No gramado do Prudentão, os jogadores do Flu
vibram com o título (Foto:Marcos Ribolli/GE.com)
Com três rodadas de antecedência, o Fluminense bateu o desesperado Palmeiras e conquistou o seu quarto título brasileiro. No entanto, o triunfo antecipado só foi possível graças ao empate entre o Vasco e o então vice-líder Atlético-MG, garantido com uma bela defesa de Fernando Prass, que evitou o gol que poderia manter o Galo na briga. Se a briga pelo caneco já está decidida, a luta contra a degola segue acirrada. O resultado em Presidente Prudente manteve o Palmeiras a sete pontos do primeiro clube fora do Z-4 e com apenas nove a serem disputados. A ameaça de rebaixamento só cresce para o Alviverde.
No duelo com o menor público da rodada, 2.869 pagantes, o Sport abriu o placar no Orlando Scarpelli. Porém, o Figueirense conseguiu a igualdade na falha do goleiro Saulo, autor do mico do fim de semana. O empate não foi bom para nenhuma das equipes. Após o rebaixamento do lanterna Atlético-GO na rodada passada, o Figueira é o segundo time a cair para a Série B de 2013. O Sport ainda tem chances de se salvar, mas se complicou na tentativa de se manter na Série A.
Em São Januário, se viu, além da defesa da rodada, o drible mais bonito do fim de semana. O lateral-direito Marcos Rocha, do Atlético-MG, chamou a atenção pela linda caneta que aplicou em Wendel. No confronto entre Cruzeiro e Bahia, a Raposa levou a melhor e bateu a equipe da Boa Terra por 3 a 1, com direito a uma pintura assinada por Willian Magrão. O lado negativo da partida foi o sarrafo que o volante Sandro Silva deu no meia Mancini.
O GLOBOESPORTE.COM mostra as estatísticas e os selos da 35ª rodada. Confira!
Na boa vitória do Cruzeiro contra o Bahia, Martinuccio chamou a atenção pelos dois tentos que fez, mas Willian Magrão merece ser lembrado pela obra-prima que realizou. Logo após ter entrado, o volante aproveitou o rebote de uma jogada gerada pelo argentino e, com extrema categoria, encobriu o goleiro Marcelo Lomba da entrada da área.
A partida do Independência não ficou marcada apenas pelo bom futebol da Raposa. O volante Sandro Silva fez falta mais dura do fim de semana. O jogador da Raposa entrou rasgando e derrubou o meia Mancini. O árbitro Marcelo de Lima Henrique mostrou o segundo amarelo e expulsou o atleta da Raposa
Um dos destaques do Atlético-MG na Brasileirão, o lateral Marcos Rocha mostrou parte do seu repertório contra o Vasco no empate em São Januário. Pela direita, o camisa 2 do Galo deu uma linda caneta em Wendel, tentou driblar Douglas na sequência da jogada, mas foi derrubado pleo zagueiro, que recebeu o cartão amarelo pela falta.
Na briga para se garantir na Séria A em 2012, a Portuguesa perdeu para o Botafogo por 3 a 0, mas poderia ter empatado a partida quando o jogo ainda estava 1 a 0. Após um chutão da defesa, Héverton deu um belo passe de cabeça para Bruno Mineiro. Livre de marcação e sozinho na área, o camisa 9 dominou a bola, chutou por cima do gol e desperdiçou a melhor chance da equipe paulista.
Fora de casa, o Atlético-MG tentou bater o Vasco, mas o time de São Januário segurou a pressão mineira, e a partida terminou empatada graças à grande defesa de Fernando Prass. Ronaldinho, em cobrança de falta, cruzou da direita, Réver cabeceou com firmeza e obrigou o camisa 1 a ir no seu ângulo esquerdo para fazer a defesaça.
Na partida que culminou no rebaixamento do Figueirense, o Sport saiu na frente, mas o goleiro Saulo falhou feio e o Figueira empatou. Bruno Nazário cobrou escanteio, o arqueiro do Leão saiu do gol, não conseguiu cortar o cruzamento e a bola passou por ele. Livre de marcação, o camisa 11 do clube catarinense não bobeou e mandou a bola para o gol vazio.