domingo, 5 de agosto de 2012

São Paulo recebe Sport com histórico de 100% no Morumbi

Ceni e Magrão, São Paulo x Sport (Foto: Reprodução)Rogério Ceni e Magrão se enfrentam no Morumbi
(Montagem: globoesporte.com)

Para o São Paulo, o estádio do Morumbi é uma importante arma na busca por uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro. Para o Sport, é o palco de algo próximo de uma missão impossível. O histórico do confronto entre as equipes - que se enfrentam às 16h deste domingo - tem 14 vitórias tricolores em 14 partidas disputadas no estádio.

Os momentos são bem diferentes. O São Paulo vem de duas vitórias consecutivas e ganhou injeção de ânimo com o retorno do goleiro e capitão Rogério Ceni, que se recuperou de grave lesão no ombro direito. O time ataca em duas frentes: voltar a conquistar um título, o que não acontece desde 2008, ou ao menos garantir uma vaga na Taça Libertadores da América de 2013. Está em oitavo lugar, com 22 pontos, quatro a menos do que o quarto colocado Inter.

Já o Sport, que está em 14º lugar (com 14 pontos), quer voltar a vencer após quatro partidas. O último triunfo ocorreu no dia 15 de julho (2 a 1 sobre a Portuguesa). De lá para cá, foram duas derrotas e dois empates.

A partida terá transmissão pela TV Globo para o estado de Pernambuco. Para o restante do país, a opção será o canal Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2

São Paulo: Ney Franco diz que o momento é de buscar a regularidade. E que, para isso, o segredo é mexer o menos possível na equipe. Para este domingo, no entanto, ele fará duas alterações. Denilson, que não atuou na vitória sobre o Bahia (pela Sul-Americana), foi liberado pelo departamento médico e ficará com a vaga que foi de Rodrigo Caio. No ataque, Luis Fabiano, machucado, será substituído por Willian José. O time entrará em campo com: Rogério Ceni; João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Willian José.

Sport: embora o discurso seja de não ir ao Morumbi pensando apenas em se proteger das investidas do São Paulo, o técnico Vágner Mancini decidiu reforçar o sistema defensivo. Com isso, Cicinho perdeu espaço na lateral direita para Moacir. Além dessa mudança, o treinador também terá de escalar o zagueiro Diego Ivo, uma vez que o titular da posição, Bruno Aguiar, ainda se recupera de uma fratura no nariz. Com isso, o Rubro-negro deverá ir a campo com: Magrão; Moacir, Diego Ivo, Aílson e Reinaldo; Tobi, Rithely, Willians, Marquinhos Gabriel e Felipe Azevedo; Gilberto.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: Wellington está em fase final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo; Fabrício teve contusão no joelho esquerdo e só volta em 2013; Cañete ainda se recupera de cirurgia no joelho direito; Osvaldo tem uma lesão muscular na coxa direita; e Lucas e Bruno Uvini estão com a seleção brasileira nos Jogos de Londres. Para completar, Luis Fabiano sofreu um estiramento no jogo contra o Bahia e ficará pelo menos três semanas no Reffis.

Sport: após fraturar o nariz durante o duelo contra o Atlético-GO, o zagueiro Bruno Aguiar não poderá enfrentar o São Paulo, neste domingo. Quem também não terá condições de jogo é o volante Rivaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o atacante Henrique fica fora por conta de uma cláusula contratual, que o impede de enfrentar o São Paulo, dono de seus direitos federativos.
 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)


São Paulo:
Rafael Toloi, Rhodolfo, Paulo Miranda e Rodrigo Caio.

Sport: Edcarlos, Tobi e Willians.
 

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (Fifa/MG) e Janette Mara Arcanjo (Fifa/MG). André Luiz arbitrou cinco jogos no Brasileirão, marcou 171 faltas (média de 34,2 por jogo), aplicou 25 amarelos (média de 5 por jogo), um vermelho (média de 0,2 por jogo) e um pênalti (média de 0,2 por jogo). O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti.

header fique de olho 2

São Paulo: maior assistente da equipe na temporada (com 14), o meia Jadson vive seu melhor momento desde que foi contratado. O ex-Shakhtar Donestk tem sido decisivo nos lances de bola parada e, com habilidade, mostrado facilidade para deixar os companheiros na cara do gol.

Sport: Magrão será um dos responsáveis por evitar que o São Paulo mantenha os 100% de aproveitamento em jogos pelo Brasileiro no Morumbi. O goleiro teve boa atuação no último jogo fora de casa (diante da Ponte Preta) e acumula 21 defesas difíceis no campeonato, ficando em sexto lugar nesse ranking.

header o que eles disseram

Ney Franco, técnico do São Paulo: "O Sport é uma equipe experiente, tem um goleiro muito seguro e atletas que já atuaram no Morumbi. É um elenco que requer cuidado e respeito. A partir disso, precisa prevalecer o básico do Campeonato Brasileiro, que é buscar a vitória dentro de casa".

Vagner Mancini, técnico do Sport: "É fato que estamos sem vencer há quatro partidas e vamos encarar uma grande equipe. Não será um jogo fácil, mas são partidas assim que podem dar moral para o restante da temporada. Trabalhamos firme a semana toda e temos condições de fazer um bom jogo".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Dentro de sua casa neste Brasileirão, o São Paulo tem aproveitamento de 82% dos pontos disputados. São seis partidas, com cinco vitórias (Bahia, Santos, Coritiba, Flamengo e Atlético-MG) e uma derrota (Vasco).

* Já o Sport, longe da Ilha do Retiro, não vai bem: uma vitória (Sport), dois empates (Santos e Ponte Preta) e três derrotas (Cruzeiro, Bahia e Grêmio), o que resulta em 29% de índice.

* O duelo entre as duas equipes costuma ser marcado por muitos gols. Nas 29 partidas válidas pelo nacional, foram marcados 80 gols, média de 2,75 por jogo.
 

header último confronto v2

São Paulo e Sport se enfrentaram pela última vez no dia 6 de dezembro de 2009, no estádio do Morumbi. O time da casa não teve a menor dificuldade e goleou por 4 a 0, gols marcados por Washington (três) e Rogério Ceni. O Tricolor teve a seguinte formação: Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias (Zé Luis) e Miranda, Jean, Arouca, Hernanes, Hugo (Junior Cesar) e Jorge Wagner; Dagoberto (Marlos) e Washington. Já a equipe pernambucana teve a seguinte formação: Magrão, Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Fabiano (Jonas), Fininho (Freire) e Dutra; Wilson e Vandinho (Arce).