Rogério Ceni e Valdivia lideram Tricolor e Verdão
neste domingo (Foto: Marcos Ribolli)
Pelo menos por uma rodada, o Campeonato Paulista será prioridade para São Paulo e Palmeiras. Após resultados ruins na Taça Libertadores, os times usam o estadual neste domingo, às 16h, no Morumbi, para se acertarem e escaparem de um momento de instabilidade. Enquanto Ney Franco tenta evitar que a pressão aumente no Tricolor, Gilson Kleina luta para impedir que uma nova crise se instale no Verdão.
Os são-paulinos vivem situação mais confortável no Paulistão. Além de defenderem um tabu de 19 partidas de invencibilidade diante dos palmeirenses em seu estádio, jogam para manter a liderança da competição. Mesmo com um jogo a menos que boa parte dos rivais, o time segura a ponta da classificação, com 22 pontos.
Não bastasse o novo tumulto envolvendo jogadores e torcedores no aeroporto de Buenos Aires, o Palmeiras ainda precisa de um bom resultado para se firmar no grupo dos oito melhores que avançam à segunda fase. A equipe alviverde está em sétimo lugar, com 16 pontos. Os quatro primeiros terão o direito de decidir em casa os confrontos das fases seguintes.
Tricolor e Verdão, porém, ainda não engrenaram em 2013, principalmente na Libertadores. O São Paulo só empatou com o Arsenal, no Pacaembu, e se complicou no Grupo 3. Já o Palmeiras somou a segunda derrota segunda na Chave 2 ao ser batido pelo Tigre, na Argentina, com um gol sofrido no último minuto. Vencer um clássico neste período de turbulência traria um pouco de tranquilidade para treinadores e elencos.
Leandro Bizzio Marinho apita a partida. Os auxiliares são Fabrício Porfirio de Moura e Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva. A Rede Globo transmite a partida para todo o estado de São Paulo. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
São Paulo: o técnico Ney Franco vai utilizar a formação principal do Tricolor, mas não revelou a escalação. Wellington e Luis Fabiano, que não enfrentarão o Arsenal por estarem suspensos, seguem na equipe. O provável time é: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Cortez; Wellington, Fabrício e Jadson; Aloísio, Luis Fabiano e Osvaldo.
Palmeiras: Marcelo Oliveira, suspenso, será substituído por Juninho. Fernando Prass e Valdivia, que eram dúvidas, trabalharam normalmente e estão confirmados. Leandro pode ganhar uma chance no ataque. A equipe provável é: Fernando Prass; Weldinho, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; Vilson, Márcio Araújo, Wesley e Valdivia; Leandro (Vinícius) e Kleber.
São Paulo: o atacante Negueba (lesão no ligamento cruzado do joelho direito), o zagueiro Paulo Miranda (lesão no menisco do joelho esquerdo) e o zagueiro Rhodolfo (entorse no tornozelo direito) estão fora.
Palmeiras: Marcelo Oliveira foi expulso contra o União Barbarense e terá de cumprir suspensão automática. Maikon Leite, com um entorse no tornozelo direito, foi vetado pelo departamento médico.
São Paulo: Jadson se firma a cada rodada como o principal jogador do Tricolor em 2013. Artilheiro da equipe ao lado de Luis Fabiano, com sete gols, o meio-campista é a principal arma do técnico Ney Franco para superar o Verdão.
Palmeiras: Herói da vitória por 1 a 0 sobre o União Barbarense, na última apresentação pelo Campeonato Paulista, Leandro deverá ganhar nova chance após 14 dias, já que não enfrentou Libertad e Tigre por não estar inscrito na Taça Libertadores da América.
Osvaldo, atacante do São Paulo: “É um jogo importante para que nós possamos nos recuperar depois de um resultado ruim. Vamos enfrentar um adversário difícil e que também precisa vencer. Estamos encarando com muita seriedade”.
Gilson Kleina, técnico do Palmeiras: “Será um jogo muito complicado. Já fui informado que temos uma estatística desfavorável no estádio do Morumbi. Precisamos acabar com isso."
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Faz 11 anos que o Palmeiras não vence o São Paulo jogando no Morumbi. A última vitória do Verdão na casa do Tricolor foi no dia 20 de março de 2002, quando venceu por 4 a 2 pelo Torneio Rio-São Paulo, gols de Magrão, Claudecir, Alex e Arce. França e Kaká descontaram para o Tricolor.
* Nas últimas 19 vezes que o São Paulo enfrentou o Palmeiras no Morumbi, o Tricolor venceu 12 vezes e houve sete empates.
* Foi pelo Brasileirão de 2011 que o Palmeiras conseguiu suas última vitória sobre o São Paulo vencendo por 1 a 0 no Pacaembu, no dia 27 de novembro, gol de Marcos Assunção de falta.
* Empate é o resultado mais comum no retrospecto recente deste clássico. Nas últimas dez partidas entre as duas equipes, metade terminou sem vencedor. O São Paulo venceu três vezes e o Verdão conseguiu duas vitórias.
* Nas últimas 20 vezes que São Paulo e Palmeiras se enfrentaram houve apenas duas vitórias por mais de dois gols de diferença. No Paulistão de 2008, o Verdão goleou por 4 a 1 em Ribeirão Preto, e no Brasileirão do ano passado, vitória tricolor por 3 a 0 no Morumbi
Na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram no dia 6 de outubro, no Morumbi. Dentro de campo, o Tricolor não deu chances ao Verdão e complicou a vida do time de Gilson Kleina, que lutava contra o rebaixamento, com uma vitória por 3 a 0. Luis Fabiano, duas vezes, e Denilson, com um golaço de fora da área, definiram o placar.