Bruno Quaresma e Guilherme Palenzuela - 25/01/2013 - 07:34 São Paulo (SP)
Em toda a longa história do São Paulo na Libertadores, ninguém entende mais de gols do que Rogério Ceni e Luis Fabiano. Com os 5 a 0 sobre o Bolívar, os dois são os principais artilheiros do clube na competição. Além disso, eles somam mais gols do que a dupla Palhinha e Müller, decisiva nas conquistas de 1992 e 1993.
Os dois ex-atacantes fizeram 20 gols ao todo. Ceni e Fabuloso já têm 22 e toda a Libertadores para jogar.
O capitão segue com o recorde individual, mas o centroavante está próximo e a expectativa é de que assuma o posto. Como a diferença entre eles é de só dois gols (12 a 10), o próprio Rogério Ceni espera, até pelo bem do São Paulo, perder o recorde durante a disputa desta edição.
– A única coisa que eu torço é para que ele me passe o mais rápido possível. Espero que ele chegue a 15, 18 gols, que seja o artilheiro da Libertadores. Se ele não virar artilheiro, significa que meu time não estará fazendo muitos gols. É a ordem natural das coisas, o 9 tem que ter mais gols do que 1, não é? – declarou o goleiro que, de pênalti, fechou a goleada da última quarta-feira.
Antes, o Fabuloso mostrou que está com muito apetite. Ele não teve muitas chances durante o jogo, mas as duas que apareceram foram concluídas para dentro do gol adversário com um só toque na bola.
Não é só o Mito que acredita que será ultrapassado. Ex-são-paulinos que tiveram destaque pelo clube na Libertadores também apostam em Luis Fabiano (veja abaixo). Enquanto a dupla protagoniza uma disputa sadia, quem comemora é o técnico Ney Franco.
A quantidade de gols marcados pelo Tricolor está diretamente relacionada à forma com que a equipe se posta dentro de campo. O estilo ofensivo do treinador, que escala o time no 4-2-3-1, tem dado resultado.
Todo jogo que o Fabuloso marcou, o São Paulo venceu. Ceni também tem bom desempenho e o recorde tende a aumentar.
Opinião de ex-jogadores do São Paulo da Libertadores:
Washington, atacante, fez 8 gols pelo clube na Liberta: "Imagino que o Luis Fabiano ficará na frente, apesar do Rogério bater pênaltis e cobrar faltas. Mas a média do Luis é importantíssima, impressionante. Ele vai ser um dos artilheiros da Libertadores, ainda mais pelo atual estilo de jogo do São Paulo, que é muito ofensivo."
Souza, meia, jogou entre 2003 e 2008: "Acho que o Luis vai fazer mais. Vi poucos como esse cara para finalizar e fazer gol. Mas não queria estar na pele de quem já chamou o Rogério de velho, porque ele acaba surpreendendo todo ano. Fico feliz por ter feito parte disso."
Luizão, campeão em 2005, tem 29 gols na Liberta: "Probabilidade do Luis fazer mais gols é maior. Se ele mantiver para os próximos anos, pode chegar em um número muito alto na história da Libertadores. Ele tem uma média muito boa. Mas tenho certeza que o Rogério também ainda vai fazer muitos gols pelo São Paulo."
Gols de Rogério Ceni na Libertadores:
11/2/2004
Em cobrança de falta, marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Alianza Lima (PER), em 2004, na volta do São Paulo à Libertadores. Foi o primeiro gol do goleiro-artilheiro na competição.
19/5/2004
Fez mais um, em falta, contra o Dep. Táchira (VEN). Terminou a Libertadores de 2004 com dois gols marcados.
9/3/2005
Marcou contra a Universidad de Chile (CHI), em vitória por 4 a 2 na fase de grupos da Libertadores.
25/5/2005
Nas oitavas de final, marcou um dos gols na vitória contra o Palmeiras, por
2 a 0, de pênalti, e definiu a classificação às quartas de final daquele ano.
1/6/2005
No Morumbi, nas quartas, marcou dois gols em cobranças de falta, na vitória por 4 a 0 sobre o Tigres (MEX). Depois, teve chance de fazer o terceiro, mas errou cobrança de pênalti.
22/6/2005
Fez gol de pênalti na semifinal, contra o River (ARG), no Morumbi. Foi o último de Rogério na edição de 2005.
20/4/2006
Na fase de grupos da Libertadores de 2006, fez o primeiro contra o Caracas (VEN), ainda na fase de grupos.
3/5/2006
Novamente contra o Palmeiras nas oitavas, mais uma vez deixou o dele. Marcou de pênalti na vitória por 2 a 1.
26/7/2006
Fez, de pênalti, o único gol na vitória sobre o Chivas (MEX), na semifinal.
25/2/2010
Voltou a marcar em derrota contra o Once Caldas (COL), na fase de grupos.
23/1/2013
Colocou mais um na conta na última quarta, em pênalti contra o Bolívar.
Gols do Fabuloso na Libertadores:
26/2/2004
Dois gols marcados na vitória sobre o Cobreloa (CHI), por 3 a 1, no Morumbi, no segundo jogo da fase de grupos.
11/3/2004
Ainda na fase de grupos, fez o gol no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre a LDU (ECU), no Morumbi.
7/4/2014
Fez mais dois, contra o Alianza (PER), no último jogo da fase de grupos, e selou a classificação para as oitavas.
19/5/2004
Marcou um na vitória por 3 a 0 no primeiro jogo das quartas de final, contra o Deportivo Táchira (VEN).
26/5/2004
No jogo de volta, em Maracaibo, fez mais dois gols na vitória por 4 a 1, e sacramentou a classificação à semifinal, contra o Once Caldas (COL). Nas semifinais, não deixou o dele.
23/1/2012
Na última quarta-feira, deixou dois gols contra o Bolívar (BOL), ainda no primeiro tempo, no Morumbi. Com os tentos, chegou a dez gols pelo São Paulo na Copa Libertadores.