Os três anos em que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo São Paulo não saem da cabeça do atacante Paulo Krauss, de 28 anos, atualmente no Ypiranga-PE. Entre 2003 e 2005, o jogador fez gols pela equipe do Morumbi e foi protagonista de uma geração que revelou jogadores como Diego Tardelli (Al-Gharafa-QAT), Edcarlos (Seongnam Ilhwa Chunma-COR), Fábio Santos (Corinthians) e Marco Antônio (Grêmio).
- Sinto saudade daquela época, dos amigos que fiz e campeonatos que disputamos, mas sei que o tempo passou e também sou muito feliz atualmente. A Copa São Paulo era e ainda é o grande celeiro de craques e sempre que posso acompanho - conta Krauss.
Paulo Krauss jogou três edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo tricolor (Foto: O Globo)
O jogador recém-contratado pelo Ypiranga, que disputa a primeira divisão do Campeonato Pernambucano, lembra com detalhes das três campanhas do São Paulo na Copinha.
- Foram três competições marcantes. Em 2003 fomos eliminados ainda na primeira fase. O Santo André estava no nosso grupo e terminou como campeão naquele ano. O grande ano foi 2004, quando fizemos uma ótima campanha e só perdemos a final para o Corinthians. Em 2005 também fomos bem, mas perdemos para o vice-campeão Nacional-SP nos pênaltis, nas quartas de final.
Após passagem pelo CSA, Krauss foi contratado
pelo Ypiranga-PE (Foto: Divulgação CSA)
Os gols de Paulo Krauss renderam participações na equipe profissional do São Paulo, mas o jogador acabou não conseguindo se firmar entre os profissionais e, após um período de empréstimo em outros clubes, deixou o Morumbi.
- A cobrança era muito grande em cima de mim na época e se eu tivesse sido melhor orientado fora de campo teria sido mais fácil dar sequência no clube. Não digo orientação por parte dos profissionais do São Paulo, que sempre me ajudaram muito, mas sim de gente de fora.
Atlético Mogi
Ainda como jogador do São Paulo, Krauss foi emprestado para o Atlético Mogi, em 2006, e lembra com carinho da passagem pelo time, apesar das dificuldades encontradas no clube. Ao lado de outros dois jogadores do São Paulo, Robert e André, ele disputou a Série B do Campeonato Paulista e levou a equipe para a fase final da competição.
- Fizemos uma boa competição, mas acabamos eliminados na fase final. A estrutura era muito limitada e encontramos alguns problemas no clube, mas foi uma fase muito boa em Mogi das Cruzes - garante.
Sequência da carreira
De 2006 em diante, Paulo Krauss rodou por diversos clubes do Brasil e passou dois anos lutando contra seguidas lesões que o impediram de se firmar em uma equipe. O grande momento do jogador entre os profissionais foi no Votoraty, em 2009, quando conquistou a Série A3 do Paulista e a Copa Paulista, que garantiu a participação da equipe de Votorantim na Copa do Brasil de 2010.
- Essa foi uma fase muito boa que eu gostaria de poder reviver - destaca Krauss.
No Atlético Sorocaba, Paulo Krauss divide bola com
o goleiro adversário (Foto: Eric Mantuan)
Após passagens pelo Atlético Sorocaba e CSA no ano passado, o jogador fechou contrato para disputar o Campeonato Pernambucano pelo Ypiranga. A expectativa do atacante, que também atua como meia, é voltar a ter o destaque dos tempos de São Paulo.
- Espero poder fazer meu trabalho aqui, respeitando muito o clube e, claro, quem sabe chamar a atenção de uma grande equipe.
No domingo, o Ypiranga estreou no Campeonato Pernambucano com um empate de 0 a 0 contra o Chã Grande. Paulo Krauss, que não realizou toda a pré-temporada com a equipe, entrou nos minutos finais da partida. Contra o Náutico, neste sábado, ele vive a expectativa de atuar como titular no novo clube.