O técnico Ney Franco realizou um teste na zaga do São Paulo na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, no último sábado (veja no vídeo ao lado). Ele sacou Rhodolfo para promover o zagueiro Rafael Toloi a titular no setor esquerdo da defesa. O treinador explicou o motivo da mudança e deixou aberta a briga entre os dois beques para fazer dupla com Lúcio no confronto com o São Caetano, na quarta-feira, às 19h30m, no Anacleto Campanella, pelo Paulistão.
- Queria colocar o Toloi começando uma partida do lado esquerdo. Já estava preparando ele para isso. Ele me disse que estava pronto e se colocou à disposição. Foi uma avaliação. Já havíamos percebido que ele tinha ido muito bem, quando entrou no meio do jogo. Esse foi o grande objetivo em relação à substituição do Rhodolfo. O Toloi demonstrou que pode brigar pela posição nos dois lados - disse Ney Franco.
- Agora quero rever esse jogo contra o Ituano, pegar os números e fazer um comparativo para definir a equipe para a próxima partida. Não vou adiantar nada, até porque passarei minha decisão para os jogadores primeiro - completou.
Companheiros no ano passado, Toloi e Rhodolfo disputam posição (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Rafael Toloi é acostumado a jogar na direita e atuou poucas vezes no lado esquerdo em sua carreira. O defensor foi um dos pilares na forte marcação que levou o São Paulo ao título da Copa Sul-Americana no ano passado. No entanto, com a contratação de Lúcio, Toloi perdeu a condição de titular na direita.
Rhodolfo, por sua vez, vem sendo muito contestado pela torcida são-paulina em redes sociais e fóruns na internet. O zagueiro cometeu seguidas falhas este ano, principalmente nas jogadas aéreas. Contra o Atlético-MG, na última quarta, por exemplo, ele marcava o zagueiro Réver, mas perdeu na disputa pelo alto e permitiu o segundo gol do Galo, que venceu por 2 a 1. Apesar de ter parado no banco de reservas, o beque ganhou apoio de Ney Franco.
- Entendo que a falha no gol do Atlético não foi dele. A falha foi de quem deixou sair o cruzamento. O Ganso e o Wellington que estavam marcando o Ronaldinho Gaúcho (que deu a assistência). Depois que sai o cruzamento, é 50% para cada um, e o Réver levou vantagem.
Falhas à parte, não é recente a intenção de Ney Franco de escalar Toloi no lado esquerdo. O treinador vem adaptando o zagueiro ao setor para fazer dupla com Lúcio. No confronto com a Ponte Preta, o defensor entrou no segundo tempo e teve seu primeiro teste. Agora, ele foi titular e se disse à vontade na função.
- Foi uma adaptação tranquila. Não tem diferença. É ó se posicionar certo - analisou o zagueiro.