segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mesmo bem encaminhado no G4, São Paulo deve priorizar BR e poupar Luis Fabiano na Sul-Americana

Bruno Rodrigues e Guilherme Palenzuela - 29/10/2012 - 07:31 São Paulo (SP)

Luis Fabiano - São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Para Luis Fabiano, melhor seria não atuar contra a Universidad de Chile (Foto: Eduardo Viana)

A prioridade de fim de ano para o São Paulo deve ser o Brasileirão. Mesmo com a vaga para a Libertadores de 2013 bem encaminhada com o 4º lugar no nacional, Luis Fabiano deverá ser poupado para a partida de quarta-feira contra a Universidad de Chile, em Santiago, pela Sul-Americana.

Luis Fabiano ficou fora contra a LDU de Loja (ECU), no Morumbi, na quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O São Paulo jogou mal, empatou em 0 a 0, mas avançou de fase pelos gol marcado fora de casa – o primeiro jogo acabou em 1 a 1. No último sábado, o atacante atuou durante os 90 minutos na vitória por 4 a 2 sobre o Sport, em Recife, e saiu de campo dizendo que, por conta das dores na coxa esquerda, o ideal seria ser poupado para o primeiro jogo das quartas de final, na quarta-feira:

– Não é a situação adequada. Venho de lesão, e o ideal seria não ficar jogando em sequência, mas pela importância do jogo, me coloco à disposição. Só digo que gostaria muito de enfrentar o Fluminense no domingo, até porque tenho um confronto direto – disse o jogador, referindo-se à briga com Fred pela artilharia do Brasileirão. Luis Fabiano tem 15 gols, e Fred, 16.

O técnico Ney Franco se disse satisfeito com o 4º lugar do Brasileirão após a vitória, mas provavelmente também não sabia que o título da Sul-Americana não rende vaga à fase de grupos da Libertadores. Ele apoiou a versão do atleta.

– Vamos conversar com o jogador, com os médicos, com os fisiologistas. Mas, se ele repetir para nós o que falou na saída do gramado, não vai jogar – afirmou o treinador.

Jogar sem Luis Fabiano não tem rendido resultados. A melhor partida do Tricolor na Sul-Americana foi contra o Bahia, no Pituaçu – única em que o camisa 9 atuou, por 40 minutos, antes de sair machucado. A Universidad de Chile, adversário da próxima quarta-feira, é a atual campeã do torneio, e coleciona boas campanhas nos últimos anos.

Assim como o 3º e o 4º lugar do Brasileirão, o título da Sul-Americana não dá vaga direta para a 2ª fase da Libertadores. Mas vale pela conquista. O segundo lugar no nacional não está distante - atualmente são cinco pontos - , mas pode custar a eliminação na Sul-Americana.

Ademilson deve ganhar vaga mais uma vez

Se Luis Fabiano for realmente poupado no Chile, seguirá a indefinição de quem substituirá o camisa 9 no duelo contra La U.

Ademilson aparece como favorito para a vaga, já que nas últimas partidas sem Fabuloso o camisa 11 fez companhia a Osvaldo e Lucas. Nos dois confrontos contra a LDU de Loja, o atacante iniciou como titular. Porém, não fez boas apresentações e foi substituído durante o jogo nas duas ocasiões.

Outra opção de Ney Franco é a entrada de Maicon, atuando ao lado de Wellington e Denilson, com Lucas e Osvaldo à frente, sem um centroavante no ataque. Essa formação foi utilizada contra o Atlético-MG, no Independência. No entanto, o técnico são-paulino mal pôde analisar o desempenho da equipe, já que Douglas foi expulso aos 25 minutos de jogo, desmantelando todo o sistema tático do Tricolor.

Quem também pode ganhar chance são Willian José e Cícero, personagens envolvidos na polêmica entre Rogério Ceni e Ney Franco. Willian José, apesar de ser o único centroavante além de Luis Fabiano no elenco, tem sido pouco aproveitado por Ney e dificilmente estará entre os 11 que entrarão em campo no primeiro jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana.