O São Paulo/Suzano disputa de forma simultânea a Liga Paulista de Futsal e a Liga Futsal, e enfrenta uma maratona de jogos e viagens para cumprir seus compromissos nos dois campeonatos. A equipe já chegou a fazer quatro jogos em oito dias.
Enquanto na Liga Paulista o time tem mais uma partida na fase de classificação e está em quarto lugar, no campeonato nacional o Tricolor tem ainda muitos jogos pela frente na primeira fase, mas está incomodado com a falta de resultados, já que empatou quatro e perdeu outros quatro.
- Infelizmente é um problema que estamos tendo, as viagens têm sido muito desgastantes. Claro que se tivéssemos um elenco maior facilitaria fazermos um rodízio para não cansar tanto – comentou o técnico Fernando Cabral.
São Paulo/Suzano enfrenta maratona com as Ligas Futsal e Paulista (Foto: Arte GLOBOESPORTE.COM)
Na disputa estadual desde o começo de março, o São Paulo/Suzano faz viagens mais curtas, o que desgasta menos. O percurso mais longo foi para enfrentar o Rio Preto, na cidade de São José do Rio Preto, que fica cerca de 500 km de Suzano.
Já pela Liga Futsal, os percursos são maiores e por enquanto, segundo Fernando Cabral, o grupo só realizou viagens de ônibus, mesmo para locais como as cidades paranaenses de Umuarama (900 km) e Guarapuava (750km).
- Temos que superar essas dificuldades e focar na Liga Nacional para conseguir nossa primeira vitória, pois isso com certeza fará com que o time jogue melhor e o time vai embalar nas competições – disse Fernando Cabral.
Tricolor ficou no empate com o Erechim no último
jogo da Liga Futsal (Foto: Rodrigo Mariano)
Considerando os jogos realizados pela equipe nas duas competições até esta quinta-feira, o time atuou em um intervalo médio de 2,88 dias de um jogo para o outro. Foram 25 jogos em 72 dias. Já se for contabilizar os jogos programados até o dia 22 de maio, quando a fase de classificação do torneio estadual termina, de 06 de março até 22 de maio, serão 28 jogos em 78 dias, o que dá um intervalo de 2,79 dias de um jogo para outro.
- Quando você entra em duas competições já sabe q vai enfrentar isso, então tentamos minimizar esse desgaste, fazendo uma boa pré-temporada, o que evita lesões, além de ter um grupo grande para poder dosar o desgaste dos atletas. Em alguns jogos da Liga Paulista, utilizamos na formação jogadores do sub-20 para poder dar um descanso para atletas que atuam mais ou sentem mais o desgaste (como contra o Corinthians nesta quarta-feira) - explicou o coordenador da equipe, Ivan Espósito.
Como o São Paulo/Suzano está matematicamente classificado para a segunda fase da Liga Paulista, as oitavas de final, o time não terá refresco tão cedo. O desgaste deve ser maior ainda nas próximas semanas, já que o Tricolor vai continuar acumulando jogos nos dois torneios, percorrendo distâncias semelhantes, como por exemplo, Maringá (700 km), para o jogo desta sexta-feira pela Liga Futsal e Florianópolis (750 km).