Neymar comemoração gol Santos Flamengo-PI
(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
Vem aí mais uma edição do Troféu Armando Nogueira, que elege os melhores do Campeonato Brasileiro de acordo com as notas dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. Para ter chance de levar a taça, o jogador tem que atuar em pelo menos 13 partidas. Nos últimos dois anos, quem faturou o prêmio foi Neymar. Em 2011, o craque do Santos teve média de 6,98 e aumentou ainda mais no ano seguinte: 7,13. Em 2013, será disputada a quinta edição do Troféu, que ainda teve Marcelinho Paraíba, que atuava no Sport em 2009, e Montillo, quando jogava no Cruzeiro em 2010, como vencedores.
Por ter vencido as duas últimas edições, Neymar iniciaria a disputa como grande favorito para conquistar o prêmio pela terceira vez. No entanto, sua possível ida para Barcelona ou Real Madrid no meio do ano tira as chances do craque santista de disputar o Armandão, pelo limite mínimo de jogos. Com isso, surgem outros candidatos a levar o Troféu: Seedorf e Ronaldinho Gaúcho, que obtiveram altas médias em 2012 ao regerem Botafogo e Atlético-MG, respectivamente. Artilheiro no São Paulo, Luis Fabiano, vice-campeão no ano passado, também aparece com boas chances, bem como Fred, do Fluminense.
Vale lembrar que o jogador com a melhor nota de cada rodada recebe o "Armandinho". Em 2012, seis atletas receberam a premiação: Bernard (Atlético-MG), Luis Fabiano (São Paulo), Diego Cavalieri (Fluminense), Ronaldinho (Atlético-MG), Lucas (São Paulo) e Neymar (Santos). O melhor de cada jornada soma 0,05 à sua média final. Todas as notas ficarão expostas nas páginas de confronto dos jogos.
A seleção do Armandão em 2012 foi escalada da seguinte forma, no esquema 4-3-3: Diego Cavalieri (Fluminense); Cicinho (Sport), Réver (Atlético-MG), Paulo Miranda (São Paulo) e João Paulo (Ponte Preta); Paulinho (Corinthians), Seedorf (Botafogo) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG); Neymar (Santos), Fred (Fluminense) e Luis Fabiano (São Paulo). O lateral-esquerdo João Paulo se transferiu para o Flamengo e Cicinho foi recentemente dispensado pelo Sport, que caiu para a Série B. O restante da seleção se mantém em seus respectivos clubes.
Neste sábado, será dada a largada para mais um Campeonato Brasileiro, e comentaristas do SporTV e repórteres do Globoesporte.com serão os responsáveis pelas avaliações. Fique de olho e torça para o craque do seu time levar a taça para casa.