domingo, 2 de setembro de 2012

Bahia 1 x 0 São Paulo: Tricolor baiano quebra a sequência de vitórias do São Paulo e se afasta da lanterna

Quebrando a sequência de vitórias do São Paulo, que levou a melhor em três jogos e alcançou um empate nos seus quatro últimos confrontos no Campeonato Brasileiro, o Bahia surpreendeu e fechou o placar em 1 a 0, neste domingo, no Estádio de Pituaçu. Com o resultado favorável, o tricolor baiano conseguiu abrir seis pontos em relação ao Palmeiras, que segue na linha da zona de rebaixamento.

Primeiro tempo movimentado

Apesar de ter alcançado um número maior de finalizações em relação ao Bahia, o São Paulo não conseguiu furar o bloqueio de Marcelo Lomba. A disposição tática bastante ofensiva do Bahia parou a marcação do São Paulo e o primeiro tempo foi marcado por jogadas pela lateral e por cruzamentos perigosos do tricolor baiano. Já o São Paulo privilegiou saídas com velocidade, com atuações fortes da dupla Cícero e Lucas.

Ainda assim, o clube do Morumbi foi freado pelas defesas do goleiro Marcelo Lomba. Nos primeiros cinco minutos, Cícero ganhou disputa com Danny Morais no meio de campo e bateu cruzado em direção è rede adversária. Lomba espalmou e fez a primeira grande defesa da partida. O goleiro salvou de novo o time aos catorze minutos, quando defendeu com as pontas dos dedos um chute de Cícero, na entrada da grande área.

Mesmo com as movimentações de perigo das duas equipes, o primeiro tempo mostrou poucas oportunidades para a abertura do placar.

Deu Bahia no segundo tempo

Para o início da segunda etapa, as duas equipes voltaram ao campo sem modificações no elenco. O São Paulo começou com a posse de bola e comandou grande parte da partida. Ainda assim, Ney Franco optou por dar mais velocidade no meio-campo e colocou Osvaldo no lugar de Maicon.

A alteração surtiu efeito. Osvaldo, minutos depois de entrar, avançou sozinho pela esquerda e cruzou para a área na tentativa de achar o passe de Jadson. Mas Lomba se antecipou e salvou o Bahia d eum possível primeiro gol.

Mesmo com a eficiência do setor ofensivo são-paulino, o Bahia abriu o marcador aos 26 minutos, com um belo gol do meia-atacante Gabriel. Ele aproveitou o erro na saída de bola do São Paulo e avançou com tranquilidade próximo à grande área. Rogério Ceni não conseguiu defender e o Bahia levou a melhor.

Depois do Esquadrão de Aço ter inaugurado o placar, Ney Franco ainda tentou alterar o esquema tático da equipe, mas o São Paulo não conseguiu reverter a situação e a partida finalizou em 1 a 0.

Pela próxima rodada, na quarta-feira, o Bahia recebe o Atlético-MG em Pituaçu, às 19h30 (de Brasília), e o São Paulo joga contra o Inter no Morumbi, às 22h.