LANCEPRESS! - 01/01/2013 - 15:00 Belo Horizonte (MG)
No primeiro dia de 2013, a Pluri Consultoria publicou um relatório que analisa a temporada dos principais times do futebol brasileiro em 2012. O líder do ranking ficou sendo o Corinthians, que foi o terceiro colocado em 2011. Os rivais mineiros, Atlético e Cruzeiro, mostraram desempenhos distintos em campo e isso refletiu na classificação.
O Galo, que foi o 14ª no ano retrasado, acabou subindo nove posições e angariou o quarto lugar, atrás apenas de Santos, São Paulo, Fluminense e o Timão. Já o Cruzeiro caiu bruscamente. Se em 2011 ele foi o oitavo classificado, no ano passado, o time estrelado acabou ficando em 38º lugar, junto com diversas equipes que somaram apenas 5 pontos nos critérios da empresa de gestão esportiva.
Os critérios usados pela Pluri Consultoria distribui pontos para as equipes, dependendo da posição final delas nas competições estaduais e nacionais. O Atlético-MG, por exemplo, por ter sido o campeão de Minas Gerais e o vice-campeão Brasileiro, somou 140 pontos (100 pelo Brasileirão e 40 pelo Estadual).
A Raposa, que não conseguiu se classificar nem para a final do Mineiro e foi eliminada precocemente na Copa do Brasil, somou apenas 5 pontos por ter ficado em terceiro lugar no Estadual.
Contudo, no ranking que contabiliza os pontos somados pelas equipes, no critério da Pluri, nas últimas cinco temporadas, a Raposa ganha de goleada do seu maior rival. O Cruzeiro é o sexto colocado, com 495 pontos. Já o Atlético é apenas o 12º colocado, tendo somado, em 2012, mais pontos que os outros quatro anos juntos.