domingo, 5 de maio de 2013

Finalíssima do Paulistão pode ter três palcos. Federação baterá martelo

O possível palco da grande decisão do Campeonato Paulista depende do resultado da semifinal deste domingo, às 16h, entre São Paulo e Corinthians, no estádio do Morumbi. São três as possibilidades, levando em consideração a classificação geral dos times. Mas é a Federação Paulista de Futebol quem tem os mandos e decide.

montagem Pacaembu, Vila Belmiro e Morumbi estádios vazios (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Pacaembu, Vila Belmiro ou Morumbi: onde será a finalíssima do Paulistão? FPF decide (Foto: Editoria de Arte)

Hipoteticamente, no entanto, a segunda final pode ter três palcos: Morumbi, Pacaembu ou Vila Belmiro. Entenda quais são as possibilidades:

Caso o São Paulo vença a semifinal deste domingo, o Santos, que passou pelo Mogo Mirim na semi de sábado, faria o primeiro jogo da decisão na Vila Belmiro e decidiria o título no Morumbi. Melhor time da primeira fase, o Tricolor terminou as 19 rodadas com 41 pontos e somou mais três ao vencer o Penapolense nas quartas de final. Portanto, tem 44 - vencendo o Timão, vai a 47.

Se o Corinthians for finalista, há dois cenários. Caso elimine o São Paulo no tempo normal, o Timão teria a vantagem de fazer a decisão com o Peixe no Pacaembu. Com 38 pontos no geral, o time igualaria o Peixe, com 41, mas teria vantagem no saldo de gols (atualmente está 19 a 14).

No entanto, se o Timão empatar com o São Paulo no tempo normal e eliminar o Tricolor apenas nos pênaltis, a vantagem de decidir em casa passaria a ser do Santos, na Vila Belmiro. Isso porque o Corinthians chegaria a 39 pontos na classificação geral e ficaria dois pontos atrás do Peixe, que tem 41.

O vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, diz que a preferência do clube é atuar na Vila Belmiro - seja o primeiro ou o segundo jogo, mas lembra que é a Federação Paulista quem define, em reunião na próxima segunda-feira, em sua sede, na zona oeste de São Paulo, os locais das duas partidas finais. Ano passado, por exemplo, Santos e Guarani fizeram os dois duelos no estádio do Morumbi. O Peixe foi campeão.

- Segunda-feira tem reunião do conselho técnico na FPF. O mando é deles, mas permitem a negociação dos clubes. Vamos esperar o outro finalista e ver a melhor composição. A casa do Santos é a Vila Belmiro. Prefiro a Vila - disse, em entrevista à rádio "Jovem Pan".