quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Do penta ao tetra? Lúcio é o quinto pentacampeão do mundo no São Paulo, e vem para a Libertadores

Bruno Quaresma e Guilherme Palenzuela - 20/12/2012 - 06:43 São Paulo (SP)

HOME - Lúcio (Foto: Eduardo Viana)
Apresentado pelo São Paulo, Lúcio promete garra, foco na Libertadores e fala em retornar à Seleção Brasileira (Foto: Eduardo Viana)

O São Paulo apresentou nesta quarta-feira, no salão nobre do Morumbi, o pentacampeão mundial Lúcio. O zagueiro é o quinto jogador contratado pelo Tricolor que participou da conquista na Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e no Japão. Lúcio, agora, lutará para trilhar o caminho de Júnior e Luizão, que levantaram a Libertadores de 2005 no Tricolor. Ricardinho e Rivaldo, que também estiveram no penta, passaram em branco.

Em boa parte das 107 partidas que fez com a camisa da Seleção Brasileira, o zagueiro, de 34 anos, usou a braçadeira de capitão. Agora, ele pretende usar da mesma liderança para conquistar a Libertadores:

– Encaro toda partida como um guerra. Toda partida é importante, mas nessa competição (Libertadores) concentração e vibração têm que ser maiores. A equipe tem de ter esse perfil. Com certeza, vou de coração defender as cores do São Paulo e, principalmente, nessa competição.

Caso não tenha problemas de adaptação e consiga se firmar na zaga são-paulina, Lúcio poderá seguir os passos de Júnior e Luizão. Em 2005, a dupla que chegara recentemente ao clube conquistou Paulistão e Libertadores. O lateral-esquerdo, mais tarde, venceria o Mundial e os três títulos nacionais (2006, 2007 e 2008).

Por outro lado, outra dupla de pentacampeões do mundo não obteve sucesso no Morumbi. O meia Ricardinho se transferiu do Corinthians para o São Paulo logo após a Copa de 2002. No Tricolor, não repetiu as boas atuações que teve pelo rival. Rivaldo, que foi contratado no ano passado, aos 39 anos, também não conseguiu boa sequência.

Dentre os objetivos de Lúcio, que diz querer honrar a camisa do São Paulo, está também o retorno à Seleção. Ele deixou as convocações de Mano Menezes em setembro do ano passado, junto com o goleiro Julio Cesar e com o lateral-direito Maicon. Agora, com Luiz Felipe Scolari, o zagueiro espera nova chance:

– Não escondo de ninguém que meu desejo é voltar para a Seleção. Minha vontade é mostrar que tenho condições em campo.

Dos 23 pentacampeões, apenas nove permanecem em atividade. Com Lúcio e Rogério Ceni, o São Paulo terá dois deles. Em 2013, o zagueiro, que antecipou a rescisão com a Juventus (ITA) para assinar por dois anos com o Tricolor, lutará para transformar o penta mundial no tetra da Libertadores.

Luizão, ex-atacante do São Paulo e pentacampeão em 2002: 'Um dos melhores que enfrentei na vida'

"Acho que o Lúcio vai se dar bem no São Paulo. Nos casos de Rivaldo e Ricardinho, às vezes outras coisas influenciam. Tanto o Rivaldo como o Ricardinho são excelentes jogadores. Muitas vezes você pega uma equipe mal montada, e isso acaba atrapalhando. São Paulo perdeu o Lucas, mas o Lúcio tem tudo para se dar bem, porque o time continua forte. O Lúcio é uma excelente pessoa. Como jogador, está entre os melhores zagueiros que enfrentei na minha vida"

Rogério ajudou a convencer Lúcio

O capitão Rogério Ceni teve participação ativa na contratação de Lúcio. Desde junho, quando o defensor rompeu o contrato com a Inter de Milão e já era cobiçado pelo São Paulo, o goleiro começou a conversar com Lúcio, para saber das possibilidades e tentar convencê-lo a jogar no Morumbi naquele momento.

Apesar da primeira investida não ter resultado em sucesso para o São Paulo, Rogério manteve o contato para que o negócio finalmente se concretizasse neste fim de ano, após rescisão com a Juventus.

Rogério Ceni e Lúcio conviveram juntos em convocações para a Seleção e estiveram no grupo de 23 atletas pentacampeões mundiais na Coreia do Sul e no Japão, em 2002. Quem também conviveu com o jogador mais tarde na Amarelinha e vinha conversando com ele foi o atacante Luis Fabiano. Eles estiveram juntos na última Copa, em 2010.