sábado, 27 de outubro de 2012

No Recife, São Paulo quer se firmar no G-4; Sport tenta escapar da degola

Na noite deste sábado, a partir das 18h30m (horário de Brasília), na Ilha do Retiro, Sport e São Paulo entram em campo vivendo situações distintas, mas necessitando de vitória. A equipe pernambucana, que ganhou novo fôlego com a chegada do técnico Sérgio Guedes, segue sua luta para fugir do rebaixamento. Primeiro time abaixo da linha vermelha, com 33 pontos, o Leão precisa de um triunfo - combinado com uma derrota do Bahia para o Grêmio, também neste sábado, em Salvador - para terminar a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro fora do Z-4.

Já o Tricolor, que entrou no G-4 na 30ª rodada, com 55 pontos, quer consolidar sua posição. Uma derrota não tira o time do Morumbi do quarto lugar, mas permite a aproximação dos rivais: a equipe está cinco pontos à frente do Vasco, quinto colocado, com 50, e sete além do Colorado, sexto, com 48. Apesar da vantagem, a ordem é não deixar pontos em Recife. 

Restando seis jogos para o término do Campeonato Brasileiro, o São Paulo trabalha como uma projeção de mais 13 pontos para manter sua posição no G-4 até o final e, assim, garantir vaga na Taça Libertadores da América de 2013. Isso significa que, além de se manter soberano no Morumbi (aproveitamento de 83,3%), a equipe comandada por Ney Franco terá de buscar pontos fora de casa para não depender de outros resultados para alcançar seu objetivo.

Aí é que está o problema: o São Paulo, letal como mandante, oscila muito quando sai de casa. Longe do Morumbi, o Tricolor só venceu quatro vezes em 15 jogos. Por outro lado, o Sport tem quinta pior campanha como mandante na competição. Em 16 partidas na Ilha do Retiro, o Leão obteve apenas seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas, aproveitamento de apenas 47%.

O Sportv transmite ao vivo para todo país (menos Recife). O canal Premiére, através do sistema pay-per-view, mostra inclusive para a capital pernambucana. O GLOBOESPORTE.COM fará o acompanhamento em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 18h.
header as escalações 2

Sport: obrigado a mexer na equipe por conta de vários desfalques, o técnico Sérgio Guedes preferiu não revelar o time que entrará em campo contra o São Paulo. No entanto, o treinador não deverá promover mudanças drásticas na equipe que vem atuando. O Sport deverá entrar em campo com Saulo; Cicinho; Aílson, Bruno Aguiar e Renê; Tobi, Rithely, Moacir e Hugo; Felipe Azevedo e Gilsinho.

São Paulo: o técnico Ney Franco também resolveu fazer mistério e não confirmou a equipe. Luis Fabiano, recuperado de um problema na coxa esquerda, tem presença assegurada. Um desfalque é certo: Jadson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Osvaldo, que sente dores na coxa esquerda, viajou com a delegação e fará um teste antes da partida. Se for vetado, deverá ser substituído por Douglas. A escalação provável: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington e Maicon; Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo (Douglas).

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Sport: ainda se recuperando de uma lesão na coxa, o goleiro Magrão segue fora da equipe. Além dele, estão machucados o zagueiro Diego Ivo e o volante Renan Teixeira. Já o atacante Henrique, que pertence ao São Paulo, está impedido, por contrato, de atuar contra a equipe do Morumbi.

São Paulo: Jadson levou o terceiro cartão amarelo contra o Flamengo e terá de cumprir suspensão automática. Cañete, recuperado de lesão no joelho direito, ainda aprimora a forma física e não tem previsão de retorno aos gramados, assim como Paulo Henrique Ganso, que se recupera de um estiramento na coxa esquerda. Fabrício, que operou o joelho esquerdo, só voltará a jogar em 2013.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Sport:
Cicinho, Gilberto, Henrique, Hugo, Magrão, Moacir, Renê, Willian Rocha e Willians

São Paulo: Ademilson, Douglas, Ganso, João Filipe, Maicon, Osvaldo, Paulo Assunção, Rafael Toloi, Rodrigo Caio, Rogério Ceni e Wellington

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Jailson Macedo Freitas (BA) apita a partida, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Ivan Carlos Bohn (PR). Jailson Macedo arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 394 faltas (média de 32,8 por jogo), aplicou 52 amarelos (média de 4,3 por jogo), um vermelho (média de 0,08 por jogo) e três pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 4,98 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Grêmio 3 x 1 Sport (10ª rodada) e São Paulo 4 x 1 Flamengo (13ª rodada).

header fique de olho 2
Sport:
o atacante Gilberto espera fazer da partida contra o São Paulo uma vitrine para ganhar uma vaga entre os titulares e conquistar de vez a preferência do técnico Sérgio Guedes.

São Paulo: Luis Fabiano. Recuperado de um problema muscular, o camisa 9 disputará sua 37ª partida na temporada e espera reencontrar o caminho das redes para manter viva a briga com Fred, do Fluminense, que hoje lidera a tabela de artilheiros, com 16 gols, um a mais que o Fabuloso.

header o que eles disseram

Cicinho, lateral-direito, do Sport: “Precisamos da vitória e temos de aproveitar o fato de estarmos jogando em casa e com o apoio da nossa torcida. O São Paulo tem uma equipe qualificada, mas estamos prontos para buscar a vitória”.

Ney Franco, técnico do São Paulo: “O Sport vem de duas vitórias consecutivas e está animado. O Cicinho cresceu muito na lateral-direita porque existe um volante (Moacir) que faz a sua cobertura. Precisamos marcá-lo com eficiência. Apesar da posição na tabela, é um time que tem qualidade.”

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* O Sport não vence o São Paulo há 11 anos, desde o Campeonato Brasileiro de
2001. O último triunfo da equipe pernambucana foi em 30 de setembro de 2001), quando o Leão bateu o Tricolor, que tinha Kaká e Júlio Batista, por 1 a 0,  na Ilha do Retiro.

* Atuando em Recife, o Sport leva vantagem em jogos contra o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Foram 15 duelos, com seis vitórias do Leão, seis empates e apenas três triunfos
são-paulinos.

* A média de gols das partidas entre Sport e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro é de 2,7 por jogo. Foram marcados 81 gols em 30 partidas. Em três desses confrontos, houve sete tentos: nas vitórias do Sport por 5 a 2, em 94, e 4 a 3, em 2000; e no triunfo tricolor por 4 a 3, em 1978.

header último confronto v2

O último confronto entre as duas equipes foi disputado em 5 de agosto, no Morumbi, pelo primeiro turno deste Brasileirão. O Tricolor venceu por 1 a 0, gol de Ademilson, aos 33 minutos do segundo tempo. Confira os melhores lances dessa partida no vídeo ao lado.