LANCEPRESS! - 22/12/2012 - 07:41 São Paulo (SP)
Com a contratação de Lúcio e o acerto com Breno, a defesa do São Paulo ficará farta em 2013. Caso o zagueiro seja liberado da prisão na Alemanha e consiga entrar em campo pelo Tricolor na próxima temporada, Ney Franco terá seis jogadores para três posições do setor.
O treinador tem utilizado Paulo Miranda como lateral-direito e Breno pode vir a ser um concorrente, já que se destacou nessa função, em 2007, quando surgiu no São Paulo.
No miolo da defesa, Rafael Toloi está com muitos créditos. Contratado no meio do ano, ele é elogiado por comissão técnica e diretoria e dificilmente perderá sua vaga de titular.
Quem deve ficar com espaço reduzido com a chegada de Lúcio é Rhodolfo. Das 121 partidas que fez pelo clube, o camisa 4 foi titular em todas, mas é o favorito a ir para o banco de reservas no início do ano.
Ele cometeu alguns erros durante a temporada e, ao ser questionado sobre qual avaliação fazia de seu ano, admitiu as falhas:
– No primeiro semestre, achei que fui muito bem, até ganhei o troféu de melhor zagueiro do Paulista. Mas tenho autocrítica que depois não fui tão bem. A defesa sofreu alguns gols e fui cobrado. Sei da qualidade que tenho. Eu consegui mostrar na final contra o Tigre que sou um zagueiro do nível do São Paulo e da Seleção. Infelizmente, às vezes, uma fase ruim vem. Nem sempre estamos bem, mas também fiz vários gols pelo São Paulo. Espero que, no ano que vem, eu possa ser melhor. É um orgulho para mim poder jogar no São Paulo.
Edson Silva é outra opção para o treinador. João Filipe está sem espaço e será negociado. A tendência é de que vá para o Grêmio, por empréstimo. Luiz Eduardo está com a equipe que vai jogar a Copa São Paulo e começará o ano fora.
As opções para a defesa do São Paulo
Lúcio
Contratado nesta semana, o zagueiro de 34 anos chega para ser titular do time. Ele estava na Juventus (ITA), clube pelo qual teve poucas chances de atuar.
Breno
O defensor está preso na Alemanha por ter incendiado sua própria casa. O Tricolor fez um contrato com ele até 2015 e está ajudando sua família. Quando sair da prisão, o que pode acontecer no próximo semestre, irá jogar no clube.
Rafael Toloi
Chegou, conquistou a vaga de titular e dificilmente vai perder espaço.
Rhodolfo
Titular desde o início de 2011, passou a ser criticado nesta temporada e deve perder a posição na equipe principal.
Edson Silva
Foi reserva durante 2012 e dificilmente vai conseguir ser titular no ano que vem, mas agrada pela postura.
João Filipe
Deve ser emprestado ao Grêmio.
Luiz Eduardo
Vai jogar a Copinha e, depois, deve voltar a treinar na Barra Funda.