sábado, 2 de fevereiro de 2013

Com saudade de 'Tevez', Souza volta a SP para ser notícia e cutuca 'Vamp'

Souza na Portuguesa (Foto: Maria Clara Ciasca)Após cinco anos fora, Souza retorna a São Paulo
para jogar pela Lusa (Foto: Maria Clara Ciasca)

Após uma década defendendo quatro dos principais clubes do Brasil, Souza vestirá a camisa da Portuguesa neste sábado, diante do Comercial, em partida válida pela quarta rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. Disputar uma divisão inferior de estadual em momento algum pesou contra na decisão do meia de 33 anos. Contou a favor a possibilidade de voltar a jogar em um dos principais centro do futebol nacional.

– Aqui em São Paulo o peso é outro, o que você faz vira notícia. Em outro lugar, para aparecer para o resto do Brasil, você tem que fazer chover, estiar e chupar cana e assobiar ao mesmo tempo – diz o jogador.

E a cidade só lhe traz boas recordações. Jogando pelo São Paulo, de 2003 até meados de 2008, Souza se destacou nacionalmente. Foi campeão paulista (2005), bi do Brasileiro (2006 e 2007), venceu a Taça Libertadores (2005) e conquistou o Mundial de Clubes da Fifa (2005). A vitória no Japão, aliás, lhe rendeu um presente inusitado: um cavalo manga-larga dado pelo presidente do clube, Juvenal Juvêncio – o zagueiro Fabão e o lateral Júnior também foram agraciados com um animal cada.

– Infelizmente não tenho mais o cavalo, tive de vender – lamenta Souza, que à época deu ao presente o nome de Tevez, em menção ao atacante argentino campeão brasileiro pelo Corinthians em 2005 e "freguês" do Tricolor, já que não venceu nem marcou gols contra o rival. 

Além de títulos e um cavalo, os tempos de Morumbi também garantiram ao meia muita polêmica, principalmente com o volante Vampeta, que na ocasião defendia o Alvinegro. Ambos cansaram de trocar farpas via imprensa antes dos jogos, mas agora, anos depois, Souza prefere minimizar as discussões.

– A gente é amigo. Naquela época, cada um defendia o seu clube. Era uma brincadeira sadia, que às vezes passava um pouco dos limites – diz Souza, antes de saber que o ex-jogador do Corinthians lançou um livro sobre a carreira.

– Misericórdia. Deve ser um livro de comédia, então. Vou procurar para comprar lá na seção de comédia da livraria (risos).

souza x vampeta2 (Foto: Globoesporte.com)Reunimos aqui algumas das provocações entre Souza e Vampeta em 2007. Coisa fina

A carreira de Souza, porém, não se resume a São Paulo. Ele ainda se aventurou em Paris, onde jogou pouco pelo Paris Saint-Germain. Agora experiente, o meia avalia que não soube lidar com a "frieza" dos europeus e as diferenças entre as culturas, e lembra que naquela época a equipe francesa não era recheada de craques como nesta temporada.

– Não existia parceria, aquela amizade que a gente está acostumado no Brasil. Era bem diferente, eram tempos de vacas magras, bem magras. Pena que eu não peguei essa época de agora, com Ibrahimovic, Lucas, Beckham – disse, sem arriscar no francês, para depois confessar que pediu a Leonardo (ex-jogador do São Paulo e atual diretor do PSG) cinco camisas do ex-clube.

Depois da frustrante passagem pelo PSG, Souza ainda brilhou pelo Grêmio entre 2009 e 2010, até ser contratado pelo Fluminense no ano seguinte. Sem espaço em meio às estrelas do Tricolor carioca, ele foi transferido para o Cruzeiro na temporada passada. Mas também não agradou. Agora em "casa", o alagoano de Maceió espera ajudar na recuperação da Portuguesa e de quebra se destacar dentro e fora de campo.

– Quero mostrar para as pessoas que, independentemente de títulos e status, o que vale é jogar, e eu respeito a Portuguesa da mesma forma que respeitei o São Paulo. Se eu tiver que encerrar minha carreira aqui, vou encerrar sem problema algum. Não quero usar o clube como trampolim, quero apenas ser feliz – avisa Souza, já voltando a ser notícia.