Lugano lembrou melhor época que teve na carreira,
no São Paulo (Foto: Edgard Maciel)
O Brasil tem mesmo um lugar especial no coração do zagueiro e capitão do Uruguai Diego Lugano. Ex-atleta do São Paulo, time pelo qual ganhou o Mundial de Clubes, Libertadores, Brasileirão e Paulista, o jogador evitou críticas ao país durante sua passagem pelo Recife. O jogador está na capital de Pernambuco se preparando para a estreia da Copa das Confederações e enfrentou, junto com os companheiros, problemas para treinar. Mas nada pareceu abalar a relação de amor do defensor com o país que o acolheu durante anos.
- A melhor etapa futebolística da minha vida foi aqui no Brasil. Estar aqui me traz boas lembranças. Tivemos problemas, mas no Brasil as pessoas são muito carinhosas e agradáveis e nos trataram muito bem. Isso não se encontra em todo lugar. Se fosse uma seleção europeia, acostumada com o melhor, passando pelo que enfrentamos, ela iria achar tudo muito ruim.
Lugano fez críticas à estrutura que encontrou no Recife, mas em todos os momentos deixou claro que estava feliz por participar da Copa das Confederações no Brasil.
- Foi uma surpresa não ter o mínimo de comodidade para treinar, mas as críticas que fiz são construtivas. O Uruguai está aqui para somar e esperamos que a Copa das Confederações seja incrível, que o Brasil siga crescendo e que a Copa do Mundo seja melhor ainda. Estar aqui é uma brincadeira para nós.
O capitão do Uruguai, no entanto, reforçou o que já havia dito com exclusividade ao GLOBOESPORTE.COM e destacou que não deve voltar ao país para jogar futebol.
- Sempre tive propostas para voltar ao Brasil, a imagem que tenho do país é boa, mas acho que não é o momento de voltar. A família está acostumada com a Europa e tenho três filhos na escola. Voltar a jogar bola aqui não é uma decisão apenas esportiva, mas familiar.
Lugano foi campeão mundial pelo São Paulo em 2005 (Foto: Divulgação / Site Oficial do São Paulo)