terça-feira, 28 de agosto de 2012

Corinthians 1 x 2 São Paulo: Luis Fabiano comanda a virada tricolor no Pacaembu

O São Paulo tem muito a agradecer a um nome em especial pelo ótimo encerramento de primeiro turno no Brasileirão 2012. O atacante Luis Fabiano marcou os dois gols da vitória por 2 a 1, de virada, sobre o rival Corinthians no Pacaembu. Emerson abriu o placar na capital paulista.

Tricolores, que encerram as primeiras 19 rodadas na 5ª colocação, com 31 pontos, encaram o Botafogo na próxima quinta-feira (Morumbi, 21h). Já o Timão estaciona nos 24 pontos e 11ª posição, e viajam ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense na quarta-feira (Engenhão, 22h).

Dérbi frenético

A partida começou devagar, mas aos poucos o Corinthians começou a mostrar a dedicação tradicional da época da Libertadores, sufocou o adversário e largou na frente: Paulinho apertou Paulo Assunção, que saiu jogando errado e permitiu que o camisa 8 invadisse a área, antes de rolar a bola para Emerson chegar batendo colocado e abrindo o placar aos 6 minutos de jogo.

Os tricolores acusaram o golpe, e viram o rival alvinegro tomar cada vez mais o controle das ações no Pacaembu, por pouco não indo além. Em outra roubada de bola, Paulinho arriscou de longe e forçou Ceni a fazer defesa aos 8, o mesmo que fez Danilo um minuto mais tarde. Mas o perigo também vinha pelos lados: Danilo chegou pela esquerda, cruzou, a zaga afastou mal e Emerson, livre dentro da área, chutou em cima de vários jogadores caídos e perdeu grande oportunidade.

Tentando não perder a calma, o São Paulo tentava impor seu jogo a partir de suas principais armas: Jadson, Lucas e Luis Fabiano. O camisa 10 tentava acionar os outros dois, que buscavam espaços deixados pela defesa corintiana em função da marcação muito adiantada. E é por isso que o gol de empate veio justamente no momento em que o Timão mais pressionava: Lucas fez fila desde a intermediária e cutucou para Luis Fabiano, livre dentro da área, batesse cruzado e deixasse tudo igual. 1 a 1.

A partir daí, o primeiro tempo ficou mais disputado e até truncado pelo número de faltas. A grande chance acabou sendo tricolor: Jadson carregou bola na entrada da área e soltou um passe açucarado para Maicon, que saiu na cara de Cássio e bateu na rede, pelo lado de fora.

Nas costas da defesa, nos pés de Luis Fabiano

Os 45 minutos finais iniciaram sem o mesmo ímpeto do primeiro tempo mas, mesmo assim, o São Paulo já dava sinais de que brigaria por mais na casa do adversário. O principal trunfo do Tricolor continuou sendo a bola jogada em profundidade, que deixou Maicon e Luis Fabiano, duas vezes, em condições de marcar, embora a arbitragem ao marcar o impedimento em algumas delas. Já o Corinthians chegou em pelo menos duas oportunidades nos dez minutos iniciais, embora não tão claras, com Paulinho e Emerson.

A insistência da equipe de Ney Franco sobre o erro de posicionamento da defesa adversária acabou trazendo o resultado: Jadson acertou um lindo lançamento nas costas da defesa, Luis Fabiano driblou Cássio em direção à linha de fundo e quase perdeu o ângulo para finalizar, mas o chute foi morrer no fundo das redes. Melhor em campo, o Tricolor desestabilizou o rival, e quase ampliou em falta batida por Ceni.

No final, o Corinthians ainda encontrou forças para buscar o resultado. Romarinho teve duas oportunidades pelo alto, mas pecava ora na pontaria, ora na força do cabeceio. Na pressão da bola levantada na área, Paulinho apanhou um rebote e quase marcou nos acréscimos, enquanto o mesmo Romarinho, no último lance do clássico, teve a chance de se consagrar, mas terminou finalizando fraco e consolidar a vitória do rival São Paulo.



Luis Fabiano admite medo de lesões

Após ser desfalque em seis jogos, atacante Luis Fabiano volta ao São Paulo neste domingo e admitiu ter medo de sofrer novas lesões na sua carreira. O jogador de 31 anos voltou ao clube em março de 2011, mas foi estrear em outubro daquele ano depois ter lesões no joelho. Agora, o jogador se recuperou de outra lesão, um estiramento na coxa.

 “Acho que tudo vem da minha operação, com 30 anos fica tudo mais complicado. Eu vinha de um ritmo diferente na Europa. No Brasil é um jogo atrás do outro, são lesões de fadiga, não ter tempo de se recuperar e fortalecer o músculo, isso fica pior com a idade”, falou o jogador em entrevista.

“Não gostaria que isso fosse rotina, mas tenho sim. Para isso não acontecer, terei que ficar uma semana, por exemplo, fazendo musculação”, falou.

Em entrevsita à Tv Globo, Fabuloso desabafou sobre críticas que sofre por alguns torcedores. Chegou a ouvir coro de “pipoqueiro” em uma má fase da equipe. “Dá um pouco de raiva por tudo o que eu fiz. Mas depois, você acaba deixando acontecer.”

Ele ainda disse que ainda não desistiu de servir a seleção brasileira, mas entende as dificuldades para voltar à equipe em que foi titular na Copa do Mundo de 2010.

“Não vejo muita brecha não, mas é um grande objetivo que tenho. Como já estive na seleção, sei que precisa ter sequência, e é difícil vir outro jogador e pegar”, finalizou.



Trio tricolor é a estratégia contra o Timão

Pela primeira vez em 2012, a torcida do São Paulo verá a atuação conjunta de Rogério Ceni, Lucas e Luis Fabiano no clássico contra o Corinthians deste domingo, às 16h, no Pacaembu. Mesmo com 102 partidas disputadas desde a contratação dos jogadores, o trio apenas atuou junto em oito delas. Entretanto, as poucas partidas renderam quatro vitórias ao São Paulo, um empate e três derrotadas, com um aproveitamento de 62,5%.

Por conta de uma lesão no ombro direito, Rogério Ceni foi um dos desfalque nos primeiros seis meses do ano. Depois do seu retorno, foi a vez de Lucas ficar afastado do time tricolor pelos compromissos com a seleção brasileira durante as Olímpiadas. Já Luis Fabiano sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda.

Com seis jogos sem vitória, o São Paulo tenta pôr fim à má fase e acredita que o trio pode contribuir para fechar o primeiro turno na cola do grupo que garante uma vaga na Taça Libertadores da América de 2013. Lucas, animado com o retorno dos colegas, destaca: "Além de darem outra cara ao time, que fica muito mais forte, são jogadores experientes. E para um clássico desse, contra o Corinthians, no estádio lotado de torcedores adversários, a presença deles acalma a equipe. Isso será fundamental para conquistarmos a vitória. Não adianta nada entrar pilhado em campo", admitiu.

Já Luís Fabiano preferiu exaltar que o coletivo é que faz a diferença numa partida: "O importante é termos força máxima. Jogos como o deste domingo se ganham com um grupo e não com individualidades", destacou. As informações são do Globoesporte.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Preview: Corinthians x São Paulo

Lucas - São Paulo x Corinthians

Lucas - São Paulo x Corinthians

O Pacaembu estará lotado para o clássico entre Corinthians e São Paulo, neste domingo, às 16h, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Atual campeão da Libertadores, o Timão não perde para o Tricolor no estádio desde 2005.

Em 294 jogos na história entre os dois rivais, o Corinthians apresenta uma grande vantagem. Foram 113 vitórias corintianas, contra 89 do time do Morumbi, além de 92 empates. O time de Parque São Jorge marcou 433 gols, contra 395 do São Paulo.

"A manutenção do elenco é o grande reforço do Corinthians. Nossa meta é subir dentro das posições no Brasileirão. Pois, assim, cada vez melhor e mais forte a equipe vai estar. Não sei até onde podemos chegar. Para título é muito difícil, mas subir posições e manter o nível de competitividade é importante"

- Tite

"Temos de vencer, isso é o importante. Vencer uma equipe que está bem, um clássico, dá uma injeção de ânimo, uma arrancada e recomeço para o segundo turno. Que o returno seja diferente e excelente para a nossa equipe. Primeiro temos de pensar no título, depois na vaga para a Libertadores"

- Luis Fabiano


  ESCALAÇÕES PROVÁVEIS


CORINTHIANS
Cássio
Alessandro, Chicão, P. André, F. Santos
Ralf, Paulinho
, Douglas, Danilo
Romarinho
, Emerson
SÃO PAULO

São Paulo

R. Ceni
P. Miranda, R. Toloi, Rhodolfo, Douglas
P. Assunção, Denilson, Maicon, Jadson
Lucas, L. Fabiano

O técnico Tite conta com três reforços para o Majestoso. Após cumprirem suspensão, o zagueiro Chicão e o lateral-direito Alessandro retornam ao time. No ataque, Emerson, recuperado de dores no tornozelo esquerdo, volta ao time depois de seis jogos. Lesionado, o peruano Paolo Guerrero é o único desfalque.

Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, Luis Fabiano é a principal novidade do técnico Ney Franco para o clássico. Com o desfalque de Cortez, suspenso, Paulo Miranda será escalado no lado direito e Douglas será deslocado para a esquerda.

  COBERTURA EM TEMPO REAL

Aqui em Goal.com, você acompanha todos os detalhes do confronto válido pela 19º rodada do Campeonato Brasileiro. Fique ligado a partir das 16h para acompanhar nossa cobertura em tempo real!