sábado, 8 de setembro de 2012

Lesionados, suspensos e pendurados para a rodada #23 do Brasileirão 2012

Não bastassem as ausências por lesão e suspensão, muitos clubes da Série A também terão problemas para escalar suas equipes neste fim de semana por causa dos amistosos da Seleção e da rodada das eliminatórias para a Copa de 2014. Portanto, a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro não terá o brilho de alguns dos principais jogadores que atuam no país. Fique de olho na lista de desfalques e lembre-se que o mercado do Cartola FC fechará às 16h30m (de Brasília) neste sábado. Não marque bobeira e escale o seu time.

Um dos mais prejudicados com a convocação de seus jogadores é o Internacional. O Colorado cedeu Leandro Damião, Forlán e Guiñazu para suas respectivas seleções. Além disso, o craque  D'Alessandro está suspenso e também não entrará em campo no domingo, no Beira-Rio. Bom para o líder Fluminense, que ainda possivelmente contará com o retorno do atacante Fred, um dos artilheiros da competição com dez gols.

D'Alessandro Inter meia (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)D'Alessandro: expulso contra o São Paulo, não pega o Flu (Foto: Tomás Hammes /GLOBOESPORTE.COM)

Prejudicado de última hora pela suspensão de Bernard pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Atlético-MG vai receber o Palmeiras também sem o zagueiro Réver (na Seleção) e o atacante , lesionado. O alviverde, por sua vez, terá o desfalque do agora volante Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Terceiro colocado com 44 pontos, o Grêmio visitará o Corinthians neste sábado sem tantos problemas para o técnico Vanderlei Luxemburgo. Melhor ainda para ele que o Timão não contará com o zagueiro Chicão e o meia Douglas (ex-Grêmio), ambos suspensos.

Confira a lista completa de lesionados, suspensos e pendurados para a 22ª rodada:

Lesionados e Suspensos, 07/09 - 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)



Freguesia à prova: Luis Fabiano revê o Santos, sua maior vítima

Artilheiro gosta de fazer gols de todos os jeitos, em todos os times, a todo momento. Luis Fabiano é assim. O atacante do São Paulo deixa sua marca em jogos contra times pouco conhecidos e em clássicos, sem restrições ou sem preferências. No entanto, um adversário em particular ganhou o título de maior vítima: o Santos, ao lado da Portuguesa santista, é o time mais vezes vazado pelo Fabuloso. Foram oito gols em nove jogos (recorde no vídeo ao lado). Um desempenho que será colocado à prova mais uma vez neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em grande fase, Luis Fabiano é a principal arma tricolor para este clássico. Em seus últimos três jogos, o atacante marcou três vezes e alcançou a artilharia do Brasileirão com dez gols, junto com Fred, do Fluminense, e de Vagner Love, do Flamengo. Não bastasse bom o retrospecto recente, o Fabuloso ainda tem uma média de quase um gol por San-São. De pênalti, de cabeça, com bola rolando. Luis Fabiano construiu uma freguesia de longa data.

Luis Fabiano São Paulo (Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)Luis Fabiano São Paulo (Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)

O primeiro embate de Luis Fabiano com o Peixe, porém, não foi nada bem para o São Paulo. Na Vila Belmiro, pelo Brasileirão de 2001, Viola fez o gol que deu a vitória ao Santos. Em seu primeiro ano de Tricolor, o Fabuloso passou em branco no clássico.

Foi apenas no segundo encontro com o rival que o carrasco entrou em cena. Um jogo polêmico, no Morumbi, Brasileirão de 2002, coube ao Fabuloso abrir o placar, aos 12 minutos do segundo tempo. Ele cobrou o pênalti sofrido por Kaká no canto esquerdo do goleiro Júlio Sérgio. O Tricolor aumentou com Reinaldo, mas o Santos empatou com Robert e Diego. O meia santista comemorou saltando sobre o escudo do São Paulo, o que provocou a ira de Rogério Ceni e de muitos são-paulinos. Só que aos 43 do segundo tempo, Ricardinho fez o gol que garantiu a vitória tricolor e foi festejar justamente no símbolo pisoteado.

Luis Fabiano x Santos
Data Campeonato Jogo Gols do Fabuloso
18/03/2012 Paulista São Paulo 3 x 2 Santos 1 gol
04/12/2011 Brasileiro São Paulo 4 x 1 Santos 2 gols
04/10/2003 Brasileiro São Paulo 2 x 1 Santos 1 gol
01/06/2003 Brasileiro Santos 3 x 2 São Paulo 1 gol
15/02/2003 Paulista Santos 1 x 2 São Paulo 1 gol
28/11/2002 Brasileiro São paulo 1 x 2 Santos 1 gol
24/11/2002 Brasileiro Santo 3 x 1 São Paulo 0 gol
16/10/2002 Brasileiro São Paulo 3 x 2 Santos 1 gol
03/10/2001 Brasileiro Santos 1 x 0 São Paulo 0 gol

Naquele ano, os dois times ainda se enfrentaram pelas quartas de final do nacional. O Santos de Diego e Robinho, dessa vez, saiu vitorioso. Na Vila Belmiro, o Peixe ganhou por 3 a 1, e pela última vez o Fabuloso não balançou a rede. No jogo de volta, no Morumbi, o atacante se apressou para fazer de cabeça, mas o rival conseguiu a virada e abriu caminho para a conquista do Brasileirão 2002. Antes de trocar o São Paulo pelo Porto, de Portugal, Luis Fabiano ainda encarou o Santos outras três vezes em 2003, com um gol por jogo.

Na atual passagem pelo São Paulo, Luis Fabiano tem 100% de aproveitamento contra o Santos. Pela última rodada do Brasileirão do ano passado, ele fez o primeiro e o último gols da goleada por 4 a 1. Foi o grande astro de um jogo, que teve um Peixe reserva - o time principal se preparava para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa.

Ficou para o Paulistão deste ano o esperado confronto entre Luis Fabiano e Neymar. Os times fizeram jus à expectativa e protagonizaram um jogo daqueles cheios de golaços. Casemiro e Edu Dracena fizeram um gol para cada time. Até que Luis Fabiano, após bela tabela com Lucas, sofreu pênalti ao tentar driblar o goleiro Rafael. Ele mesmo cobrou e colocou o Tricolor em vantagem. Neymar ainda empatou o clássico, mas Lucas, inspirado, decidiu à favor do São Paulo.

De lá para cá, Luis Fabiano ficou fora de dois dérbis contra o Santos por conta de suspensões. Agora, retorna para atormentar dos alvinegros. Ele está ávido para manter o ótimo desempenho contra o rival.

- Estou com uma expectativa muito boa para esse clássico. É um jogo importante. Espero que eu possa fazer a diferença mais uma vez - disse o Fabuloso.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Mano promete ‘cuidar’ de Lucas e compara situação à de Messi

Lucas foi ovacionado pela torcida, maioria de são-paulinos, e causou a maior vaia ao técnico Mano Menezes quando foi substituído por Jonas durante a vitória da Seleção por 1 a 0 sobre a África do Sul, nesta sexta-feira. Mas dentro de campo sua atuação não foi boa. Os transtornos causados ao chefe, dentro e fora de campo, não serão punidos com a perda da posição. Antes do jogo, o treinador havia garantido que ele seria titular nesta sexta-feira, no amistoso contra a China, segunda, e também nos confrontos diante da Argentina, pelo Superclássico das Américas.

Para defender o jogador de críticas em razão de seu mau rendimento, Mano chegou a comparar sua situação à de Lionel Messi, que apesar de craque no Barcelona e eleito por três vezes seguidas o melhor jogador do mundo, era contestado na seleção argentina.

- Talvez tenham colocado uma responsabilidade grande sobre ele, passaram a semana dizendo que ele iria jogar, não havia sido aproveitado na Olimpíada e que seria a solução da Seleção. Só que ninguém, individualmente, é solução de Seleção nenhuma. O Messi, que é o melhor do mundo, só melhorou agora porque o coletivo da Argentina melhorou. Até pouco tempo se discutia isso - comparou.

Mano afirmou que fará uma análise de Lucas, mas somente depois da sequência de jogos que prometeu. Se fizesse isso agora, seria aproveitador, segundo suas próprias palavras.

O técnico, normalmente, pega muito no pé do meia-atacante. Em sua visão, Lucas, até por ser o mais jovem do grupo, com 20 anos completados depois de Neymar e Oscar, precisa de um amadurecimento maior do que os outros.

- Vamos cuidar dele como sempre cuidamos. É um grande potencial do futebol brasileiro, e fui deixando essa condição para resolver por último porque, na minha visão, ele precisava de um amadurecimento diferente dos demais. Teremos muito cuidado.

Lucas Brasil x África do Sul (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Lucas teve atuação apagada no Morumbi contra a África do Sul (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



Seedorf, Juninho Pernambucano e Renan são as dicas do Cartola#23

O meias Seedorf e Juninho Pernambucano e o lateral-direito Cicinho são algumas das principais dicas do programa do Cartola FC SporTV para a 23ª rodada do Brasileirão. Os convidados desta edição foram os repórteres Flávio Dilascio, do SporTV.com, e Kenzô Machida, da TV Globo, que detalharam as suas apostas conjuntas aos internautas que participam do Fantasy Game do Campeonato Brasileiro.

Na rodada passada, o jogador de destaque foi o goleiro Wilson, do Figueirense, que chegou à pontuação mais alta (23) por não ter sofrido gol e ainda ter realizado seis defesas difíceis, na vitória do seu time por 1 a 0 sobre o Corinthians. Para a próxima, que ocorre neste final de semana, Dilascio põe em evidência a partida entre Botafogo e Náutico, no Engenhão.

- O Botafogo fez uma boa partida contra o Cruzeiro e está buscando uma aproximação ao G-4. Tem grande chance de vencer em casa. O Náutico não tem uma campanha muito boa fora de seus domínios - disse o jornalista.

Deste confronto, Machida destaca o meia Seedorf, do Alvinegro, autor de dois gol na última rodada, diante da Raposa.

- Minha dica é o Seedorf. É um cara que brilhou contra o Cruzeiro, que distribui bem o jogo, é um capitão, que comanda. Acho que tem que estar presente - disse.

Machida também acredita que o duelo entre Vasco e Bahia, em São Januário, pode ser uma boa opção para quem aposta em vitória do Cruzmaltino. Nesta partida estará Juninho Pernambucano, considerado boa opção por Dilascio.

- Ele está voltando de suspensão. Acho que tem boas chances de pontuar. Acho que é um jogo de um Bahia retrancado e um Vasco que vai procurar o gol. O Juninho escolho por ser bom nas bolas paradas, participativo, regular. Deve estar com vontade por ter ficado a rodada de meio de semana fora - afirmou.

Dicas para gastar pouco e pontuar

Na opinião de Dilascio, o lateral-direito Cicinho, da Ponte Preta, é uma boa opção para quem deseja economizar e, ao mesmo tempo, contar com um bom jogador em seu time. Ele pode ser escalado por 8,67 cartoletas.

- Bom e barato é o Cicinho, da Ponte Preta. É um jogador pouco conhecido no cenário nacional, tem se destacado na Ponte, fez gol importantes nesse Brasileiro, no Atlético, no Inter - afirmou.

Pelo valor de 4,51 cartoletas, Machida destacou o goleiro Renan, do Botafogo.

- Dica mais barata ainda. Ele fez boas defesas contra o Cruzeiro. Levou um gol, mas não foi culpa dele - disse.

Os que devem passar longe do time

Os convidados também revelaram aqueles jogadores que consideram ser péssimas apostas para a próxima rodada do Brasileiro.

- Zaga do Bahia não tem que estar. Confio no ataque do Vasco. O Bahia não faz um bom jogo fora de casa - disse Machida.

- Sugeriria não colocar defensores do Náutico, o Jean e o Ronaldo Alves. Ele vem fazendo uma campanha razoável, mas fora de seus domínios não aprendeu uma boa forma de atuar - opinou Dilascio.

Os jornalistas escalaram um time com preço de 154,89 cartoletas: No gol Renan (Botafogo); A zaga é formada por Douglas (Vasco) e Brinner (Botafogo); Nas laterais Júnior César (Atlético-MG) e Cicinho (Ponte Preta); O meio-campo possui Elano (Grêmio), Juninho Pernambucano (Vasco) e Seedorf (Botafogo); Os atacantes são Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Vagner Love (Flamengo) e Luis Fabiano (São Paulo). O técnico é Abel Braga (Fluminense). O objetivo continua sendo superar a pontuação da dupla Fernando Prass e Rodrigo Caetano, que lidera o ranking dos convidados com 92.63 pontos.

Flávio Dilascio, repórter do SporTV.com, e Kenzô Machida, repórter da TV Globo, foram os convidados do programa do Cartola (Foto: Reprodução SporTV)Flávio Dilascio e Kenzô Machida foram os convidados do programa do Cartola (Foto: Reprodução SporTV)



Contra o Santos, Ney Franco se apoia em retrospecto em clássicos

Ney Franco (Foto: João Pires / VIPCOMM)Ney Franco está invicto em clássicos à frente do
Tricolor (Foto: João Pires / VIPCOMM)

Jogar longe do Morumbi tem sido difícil para o São Paulo neste Brasileirão. O time de Ney Franco tem um aproveitamento de pouco mais de 30% dos pontos disputados na condição de visitante. Neste domingo, às 16h, o Tricolor entra em campo na Vila Belmiro para o dérbi contra o Santos. Apesar dos tropeços fora de casa, o comandante são-paulino se apóia em seu retrospecto diante dos arquirrivais.

- Gosto sempre de falar apenas do São Paulo que comandei. Espero que tenhamos a mesma performance dos outros clássicos. Os dois que disputamos foram fora de casa e tiveram um índice interessante de aproveitamento. Empatamos com o Palmeiras e vencemos o Corinthians.

Como visitante, o São Paulo venceu apenas três partidas, empatou uma e perdeu sete. Um desempenho muito aquém do ideal para um time que mira uma vaga na Libertadores 2013. Só que considerando apenas os clássicos fora de casa, o Tricolor está invicto. Contra o Palmeiras, na Arena Barueri, Luis Fabiano chegou a colocar o time do Morumbi em vantagem, mas Mazinho empatou. Diante do Corinthians, Emerson Sheik fez um gol para o rival, mas Luis Fabiano garantiu a virada.

Para o confronto com o Santos, Ney Franco terá as ausências de Lucas - à serviço da Seleção - e Maicon - suspenso.Por outro lado, o Peixe também terá desfalques, entre eles o lesionado Ganso e os “selecionados” Neymar e Arouca. O técnico evita colocar os desfalques na balança, mas prevê igualdade no San-São.

- Vai ser equilibrado. O Santos tem os problemas dele. Nós os nossos. Creio que não há favorito, mesmo o Santos jogando dentro de casa, mesmo o São Paulo estando em uma posição melhor na classificação (o Tricolor está no quinto posto, enquanto o Peixe é o 14º). Vai ser um jogo igual - finaliza Ney Franco.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Coringa, Cañete perde gols e mostra falta de ritmo para voltar ao São Paulo

LANCEPRESS! - 07/09/2012 - 11:54 São Paulo (SP)

Cañete - Treino do São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Meia atuou como coringa em trabalho desta sexta-feira (Foto: Eduardo Viana)

Prestes a voltar a jogar depois de passar por cirurgia no joelho direito em novembro do ano passado, Cañete foi o coringa da atividade da manhã desta sexta-feira, no CT da Barra Funda.

O argentino atuou para os que estavam com e sem o colete azul e por isso recebeu um colete laranja. Quem estivesse com a bola poderia passar para ele. O auxiliar técnico Éder Bastos foi quem comandou a atividade, com Ney Franco de olho em um dos bancos do campo.

Cañete perdeu dois gols incríveis, ambos na cara dos goleiros, e mostrou que ainda está sem ritmo de jogo para retornar. Por isso, não será relacionado contra o Santos. O camisa 20 até apareceu para o passe no treino, mas tem limitações.

A atividade durou cerca de 60 minutos, em espaço reduzido e com situação de jogo. Com quatro gols em metade do campo, cada equipe tinha dois para defender e dois para atacar. Foi bem disputada, com muitos gols e disposição dos atletas.

Com forte sol, Casemiro, após dividida, chegou a dar susto. Foi medicado e seguiu. Willian José, com muitos gols, foi o artilheiro. Luis Fabiano não ficou atrás e também deixou sua marca algumas vezes.

Na manhã deste sábado o técnico Ney Franco comanda a última atividade antes do jogo contra o Santos. Nesta tarde ele vai até o Morumbi para ver a Seleção Brasileira, que enfrenta a África do Sul.



Quem brilhou? Escolha o cara da 22ª rodada do Brasileirão

LANCEPRESS! - 07/09/2012 - 11:08 Rio de Janeiro (RJ)

HOME - Cara da Rodada - 22ª Rodada - Seedorf/Wellington Nem/Elano/Bruno Mineiro

Após 15 rodadas liderando o Brasileirão, o Atlético-MG ficou no empate com o Bahia na última quarta e perdeu a primeira posição para o Fluminense, que bateu o Santos no Engenhão. Agora, o LANCENET! quer saber: quem foi o cara da 22ª rodada do Brasileiro?

Entre os concorrentes, quatro jogadores balançaram as redes duas vezes cada: Seedorf (na vitória do Botafogo sobre o Cruzeiro), Wellington Nem (que brilhou contra o Peixe), Elano (destaque do Grêmio sobre o Dragão) e Bruno Mineiro (que ajudou a Portuguesa a golear o Coritiba).

Três goleiros se destacaram na rodada e seguem na luta pelo troféu. Wilson, que fechou o gol na vitória do Figueirense sobre o Corinthians; Fernando Prass, que ajudou o Vasco a segurar o empate em Recife contra o Náutico; e Edson Bastos, destaque na virória da Ponte Preta sobre o Flamengo.

O Cara da Rodada é um prêmio dado pelo LANCE! ao jogador escolhido pelos internautas como o melhor da rodada. Ao final de cada partida, uma enquete é disponibilizada com os três melhores de cada equipe, e o melhor vai para a enquete do Cara da Rodada.

Confira quem já conquistou o prêmio:

1ª: Herrera (Botafogo)
2ª: Lucas (Botafogo)
3ª: Alecsandro (Vasco)
4ª: Vagner Love (Flamengo)
5ª: Mazinho (Palmeiras)
6ª: Romarinho (Corinthians)
7ª: Adryan (Flamengo)
8ª: Cidinho (Botafogo)
9ª: Danilo (Corinthians)
10ª: Douglas (Corinthians)
11ª: Obina (Palmeiras)
12ª: Paulinho (Corinthians)
13ª: Luis Fabiano (São Paulo)
14ª: Seedorf (Botafogo)
15ª: Barcos (Palmeiras)
16ª: Vagner Love (Flamengo)
17ª: Barcos (Palmeiras)
18ª: Vagner Love (Flamengo)
19ª: Luis Fabiano (São Paulo)
20ª: Luis Fabiano (São Paulo)
21ª Paulo André (Corinthians)



Aniversário de Ceni no São Paulo é comentado no mundo todo

LANCEPRESS! - 07/09/2012 - 15:48 São Paulo (SP)

São Paulo x Ponte Preta - Rogerio Ceni comemora gol - (Foto: Tom Dib)
Rogério Ceni comemora gol contra a Ponte Preta, o de número 105 na carreira (Foto: Tom Dib)

O aniversário de 22 anos de Rogério Ceni como jogador do São Paulo foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, na manhã desta sexta-feira. Na rede social, os tricolores postaram diversas mensagens com a tag #22anosM1TO, que foi parar na lista mundial dos principais assuntos.

Em 7 de setembro de 1990, o goleiro foi até o CT da Barra Funda pela primeira vez para realizar um teste. Hoje capitão e ídolo, ele foi aprovado e começou sua trajetória de sucesso no clube, onde conquistou duas Libertadores, dois Mundiais e três Brasileiros, entre outros títulos.

Na mesma data, no ano passado, Ceni entrou no Morumbi para o seu milésimo jogo pelo Tricolor. Hoje, ele tem 1028 partidas e 105 gols marcados.

Veja alguns gols do maior goleiro artilheiro da história!



Ney rechaça protestos de santistas a ele por causa do meia Ganso

LANCEPRESS! - 07/09/2012 - 16:25 São Paulo (SP)

Corinthians x São Paulo - Campeonato Brasileiro - Ney Franco (Foto: Eduardo Viana)
Ney Franco acredita que não haverá problemas por causa das suas afirmações (Foto: Eduardo Viana)

Quando o São Paulo confirmou que fez uma oferta pelo santista Paulo Henrique Ganso, Ney Franco brincou que já tinha feito um “rabisco” com o meia no time tricolor. A diretoria do Peixe não gostou e o treinador prometeu não falar mais sobre o assunto. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o treinador explicou o fato e rechaçou qualquer protesto.

– Acho que já está superado, isso já faz um tempo e o assunto não tem nem mais entrado em pauta nas redações de vocês (jornalistas). É um fato que foi superado e se tiver alguma manifestação não vai interferir no trabalho do grupo - declarou o treinador.

Devido ao clássico deste domingo, as negociações entre as partes esfriaram. O Tricolor, contudo, prepara uma proposta para tentar contratar o meia no início da próxima semana. O camisa 10 do Peixe, que sofre com dores na coxa esquerda, desfalca o clube da Vila Belmiro neste domingo. O seu retorno aos gramados ainda não tem data definida.