sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Cícero se torna plano B, mas Flu vai aguardar Conca até o último minuto

conca fluminense engenhão (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Flu espera por acordo entre Conca e clube chinês
(Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)

Ao anunciar que pretende contratar três reforços para a próxima temporada, o Fluminense tem recebido inúmeras ofertas de jogadores interessados em fazer parte do elenco do atual tetracampeão brasileiro. Um deles foi Cícero, que já vestiu a camisa do Flu entre 2007 e 2008. No entanto, a alta pedida salarial aliada ao valor que o clube teria de investir negociando a rescisão de seu compromisso com o São Paulo, que vai até julho de 2013, fizeram o Tricolor praticamente desistir do negócio.

Além disso, o Fluminense decidiu de maneira interna que o único nome para o meio-campo que pretende investir é Conca. A cúpula de futebol sabe bem que o retorno do argentino é extremamente complicado. No entanto, existe uma confiança de que ele consiga entrar em um acordo com a diretoria do Guangzhou Evergrande, clube chinês com o qual tem contrato até o fim de 2013. Recebendo um sinal positivo, o Flu passa a formalizar de maneira oficial o interesse.

A grande pendência é em relação ao adiantamento que Conca recebeu referente ao último ano de contrato. O argentino teria de devolver algo em torno de R$ 24 milhões para que os chineses aceitem ouvir qualquer tipo de sondagem. Eles sabem bem que o desejo do meia é voltar ao Brasil, inclusive ele já adiantou parte da mudança, principalmente em relação aos objetos pessoais de sua esposa e de seu filho. Mas o Guangzhou não vai liberar sem um acordo.

Marcos Motta, um dos advogados do jogador, negou a insatisfação de Conca com a vida no país e garantiu que ele não irá abandonar o clube no último ano de contrato caso não se chegue a um acordo. Existe o receio de uma punição na Fifa neste caso.

O Fluminense segue em compasso de espera. Os jogadores já pediram publicamente o seu retorno, inclusive o capitão Fred. O próprio técnico Abel Braga brincou e disse ao argentino que a reapresentação do elenco para 2013 está marcada para o dia 3 de janeiro. Mas a diretoria mantém os pés no chão. Segundo o diretor de futebol Rodrigo Caetano o clube não tem o que fazer enquanto ele não se acertar com os chineses.

- Não tenho como falar a respeito de um jogador que não pertence ao Fluminense e não está livre. Conca tem vinculo até o fim de 2013. Mas isso não impede que o Flu esteja de portas abertas se ele antecipar a saída ou então ao fim do contrato - frisou o dirigente tricolor nesta semana.