terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Exclusivo: Lúcio, o novo xerife Tricolor

Lúcio - São Paulo FC

Rubens Chiri | São Paulo FC

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

O São Paulo apresentou na última quarta-feira (19), no salão nobre do estádio do Morumbi, o seu primeiro reforço para a temporada 2013. Trata-se de Lúcio, de 34 anos, que estava no Juventus, da Itália. O zagueiro assinou contrato com o Tricolor pelas próximas duas temporadas.

Nosso colega Simone Gambino, do Goal.com Itália, nos fornece informações do jogador pentacampeão do mundo, que retorna ao futebol brasileiro após 12 anos na Europa.

Currículo recheado de títulos

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, começou sua carreira no Planaltina-DF, onde atuou entre 1995 e 1997. Com grandes atuações, o zagueiro acabou se transferindo para o Internacional. Em 1998, o jogador conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa do Colorado, equipe que defendeu até se transferir para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, em 2001.

No Leverkusen, Lúcio esteve muito próximo de conquistar a UEFA Champions League, em 2002. Na decisão contra o Real Madrid, o zagueiro brasileiro chegou a balançar as redes, mas o time alemão acabou perdendo por 2 a 1. Em 2004, Lúcio se transferiu para o Bayern de Munique. No clube bávaro, foram nada menos do que oito títulos em cinco temporadas: três Campeonatos Alemães, três Copas da Alemanha e duas Copas da Liga Alemã.

Após oito temporadas na Alemanha, o defensor foi vendido à Internazionale de Milão, em 2009. No Nerazzurri, Lúcio virou ídolo da torcida. Em três anos, foram mais seis títulos, entre eles o Campeonato Italiano e a UEFA Champions League (2009/2010) e o Mundial de Clubes.

No meio desta temporada, Lúcio fechou com a Juventus-ITA. Seis meses depois, porém, ele rescindiu o contrato com o clube italiano. O zagueiro foi campeão da Supercopa da Itália, mas disputou apenas quatro partidas (duas pela Liga dos Campeões, uma pelo Italiano, e outra pela Copa da Itália) com a camisa da Juve.

Segundo Simone Gambino, Lúcio não convenceu o técnico Antonio Conte nas poucas oportunidades que teve. 

Lúcio não convenceu quando jogou. Antonio Conte tem grande confiança em Barzagli, Bonucci e Chiellini e para o defensor brasileiro foi muito difícil encontrar espaço no time. Por conta da sua idade, talvez ele não tenha mais condições adequadas para atuar no esquema com três zagueiros.

Pela Seleção Brasileira, Lúcio já jogou 107 vezes. Foi titular absoluto na campanha do pentacampeonato mundial em 2002 e venceu a Copa das Confederações em 2005 e em 2009, quando ergueu a sua única taça como capitão do Brasil. Agora no São Paulo, o zagueiro espera voltar a vestir a camisa canarinha.

O que esperar de Lúcio no São Paulo?

De acordo com nosso colega do Goal.com Itália, a experiência de Lúcio pode ser fundamental ao São Paulo em 2013.


Acho que o Lúcio ainda pode ser fundamental para uma equipe brasileira. Sua experiência, liderança e personalidade podem ser muito úteis para a defesa do São Paulo.

 

Para Gambino, o brasileiro será uma peça importante do Tricolor na Libertadores e também ajudará bastante os atletas mais jovens do elenco.

"Por ter jogado muito tempo na Europa e disputado muitas competições internacionais, Lúcio pode render bem na Libertadores. Ele também vai ajudar os jovens defensores a crescer"