domingo, 16 de setembro de 2012

São Paulo 3 x 1 Portuguesa: Tricolor conta com grande partida de Lucas e vence com facilidade

Quem tem Lucas, tem tudo. Jogando no Morumbi, o São Paulo contou com grande exibição do meia da Seleção Brasileira para bater a Portuguesa por 3 x 1, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Luis Fabiano, Cortêz e Osvaldo marcaram para o Tricolor - os três lances tiveram participação de Lucas. Bruno Mineiro fez o gol de honra da Lusa.

Com a vitória, o São Paulo assume a 5ª colocação, com 39 pontos e encosta no G4. Já a Portuguesa mantém-se com 29 pontos e, dependendo dos resultados de amanhã, pode cair até para 16ª colocação. No momento, segue em 12º.

Lusa sai com empate em falha de Tolói

Estreiando novo esquema tático, com três homens avançados, o São Paulo foi senhor do jogo nos minutos iniciais. Amparado em uma marcação desde o seu campo de ataque, o Tricolor imprensou a Portuguesa, que encontrava enormes dificuldades na saída de bola.

Aos 7, Lucas, na sua característica, arrancou em alta velocidade e serviu Luis Fabiano. O Fabuloso invadiu a área e bateu para defesa parcial de Dida. Osvaldo recolheu o rebote e abriu o placar.

Os donos da casa mantiveram sua superioridade e o trio Jadson-Lucas-Osvaldo infernizava a defesa adversária. O ritmo acelerado, porém, cobrava seu preço em muitos passes errados, o que impedia o São Paulo de ampliar o marcador.

Com o passar do tempo, Lucas começou a dar sinais de cansaço. A queda de rendimento de seu principal articulador diminuiu consideravelmente a criação são-paulina.

Quando a Portuguesa já crescia no jogo, uma falha de Rafael Tóloi fez o empate cair no colo dos visitantes, aos 42 minutos. O zagueiro errou o corte do chutão de Gustavo e a bola sobrou para Bruno Mineiro. Sereno, o artilheiro da Lusa tocou na saída de Rogério Ceni dando números finais à primeira etapa.

Cortêz e Fabuloso matam o jogo

Sem alterações, os dois times voltaram para o segundo tempo apresentando um futebol muito similar ao dos 45 minutos iniciais. Enquanto o São Paulo, comandado por Lucas, tinha a bola e jogava em velocidade, a Lusa vivia de lances esporádicos.

O talento de Lucas fez a diferença para o Tricolor aos 12 minutos. Osvaldo centrou da direita e, esbanjando categoria, o camisa 7 acertou um sem-pulo bonito, que ainda desviou em Cortêz antes de entrar.

A retomada da vantagem acalmou os ânimos do São Paulo, que passou a valorizar ainda mais a posse da bola. Aos 20, Ney Franco sacou Osvaldo e colocou Casemiro, retornando ao esquema com somente dois atacantes.

A substituição fez as oportunidades são-paulinas diminuírem, porém, Lucas ainda estava lá. Aos 32, o meia passou como quis pelo marcador e tocou para Luis Fabiano completar para o fundo do barbante.

Com a vitória mais do que assegurada, a torcida do São Paulo ainda teve tempo de gritar olé em reverência à grande atuação de sua equipe.