O Campeonato Brasileiro já tem um campeão. O Fluminense chegou a 76 pontos e abriu vantagem suficiente sobre o segundo colocado para garantir o seu quarto título da competição. Mas a vitória suada por 3 a 2 sobre o Palmeiras, neste domingo, teve um personagem que foi um dos principais responsáveis pela campanha tricolor: Fred. O atacante fez dois gols, chutou a bola que resultou em outro após o desvio de Maurício Ramos e recebeu nota 9,5 dos avaliadores do Troféu Armando Nogueira, fechando como o craque da 35ª rodada.
Outro jogador do Fluminense que entrou na seleção foi o zagueiro Gum, com nota 7. Ao lado dele vem Chicão, do Corinthians. Autor de um dos dois gols na goleada por 5 a 1 sobre o Coritiba, ele forma a dupla de zaga. Fábio Santos e Paulinho foram os outros jogadores do Timão que entraram na equipe dos jogadores mais bem avaliados.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.
GOLEIRO
Paulo Victor fez papel de muralha na vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Náutico, em Recife. Com cinco defesas de alto grau de dificuldade, ele garantiu os três pontos ao Rubro-Negro, que se livrou definitivamente do risco de rebaixamento para a Série B. O goleiro faturou a nota 7,5. Márcio (Atlético-GO), Diego Cavalieri (Fluminense) e Edson Bastos (Ponte Preta) foram os demais destaques da posição.
LATERAL-DIREITO
Com uma disciplina tática impressionante, Pará fez uma de suas melhores partidas com a camisa do Grêmio. Atuando pela direita, ele soube brecar as subidas de Cortez e foi eficaz no ataque. O passe perfeito para o gol de Marcelo Moreno é prova disso e fez valer a nota 7,5. Lucas (Botafogo), Cicinho (Ponte Preta) e Alessandro (Corinthians) também tiveram bom desempenho no fim de semana.
ZAGUEIROS
Jogador de uma regularidade notável neste Brasileiro, Gum teve mais uma boa atuação neste domingo. A bravura do zagueiro foi decisiva no triunfo sobre o Palmeiras, que culminou no título do Fluminense. Nota 7 para o guerreiro tricolor. Com a mesma avaliação, Chicão entrou na seleção da rodada. Além de dar conta do recado na defesa, o xerife corintiano deixou a sua marca numa cobrança de pênalti muito bem executada. Naldo (Grêmio), Bruno Rodrigo (Santos) e Ferron (Ponte Preta) ganham citação pelos bons jogos que fizeram.
LATERAL-ESQUERDO
Um dos homens de confiança do técnico Tite, Fábio Santos tem em 2012 a sua melhor temporada da carreira, tanto que chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. Ele foi uma das peças decisivas na goleada do Timão por 5 a 1 sobre o Coritiba com um gol e outras boas jogadas ofensivas. Tudo isso deu a ele a nota 7,5. Márcio Azevedo (Botafogo), Everton (Cruzeiro) e Anderson Pico (Grêmio) também foram bem na rodada.
VOLANTE
Um dos melhores volantes do Brasil na atualidade, Paulinho impressiona pela boa capacidade de marcação e pela facilidade de atacar com a frieza de um matador. Foi dessa forma que ele anotou mais dois gols para o Corinthians, na fácil vitória sobre o Coxa. A brilhante atuação rendeu a nota 8. Jean (Fluminense), Ernandes (Atlético-GO) e Ralf (Corinthians) são os demais jogadores da posição com participação notável neste fim de semana.
MEIAS
Com dinâmica de um menino, Zé Roberto tem carregado o Grêmio nessa brilhante campanha - é o segundo colocado na tabela. Contra o São Paulo não foi diferente. Além de cadenciar o jogo, o veterano fez uma linda jogada e serviu André Lima no primeiro gol gremista, que venceu por 2 a 1. O craque faturou a nota 8. Um pouco abaixo, mas não menos brilhante esteve Fellype Gabriel na boa vitória do Botafogo sobre a Portuguesa. Com um gol e uma assistência, o alvinegro ficou com 7,5 de nota. Patrick Vieira (Palmeiras), Vítor Júnior (Botafogo) também ganham menção honrosa.
ATACANTES
Infalível, Fred é daqueles que decidem um jogo em um único instante. O Palmeiras cometeu este erro duas vezes e o centroavante do Tricolor carioca não teve piedade em ambas as oportunidades. Com a bela atuação, coroada pelo título do clube das Laranjeiras, o camisa 9 conquistou a nota 9,5, sendo o craque da rodada. Bruno Mendes ficou com a nota 8 depois de marcar mais um gol para o Botafogo e figura entre os melhores da rodada. Para fechar o ataque, Martinuccio levou a mesma nota por resolver a parada para o Cruzeiro com dois gols no triunfo sobre o Bahia (3 a 1) e praticamente livrou a Raposa da degola. Guerrero (Corinthians) e André Lima (Grêmio) também fizeram bonito e foram importantes para suas equipes.