quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Contra falhas, FPF enxuga quadro de árbitros e introduz pré-temporada

Marcos Marinho, Federação Paulista de Futebol (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Marcos Marinho anuncia medidas para arbitragem
do Paulista (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)

Os frequentes erros e polêmicas envolvendo a arbitragem neste Brasileirão fizeram a Federação Paulista de Futebol (FPF) ligar o alerta. O presidente da comissão de arbitragem da entidade, o coronel Marcos Marinho, anunciou, nesta terça-feira, algumas medidas para combater essas falhas e qualificar os juízes. Dentre as ações da comissão, destacam-se a redução do quadro de árbitros e a instauração da pré-temporada.

– Nosso desafio é melhorar a preparação física e técnica dos árbitros. Temos de nos aproximar de uma unificação dos critérios, por isso, vamos diminuir nosso quadro de 30 para 25 árbitros. Além disso, vamos fazer uma pré-temporada com dez dias de concentração – disse o dirigente.

Marinho, por outro lado, descartou a utilização de tecnologia nas partidas. Ele até apoia a ideia, mas acha inviável financeiramente. O dirigente afirma que seria muito caro instalar câmeras em todos os estádios.

– Seria interessante, mas é necessário ter igualdade para todas as partidas. Por enquanto é impraticável.

Marcos Marinho também confirmou a presença dos auxiliares fixos ao lado das traves. Eles foram testados na edição 2012 do estadual e continuarão no ano que vem. O diretor, porém, afirma que esses auxiliares terão mais voz em 2013. Através do rádio, eles irão assessorar mais os árbitros.