quarta-feira, 20 de março de 2013

Líder sob pressão: São Paulo tenta convencer contra o São Bernardo

Vencer não é o bastante no São Paulo. O líder do Campeonato Paulista não consegue fazer a torcida esquecer os maus resultados na Taça Libertadores, prioridade na temporada. Nesta quarta-feira, o Tricolor defende a primeira colocação do estadual contra o São Bernardo, às 22h, no Estádio 1º de maio, pressionado a também mostrar um futebol convincente.

A vitória por 3 a 2 sobre o Oeste, no último domingo, no Morumbi, foi o reflexo do momento vivido pelo Tricolor. Os torcedores cobraram os jogadores e, principalmente, o técnico Ney Franco por ainda não ter encontrado um padrão tático para a equipe. Mesmo assim, o time soma 26 pontos, superando a Ponte Preta no número de vitórias - oito contra sete.

O adversário, porém, vem em uma arrancada na competição. Nas últimas cinco rodadas, o clube do ABC acumulou dois empates e três vitórias consecutivas, deixando a última colocação e chegando ao 11º lugar, com 15 pontos. O fantasma do rebaixamento ainda não se afastou totalmente, mas a boa fase do técnico Wagner Lopes, que está invicto no comando do clube, faz o time do ABC sonhar com uma vaga entre os oito.

Raphael Claus apita o jogo, auxiliado por Mauro André de Freitas e Renata Ruel Xavier de Brito. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h30 (horário de Brasília). O jogo será transmitido pela TV Globo para a cidade de Campinas e região, e para todo o país pelo canal PFC, através do sistema pay-per-view.

header as escalações 2

São Bernardo: o técnico Wagner Lopes tem uma dúvida para escalar a equipe. Com Fernando Lombardi suspenso, Marcio Garcia e Daniel Marques disputam uma vaga na defesa. Radar deve ser outra novidade na lateral esquerda. O time deve entrar em campo com: Wilson Júnior; Régis, Luciano Castán, Marcio Garcia (Daniel Marques) e Radar; Daniel Pereira, Glaydson, Didi e Bady; Gil e Fernando Baiano.

São Paulo: Ney Franco decidiu sacar o zagueiro Lúcio, o mesmo que mostrou descontentamento ao ser substituído contra o Arsenal, na Argentina. Edson Silva fica com a vaga. No meio, o treinador optou por dar uma nova chance ao Paulo Henrique Ganso, escalado na vaga de Ademilson. O meia Maicon entra no lugar de Wellington, enquanto Wallyson permanece no ataque. A formação: Rogério Ceni, Rodrigo Caio, Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Denilson, Maicon, Jadson e Ganso; Wallyson e Luis Fabiano.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Bernardo: o zagueiro Fernando Lombardi e o lateral-esquerdo Gleidson, suspensos, não encaram o São Paulo. Zé Forte, Samuel e Wagner Diniz, machucados, continuam fora da equipe. Apesar de recuperado de lesão, Fabinho deve continuar fora da equipe.

São Paulo: o volante Wellington está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O argentino Cañete torceu o tornozelo direito e fica fora. O atacante Negueba se recupera de cirurgia no joelho direito. Já o zagueiro Rhodolfo está em recuperação de dores no tornozelo direito.

header fique de olho 2

São Bernardo: Fernando Baiano. Contratado para comandar o Bernô na elite do futebol paulista, o atacante de 33 anos não tem decepcionado. Com sete gols, o jogador é o artilheiro da competição e grande nome da reação da equipe no torneio. Nos últimos quatro jogos, o ex-corintiano marcou cinco vezes.

São Paulo: Paulo Henrique Ganso. Depois de esbravejar ao sair do time no clássico contra o Palmeiras, o meia tem mais uma chance de convencer Ney Franco de que pode ser titular. O jogador participou de 15 das 17 partidas do time em 2013, mas ainda não se firmou.

header o que eles disseram

Wagner Lopes, técnico do São Bernardo: A invencibilidade é mérito da comissão técnica, dos atletas, do presidente e de todos os funcionários do clube, que nos ajudam dia a dia na conquista de nossos objetivos. É nosso grupo de trabalho”.

Ney Franco, técnico do São Paulo: Vamos jogar em um campo estreito e precisamos aproveitar as jogadas de bolas aéreas. Creio que estamos com uma equipe bem montada para manter a primeira posição”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Esta é a sétima partida do São Bernardo em casa neste campeonato. No ABC, o Bernô derrotou São Caetano, Ituano e Linense, empatou com o Paulista e perdeu para Santos e XV de Piracicaba.

* Já o São Paulo vai atuar pela quinta vez fora do Morumbi. Como visitante, o Tricolor venceu Guarani, São Caetano e Penapolense e perdeu para o Santos.

* Fundado apenas em 2004, o São Bernardo subiu este ano à elite do futebol paulista após terminar a Série A-2 do Paulistão 2010 na quarta posição. Com menos de dez anos de vida, o Bernô é a equipe mais jovem a participar da Série A-1 deste Campeonato Paulista.

* O São Paulo atuou 17 vezes nesta temporada, com dez vitórias, três empates e quatro derrotas, 35 gols marcados e 21 sofridos. Luis Fabiano, com oito gols, e Jadson, com sete, são os principais artilheiros da equipe no ano.

* Em sua segunda participação na elite do Paulistão, o São Bernardo ainda busca sua primeira vitória contra um dos quatro grandes. Em 2011, o clube perdeu para São Paulo e Palmeiras, e empatou com Corinthians e Santos. Em 2013, o Bernô já foi derrotado por Santos e Palmeiras.

header último confronto v2

São Paulo e São Bernardo jogaram apenas um a vez na história. No dia 19 de janeiro de 2011, o Tricolor goleou o Bernô por 3 a 0, no Morumbi, também pelo Campeonato Paulista. Os gols da equipe foram marcados por jogadores que já deixaram o clube: Dagoberto, Marlos e Fernandinho. A equipe era dirigida na ocasião por Paulo César Carpegiani.