terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Com quem vai ficar o colete? Pré-temporada do São Paulo começa na quinta e terá disputas no elenco

Guilherme Palenzuela - 01/01/2013 - 19:28 São Paulo (SP)

Paulo Henrique Ganso - Santos x Corinthians (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
Paulo Henrique Ganso terá disputa por posição com Jadson se esquema for mantido. Quem vence? (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)

Passadas as festas de fim de ano, o elenco são-paulino se reapresenta nesta quinta-feira, no CFA de Cotia, para começar a pré-temporada de preparação para o ano de 2013. Assim como os treinamentos, começa na quinta, também, a disputa por vagas no time titular.

Do time que terminou 2012 como titular, o Tricolor de Ney Franco que começará 2013 deve ter duas ou três mudanças. Uma delas obrigatória: Lucas se apresentou ontem no Qatar, onde o Paris-Saint Germain faz intertemporada, e deixou o posto no São Paulo. Outras duas são na zaga, com a chegada de Lúcio, e no meio de campo, com Ganso em melhores condições.

E vai ser na pré-temporada que os jogadores do São Paulo poderão convencer Ney Franco de que merecem o colete de titular. O primeiro jogo do ano, contra o Mirassol, pelo Paulistão, será no dia 19. Quatro dias depois, o Tricolor já joga contra o Bolívar (BOL), no Morumbi, pela primeira fase da Libertadores.

A preparação apertada do São Paulo, que não terá tempo de usar os jogos do Paulistão como teste antes da Libertadores, também apertou as férias dos jogadores. Como o último jogo da temporada passada foi no dia 12 de dezembro, contra o Tigre, na final da Sul-Americana, os jogadores do elenco tiveram apenas 21 dias de férias durante as festas de fim de ano, e não 30, como previsto em lei.

Para compensar os dias que o elenco teve a menos nas férias de fim de ano, a diretoria tricolor espera poder conceder os dias restantes de folga aos atletas entre 15 e 30 de junho, período no qual acontecerá a Copa das Confederações, que fará com que outras competições parem.

A partir de quinta-feira, o técnico Ney Franco terá o agradável problema de começar a escolher quem entra e quem sai do time. Além da necessária mudança no time por conta da saída de Lucas – que pode fazer com que o treinador até mude o esquema –, Ganso e Lúcio podem conquistar espaço entre os titulares para iniciarem a Libertadores, no próximo dia 23, entre os 11 do time principal.

Além de Lúcio, quem também acompanhará a reapresentação são os atacantes Aloísio e Negueba, também contratados.

Quem pode entrar no time?

Lúcio
Experiente, zagueiro foi contratado para ser titular e deve tirar a vaga de Rhodolfo do time caso mostre nos treinamentos que seu futebol justifica a troca. A diretoria pensa que ele deve atuar ao lado de Toloi.

Ganso
Em 2013, terá o mesmo tempo de preparação para disputar a vaga de titular com Jadson. Na pré-temporada, pode roubar a posição caso demonstre melhor condição física, que faltou no fim de 2012.

Fabrício
Ficou a maior parte do ano passado no Reffis, longe dos campos. Em 2013, estará de volta aos trabalhos sem limitações, e pode brigar por uma vaga entre os volantes.

À espera de Vargas, esquema pode mudar

O São Paulo ainda procura no chileno Eduardo Vargas, do Napoli, a alternativa para suprir a saída de Lucas. No entanto, se a negociação não for viabilizada, o técnico Ney Franco pode até mudar o esquema tático do time.

Vargas, se contratado, atuaria na mesma ponta direita que agora está sem dono após a venda de Lucas ao PSG. No atual elenco, outros jogadores até jogam na posição, mas ainda não têm a confiança de diretoria e comissão técnica para assumirem a titularidade. Douglas, Ademilson e Negueba poderiam atuar na direita do ataque.

Outra alternativa para Ney Franco seria uma alteração sutil no setor ofensivo do esquema de jogo, passado do 4-2-3-1 para o 4-4-2, sem um jogador aberto pela direita, e com Jadson e Ganso atrás de Osvaldo e Luis Fabiano.

A possibilidade de mudança no esquema pouparia o técnico de ter de escolher um dos armadores na competição por uma única vaga. No entanto, apesar de a ideia colocar em campo tanto Jadson como Ganso, perderia movimentação no ataque, e poderia atrapalhar o rendimento dos atacante. Por isso, a prioridade para o comandante são-paulino ainda é ter um elenco capaz de atuar no esquema atual.