LANCEPRESS! - 18/12/2012 - 20:00 São Paulo (SP)
Contratado pelo São Paulo para a disputa da Libertadores no ano que vem, o zagueiro Lúcio, de 34 anos, acumula importantes conquistas em sua carreira. O defensor venceu títulos por quase todos os clubes em que passou.
E seu início no futebol já foi promissor. Em 1998, Lúcio ganhou a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Internacional, equipe que defendeu por três temporadas até se transferir ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, em 2001.
No Bayer, chegou muito próximo de conquistar a UEFA Champions League, em 2002. No entanto, o time alemão caiu na decisão para o Real Madrid por 2 a 1 - o defensor anotou o gol contra os merengues. Na mesma temporada, Lúcio se sagrou pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Coréia e Japão.
Em 2004, Lúcio se transfere para o gigante alemão Bayern de Munique. No clube bávaro conquista três Campeonatos Alemães, três Copas da Alemanha e duas Copas da Liga Alemã. Ainda durante o período no Bayern, venceu a Copa das Confederações com o Brasil em 2005.
Após o período vitorioso em território alemão, o zagueiro foi vendido à Internazionale de Milão (ITA) em 2009. Em sua primeira temporada na Itália (2009/2010), conquistou a tríplice coroa (Campeonato Italiano, Copa da Itália e UEFA Champions League), além de outra Copa das Confederações pela Seleção. Na decisão do torneio continental, o defensor enfrentou justamente sua ex-equipe, o Bayern de Munique.
Na temporada 2010/2011, Lúcio ainda venceria o Mundial de Clubes da FIFA, a Supercopa e a Copa da Itália. A partir da temporada 2012/2013, o pentacampeão do mundo defendeu a Juventus (ITA). E apesar de ter disputado somente quatro jogos oficiais pela equipe, foi campeão da Supercopa da Itália.