domingo, 14 de outubro de 2012

Com Paulo Miranda como titular, São Paulo tem melhor defesa do returno

LANCEPRESS! - 13/10/2012 - 20:40 São Paulo (SP)

Paulo Miranda - São Paulo (Foto: Ari Ferreira)
A bola está com ele: entrada de Paulo Miranda melhorou defesa são-paulina (Foto: Ari Ferreira)

O zagueiro Paulo Miranda não conseguiu se firmar como titular ao lado de Rhodolfo, mas conquistou a confiança do técnico Ney Franco na lateral direita. Neste domingo ele vai para seu quarto jogo seguido na posição. Nos últimos três confrontos, com o esquema 4-2-3-1 consolidado, o Tricolor venceu duas e empatou uma, sofrendo apenas um gol. Não por acaso, o time tem a melhor defesa do returno do Brasileiro, com cinco gols sofridos.

Ney Franco só conseguiu dar solidez ao esquema com dois pontas (Lucas e Osvaldo) por conta da eficácia defensiva. A diferença de rendimento da equipe entre o primeiro e o segundo turno ilustra a mudança: foram 24 gols sofridos nas primeiras 19 rodadas (média de 1,3 gol por jogo), e apenas cinco nos últimos dez jogos (0,5 gol por jogo).

Até o jogo contra o Coritiba, no dia 30 de setembro, Ney Franco vinha fazendo testes no setor defensivo. Quando não pôde contar com Cortez, chegou a colocar Douglas na lateral esquerda e Paulo Miranda na direita – formação utilizada no 0 a 0 contra o Santos, na Vila Belmiro, no dia 9 de setembro. De lá para cá, o camisa 13 ganhou confiança, a vaga e mudou a equipe.

Contra o Coritiba, Paulo Miranda atuou como lateral e Douglas ficou como opção no banco de reservas. O Tricolor empatou em 1 a 1 no Couto Pereira. Nas duas últimas partidas, veio a glória. Duas importantes vitórias, contra Palmeiras e Vasco, e duas excelentes atuações do “novo” lateral do elenco.

Pela frente, agora, o São Paulo tem Figueirense e Atlético-GO, no Morumbi. Dois jogos que podem servir para lapidar a formação e firmar Paulo Miranda para a torcida.

Tricolor é 3º colocado em tabela do returno

O técnico Ney Franco pode se defender de qualquer crítica. Os números mostram que, nos últimos meses, ele melhorou os resultados do São Paulo. Contando apenas os jogos do 2º turno, a partir da 20ª rodada, o Tricolor ocupa a 3ª colocação, atrás apenas de Fluminense e Grêmio.

E o motivo principal para que o Tricolor atingisse tal marca é exatamente a defesa. Foram apenas cinco gols sofridos nos últimos dez jogos. Fluminense e Grêmio, que estão à frente, sofreram sete e oito gols, respectivamente.

Empatados com o São Paulo, na 3ª colocação do returno, estão Corinthians e Bahia. Os três clubes somaram dezoito pontos, e totalizam 60% de aproveitamento nos últimos dez confrontos.

Os concorrentes são-paulinos mais próximos da disputa pelas duas últimas vagas do G4 não conseguiram superar o clube do Morumbi nem no setor ofensivo. O Internacional tem os mesmos 15 gols marcados pelo Tricolor no returno. Atlético-MG e Vasco marcaram 13 e 11 gols, respectivamente, nos últimos dez jogos.