacaram, cada um, dois jogadores na seleção da rodada. Do time mineiro, Réver e Marcos Rocha tem tido uma sequência de boas pontuações. O zagueiro, que marcou um gol e ainda conseguiu três roubadas de bola marcou 16,90 pontos, enquanto o lateral foi o grande ladrão de bolas, com seis, e pontuou 13,70.

Entre os maiores pontuadores estão também dois goleiros: Edson Bastos, da Ponte Preta, e Gideão, do Náutico, tiveram performances idênticas. Ambos fizeram três defesas difíceis e não sofreram gols, marcando 14,00 pontos.

Vermelhos e gols sofridos

Os goleiros Magrão (Sport), Jefferson (Botafogo) e Aranha (Santos) ficaram entre os que menos pontuaram na rodada. Sem fazerem defesas difíceis, os três paredões sofreram ainda dois gols cada um, com uma pontuação de -4,00. O santista ainda errou dois passes e, por conta disso, perdeu outros 0,60, totalizando -4,60.

A 15ª rodada ainda ficou marcada pelo alto número de cartões vermelhos - foram cinco ao todo. Com isso, três dos expulsos emplacam os piores do meio de semana no Cartola FC. Diego Ivo (Sport) fez - 5,00, Élber (Cruzeiro) pontuou -5,50 e Anderson Conceição (Figueirense), com a expulsão e as duas faltas cometidas somou -6,00.

Vale lembrar que a seleção do Cartola FC não tem relação com o Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM elegem a seleção da rodada.

Na Liga Nacional, o maior pontuador da rodada foi "Valência Lt xv", do cartoleiro Emerson. Ele fez 117.06 pontos. O "RUUIM MADRID F.C" foi o segundo, com 114.59. O líder geral da Liga Nacional até a 15ª rodada é o "BaKa 10 F.C", do cartola Alexandre Araújo, com 1140.04 pontos.

Segue abaixo o quadro da seleção da 15ª rodada do Cartola FC, que custa C$ 165.34 e fez 152.40 pontos.

JOGADOR PREÇO PONTUAÇÃO
Gideão (Náutico) /
Edson Bastos (Ponte Preta)
C$ 7.26
C$ 7.84
14.00
Marcos Rocha (Atlético-MG) C$ 15.75 13.70
William Matheus (Vasco) C$ 5.53 11.00
Réver (Atlético-MG) C$ 20.82 16.90
Marcos Gonzélez (Flamengo) C$ 10.60 11.30
Paulinho (Corinthians) C$ 19.30 12.70
Andrezinho (Botafogo) C$ 12.55 12.40
Juninho Pernambucano (Vasco) C$ 19.46 11.70
Felipe Anderson (Santos) C$ 8.56 11.00
Vagner Love (Flamengo) C$ 24.80 17.30
Victor Andreade (Santos) C$ 4.66 13.40
Dorival Junior (Flamengo) C$ 16.05 7.00


CBF anuncia que Sul-Americana de 2013 pode ter times da Série B

A CBF anunciou mudanças no critério de classificação para a Copa Sul-Americana de 2013. O motivo das alterações é o novo formato da Copa do Brasil, que terá 86 clubes, incluindo os participantes da Copa Libertadores. O resultado é que na edição de 2013 da Sul-Americana poderemos ter participantes da Série B do Campeonato Brasileiro.

Como a quarta fase da Copa do Brasil coincidirá com o início da Copa Sul-Americana, a solução encontrada pela CBF é a de completar as vagas da competição internacional com os clubes melhores colocados na Série A, caso os oito que teriam direito ainda estejam na Copa do Brasil, quando a Sul-Americana iniciar.

Na hipótese das oito vagas não serem preenchidas por clubes que fiquem no máximo na 16ª colocação na Série A de 2012, os quatro primeiros da Série B passam a ter direito de disputar a Copa Sul-Americana. Caso estejam na quarta fase da Copa do Brasil, os rebaixados da Série A de 2012 entram na Sul-Americana.

Vale lembrar que os clubes participantes da Libertadores de 2013 estão automaticamente classificados para a quarta fase da Copa do Brasil.

Confira o comunicado da CBF na íntegra:

ofício da CBF (Foto: Reprodução)Primeira parte do ofício da CBF com mudanças nos critérios para a Sul-Americana (Foto: Reprodução)

ofício da CBF (Foto: Reprodução)Segunda parte ofício da CBF com mudanças nos critérios para a Sul-Americana (Foto: Reprodução)



Nei, Jadson, Forlán e Fred... Veja as dicas do Programa do Cartola#16

A 16ª edição do Programa do Cartola FC SporTV recebeu um craque. Djalminha, astro do showbol e ex-jogador com passagens de sucesso no Flamengo, Palmeiras e La Coruña, veio até o estúdio junto com o repórter Rafael Cavalieri, do Globoesporte.com. Coube a eles analisar os jogos dessa rodada difícil e dar alguns palpites para orientar os cartoleiros que participam do Fantasy Game do Campeonato Brasileiro. Você pode conferir todas as dicas e o time que eles escalaram assistindo o vídeo ao lado.

Rodada dura

Depois de uma rodada complicada, em que Inter e Corinthians não corresponderam às expectativas dos apostadores, uma nova leva de confrontos complicados surge na 16ª rodada. Djalminha aposta no Santos que enfrenta o Atlético Goianiense na Vila Belmiro, enquanto Rafael leva fé no Internacional que tem nova chance de vencer jogando no Beira-Rio.

- Essa rodada está bastante complicada - analisou Djalminha.

Daniel Cardoso; Djalminha e Rafael Cavalieri - Programa do Cartola (Foto: Divulgação / Sportv.com)Daniel Cardoso recebeu Djalminha e Rafael Cavalieri no Programa do Cartola com dicas para a 16ª rodada do Brasileirão. (Foto: Divulgação / Sportv.com)

Tem que tá

Mas como craque acredita em craque, Djalminha crê no uruguaio Forlán, atacante do Internacional.

- Ele não desencantou ainda, tá na hora de fazer gol, jogando em casa é o momento bom para ele ficar de bem com a torcida - conta Djalma.

Já Rafael Cavalieri aposta no potencial do meio-campista são paulino Jádson.

- Eu vou de Jádson, não é um jogo fácil contra o Grêmio, mas na derrota para o Fluminense, foi ele que deu a assistência para o gol do Cícero. Ele bate, falta e pênalti, é um bom momento para ele pontuar bem - confia Cavalieri.

Não tem que tá

Na hora de apontar aquele jogador que não deve ser escalado, Rafael diz que não coloca suas fichas no goleiro da Ponte Preta.

- Não colocaria o Edson Bastos, goleiro da Macaca, justamente por que estamos confiando no Inter e no Forlán, para a minha aposta dar certo ele tem que pontuar mal - explica Cavalieri.

Já Djalminha preferiu fugir do sistema defensivo do Figueirense, que acumula sete derrotas consecutivas.

- Nada contra o jogador, mas não escalo o Fred, zagueiro do Figueira. O time vem levando gols, como o Fred é zagueiro não vou escalá-lo no meu time - explica Djalma.

Bom e Barato

Na hora de dar aquela dica de custo-benefício, as dicas para os cartoleiros com a conta no vermelho vem em boa hora. Enquanto Cavalieri aposta no atacante do São Paulo Ademílson, custando apenas 2,85 cartoletas, Djalminha vai no atacante colorado Jajá, que custa somente 3,96 cartoletas.

Djalminha e Rafael Cavalieri, Programa do Cartola (Foto: Divulgação / Sportv)Djalminha e Rafael Cavalieri, Programa do Cartola (Foto: Divulgação / Sportv)

Prass e Caetano ainda lideram o Ranking

Os convidados da 9ª rodada (Fernando Prass, goleiro do Vasco, e Rodrigo Caetano, diretor do Fluminense), continuam firmes na liderança do ranking das duplas convidadas com 92,08 pontos. O desafio de Djalminha e Rafael Cavalieri é superar a barreira dos 90 pontos para chegar à liderança do ranking das duplas convidadas.

Gostou das dicas? Então não perca tempo. Entre na página do Cartola FC, escale o seu time e participe também da Liga do Programa.

Outra novidade é que o internauta agora pode mandar seu vídeo para o Programa do Cartola. Clique aqui no link e mande o seu recado, sugestão, dica ou comentário.

O Programa do Cartola FC é uma novidade para a temporada de 2012. Sempre antes de cada rodada do Campeonato Brasileiro, os participantes do fantasy game vão poder assistir ao programa que vai ao ar no Premiere FC, em todo o Brasil, no PFC Internacional e também no SPORTV.COM sempre com dicas para escalar o time e se dar bem na brincadeira.



Ceni festeja ter Lucas até dezembro e resume venda: 'Valor muito bom'

Rogério Ceni no desembarque do São Paulo (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)Ceni no desembarque do São Paulo
(Foto: Luiz Pires / Vipcomm)

Mesmo já vendido ao Paris Saint-Germain pela quantia de € 43 milhões (R$ 108,34 milhões), o meia-atacante Lucas só se apresentará ao novo clube em janeiro de 2013. Até lá, a revelação seguirá vestindo a camisa do São Paulo, fato que agradou ao goleiro e capitão Rogério Ceni. Elogiando os valores da negociação, no entanto, o camisa 1 frisou que o Tricolor terá de aprender a se virar sem um de seus principais jogadores.

- A permanência dele até dezembro foi muito boa. Era o mínimo para que a gente não precisasse mexer tanto no elenco agora. Mas teremos que aprender a nos virar sem o Lucas. O valor da negociação foi muito bom. Até absurdo. Na verdade não digo absurdo porque talento para ser vendido por esse preço ele tem. Só foi uma quantia fora do normal. O problema é que ainda vamos jogar muito sem ele ainda nas próximas rodadas. Três, quatro jogos, não sei ao certo. Depois da Olimpíada tem um amistoso, sem falar nos próximos compromissos da seleção ainda em 2012. Vamos ter que nos virar - disse Ceni após a derrota por 2 a 1 para o Fluminense na noite da última quinta-feira em São Januário.  

Sobre a derrota no Rio de Janeiro, Ceni evitou procurar culpados pelos gols sofridos pelo São Paulo. Para o goleiro, o primeiro foi fruto de uma falha conjunta da equipe.

- Naquele lance o goleiro tem duas opções. Fica parado que nem o Diego Cavalieri esperando o cara cabecear e fazer o gol ou tenta atrapalhar o adversário. A bola ali é sempre mais do jogador. Até por isso é feita uma marcação individual. Mas não adianta ficar procurando culpado. Foi uma falha conjunta, de toda a equipe - resumiu.

Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Grêmio no domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi. Um jogo no qual, segundo as palavras do goleiro, a vitória é obrigação.

- Será uma partida decisiva para a nossa projeção no campeonato. Se não vencermos, ficaremos muito longe dos líderes. Se quisermos pensar em termos de Libertadores e título, a vitória será obrigação - explicou.

Clique aqui e veja vídeos do São Paulo



Ney Franco e Rogério Ceni comentam a transferência de Lucas

A transferência do meia Lucas para o Paris Saint-Germain, acordada no início da semana, pegou os membros do elenco e comissão técnica do São Paulo de surpresa. O jogador fica no Morumbi até o final da temporada, mas deve desfalcar a equipe nas próximas convocações da Seleção brasileira.

Devido ao amistoso contra a Suécia, na próxima terça, o garoto só voltará a ficar à disposição do técnico Ney Franco no outro final de semana, na 18ª do Brasileirão.

"Embora eu não tenha participado (da negociação), foi definido dessa forma que ele ficaria (até o final do ano). Eu imagino que esse jogador vai fazer um seguro. A parte técnica nós queremos aproveitar, respeitando sempre a parte física, não só do Lucas, mas de todos os atletas. Vamos começar a ter sequência de jogos, domingo, no Brasileiro, e quarta, na Sul-Americana", comentou o comandante, em declarações reproduzidas pelo Terra.

Para o goleiro Rogério Ceni, o Tricolor já está tendo a oportunidade de ser testado sem o camisa 7, e deve cada vez mais aprender a não tê-lo como referência.

"Temos de se virar sem ele [Lucas]. É um valor diferente do normal do que temos ouvido, mas ainda temos jogos sem ele, como os amistosos. Temos de se virar sem ele", encerrou o capitão.

O São Paulo recebe o Grêmio no Morumbi no próximo domingo, às 16h. Sem Lucas, é claro.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Lucas é aguardado para a sequência da temporada

LANCEPRESS!
Publicada em 10/08/2012 às 08:40
São Paulo (SP)

Após a derrota da última quinta-feira para o Fluminense, por 2 a 1, em São Januário, o Tricolor paulista busca esquecer o tropeço e angariar mais três pontos diante do Grêmio, no domingo, para ficar mais perto da zona de classificação à Libertadores. O técnico Ney Franco lembrou dos desfalques da equipe e também que pretende contar com o já negociado meia Lucas, que retorna da Seleção olímpica na próxima semana.

- Embora eu não tenha participado (da negociação), foi definido dessa forma que ele ficaria (até o final do ano). Eu imagino que esse jogador vai fazer um seguro. A parte técnica nós queremos aproveitar, respeitando sempre a parte física, não só do Lucas, mas de todos os atletas. Vamos começar a ter sequência de jogos, domingo, no Brasileiro, e quarta, na Sul-Americana - afirmou Ney.

Ansioso com o retorno do jovem de 19 anos, o goleiro-artilheiro Rogério Ceni ressaltou o fato de o jogador já ter contrato com outra equipe e que o São Paulo não pode depender somente do meia.

- Temos de se virar sem ele. É um valor diferente do normal do que temos ouvido, mas ainda temos jogos sem ele, como os amistosos. Temos de se virar sem ele - enfatizou o ídolo são-paulino.

Vale lembrar que Rogério Ceni pedia a manutenção de Lucas no elenco do Tricolor, afirmando que o atleta seria fundamental para a conquista de títulos nesta temporada.



Ceni: 'Tudo está bem quando se está em primeiro'

LANCEPRESS!
Publicada em 10/08/2012 às 14:52
São Paulo (SP)

Após a lesão no ombro direito que o afastou durante seis meses dos gramados, o goleiro Rogério Ceni sofreu a sua primeira derrota. Depois de três jogos com vitórias, o Fluminense venceu o Tricolor paulista por 2 a 1, na última quinta-feira. Essa derrota fez com que o clube paulista permanecesse na sexta colocação, algo que desagradou o ídolo são-paulino.

- Não está tudo bem. Tudo está bem quando se está em primeiro. A gente, na sexta posição, não é uma posição que nos agrada, que a gente gostaria. Mas foi um jogo equilibrado durante boa parte. Tivemos uns dez, 15 minutos de bobeira, no começo do segundo tempo. Depois voltamos a nos acertar dentro do campo. A bola estava quicando demais - ressaltou o goleiro.

Agora, em outro confronto direto por uma vaga no grupo que vai à Libertadores, dessa vez contra o Grêmio, Ceni não cogita sequer um empate.

- Temos de vencer, essa é uma questão que não levanta dúvidas. Agora, vamos ter de achar uma melhor maneira de vencer. Com o Toloi fora, o Jadson com dores também, não sei o que vai acontecer. Vamos ter de encontrar a melhor maneira de tirar esses três pontos que eles têm à nossa frente - completou o goleiro, ressaltando o desfalque do zagueiro, que ficou suspenso devido ao terceiro cartão amarelo, enquanto que o camisa 10 do Tricolor saiu com dores e gera dúvidas de sua presença neste domingo.



Polêmicas da rodada#15: gols mal anulados e sangue sem vermelho

A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro poderia ter terminado com mais redes balançadas. Quatro gols foram anulados, três de forma equivocada: de Araújo, do Náutico, de Hernán Barcos, do Palmeiras, e de Bruno Mineiro, da Portuguesa. Apenas o lance de Jorge Henrique, do Corinthians, segue em dúvida, já que o atacante cabeceou para as redes do Atlético-GO em contato físico com um adversário.

Na lista de polêmicas entram as cotoveladas sofridas pelo zagueiro Leandro Silva, do Atlético-MG, em disputa com o atacante do Coritiba Leonardo. O atleta do time paranaese jurou ter agido sem querer e foi advertido apenas com um cartão amarelo.

Um possível impedimento difícil de ser interpretado do Santos, que anularia o seu quarto gol diante do Cruzeiro, também chamou a atenção. Destaque, ainda, para dois pênaltis não assinalados no jogo entre Internacional e Náutico.

Confira os lances a seguir:

Santos 4 x 2 Cruzeiro - Quarto gol em xeque, mas impedimento é tênue

O gol que fechou a goleada do Peixe sobre a Raposa levantou dúvidas sobre a posição do lateral-direito Bruno Peres no momento em que ele recebeu a bola, antes de dar o passe para Bill balançar a rede. O lance aconteceu aos 32 minutos do segundo tempo e é de difícil interpretação, segundo o comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba. Para o analista, não é possível afirmar se houve ou não impedimento na jogada.

- Somente uma máquina muito avançada pode “cravar” 100% de certeza neste lance - disse Gaciba.

Confira as análises no Blog do Gaciba

Figueirense 0 x 2 Flamengo - Muitas polêmicas, todas bem marcadas

O jogo no estádio Orlando Scarpelli foi marcado por polêmicas, mas todas, na opinião do comentarista de arbitragem Renato Marsiglia, acertadas pelo árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden.

O primeiro lance ocorreu aos 34 minutos do primeiro tempo, com a expulsão de Anderson Conceição, do time catarinense. O jogador recebeu o segundo cartão amarelo após derrubar Vagner Love.

- Não há o que discutir. A falta foi de cartão amarelo, ele impede uma progressão, a jogada era perigosa, vai no corpo do Vagner Love. Deixa a bola e vai no corpo. Não foi violento, mas fere o fair-play - disse o analista.

Em seguida, foi a vez do lateral-direito rubro-negro Leo Moura receber o cartão vermelho direto após entrada por trás em Ronny.

- Falta para cartão vermelho. É o chamado jogo brusco, ele é violento. Isso é deslealdade. Foi direto nas pernas do jogador, em nenhum momento visou a bola. Não é o normal do Léo Moura, mas foi bem expulso.

Por fim, Caio caiu na área ao se chocar com Muralha aos 20 minutos do segundo tempo, mas Vuaden não assinalou o pênalti, acertadamente, segundo Marsiglia.

- Não houve nada, ele também não se jogou, se chocou e caiu, não tentou cavar falta. Contato faz parte do jogo de futebol. O árbitro fica com o "freio de mão puxado" com um jogador desse tipo - disse.

Botafogo 1 x 2 Palmeiras - Golaço de Barcos foi legal

O Verdão venceu o Alvinegro no Engenhão e poderia ter saído do estádio com um gol a mais no placar. Aos 31 minutos do segundo tempo, Barcos fez um golaço, mas o assistente Antônio Guimarães Lugo marcou impedimento do atacante.

- Total desconcentração do assistente, que mesmo bem posicionado (na linha do penúltimo defensor), levanta seu instrumento inexplicavelmente - disse Gaciba.

Bahia 0 x 0 Portuguesa - Gol mal anulado, mas de difícil interpretação

Bruno Mineiro teve o único gol da partida anulado aos 34 minutos do primeiro tempo no Pituaçu. A bola sobrou nos seus pés e ele mandou para as redes, mas o árbitro Célio Amorim apitou impedimento.

- Jogador em posição legal! Mas somente com a imagem parada podemos determinar isso com razão. Você arriscaria dizer que foi um “erro grave”? Desculpe-me, mas seria o mesmo que criticar seu atacante por ter “perdido” um gol de bicicleta - disse Gaciba.

Corinthians 1 x 1 Atlético-GO - Gol anulado de Jorge Henrique por falta

O atacante corintiano Jorge Henrique aproveitou um cruzamento aos 12 minutos do segundo tempo para cabecear a bola nas redes, mas o árbitro Anderson Daronco anulou o gol, alegando uma falta de ataque. Para Gaciba, o lance deixou dúvidas, mas poderia ter sido normal.

- Temos aquelas jogadas em que as câmeras não conseguem nos dar um ângulo determinante. Tenho a sensação da carga nas costas, mas não há imagem conclusiva - disse Gaciba.

Internacional 0 x 0 Náutico - Gol era válido e pênaltis existiram

Aos 5 minutos do segundo tempo, um gol mal anulado de Araújo, do Timbu, chamou a atenção de Gaciba. Para o comentarista, o atacante estava em posição legal.

- Eu chamo a atenção para o assistente. Ele está na linha da bola ao invés de estar na linha do penúltimo defensor. Está mal colocado e passa a ter a visão equivocada. Gol legítimo, legal - disse Gaciba.

Depois, aos 20 minutos da etapa final, Nei entrou na área e foi calçado por Marlon, mas o árbitro Ricardo Marques não viu pênalti. O lateral do Inter, inclusive, perdeu sua chuteira na jogada. Na opinião de Gaciba, houve a falta.

- Eu me admiro desse pênalti não ser marcado pela proximidade do árbitro de gol, que teria condição de passar uma informação ao árbitro. Alguém pisou na chuteira do Nei, o pênalti existiu - disse Gaciba.

Para finalizar, mais um pênalti não marcado, mas para o Timbu. Aos 32 do segundo tempo, Kieza e Bolívar se esbarraram dentro da área, mas foi o jogador colorado quem fez a falta, segundo Gaciba.

- Eu vejo a falta do Bolívar no jogador do Náutico. Ele agarra fora da área e derruba dentro, perde o tempo da bola, acaba enganado e pratica a falta. O pênalti deveria ser marcado - disse Gaciba.

Atlético-MG 1 X 0 Coritiba - Falta perigosa não marcada

Aos 31 minutos do primeiro tempo, aconteceu a primeira polêmica. O meia do Coxa Lincoln foi derrubado na entrada da área e pediu a falta, mas o árbitro Pablo dos Santos Alves mandou o jogo seguir.

Para o comentarista Léo Figueiredo, houve falta na jogada e o time paranaense perdeu uma boa oportunidade para balançar as redes.

- Houve falta e era perigosíssima, na entrada da área - disse o analista.

O lance mais controverso aconteceu no segundo tempo, aos 34. O zagueiro do Atlético-MG Leonardo Silva foi atingido pelo cotovelo do atacante Leonardo, do Coxa, e sangrou muito em campo. O árbitro sequer mostrou um cartão amarelo.

Para Léo Figueiredo , o jogador do time paranaense merecia levar o cartão vermelho pela jogada.

- No primeiro tempo, já tínhamos chamado a atenção para esse lance. O Leonardo sobe deixando o cotovelo, e o árbitro marcou a falta. De novo, o Leonardo largou o cotovelo no supercílio do Leonardo Silva. Ele já tinha amarelo - disse o comentarista.

Ponte Preta 0 x 0 Grêmio - Pedido de pênalti, mas juiz não dá

Na partida realizada no Moisés Lucarelli, aos seis minutos do primeiro tempo, o atacante Kleber, da equipe tricolor, caiu pedindo pênalti após falta do zagueiro Gustavo, da Macaca.

O árbitro Wagner do Nascimento assinalou a penalidade fora da área. Para o comentarista Luiz Ademar, o juiz acertou na jogada.

- Foi falta, mas foi fora da área - afirmou.

Fluminense 2 x 1 São Paulo - Tento dos paulistas levanta dúvida

Aos 43 minutos do segundo tempo, Maicon, do time paulista, e Wagner, do carioca, disputaram a bola na intermediária. O árbitro Heber Roberto Lopes marcou falta a favor do São Paulo e, após a cobrança, Cícero fez o gol dos visitantes. Para o comentarista Maurício Noriega, do SporTV, não houve infração. Mas, se alguém cometeu a falta, seria o são-paulino.

- Há um desequilíbrio na disputa pela bola. Marcaria falta do Maicon no Wagner, se marcasse. Mas eu nem marcaria falta - disse o analista.

Acompanhe as análises do "Troca de Passes"



Com fama de carrasco, Barcos marca dois e é eleito o craque da rodada#15

 Pode-se dizer que Hernán Barcos já é sinônimo de pesadelo para os botafoguenses. Depois de brilhar na Sul-Americana com dois gols, o argentino repetiu a dose e garantiu mais uma vitória do Palmeiras sobre o Botafogo, desta vez no Rio. Poderia até ter sido mais. No entanto, o árbitro assistente enxergou um impedimento inexistente do "Pirata" e invalidou o que seria o terceiro gol dele, ao encobrir o goleiro Jefferson. Desta forma, Barcos receberá não só a fama de carrasco do time carioca, mas também o prêmio Armandinho por ter sido o melhor da 15ª rodada com a nota 8,0.

Outro que marcou dois gols foi Vagner Love. Decisivo na vitória do Flamengo sobre o Figueirense fora de casa, o atacante, de quebra, se livrou da seca de gols que já o acompanhava por oito jogos e devolveu a confiança para os torcedores rubro-negros. Felipe Anderson pode não ter feito dois gols. No entanto, o camisa 10 do Santos teve uma grande atuação e ditou o ritmo da equipe na vitória sobre o Cruzeiro por 4 a 2. Além, é claro, de ter deixado a sua marca. Ambos receberam nota 7,5 e se destacaram na seleção da rodada.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.

Seleção da 15ª rodada brasileiro 2012 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

GOLEIRO:

Encarar o líder do Brasileirão é sempre uma tarefa complicada. Se tratando ainda do melhor ataque da competição torna tudo ainda mais díficil. Vanderlei, do Coritiba, bem que tentou, mas não evitou o triunfo do Atlético-MG por 1 a 0, graças a uma cabeçada de Réver, sem chances de defesa. No entanto, o goleiro do Coxa foi bem em sua missão. Apesar do gol sofrido, salvou sua equipe de pelo menos outros dois gols do Galo. Em uma das defesas, pegou um forte chute de Guilherme que ia no ângulo, que ainda lhe garantiu a "defesa da rodada" (veja no vídeo ao lado). Assim, recebeu 7,5 e garantiu posição na seleção da rodada. Quem também esteve bem foi Bruno, do Palmeiras. O goleiro recebeu nota 7,0 graças a duas defesas espetaculares, que ajudaram sua equipe a sair com a vitória sobre o Botafogo fora de casa.

LATERAL-DIREITO:

Desde que voltou ao Brasil, Ceará tem demonstrado, acima de tudo, regularidade. Assumiu o status de titular do Cruzeiro e tem dado conta do recado com boa participação ofensiva e cobranças de faltas venenosas. E foi exatamente através das bolas paradas que ele se destacou na partida contra o Santos. No primeiro gol celeste, fez o levantamento para área que resultou no gol de Borges. No segundo, ele mesmo acertou uma cobrança primorosa, encobrindo o goleiro Aranha (veja no vídeo ao lado). Um golaço. Com isso, o lateral recebeu nota 7,0 e foi o melhor de sua posição. Outros que estiveram bem no setor e merecem ser citados foram Marcos (Atlético-GO) e Luis Ricardo (Portuguesa).

ZAGUEIROS:

O Santos voltou a vencer no Brasileirão e muito graças a Durval. Seguro no setor defensivo do Peixe, apesar dos dois gols marcados pelo Cruzeiro, o zagueirão saiu da partida sem ter cometido uma falta sequer e com uma roubada de bola na conta. Além disso, estava com faro artilheiro e deixou o dele ao desviar um chute torto de Victor Andrade, quando a partida estava empatada em 2 a 2 (veja no vídeo ao lado). Nota 7,5 para o xerife do Peixe. Quem parece ter vaga cativa na seleção da rodada é Rever. Pela quarta vez entre os melhores, o zagueiro do Atlético-MG marcou mais um gol, desta vez decidindo a vitória do Galo sobre o Coritiba por 1 a 0. Além disso, demonstrou a habitual segurança no setor defensivo e recebeu nota 7,5 dos avaliadores. Vale a menção para outros que estiveram bem: Leandro Euzébio (Fluminense), Dedé (Vasco) e Leandro Amaro (Palmeiras).

LATERAL-ESQUERDO:

apresentação Lima Botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)Lima deu bela assistência para o gol de Andrezinho
(Foto: Thales Soares / globoesporte.com)

Lima saiu do banco de reservas e entrou na partida ainda no primeiro tempo, graças à lesão de Márcio Azevedo. No início, muito nervosismo e erros bobos. Depois, foi melhorando e conseguiu ter uma boa atuação contra o Palmeiras. Com boas jogadas de ataque pelo setor esquerdo, o lateral do Botafogo levou a melhor sobre Artur em grande parte das investidas, além de não ter comprometido o setor defensivo pelo seu lado. A atuação foi coroada com um belo cruzamento para o gol de Andrezinho. Com isso, recebeu nota 6,5 e garantiu lugar na seleção da rodada. Com nota semelhante, outro que teve uma boa participação foi Fábio Santos, do Corinthians. O jogador teve boa participação defensiva, conseguindo duas roubadas de bola na partida contra o Atlético-GO, além de conter as boas investidas de Marcos.

VOLANTE:

Até os trinta e dois minutos do segundo tempo, o Corinthians perdia para Atlético-GO em pleno Pacaembu. Desespero do bando de loucos que virou alívio depois que o sempre eficiente Paulinho estava no lugar certo e na hora certa. Romarinho fez uma linda jogada pela ponta direita e cruzou, a bola desviou na zaga do Dragão e sobrou limpa para o volante corintiano bater com capricho para o fundo das redes (veja no vídeo do lado). Mais uma boa atuação, que lhe rendeu nota 7,5 e um lugar na seleção da rodada. Outro que fez uma boa partida foi Henrique, do Palmeiras, que colou em Seedorf e teve papel fundamental ao anular boa parte das investidas do holandês e do ataque do Botafogo. Com isso, ajudou sua equipe a sair com a vitória e recebeu nota 7,0. Vale destacar ainda as boas apresentações de Edinho e Jean, do Fluminense, na partida contra o São Paulo. Ambos receberam nota 7,0.

MEIAS:

Com a ausência de Ganso, a incumbência de criar as jogadas ofensivas e a missão de ser o camisa 10 do Santos caíram nas costas de Felipe Anderson. Em um primeiro momento, o garoto arrebentou e chegou até a ser o craque da rodada. Depois, caiu de produção e passou por momento de desconfiança do torcedor santista. No entanto, o jogador voltou a ter uma atuação digna da responsabilidade caiu em seu colo. Fez um gol (veja no vídeo ao lado) e iniciou grande parte das jogadas do Peixe, ditando o ritmo da partida. Com isso, recebeu nota 7,5. Outro que teve destaque na rodada e recebeu a mesma nota de Felipe Anderson foi Fernandinho, do Palmeiras. Improvisado no meio-campo, o lateral de origem não decepcionou e comandou boa parte das ações ofensivas do Verdão. No segundo gol, o da vitória sobre o Botafogo, fez uma grande jogada sobre Lennon e cruzou para Barcos apenas escorar. Outros jogadores da posição que se destacaram: Bernard e Ronaldinho (Atlético-MG) e Negueba (Flamengo).

ATACANTES:

Hernán Barcos. O nome do argentino causa calafrios no torcedor do Botafogo. Afinal, o atacante tem se tornado especialista em marcar contra o time carioca. Na última semana, ele já havia feito dois gols na vitória por 2 a 0 na Copa Sul-Americana. Desta vez, pelo Brasileirão, o "Pirata" marcou outros dois, que ainda poderiam ter sido três, caso o árbitro não assinalasse impedimento inexistente. O jogador foi decisivo na vitória por 2 a 1 e, com isso, garantiu a maior nota da rodada (8,0). Para completar o trio de ataque, mais dois jogadores que balançaram as redes adversárias. Vagner Love, que desencantou pelo Flamengo e garantiu a vitória sobre o Figueirense por 2 a 0, e Victor Andrade, de 16 anos, que se destacou no triunfo do Santos. Ambos receberam nota 7,5. Vale citar outros atacantes que tiveram boa atuação na rodada: Bill (Santos), Borges (Cruzeiro), Romarinho (Corinthians) e Tenório (Vasco).



Ney diz que briga do São Paulo é pelo título e já mira o Grêmio: 'Jogo chave'

A derrota por 2 a 1 para o Fluminense na noite da última quinta-feira, em São Januário, deixou o São Paulo ainda mais longe dos líderes do Campeonato Brasileiro (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). Com 25 pontos conquistados, dez a menos que o primeiro colocado Atlético-MG, o Tricolor Paulista ocupa apenas a sexta posição na tabela de classificação. Nada, porém, que desanime Ney Franco. Após a partida no Rio de Janeiro, o técnico afirmou que a briga de sua equipe é sim pelo título e lembrou que a competição nacional sequer chegou a sua metade.

- Os líderes deram uma arrancada, mas o campeonato é longo. O quarto colocado tem três pontos a mais que a gente e é o nosso próximo adversário. Nosso pensamento é sim pelo título. Vamos disputar o Brasileiro e a Sul-Americana para ganhar. Vale lembrar que não estamos nem na metade da competição nacional. É dessa forma que encaro. Vou sempre tentar armar a equipe para buscar o resultado positivo - resumiu Ney.

Como o próprio treinador falou, o próximo compromisso do São Paulo é diante do Grêmio, domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi. A equipe gaúcha é a quarta colocada do Brasileiro com 28 pontos. Números que levaram o treinador a classificar o confronto como um jogo chave para as pretensões do Tricolor na competição.

- É um jogo chave na tabela sem dúvidas. Hoje estamos a dois pontos das equipes que vem logo atrás de nós (Botafogo e Cruzeiro), um atrás do Internacional, a três do Grêmio que é o quarto colocado... É só estudar a tabela. Vir ao Rio e perder do Fluminense é normal até pelo momento do adversário. Não vou dizer que estava no planejamento, porque sempre queremos a vitória. Mas é um resultado normal diante de um clássico equilibrado. Agora teremos a possibilidade enfrentar e até passar o Grêmio em caso de triunfo, já que levaremos vantagem no número de vitórias - disse.

Desfalque e esquema

Jogamos bem nos últimos três jogos e agora não fomos felizes no resultado, apenas isso. Não é motivo para mudar tudo (...). Por isso a tendência maior é manter o esquema com três zagueiros mesmo sem o Toloi"

Ney Franco

Para o jogo de domingo, Ney não poderá contar com o zagueiro Rafael Toloi, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Apesar do desfalque, o treinador deu a entender que manterá o esquema com três zagueiros diante do Grêmio. Perguntado sobre possíveis mudanças na escalação, ele foi claro ao lembrar que mexer na estrutura da equipe a cada resultado negativo não é o ideal.

- Já temos esse problema do Toloi. O Jadson também saiu de campo reclamando de uma pancada no joelho. Não dá para antecipar nada. Só posso adiantar que temos condições de escalar uma equipe forte o suficiente para encarar o Grêmio e buscar mais uma vitória em casa no Campeonato Brasileiro. A questão é que se eu for mexer na estrutura da equipe a cada tropeço nós teremos problemas de falta de sequência. Jogamos bem nos últimos três jogos e agora não fomos felizes no resultado, apenas isso. Não é motivo para mudar tudo e também nem temos tempo de treinamento para isso. Domingo já tem outro jogo. Por isso a tendência maior é manter o esquema com três zagueiros mesmo sem o Toloi - disse.

Clique aqui e veja vídeos do São Paulo



Fred, Juninho, Tenório, Ceará e 10 do Peixe concorrem a gol mais bonito

Assim como a disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro, a briga pelo gol mais bonito da rodada também está acirrada. Felipe Anderson, do Santos, Ceará, do Cruzeiro, Fred, do Fluminense, Juninho Pernambucano e Tenório, do Vasco, estão concorrendo ao golaço da 15ª rodada.

Vote: Quem marcou o gol mais bonito da 15ª rodada do Brasileirão?

Santos 4 x 2 Cruzeiro

A goleada do Santos sobre o Cruzeiro, além de fazer com que o Peixe ficasse um pouco mais distante da zona de rebaixamento, colocou dois gols na enquete do “Arena”. O primeiro candidato, é o meia do Santos Felipe Anderson. O jogador recebeu na entrada da área e emendou uma bomba de perna esquerda, fazendo um golaço.

Na mesma partida, Ceará marcou o segundo da Raposa e se garantiu na votação. O jogador bateu falta com perfeição e encobriu o goleiro Aranha (veja os dois gols no vídeo acima).

Fluminense 2 x 1 São Paulo

Em São Januário, o Fluminense venceu e manteve-se na cola de Atlético-MG e Vasco, na briga pela liderança do Brasileirão. O artilheiro Fred, autor do gol da vitória, deu os três pontos para seu time e ainda colocou seu nome na disputa pelo gol da rodada.

Aos quatro minutos do segundo tempo, atacante recebeu um ótimo cruzamento de Jean, subiu mais alto que o zagueiro João Filipe, olhou para Rogério Ceni e tocou de cabeça, fora do alcance do goleiro do São Paulo (veja os três gols da partida no vídeo ao lado).

Sport 0 x 2 Vasco

Para se manter perto do líder Atlético-MG, o Vasco venceu o Sport na Ilha do Retiro e, de quebra, colocou os seus dois gols na enquete do "Arena". O primeiro foi do capitão Juninho Pernambucano, que bateu falta com perfeição, sem chances de defesa para o goleiro Magrão.

Já no fim da partida, Tenório aproveitou uma bobeira da zaga dos donos da casa, driblou Magrão, deixou o zagueiro no chão e completou para o fundo das redes (veja os gols no vídeo ao lado).

Vote aqui no gol mais bonito da 15ª rodada do Brasileirão



Pacotão da rodada#15: Barcos tem gol mal anulado e Tenorio faz 'pintura'

Tenório Vasco x Sport (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do vasco)Foi de Tenorio o golaço da 15ª rodada do Brasileiro
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco)

A 15ª rodada do Brasileirão manteve o Atlético-MG na liderança, teve um alto índice de expulsões, o menor número de cartões amarelos e o fato inédito, até aqui, de nenhum pênalti ter sido marcado em todas as partidas. Foram cinco vermelhos aplicados, mesma marca da nona rodada, mas apenas 36 amarelos. E, assim como nas rodadas 4 e 14, que ainda têm um jogo a ser disputado, foram marcados somente 19 gols. Mas vale destacar que um deles foi uma pintura do equatoriano Carlos Tenorio, atacante do Vasco, que deixou goleiro e zagueiro do Sport no chão e ajudou a manter o time cruz-maltino a apenas um ponto do líder Galo.

O duelo entre Botafogo e Palmeiras, no Engenhão, ficou marcado por um erro grave de um dos auxiliares, que prejudicou o time paulista no que seria o terceiro gol do argentino Barcos. O belo drible de Fernandinho em lance que originou o segundo gol do Alviverde também merece destaque. Léo Moura, do Flamengo, foi o autor do sarrafo da rodada, Ronny, do Figueirense, do gol mais perdido, e Marcos Aurélio, do Internacional, do mico do meio de semana.

Seis gols, quase um terço de todos da jornada, aconteceram na vitória do Santos sobre o Cruzeiro por 4 a 2, na Vila Belmiro, que recebeu o menor público do meio de semana: apenas 3.215 torcedores pagaram ingresso para assistir à partida. Número bem diferente dos 24.372 que viram o empate do Corinthians com o Atlético-GO por 1 a 1, no Pacaembu.

No jogo com mais cartões de toda a rodada, oito no total, e com a defesa mais bela, a de Vanderlei, do Coritiba, no finzinho do primeiro tempo, o Atlético-MG superou o Coxa por 1 a 0, com um gol do zagueiro Réver, após assistência de Ronaldinho Gaúcho.

Confira abaixo as estatísticas e os destaques do meio de semana, com vídeos:

Estatística pacotão da 15ª rodada brasileirão 2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

golaco (Foto: Infoesporte)

O atacante equatoriano Tenorio, do Vasco, deixou o goleiro Magrão e o volante Tobi caídos no gramado, aos 39 minutos do segundo tempo, e sacramentou a vitória cruz-maltina, na Ilha do Retiro, por 2 a 0. Uma pintura assinada por um jogador que ficou longo tempo lesionado, mas que parece estar com apetite dobrado para a disputa do Brasileirão.  

erro (Foto: Infoesporte)

O árbitro Francisco Carlos do Nascimento seguiu a sinalização do auxiliar Antônio Guimarães e prejudicou o Palmeiras num lance que daria origem ao terceiro gol do time paulista, no que também seria o terceiro do atacante Barcos. Após vacilo do zagueiro Fábio Ferreira, o "Pirata" recebeu bola em posição legal, mas o impedimento foi, equivocadamente, assinalado.

sarrafo (Foto: Infoesporte)

O lateral-direito Léo Moura, do Flamengo, exagerou na medida e fez uma falta violenta no meia Ronny. O árbitro Leandro Vuaden, que já havia expulsado um jogador do Figueirense, não pensou duas vezes e colocou o jogador para fora já no finzinho da primeira etapa. Sorte de Léo Moura que o Flamengo voltou bem para o segundo tempo e derrotou a equipe catarinense por 2 a 0.

gol+perdido (Foto: Infoesporte)

O meia Ronny puxou o contra-ataque do Figueirense, aos 43 minutos do primeiro tempo, tabelou com o atacante Loco Abreu, mas, na hora de finalizar, perdeu excelente oportunidade de abrir o placar para o time catarinense. Cara a cara com Felipe, ele bateu cruzado, e a bola foi para fora. Ronny ainda tinha a opção de devolver a bola para o uruguaio, mas, definitivamente, não foi feliz na jogada.

defesa (Foto: Infoesporte)

O goleiro Vanderlei, do Coritiba, não evitou a derrota por 1 a 0 para o líder Atlético-MG, no Independência, mas pelo menos, neste lance, aos 45 minutos do primeiro tempo, fez uma bela defesa após finalização do atacante Guilherme. Ele se esticou todo e conseguiu evitar o gol. A bola ainda bateu na trave antes de sair pela linha de fundo.

header drible (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Fernandinho fez a jogada mais plástica da rodada ao colocar a bola entre as pernas de Lennon e ainda dar o passe para Barcos fazer o segundo gol do Palmeiras, aos 27 minutos da etapa final. Uma jogada marcante, que ajudou o Palmeiras a respirar no Brasileirão com a importante vitória sobre o Botafogo, no Rio de Janeiro.

mico (Foto: Infoesporte)


A intenção era fazer um cruzamento. Mas Marcos Aurélio, do Internacional, não foi nada bem na execução e irritou ainda mais a torcida do Colorado, que viu seu time apenas empatar com o Náutico, no Beira-Rio, por 0 a 0. Intenção nota dez, execução nota zero, e apenas as vaias restaram a Marcos Aurélio.



As imagens de Fluminense 2 x 1 São Paulo


  • As imagens de Fluminense 2 x 1 São Paulo (Foto: Paulo Sérgio)

    As imagens de Fluminense 2 x 1 São Paulo

  • As imagens de Atlético-MG 1 x 0 Coritiba (Foto: Gil Leonardi)

    As imagens de Atlético-MG 1 x 0 Coritiba

  • Poliana Okimoto abandonou a disputa da maratona aquática após passar mal com hipotermia (Foto: Cleber Mendes)

    As imagens da quinta-feira em Londres

  • As imagens de Santos 4 x 2 Cruzeiro (Foto: Ivan Storti)

    As imagens de Santos 4 x 2 Cruzeiro

  • As imagens de Figueirense 0 x 2 Flamengo (Foto: Cristiano Andujar)

    As imagens de Figueirense 0 x 2 Flamengo

  • As imagens de Botafogo 1 x 2 Palmeiras (Foto: Bruno de Lima)

    As imagens de Botafogo 1 x 2 Palmeiras

  • Imagens do gramado do Engenhão (Foto: Paulo Sérgio)

    Imagens do gramado do Engenhão

  • As imagens de Sport 0 x 2 Vasco (Foto: Antônio Carneiro)

    As imagens de Sport 0 x 2 Vasco

  • As imagens de Corinthians 1 x 1 Atlético-GO (Foto: Tom Dib)

    As imagens de Corinthians 1 x 1 Atlético-GO

  • Luiz Alberto de Araújo somou 4.117 pontos e terminou o dia em 14º lugar no decatlo (Foto: Franck Fife/AFP)

    As imagens da quarta-feira em Londres

  • Brasil fez jogo duro contra a Noruega, mas perdeu no fim e caiu para as atuais campeãs olímpicas (Foto: Javier Soriano/AFP)

    As imagens da terça-feira em Londres

  • Imagens do lançamento do livro do goleiro Marcos (Foto: Jorge Aguiar)

    Imagens do lançamento do livro do goleiro Marcos

  • As imagens de Brasil 3 x 0 Coreia do Sul (Foto: Paul Ellis/AFP)

    As imagens de Brasil 3 x 0 Coreia do Sul

  • Obras do futuro estádio do Corinthians em Itaquera, que tem quase 50% de conclusão - (Foto: Odebrecht/Divulgação)

    Obras do futuro estádio do Corinthians em Itaquera, que tem quase 50% de conclusão

  • Resumo - 06/08 - GINÁSTICA: Arthur Zanetti conquistou o ouro nas argolas. Foi a primeira medalha da história do Brasil na ginástica (Foto: Mike Blake/Reuters)

    Veja o como foi a segunda-feira na Londres/2012

  • Jogadores e diretoria do Verdão visitam obras da Arena Palesra - (Foto: Tom Dib)

    Jogadores e diretoria do Verdão visitam obras da Arena Palestra

  • É Ouro! Arthur Zanetti faz história nas argolas (Foto: Ben Stansall/AFP)

    FOTOS: Arthur Zanetti conquista o primeiro ouro do Brasil na ginástica

  • Resumo do domingo - HIPISMO: Doda Miranda, Rodrigo Pessoa e José Roberto Reynoso Filho estão na final dos Saltos no invidual e na competição por equipes (Foto: Mike Hutchings/Reuters)

    As imagens do domingo olímpico

  • Grêmio x Bahia (Foto: Ricardo Rimoli)

    Veja as imagens de Grêmio x Bahia

  • Coritiba x Fluminense - (Foto: Felipe Gabriel)

    Veja as imagens de Coritiba x Fluminense