Ney Franco escala força máxima diante do Ituano
(Foto: Site Oficial/saopaulofc.net)
Contra o Ituano, neste sábado, às 19h30m (de Brasília), pelo Campeonato Paulista, o técnico Ney Franco escalará o São Paulo com força máxima para defender a série invicta no Morumbi, que já chega a 18 jogos. O adversário pode não ter tradição de grandes partidas na casa tricolor, mas vem de duas vitórias seguidas longe de Itu e quer ser novamente um "visitante abusado".
A última derrota do São Paulo como anfitrião foi há pouco mais de seis meses, quando o Grêmio o bateu por 2 a 1, no Brasileirão. De lá para cá, foram 13 vitórias são-paulinas e cinco empates. O fator casa pesa tanto que o time só sofreu cinco gols no Morumbi nesse período. Além disso, o São Paulo nunca perdeu para o Ituano atuando como mandante.
Apesar do retrospecto favorável, Ney Franco não quer dar espaço para a zebra. O treinador mandará a campo a mesma formação do duelo com o Atlético-MG, até porque o Tricolor pretende somar pontos o suficiente para garantir o mais rápido possível a classificação para o mata-mata do estadual.
Assim, o time poderá focar seus esforços na Libertadores, seu principal objetivo no ano.
A precaução de Ney Franco também se deve às últimas atuações do Ituano. A equipe do interior paulista empatou com a líder Ponte Preta em casa e superou Mirassol e Mogi Mirim como visitante. O time de Roberto Fonseca quer se manter ladeira acima para brigar por uma vaga no G-8.
Adriano de Assis Miranda apitará o confronto. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Canal PFC transmite a partida através do sistema pay-per-view.
São Paulo: Ney Franco repetirá a formação titular do duelo com o Atlético-MG. Luis Fabiano e Paulo Miranda, que estavam com dores, serão reavaliados horas antes do jogo, mas não devem ser desfalque. Assim, a provável escalação, no 4-2-3-1, é: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Wellington e Denilson; Douglas, Jadson e Osvaldo; Luis Fabiano.
Ituano: em relação à última partida, diante da Ponte Preta, o treinador Roberto Fonseca deve fazer mudanças apenas para compensar os desfalques. Com isso, o Galo deve encarar o São Paulo com Anderson; Leandro Silva, Cléber, Vitor Hugo e Patrick; Marcinho Guerreiro, Cambará, Kleiton Domingues e Fernando Gabriel; Luciano e Adaílton.
São Paulo: o argentino Marcelo Cañete cumpre suspensão pela expulsão diante do Guarani. O atacante Wallyson já treina com o restante do elenco, mas ainda aprimora a forma física. Negueba, por sua vez, está em tratamento da cirurgia no joelho direito e fica longe dos gramados neste primeiro semestre.
Ituano: o zagueiro Alisson continua no departamento médico e, mais uma vez, desfalca o Galo de Itu. O atacante Marcão, que saiu contundido do jogo contra a Ponte Preta, também não joga.
São Paulo: Douglas. Mesmo não se apresentando bem na ponta direita, o lateral foi bancado por Ney Franco e continua no posto. Ele agora tenta mostrar por que tem a confiança do treinador para se firmar como o dono da posição.
Ituano: Adaílton. Com a saída de Marcão, machucado, o atacante deve receber nova chance no time titular. Ele entrou durante a partida contra a Ponte Preta e garantiu o empate, já nos acréscimos da partida, com um dos gols mais bonitos da rodada, após uma grande arrancada.
Denilson, volante do São Paulo "O Ney Franco nos passou um vídeo do Ituano. Eles vêm de três jogos com resultados positivos. Precisamos ter cuidado. Colocamos a Libertadores de lado agora. Nosso foco é o Paulistão".
Roberto Fonseca, técnico do Ituano: "Estamos em uma boa sequência, mesmo no jogo contra o Santos, poderíamos ter conseguido um resultado melhor. Agora temos um adversário extremamente difícil, ainda mais jogando fora de casa, mas acho que é possível termos sucesso".
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Das 15 partidas disputadas entre São Paulo e Ituano pelo Campeonato Paulista, oito foram realizadas na capital paulista. O Tricolor obteve seis vitórias e dois empates.
* A média de gols dos confrontos entre São Paulo e Ituano pelo Campeonato Paulista é de 2,7 gols por partida. Foram marcados 40 gols em 15 partidas e nunca foi registrado um empate sem gols neste confronto, sendo que o Tricolor deixou sua marca em todas as partidas.
* O Ituano venceu o São Paulo apenas duas vezes no Paulistão. As vitórias foram por 2 a 1 e há mais de 20 anos, em Itu, pelos estaduais de 1992 e 1993.
No dia 10 de março de 2012, o São Paulo fez um primeiro tempo desastroso diante do Ituano, fora de casa. Os anfitriões abriram 2 a 0 com Anderson Salles e Alex Ferreira. No entanto, o zagueiro Rhodolfo, então em fase de artilheiro, puxou a virada tricolor no segundo tempo. Ele fez os dois gols de empate. Lucas e Willian José também marcaram para fechar o placar em 4 a 2.