quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Em 2012, Dudu disputou apenas um quarto dos jogos do Dínamo de Kiev (UCR)

LANCEPRESS! - 06/11/2012 - 16:30 São Paulo (SP)

Dudu - Cruzeiro (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)
Dudu, ex-Cruzeiro, pode reforçar o Tricolor em 2013 (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)

Possível reforço do São Paulo para o ano que vem, o meia Dudu, do Dínamo de Kiev (UCR), é o alvo da diretoria são-paulina para substituir Lucas em 2013, já que o camisa 7 deixará o Tricolor rumo ao Paris Saint Germain (FRA) em janeiro.

Porém, o camisa 99 da equipe ucraniana (ex-Cruzeiro) disputou poucas partidas pelo Dínamo desde que chegou ao clube. Foram apenas 12 jogos, com dois gols marcados e uma assistência, somando aproximadamente 600 minutos em campo. Nesta temporada, dos 22 jogos da equipe, Dudu atuou somente em seis, todos pelo torneio nacional.

Com características parecidas às de Lucas, o atleta de 20 anos partiu rumo a Kiev em agosto de 2011 e, logo em seu terceiro jogo, marcou seu primeiro gol com a camisa do novo clube. Foi na vitória de 6 a 1 sobre o Zorya Lugansk, pelo Campeonato Ucraniano. Seu segundo e último tento pelo Dínamo viria em partida pela terceira rodada da Copa da Ucrânia, contra o Kremin Kremenchuck, ainda em 2011.

Veja lances de Dudu, pretendido pelo São Paulo

Dudu foi reserva praticamente em todos os jogos que disputou na temporada passada. Coincidentemente, seus dois gols vieram nos únicos confrontos em que esteve em campo durante os 90 minutos. Em outras quatro oportunidades, veio do banco de reservas, contabilizando seis apresentações ao todo em 2011-2012.

Já na atual temporada (2012/2013), o meia, que tem atuado como ponta esquerda, foi titular nos seis jogos que disputou até aqui, todos válidos pelo campeonato nacional. Contudo, apesar de já ter igualado seu recorde de atuações da temporada anterior, Dudu só não foi substituído em uma partida - diante do Vorskla Poltava, em sua única derrota (1 a 0) desde que chegou ao time de Kiev.

O Dínamo disputa a edição 2012/2013 da UEFA Champions League e, hoje, ocupa a terceira colocação do Grupo A (que conta com Porto, Paris Saint Germain e Dínamo Zagreb), com três pontos. No entanto, o camisa 99 ainda não fez sua estreia na competição. Seu único jogo em torneios internacionais aconteceu no ano passado, na UEFA Europa League, contra o Besiktas (TUR).