Tranquilo, o São Paulo já tem a liderança garantida
(Foto: Divulgação/Site oficial do São Paulo FC)
Uns já classificados e buscando melhorar suas posições para ter vantagem de jogar em casa o jogo único das quartas de final. Outros tentando escapar do rebaixamento. Na última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista, neste domingo, com todos os jogos começando às 16h (horário de Brasília), vai ter muita gente de calculadora na mão.
De certo mesmo, a liderança do São Paulo, que tem 41 pontos e não pode mais ser ultrapassado, e os rebaixamentos de São Caetano, União Barbarense e Guarani. O Tricolor do Morumbi conhecerá seu próximo rival, que virá do interior do Estado. Já Santos, Palmeiras e Corinthians lutam para não se encontrar logo nas quartas. E uma das chances de um clássico nas quartas é o Santos, quarto colocado, empatar e Ponte Preta, Mogi Mirim, Palmeiras, Corinthians e Botafogo perderem.
A briga mais acirrada está na parte de baixo da tabela. Mirassol, Ituano, São Bernardo e Paulista lutam para escapar da queda. O Mirassol, com 15 pontos, é o mais ameaçado: tem de vencer e torcer por outros resultados. Os outros três têm 17 e dependem só de si - ou de um tropeço do Mirassol.
FORMAÇÃO DO G-8 E REBAIXADOS? SIMULE!
CONFIRA O QUE ESTÁ EM JOGO NESTE DOMINGO
Já classificado, com 36 pontos, o Santos busca permanecer entre os quatro primeiros para ter o direito de disputar o jogo único das quartas de final em casa. Para isso, precisa vencer. Há a chance de garantir o G-4 com empate. Mas, nesse caso, o Alvinegro teria de torcer para que o Palmeiras não vença o Ituano por dois ou mais gols (o Verdão empataria com o Peixe em pontos, mas ultrapassaria no saldo). O Penapolense se garante nas quartas com uma vitória. Se empatar, o time de Penápolis precisa torcer por, pelo menos, um empate do Linense com o Mirassol.
O Timão tem vaga no mata-mata garantida, mas não há mais chance de entrar no G-4. Joga para definir sua posição e saber quem enfrentará nas quartas, como visitante. O Atlético está livre do rebaixamento e só cumpre tabela.
Ituano ainda corre risco de rebaixamento. Precisa vencer o Palmeiras para se salvar – nesse caso, iria a 20 pontos. Se empatar ou perder, tem de torcer para que o Mirassol, dois pontos atrás e primeiro no Z-4, ao menos empate com o Linense. Para garantir o direito de jogar em casa nas quartas, o Verdão tem de vencer e torcer contra Santos ou Mogi.
Se empatar, o Mogi fica no G-4. Garantido na liderança, o São Paulo só cumpre tabela.
A Ponte também precisa só de um empate para ter vaga no G-4. Se perder, corre risco de sair do grupo que tem a vantagem. Para isso, porém, o Santos precisaria vencer o Penapolense, o Mogi ao menos empatar com o São Paulo, e o Palmeiras, além ganhar do Ituano, teria de descontar três gols de saldo. O Bragantino, em 10º, com 24 pontos, não briga por nada.
O Mirassol precisa vencer e torcer para que Paulista, São Bernardo ou Ituano não vençam. O Linense, em nono, com 27 pontos, tem chance de avançar às quartas. Para isso, tem de ganhar e torcer para que o Penapolense, em oitavo, com 28, não some três pontos contra o Santos.
Oeste, com 19 pontos, não corre mais risco de queda e só cumpre tabela. O São Bernardo pode se salvar da degola empatando ou até perdendo, desde que o Mirassol não derrote o Linense. Se vencer, o Bernô vai a 20 se garante sem fazer contas.
São Caetano já está rebaixado. O Paulista tem de vencer para não se preocupar com outros resultados. Se empatar, tem de torcer por, pelo menos, empate de Ituano ou São Bernardo, com quem está empatado, com 17 pontos, ou do Mirassol, que tem 15.
Duelo de rebaixados.
O Bota, com 31 pontos, já está classificado e só espera para ver em que posição termina - atualmente é o sétimo pode, no máximo, ser quinto. XV, em 11º, com 22, cumpre tabela.