segunda-feira, 15 de abril de 2013

São Paulo inicia semana decisiva com treinos fechados e mistério

Ney Franco São Paulo (Foto: Alex Silva / Ag. Estado)Ney faz mistério antes de decidir futuro do Tricolor
na Libertadores (Foto: Alex Silva / Ag. Estado)

Ney Franco não quer falar sobre as dúvidas e muito menos antecipar o time do São Paulo que iniciará a partida contra o Atlético-MG, quarta-feira, às 22h, no Morumbi, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Em busca de ajustes em uma equipe que ainda não se encontrou totalmente em 2013, o treinador fechará todos os treinos a partir desta segunda-feira e só revelará a formação uma hora antes do duelo.

O Tricolor fará atividades pela manhã nos dois dias que antecedem o jogo que decidirá seu futuro na principal competição sul-americana. A imprensa só terá acesso ao CT da Barra Funda a partir das 11h30m, 2h30m depois do início. E, mesmo assim, somente para as entrevistas coletivas, sem tempo para identificar possíveis alterações táticas e de jogadores.

No último sábado, data da derrota dos reservas para o XV de Piracicaba, o técnico comandou um treino pela manhã somente para os titulares, também sem a presença dos jornalistas.

- Eu não vou abrir a escalação porque vão começar as deduções. É um jogo muito importante. Além disso, precisamos de uma grande mobilização dos atletas – afirmou Ney Franco.

A estratégia, porém, já fracassou nesta temporada. Antes de enfrentar o Arsenal, na Argentina, o treinador fechou os portões do centro de treinamentos para ensaiar o esquema 3-5-2. O mesmo aconteceu na chegada a Sarandí. O resultado foi o pior possível. O Tricolor fez uma desastrosa apresentação e perdeu por 2 a 1, aumentando ainda mais a pressão para reagir.

Apesar do mistério, Ney Franco não deve aparecer com nenhuma grande novidade na formação inicial. As dúvidas estão na lateral-direita e no meio de campo. Na defesa, Paulo Miranda é o titular, mas Rodrigo Caio vem tendo boas atuações e ganhou espaço.

Já no setor de criação, a dúvida é sobre quem será o substituto de Jadson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Douglas desponta como o preferido do comandante com boa vantagem sobre os concorrentes. Wallyson e Cañete têm chances remotas.

O goleiro Rogério Ceni, com dores no pé direito, e o zagueiro Rafael Toloi, com um edema na coxa direita, continuam em tratamento, mas dificilmente ficarão fora. Caso não se recuperem, Denis e Edson Silva ou Rhodolfo entrarão.

O que fazer para classificar
Para avançar ao mata-mata da Libertadores, o São Paulo precisa vencer o Atlético-MG e torcer por uma derrota do Strongest para o Arsenal, na Argentina. Outra possibilidade de classificação viria com vitória por dois gols de diferença no Morumbi e empate do Strongest na Argentina. Assim, o Tricolor teria um saldo melhor que os bolivianos.

Há uma combinação de resultados que pode levar para sorteio. Para isso, o São Paulo precisaria vencer por 2 a 1, e o jogo na Argentina teria de terminar empatado em 1 a 1. Assim, Tricolor e Strongest ficariam iguais em tudo: pontos, saldo de gols, maior número de gols a favor e maior número de gols fora de casa.