Rogério Ceni e Magrão se enfrentam no Morumbi
(Montagem: globoesporte.com)
Para o São Paulo, o estádio do Morumbi é uma importante arma na busca por uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro. Para o Sport, é o palco de algo próximo de uma missão impossível. O histórico do confronto entre as equipes - que se enfrentam às 16h deste domingo - tem 14 vitórias tricolores em 14 partidas disputadas no estádio.
Os momentos são bem diferentes. O São Paulo vem de duas vitórias consecutivas e ganhou injeção de ânimo com o retorno do goleiro e capitão Rogério Ceni, que se recuperou de grave lesão no ombro direito. O time ataca em duas frentes: voltar a conquistar um título, o que não acontece desde 2008, ou ao menos garantir uma vaga na Taça Libertadores da América de 2013. Está em oitavo lugar, com 22 pontos, quatro a menos do que o quarto colocado Inter.
Já o Sport, que está em 14º lugar (com 14 pontos), quer voltar a vencer após quatro partidas. O último triunfo ocorreu no dia 15 de julho (2 a 1 sobre a Portuguesa). De lá para cá, foram duas derrotas e dois empates.
A partida terá transmissão pela TV Globo para o estado de Pernambuco. Para o restante do país, a opção será o canal Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos.
São Paulo: Ney Franco diz que o momento é de buscar a regularidade. E que, para isso, o segredo é mexer o menos possível na equipe. Para este domingo, no entanto, ele fará duas alterações. Denilson, que não atuou na vitória sobre o Bahia (pela Sul-Americana), foi liberado pelo departamento médico e ficará com a vaga que foi de Rodrigo Caio. No ataque, Luis Fabiano, machucado, será substituído por Willian José. O time entrará em campo com: Rogério Ceni; João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Willian José.
Sport: embora o discurso seja de não ir ao Morumbi pensando apenas em se proteger das investidas do São Paulo, o técnico Vágner Mancini decidiu reforçar o sistema defensivo. Com isso, Cicinho perdeu espaço na lateral direita para Moacir. Além dessa mudança, o treinador também terá de escalar o zagueiro Diego Ivo, uma vez que o titular da posição, Bruno Aguiar, ainda se recupera de uma fratura no nariz. Com isso, o Rubro-negro deverá ir a campo com: Magrão; Moacir, Diego Ivo, Aílson e Reinaldo; Tobi, Rithely, Willians, Marquinhos Gabriel e Felipe Azevedo; Gilberto.
São Paulo: Wellington está em fase final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo; Fabrício teve contusão no joelho esquerdo e só volta em 2013; Cañete ainda se recupera de cirurgia no joelho direito; Osvaldo tem uma lesão muscular na coxa direita; e Lucas e Bruno Uvini estão com a seleção brasileira nos Jogos de Londres. Para completar, Luis Fabiano sofreu um estiramento no jogo contra o Bahia e ficará pelo menos três semanas no Reffis.
Sport: após fraturar o nariz durante o duelo contra o Atlético-GO, o zagueiro Bruno Aguiar não poderá enfrentar o São Paulo, neste domingo. Quem também não terá condições de jogo é o volante Rivaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o atacante Henrique fica fora por conta de uma cláusula contratual, que o impede de enfrentar o São Paulo, dono de seus direitos federativos.
São Paulo: Rafael Toloi, Rhodolfo, Paulo Miranda e Rodrigo Caio.
Sport: Edcarlos, Tobi e Willians.
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (Fifa/MG) e Janette Mara Arcanjo (Fifa/MG). André Luiz arbitrou cinco jogos no Brasileirão, marcou 171 faltas (média de 34,2 por jogo), aplicou 25 amarelos (média de 5 por jogo), um vermelho (média de 0,2 por jogo) e um pênalti (média de 0,2 por jogo). O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti.
São Paulo: maior assistente da equipe na temporada (com 14), o meia Jadson vive seu melhor momento desde que foi contratado. O ex-Shakhtar Donestk tem sido decisivo nos lances de bola parada e, com habilidade, mostrado facilidade para deixar os companheiros na cara do gol.
Sport: Magrão será um dos responsáveis por evitar que o São Paulo mantenha os 100% de aproveitamento em jogos pelo Brasileiro no Morumbi. O goleiro teve boa atuação no último jogo fora de casa (diante da Ponte Preta) e acumula 21 defesas difíceis no campeonato, ficando em sexto lugar nesse ranking.
Ney Franco, técnico do São Paulo: "O Sport é uma equipe experiente, tem um goleiro muito seguro e atletas que já atuaram no Morumbi. É um elenco que requer cuidado e respeito. A partir disso, precisa prevalecer o básico do Campeonato Brasileiro, que é buscar a vitória dentro de casa".
Vagner Mancini, técnico do Sport: "É fato que estamos sem vencer há quatro partidas e vamos encarar uma grande equipe. Não será um jogo fácil, mas são partidas assim que podem dar moral para o restante da temporada. Trabalhamos firme a semana toda e temos condições de fazer um bom jogo".
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Dentro de sua casa neste Brasileirão, o São Paulo tem aproveitamento de 82% dos pontos disputados. São seis partidas, com cinco vitórias (Bahia, Santos, Coritiba, Flamengo e Atlético-MG) e uma derrota (Vasco).
* Já o Sport, longe da Ilha do Retiro, não vai bem: uma vitória (Sport), dois empates (Santos e Ponte Preta) e três derrotas (Cruzeiro, Bahia e Grêmio), o que resulta em 29% de índice.
* O duelo entre as duas equipes costuma ser marcado por muitos gols. Nas 29 partidas válidas pelo nacional, foram marcados 80 gols, média de 2,75 por jogo.
São Paulo e Sport se enfrentaram pela última vez no dia 6 de dezembro de 2009, no estádio do Morumbi. O time da casa não teve a menor dificuldade e goleou por 4 a 0, gols marcados por Washington (três) e Rogério Ceni. O Tricolor teve a seguinte formação: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias (Zé Luis) e Miranda, Jean, Arouca, Hernanes, Hugo (Junior Cesar) e Jorge Wagner; Dagoberto (Marlos) e Washington. Já a equipe pernambucana teve a seguinte formação: Magrão, Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Fabiano (Jonas), Fininho (Freire) e Dutra; Wilson e Vandinho (Arce).