terça-feira, 17 de julho de 2012

Na cola de Deco, Bernard assume a vice-liderança da parcial do Armandão

bernard Atlético-MG craque da sexta 6ª rodada (Foto: Alex de Jesus/O Tempo/Futura Press)Bernard em ação pelo Atlético-MG contra o Náutico
(Foto: Alex de Jesus/O Tempo/Futura Press)

O Atlético-MG, certamente, vive seu melhor momento nos útltimos anos. E se há algum jogador responsável pela boa fase da equipe, ele tem nome: Bernard. No ultimo sábado, o time mineiro venceu de virada o Figueirense, por 4 a 3, no Orlando Scarpelli, e se manteve pela terceira rodada consecutiva na liderança do Brasileirão. Rendimento que tem tudo a ver com o crescente desempenho do meia-atacante na competição. Ttular incontestável do Galo, o Bernard ganhou nota 7, não entrou para a seleção da nona rodada, mas alcançou a segunda melhor média geral no Troféu Armando Nogueira (com base nas avaliações dos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM), encostando no líder Deco.

Aliás, o maestro tricolor ainda lidera a parcial com média de 7,35 pontos. Suspenso, Deco não atuou no empate de 1 a 1 entre o Fluminense e o Botafogo, no último domingo, no Engenhão. Na segunda posição, aparece Bernard, do Atlético-MG. Oportunista, o meia-atacante marcou o terceiro gol do Galo no duelo contra o Figueirense. O time mineiro perdia por 3 a 2, quando o jogador fez o gol que iniciou a reação e consequentemente a virada de sua equipe. Desta forma, alcançou média 6,77, ultrapassando Romarinho (Corinthians), com 6,75, e Juninho Pernambucano (Vasco), com 6,71. O Top 5 é completado por Oscar (Internacional), com 6,7.

Entre os goleiros, Jefferson, que chegou a estar na liderança do setor por três rodadas consecutivas, caiu da terceira para a sexta posição. O jogador alvinegro teve pouco trabalho diante da Fluminense e recebeu nota mediana. Assim, goleiros que fizeram mais defesas se mantiveram no topo da classificação. O guarda-meta Denis, do São Paulo, fez cinco defesas difíceis diante do Palmeiras (empate de 1 a 1), obteve avalição 7 e se manteve na ponta com 6,61 na média geral.

Na zaga, os experientes zagueiros Edu Dracena, do Santos, e Réver, do Atlético-MG, assumiram a liderança da posição. Ambos, não atuaram nas partidas de suas respectivas equipes nesse fim de semana. O Peixe e Internacional ficaram num empate sem gols no Beira Rio. Em Santa Catarina, o Galo bateu o Figueirense por 4 a 3, no Orlando Scarpelli.

Mesmo com nota mediana no duelo contra a Ponte Preta, o lateral-direito Ayrton, do Coritiba, segue como o melhor de sua posição – com 6,63. João Paulo, da Ponte Preta, teve desempenho um pouco acima da média no confronto e, por isso, recebeu 6,5.
A Macaca golrou o Coxa por 4 a 1, e o jogador segue na ponta entre os laterais que autam pela esquerda, com média de 6,13.

Josef Souza, do Grêmio, e Túlio, do Figueirense, formam a dupla de volantes da seleção do Armandão. O jogador do Tricolor deixou o atleta do Figueira para trás na classificação. Preenchendo bem os espaços na marcação, Souza foi bem eficiente e ganhou nota 7.
Na vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro por 3 a 1, o ex-jogador do Vasco foi o segundo maior ladrão de bolas da partida (com quatro roubadas) e deu a assistência para o gol de Marcelo Moreno, que deu números finais ao jogo. Agora, o atleta possui 6,48 de média. Deco e Bernard, líder e vice-líder na média geral, completam o meio-campo.

No ataque, Luis Fabiano, do São Paulo, Julio Cesar, do Figueirense, tem as melhores parciais do setor. O atacante do Tricolor tem 6,67. E o do Figueira, 6,63. Ambos, balaçaram a rede adversária no fim de semana. Luis Fabiano abriu o placar para o São Paulo, em Barueri, mas a partida terminou empatada em 1 a 1. O gol do Palmeiras foi anotado por Mazinho. Em Santa Catarina, o Figueirense perdeu para o Atlético-MG (4 a 3).

parcial Armando Nogueira 16/07 (Foto: Globoesporte.com)

É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.