terça-feira, 18 de dezembro de 2012

São Paulo lembra paradeiro de campeões sete anos após tri mundial

O São Paulo comemora nesta terça-feira exatos sete anos da conquista do tricampeonato mundial, em Yokohama. Em 18 de dezembro de 2005, o time tricolor venceu a decisão ao bater o Liverpool por 1 a 0, com gol do volante Mineiro.

Em seu site oficial, o clube relembra a conquista traçando o paradeiro dos 23 jogadores daquele elenco, além do técnico Paulo Autuori.

Mineiro, hoje com 37 anos, "vive com seus familiares na Alemanha e atua pelo TuS Koblenz, clube de menor expressão que optou por defender desde que deixou o Schalke 04".

Apenas dois atletas integram o elenco atual: o goleiro Rogério Ceni - que, prestes a completar 40 anos, acabou de renovar contrato por mais uma temporada - e Denilson, que tinha 18 anos em 2005. Vendido ao Arsenal, ele voltou ao clube por empréstimo, em 2011.

Alguns, por sua vez, já até se aposentaram dos gramados. Casos, por exemplo, do lateral esquerdo Júnior e dos atacantes Amoroso e Christian. Já o treinador Paulo Autuori agora comanda o Catar.

Também é curioso notar que o lateral esquerdo Fábio Santos e o meia Danilo acabam de vencer o Mundial com a camisa do Corinthians. Voltaram do Japão, a propósito, na manhã desta terça-feira e foram recebidos com festa pela torcida alvinegra.

Antes do título de 2005, o São Paulo havia sido campeão do mundo em 1992 e 1993. Para a Fifa, essas duas primeiras conquistas são consideradas como Copa Intercontinental, pois se tratava de uma disputa em jogo único, exclusivamente entre os campeões sul-americano e europeu.