O ano de 2012 não poderia ter sido melhor para o Flamengo. Comandado pelo craque Djalminha, o Rubro-Negro levantou nada menos do que os três troféus mais importantes da modalidade: o Brasileiro, o Rio-São Paulo e o Estadual (Carioca). Com atuações convincentes, o time da Gávea atropelou todos os adversários durante o ano, fazendo a torcida vibrar em uma temporada de vacas magras no futebol profissional.
Flamengo conquista tricampeonato do Brasileiro de showbol (Foto: Ricardo Cassiano / Divulgação)
Um dos idealizadores da modalidade, Djalminha crê que o 2012 vitorioso fará com que os adversários se reforcem para o ano que está a se iniciar. Ele ressalta, entretanto, que o Flamengo fará de tudo para manter o ótimo desempenho.
- Creio que, para o ano que vem, os outros times vão buscar reforços. Ninguém vai querer ficar atrás. Só que nós vamos continuar com a mesma determinação e esperamos fazer mais uma ótima temporada - afirmou o camisa 10.
Além do Flamengo, outro time que teve relativo destaque em 2012 foi o Santos, de Robert e Paulo Rink. Campeão paulista em cima da Ponte Preta, o Peixe ainda foi vice-campeão brasileiro, perdendo a final justamente para o Rubro-Negro.
Flamengo e Corinthians fizeram uma emocionante
decisão no Rio-SP (Foto: Max Santos / Divulgação )
O dia 28 de outubro entrou para a história do showbol, quando, pela primeira vez, um time conquistou a tríplice coroa da modalidade. O feito aconteceu em Casmiro de Abreu (RJ), onde o Flamengo derrotou o Corinthians por 9 a 8, na final do Torneio Rio-São Paulo. O triunfo foi muito comemorado pelos rubro-negros, que chegaram a estar perdendo por quatro gols de diferença, passando a maior parte da partida em desvantagem no placar.
Revoltados com algumas marcações do árbitro Ubiraci Damásio, os corintianos protestaram muito após o término da decisão. O técnico Wagninho chegou a tentar agredir Ubiraci, sendo contido por alguns jogadores.
O árbitro Oscar Roberto Godói é uma atração à parte nos jogos de showbol. Sempre irreverente e polêmico, o juiz protagonizou momentos hilários ao longo da temporada, como a interferência em uma jogada que resultou em um gol do Cruzeiro sobre o Grêmio, pelo Brasileiro, e um lance onde teve de subir no alambrado para deixar a jogada correr, no jogo Vasco x Corinthians, pelo Rio-São Paulo. Entretanto, nenhum lance supera o ocorrido na partida entre Vasco e Bangu em Barra de São João (RJ), pelo Campeonato Carioca, em janeiro. Restando oito minutos para o fim do primeiro tempo, Godói trombou com o vascaíno Pimentel, levando o jogador a "nocaute". Apesar da forcinha para o Alvirrubro, o Vasco saiu vitorioso na partida: 10 a 7.
Considerado o melhor jogador de showbol, Djalminha confirmou todas as expectativas com títulos, belas jogadas e muitos gols. Aos 42 anos, o camisa 10 conseguiu a incrível façanha de sagrar-se artilheiro dos três campeonatos conquistados pelo Flamengo, com 49 gols no total (12 no Carioca, 23 no Brasileiro e 14 no Rio-São Paulo). De quebra, Djalma ainda faturou a Bola de Ouro (prêmio dado ao melhor jogador da competição) do Brasileiro e do Rio-São Paulo. O aproveitamento na premiação só não foi 100%, pois o defensor rubro-negro Emerson ficou com a Bola de Ouro do Carioca.
Djalminha vai para a galera após a conquista do Brasileiro (Foto: Ricardo Cassiano / Divulgação)
O Palmeiras teve um ano para esquecer. Com apenas uma vitória em nove jogos disputados, o Alviverde amargou eliminações nas primeiras fases do Paulista, Brasileiro e Rio-São Paulo, mantendo-se como o único grande paulista que ainda não levantou um troféu na modalidade. Com poucas opções ofensivas, o time chegou a anunciar o atacante Tuta - ainda em atividade - como reforço para o Rio-São Paulo. O jogador, entretanto, acabou desistindo de participar da competição de última hora.
Possato se destacou no América, no Campeonato
Carioca (Foto: Ricardo Cassiano)
Rápido, habilidoso e com bom poder de finalização, Possato foi a mais grata surpresa da temporada. Após se destacar no Campeonato Carioca com a camisa do América, o jogador acabou sendo convidado para reforçar o Botafogo no Brasileiro e no Rio-São Paulo, onde foi o principal jogador da equipe. Contudo, apesar da boa campanha do Alvinegro e do ótimo desempenho de Possato, o time de General Severiano acabou eliminado do torneio regional, quando perdeu para o Flamengo, por 14 a 11, na semifinal.
O Cruzeiro no showbol: rotina de derrotas humilhantes
(Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação)
O Cruzeiro segue com um desempenho desastroso no showbol. Em quatro anos de participação na modalidade, a Raposa soma nada menos que 17 derrotas em 17 jogos, num inacreditável aproveitamento de 0%. Neste ano, o time mineiro participou do Brasileiro, onde foi derrotado por São Paulo, Grêmio e Flamengo, amargando a lanterna do grupo C. Tal façanha fez o Cruzeiro ser apelidado de o "Íbis do showbol".
- Primeiro, temos que pensar em não perder, para depois tentarmos evoluir na modalidade - comentou o capitão cruzeirense Nonato, durante o Brasileiro.
No dia 27 de outubro, em Casimiro de Abreu (RJ), uma imagem forte causou muita apreensão em todos os envolvidos na semifinal do Rio-São Paulo, entre Fluminense e Corinthians. No segundo tempo do jogo, o tricolor Marcello Barbosa dividiu pelo alto com o corintiano Gilmar Fubá e acabou levando a pior. Ensanguentado e desacordado, o jogador teve de ser imobilizado e removido de ambulância para um hospital próximo ao ginásio. Entretanto, tudo não passou de um susto e Marcello recebeu alta horas depois.
Marcello Barbosa deixa o ginásio todo ensanguentado (Foto: Flávio Dilascio / Sportv.com)
17 a 8 | 12s | 12 a 4 |
---|---|---|
Foi o placar de Ponte Preta x Atlético Sorocaba, pelo Campeonato Paulista. O resultado, ocorrido no dia 19 de março, em Sorocaba (SP), foi a maior goleada da temporada | Foi o tempo que o tricolor Cadu levou para abrir o marcador na partida do Fluminense contra o Vasco, pelo Brasileiro. O gol foi registrado como o mais rápido da história da competição. Entretanto, quem sorriu no final foi o time da Colina, que triunfou por 10 a 7 | Foi o resultado da final do Torneio Rio-Manaus, quando o Fluminense venceu o Flamengo, em Manaus (AM), e se sagrou campeão da primeira edição da competição |