terça-feira, 20 de novembro de 2012

Teve Isso! Esposas barradas na volta olímpica e 'Fla-Timão' contra o Verdão

Da volta olímpica do Fluminense ao rebaixamento do Palmeiras, o futebol brasileiro teve curiosidades para todos os gostos na última rodada. Perdeu alguma? Confira:

Corintiano feliz em Volta Redonda

 Além de empatar com o Flamengo por 1 a 1, em Volta Redonda, o Palmeiras foi prejudicado pela vitória do Bahia por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, em Pituaçu, e pelo empate entre Grêmio e Portuguesa em 2 a 2, no Canindé. Faltando duas rodadas para o término da competição, o Verdão soma 34 pontos e não tem mais como alcançar a Portuguesa, que tem 41 e é o primeiro time fora da zona do rebaixamento. Melhor para o torcedor corintiano Luciano Lemos, que viajou de Cruzeiro, em São Paulo, até Volta Redonda para torcer pelo rebaixamento do rival. Ele estava acompanhado da mulher e do filho, que vestia uma camisa do Corinthians por baixo do uniforme do Flamengo. A família acompanhou a partida na arquibancada ao lado da torcida do clube carioca. No fim do jogo, diversos torcedores do Palmeiras choraram com o empate por 1 a 1. Enquanto isso, Lemos sorria da desgraça alheia.

Família corinthians na torcida flamengo volta redonda (Foto: Cassius Leitão / Globoesporte.com)Família corintiana na torcida do Flamengo em Volta Redonda (Foto: Cassius Leitão / Globoesporte.com)

Cabelo verde

No jogo contra o Cruzeiro, que marcou a entrega da taça de campeão brasileiro ao Fluminense, o atacante Thiago Neves chamou a atenção ao aparecer no gramado do Engenhão com o cabelo pintado de verde, uma das cores do clube. O jogador não conseguiu evitar a derrota do Tricolor para a Raposa por 2 a 0. Mesmo com o resultado, o Fluminense já é o campeão brasileiro, título conquistado com três rodadas de antecedência.

Esposas barradas

Durante a festa de entrega da taça de campeão brasileiro, esposas e familiares de alguns jogadores não puderam dividir o momento de alegria. Impedidas de entrarem em campo durante a premiação, as mulheres de Thiago Neves, Edinho, Samuel, Digão e Rafael Sobis viveram momentos de preocupação, já que seus filhos e filhas estavam no gramado com os pais. O alívio só veio quando os portões foram abertos e elas puderam encontrar os maridos e filhos em segurança.

Esposas dos jogadores são barradas na festa do Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Esposas dos jogadores são barradas na festa do Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

Timão sem pena do rival

Assim que o rebaixamento do Palmeiras foi confirmado, os torcedores do Corinthians que assistiam à vitória do Timão sobre o Internacional por 2 a 0 no Beira-Rio não perderam tempo e abriram uma faixa na arquibancada com os dizeres "Chora, Porco". Nesta segunda-feira, torcedores corintianos promoveram um "velório" na quadra da principal organizada do clube.

Dividida forte rasga calção

Também na partida entre Internacional e Corinthians, após cruzamento do meia Danilo, o atacante Guerrero tentou chegar na bola de carrinho, mas não conseguiu e atingiu o goleiro Muriel, que ficou com o calção rasgado. Após receber atendimento e trocar o short, o arqueiro voltou para o jogo normalmente. O Timão venceu a partida por 2 a 0, com gols do próprio Guerrero e Edenílson. O Corinthians está na quinta colocação com 56 pontos. Já o Internacional é o oitavo, com 51.  

Ganso estreia no São Paulo

Grande contratação do São Paulo em 2012 após uma longa negociação com o Santos, o meia Paulo Henrique Ganso estreou pelo Tricolor Paulista usando a camisa 8, a mesma que já foi de Kaká, na partida contra o Náutico. Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, o jogador teve uma atuação discreta na vitória de virada do São Paulo por 2 a 1 sobre o Timbú. Com o resultado, o São Paulo chegou aos 62 pontos, ocupando a quarta colocação. Já o Náutico está em décimo terceiro, com 45 pontos.

Tigre de volta à Série A

O Criciúma apenas empatou em 0 a 0 contra o Atlético-PR, na tarde de sábado, no Estádio Heriberto Hülse. No entanto, com o empate em 1 a 1 entre São Caetano e Goiás, no Estádio Anacleto Campanella, o Tigre garantiu o seu retorno para a Série A após oito anos. Faltando apenas uma rodada para o término da Série B, o time catarinense soma 72 pontos e não pode ser mais alcançado pelo São Caetano, que está na quinta colocação, com 68 pontos. O Criciúma está na vice-liderança, com 75. Assim que o jogo do São Caetano  terminou, os torcedores do Criciúma começaram a festejar o acesso. Empolgada com a classificação para a elite do futebol nacional, a torcida passou a gritar "Segunda Divisão" para o Atlético-PR, que está na terceira colocação com 70 pontos e ainda luta por sua vaga na Série A em 2013. Na última rodada, o Furacão decide o seu futuro no clássico contra o Paraná, no Ecoestádio. Já  o Criciúma é o único que ainda pode tirar o título do Goiás, líder da competição com 75 pontos.

Nem a torcida aguentou

Boa Esporte e ABC jogaram em Varginha precisando de um empate para se manterem na Série B. O jogo teve pouquíssimas chances de gol. A partida foi disputada num ritmo tão sonolento que muitos torcedores não aguentaram  e deixaram o Estádio do Melão antes mesmo da metade do segundo tempo. O placar do jogo não poderia ter sido outro a não ser um chato 0 a 0.

Um lance resumiu bem a falta de ambição em campo. Na segunda etapa, o atacante Siloé teve uma chance clara de abrir o placar para a equipe mineira, mas tocou de lado em vez de chutar. Com o resultado, tanto Boa Esporte como ABC chegaram aos 44 pontos e não podem ser mais alcançados pelo Guartinguetá, primeiro time na zona do rebaixamento, com 40 pontos, faltando apenas uma rodada para o término da competição.

Mudança polêmica

Antes da partida do Ipatinga contra o Guaratinguetá, torcedores do time mineiro queimaram uma camisa do clube em protesto contra a decisão da diretoria de mudar a sede para Betim, cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir de 2013. O motivo seria a falta de apoio da prefeitura e principalmente da torcida, que não prestigia a equipe no Vale do Aço. O clube está em Ipatinga há 14 anos. Recém-rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Ipatinga tem em sua história campanhas de destaque como o título do Campeonato Mineiro de 2005, além dos vice campeonatos de 2002, 2006 e 2010, e o segundo lugar na Série B, em 2007. A troca de cidade implica também na mudança do nome do clube, que deverá se tornar Betim Futebol Clube. A última partida oficial como Ipatinga vai ser contra o América-MG, na próxima sexta-feira, no Estádio Independência, a partir das 21h, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além do protesto, o Ipatinga amargou mais uma derrota na competição, desta vez para o Guaratinguetá por 3 a 2. A equipe está na penúltima colocação, com 31 pontos. Já o Guaratinguetá, que ainda luta para escapar do rebaixamento, está em décimo sétimo lugar, com 40 pontos. 

Dançando junto

Na vitória do Paysandu em casa sobre o Icasa por 3 a 2, no jogo de ida da semifinal da Série C, uma cena chamou a atenção. Após abrir o placar para o time paraense, aos quatro minutos do primeiro tempo, Alex Gaibú fez uma dancinha, sendo acompanhado pelos demais companheiros da equipe. Na próxima quinta-feira, no Estádio Romeirão, o Paysandu tem a vantagem do empate para se classificar à decisão. O time pode até perder por diferença mínima, desde que faça mais de dois gols. Derrotados apenas duas vezes em Juazeiro do Norte, o Icasa garante a vaga se ganhar por 1 a 0, 2 a 1, e dois ou mais de vantagem. Se vencer por 3 a 2, decide nos pênaltis.

Declaração polêmica não impede derrota

Durante a última semana, o goleiro Juliano, do Guarani, e que já teve uma passagem pelo CRB, disse que se fosse preciso os dirigentes do time alagoano iriam tentar comprar o juiz da partida. Polêmicas à parte, o Bugre complicou ainda mais a sua situação para escapar do rebaixamento para a Série C. Jogando no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o time foi derrotado de virada por 2 a 1 pelo CRB. O Guarani está na 16ª colocação, com 41 pontos, apenas um a mais que o Guaratinguetá, primeiro time na zona do rebaixamento. Na última rodada, o Bugre enfrenta em o São Caetano, que tem 68 pontos, e ainda luta por uma vaga na Série A. Já o CRB, que está em décimo oitavo, com 39 pontos, decide o seu futuro no clássico contra o ASA, que apenas cumpre tabela.

Desportiva campeã

Com muita raça, garra e superação, capaz até mesmo de superar as poças do Estádio Salvador Costa, a Desportiva conquistou a Copa Espírito Santo 2012 após vencer o segundo jogo da final contra o Rio Branco por 2 a 1. O título da Copa ES ajuda a consolidar o renascimento de um dos clubes mais tradicionais do estado. A Desportiva fecha a temporada com dois títulos – em julho o time ferroviário faturou a Série B do Campeonato Capixaba – e vagas na elite do estadual e na Copa do Brasil para 2013.

Copa Espírito Santo 2012: Rio Branco-ES x Desportiva Ferroviária (Foto: Simon Dias/Rádio ES)Copa Espírito Santo 2012:  Desportiva Ferroviária venceu o Rio Branco e a lama (Foto: Simon Dias/Rádio ES)