segunda-feira, 24 de junho de 2013

Decisão da Recopa vai interferir no futuro do pressionado Ney Franco

Ney Franco (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ney Franco vive momento de pressão no Tricolor
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo voltará a jogar apenas no dia 7 de julho, contra o Santos, no estádio do Morumbi. Mas, a partir da tarde desta segunda-feira, quando o elenco se reapresentar no CT Laudo Natel, em Cotia, o foco estará totalmente voltado para a decisão da Recopa Sul-Americana, contra o Corinthians. Os duelos, marcados para os dias 3 (Morumbi) e 17 de julho (Pacaembu), já tiram o sono do técnico Ney Franco, que segue pressionado no comando da equipe.

Muitos conselheiros defenderam a demissão do treinador após a eliminação da equipe na Taça Libertadores da América. Mas Juvenal Juvêncio, para não admitir que errou mais uma vez na escolha do treinador, seguiu o conselho de Adalberto Baptista, seu braço direito no futebol, e resolveu dar nova chance ao treinador. Só que um tropeço em uma final de campeonato diante do maior rival poderá tornar a situação insustentável.

Quando o São Paulo foi eliminado pelo Galo, Juvenal claramente culpou o elenco, afastando sete jogadores que pouco tiveram culpa e instaurando o regime de concentração total por duas semanas no CT de Cotia. Na ocasião, o dirigente entrou em rota de colisão com Luis Fabiano ao colocar seu principal atacante em campo e, em entrevista coletiva, deu um voto de confiança ao treinador, que está longe de ser uma unanimidade dentro do elenco. O clima piorou bastante após o afastamento do volante Fabrício, que era muito querido pelo grupo.

Os resultados contra o Corinthians também servirão para melhorar ou azedar de vez a relação com o torcedor, que segue insatisfeito com o trabalho da comissão técnica. Tanto que, no dia em que o São Paulo perdeu para o Goiás por 2 a 1, no estádio do Morumbi, muita gente pediu o retorno de Muricy Ramalho, que comandou a equipe no tricampeonato brasileiro em 2006, 2007 e 2008.

Ney Franco entrevista coletiva no São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Ney Franco já pensa no time que vai enfrentar o Corinthians no dia 3 de julho (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Até o primeiro jogo contra o Timão, o time terá 11 dias de muito trabalho. Nessa semana, todos ficarão confinados em Cotia, quando o treinador já começará a pensar na melhor formação. Existem duas dúvidas: quem será o companheiro de Lúcio na zaga e qual esquema tático será adotado. No primeiro caso, Paulo Miranda e Rafael Toloi são os candidatos, com maiores chances para o primeiro. No segundo, existe a dúvida entre o 4-4-2, com Jadson e Ganso na armação, ou o 4-2-3-1, com apenas um meia na criação e três homens ofensivos, que seriam Aloísio, Luis Fabiano e Osvaldo.